Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
    É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.


    Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom .
    Por acaso um dos grandes problemas da sociedade americana actual é que a mobilidade social começou a ficar em causa com a dificuldade crescente de acesso à educação superior. O sonho americano começa a ser um ideal que está no inatingível contrariamente ao que se passou até aos anos 80-90.

    Podes ate trabalhar o que quiseres em empregos de verão ou part-time -nada mais saudável concordo- mas isso não chega sequer para poderes chegar a uma faculdade de jeito. Ou tens pa(i)trocínio ou então só mesmo por uma bolsa. Mais, a coisa já está tão distorcida que mesmo faculdades medíocres têm preços exorbitantes colocando uma pressão enorme de endividamento sobre as famílias de classe média baixa. Um pouco ao estilo dos custos abursos e ineficiências do sistema de saúde por via dos efeitos preversos dos seguros.

    O que isto provoca é que é preciso seres brilhante para, vindo de baixos rendimentos, acabares a teres a bolsa que te permita aceder a uma boa faculdade. Todos os restantes -onde se inclui o pessoal normal- ficam de fora.

    E isso no longo prazo desestrutura a sociedade. Ricos e classe média alta conseguem pôr qualquer filho -por mais burro que seja- na faculdade e isso vai ser o maior preditor de sucesso e de perpetuação de rendimento e classe.

    Pobres, mesmo com capacidades superiores, ficam logo barrados (safando-se uma minoria que tem mesmo que se destacar muito para conseguir a bolsa).

    Tudo isso é do mais contrário às premissas do que fez a América ser o que (ainda) é.

    Se pensarmos numa responsabilização mais individual pelo financiamento dos custos da faculdade (por oposição ao modelo alemão/europeu de propinas inexistentes ou simbólicas) o modelo nórdico é provavelmente o mais acertado. Ninguém fica com as pernas cortadas porque o Estado assume, na prática, os riscos dos empréstimos. É a versão americana com fiança pelo Estado.
    Editado pela última vez por Andre; 20 August 2018, 21:29.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Andre Ver Post
      Por acaso um dos grandes problemas da sociedade americana actual é que a mobilidade social começou a ficar em causa com a dificuldade crescente de acesso à educação superior. O sonho americano começa a ser um ideal que está no inatingível contrariamente ao que se passou até aos anos 80-90.

      Podes ate trabalhar o que quiseres em empregos de verão ou part-time -nada mais saudável concordo- mas isso não chega sequer para poderes chegar a uma faculdade de jeito. Ou tens pa(i)trocínio ou então só mesmo por uma bolsa. Mais, a coisa já está tão distorcida que mesmo faculdades medíocres têm preços exorbitantes colocando uma pressão enorme de endividamento sobre as famílias de classe média baixa. Um pouco ao estilo dos custos abursos e ineficiências do sistema de saúde por via dos efeitos preversos dos seguros.

      O que isto provoca é que é preciso seres brilhante para, vindo de baixos rendimentos, acabares a teres a bolsa que te permita aceder a uma boa faculdade. Todos os restantes -onde se inclui o pessoal normal- ficam de fora.

      E isso no longo prazo desestrutura a sociedade. Ricos e classe média alta conseguem pôr qualquer filho -por mais burro que seja- na faculdade e isso vai ser o maior preditor de sucesso e de perpetuação de rendimento e classe.

      Pobres, mesmo com capacidades superiores, ficam logo barrados (safando-se uma minoria que tem mesmo que se destacar muito para conseguir a bolsa).

      Tudo isso é do mais contrário às premissas do que fez a América ser o que (ainda) é.

      Se pensarmos numa responsabilização mais individual pelo financiamento dos custos da faculdade (por oposição ao modelo alemão/europeu de propinas inexistentes ou simbólicas) o modelo nórdico é provavelmente o mais acertado. Ninguém fica com as pernas cortadas porque o Estado assume, na prática, os riscos dos empréstimos. É a versão americana com fiança pelo Estado.


      Não quis dar a ideia que nos EUA é que é bom, porque há muita coisa podre no sistema de ensino (nem vamos falar do ensino de base que é do mais horrível que pode haver). Só quis realçar a mentalidade de trabalhar e estudar ao mesmo tempo, que é tão mal vista em PT, e é normalíssima por lá.

      Comentário


        Não acho que seja propriamente mal visto. Simplesmente não há esse hábito ou tradição.

        Nem sequer a economia portuguesa está preparada quando o part-time é muito mal pago à excepção dos trabalhos de Verão específicos...

        A nível europeu o Norte estruturou-se nessa maneira e há uma clara noção de que há trabalhos funcionam na base de trabalhadores-estudantes. Quase dirigidos. Em qualquer pequena vila ou cidade sueca ou inglesa, os Starbucks e afins funcionam assim e toda a gente encara isso com normalidade.

        Em Portugal ainda se faz carreira na restauração e nos serviços mais indiferenciados...

        Comentário


          No UK onde vivo ninguem esta probs do de ensino superior, uma vez que é facil aceder ao student loan.
          Mas podendo faço questao de pagar o curso ás minhas filhas para evitar que comecem a vida adulta com uma divida avultada ás costas.
          Sao opcoes, an prefiro ficar privado de poupar 20 ou 30k do que as ver com uma divida que podera levar decadas a Saldar.

          Comentário


            Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
            Quando o casamento é pago pelos pais, costuma ser possível juntar uma bela quantia tendo em conta as prendas.

            Conheço quem tenha comprado carro ou dado entrada para uma casa com a importância arrecadada com o casamento.
            Porque não casam mais vezes? Parece ser bom negocio.

            Comentário


              Originalmente Colocado por carloseduardo Ver Post
              mas qual o problema de alguns pais, se assim puderem, pagarem o casamento aos filhos?


              edit: eu nao sou casado e sou filho de gente de classe média sem possibilidades de tal mas se alguns podem força. seja casamento, carro, viagens etc. é proporcionar coisas boas à familia.

              mas isso é em tudo nesta vida. como ninguém fica rico a trabalhar as heranças sao o maior factor de estrato economico. por sinal pouquissimo taxado.
              Eu antes dos 40 anos já tinha mais património do que poderia receber de herança. Isso só funciona em grandes fortunas mesmo.

              Comentário


                Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                Ainda hás de engolir esse sapo..
                Engulo com prazer se for para celebrar os 100 milhões de amanhã.

                Mas para um casamento, nunca na vida ia estoirar dinheiro de poupanças em festas. Quem quiser que as pague.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                  Não podia ter sido de outra forma...? Isso faz zero sentido. Casar custa 150-200€? Não sei ao certo quanto custa a certidão.
                  Era só poupares uns trocos do primeiro salário.

                  Isto para dizer que acho essa afirmação absurda. O problema é que tu e a tua esposa quiseram festa para a família e quiseram casar quando ainda não tinham estabilidade financeira para tal.

                  Eu paguei o meu casamento todo do meu bolso. Fizemos tudo o que queríamos. Mas se calhar não fizemos com o luxo que todos vêem no Instagram.
                  Existe gente que liga muito as aparências...se os paizinhos bancarem então é a grande e a francesa.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por BrunoTRF Ver Post
                    Não podia ter sido de outra forma...? Isso faz zero sentido. Casar custa 150-200€? Não sei ao certo quanto custa a certidão.
                    Era só poupares uns trocos do primeiro salário.

                    Isto para dizer que acho essa afirmação absurda. O problema é que tu e a tua esposa quiseram festa para a família e quiseram casar quando ainda não tinham estabilidade financeira para tal.

                    Eu paguei o meu casamento todo do meu bolso. Fizemos tudo o que queríamos. Mas se calhar não fizemos com o luxo que todos vêem no Instagram.
                    Quem me lê aqui é capaz de ficar a achar que eu tenho problema com o casamento (embora seja algo que pessoalmente não me atraí mm nada, por inúmeras razões que não são para aqui chamadas, muitas delas se calhar até pouco óbvias) mas na verdade não tenho.

                    Quem quer e gosta força nisso. Nada contra. E mm quem o faz pq quer mostrar, força tb nisso. Sejam felizes como queiram.

                    O que me faz confusão é montes de gente (sobretudo mulheres, perdoem-me a generalização) dizerem aos 7 céus que sonham em casar isto e aquilo e o outro e altos filmes. Mas depois, claro, não são capazes de nenhum sacrifício para tal, neste caso poupar para tal ou então (que seja) juntar algum e pedir um crédito pessoal para o restante (que facilmente se abate com as prendas, ou pelo menos uma boa parte).

                    Querem smp tudo, ms smp tudo com o dinheiro dos outros. Este tipo de mentalidade faz-me imensa confusão. Se querem assim tanto e é o vosso sonho (e ainda por cima dp com as prendas possivelmente ainda cobrem as despesas ou talvez até tenham lucro) pq não conseguem fazer o sacrificio ?

                    No fim é um dia de festa e ainda têm uma viagem de sonho possivelmente oferecida.

                    Mas claro que não chega, é na base do "eu quero, eu quero, eu quero" e é normal e aceitável que os pais/sogros paguem tudo para todo o smp. Como já disseram aqui, 1º é o casamento, dp renda (arrendada) da casa, dp uma boa entrada para a casa (ou metade do valor, valor esse que daria para um bom apt ms claro, fixe fixe é casas de meio milhão com pouco mais de 2k liq na soma do casal ), dp é carro, dp é o colégio do filho(a) e por aí adiante.

                    No fim, como em casos que eu vi, depois dos paizinhos terem entrado com uns 25k (para uma "festazita" de um dia é preciso recordar) ainda têm um lucro limpo em prendas de 20k mais uma viagem de 7k oferecida pelos padrinhos.


                    Tu e a tua esposa sim têm o meu respeito, isso sim é querermos mm algo e fazer por isso em vez de querer tudo ms esperar smp que os outros larguem a nota.


                    Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                    Aliás, os filhos casam com grandes festas, porque é à conta das poupanças dos papás...

                    Nunca me irei meter em tal despesa.
                    O problema é que a maioria deste pessoal se fosse do próprio bolso nem sequer casavam pq dp ia ser uma festa pobre e não ia causar impacto. E para isso mais vale não casar.

                    Não percebes nada disto


                    Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                    Quando o casamento é pago pelos pais, costuma ser possível juntar uma bela quantia tendo em conta as prendas.

                    Conheço quem tenha comprado carro ou dado entrada para uma casa com a importância arrecadada com o casamento.
                    Obviamente, casos desses é às pazadas. Dito isto, nestes casos comp€nsa casar.


                    BTW sobre o assunto casamento (válido para toda a gente), recomendo: https://www.youtube.com/watch?v=O5BeLinyfpg



                    Originalmente Colocado por mok Ver Post
                    foi? olha que no titulo do topico da compra de casa, aparecia, "ainda não espere"... quando já estavam ao dobro do preço aparecia "compre agora mercado ao rubro" lol

                    se fosse a ouvir a este forum...
                    Disse precisamente isso no meu post anterior


                    Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                    Casar pela igreja , com direiro a copo de água não fica por 200€...
                    Em relação ao casamento.....fui obrigado a casar já que ninguem me mandou brincar com o que não devia....
                    Era um sonho da Maria casar pêla igreja e fazer copo de água, bem modesto por sinal, a mim não me custou nada satisfazer esse gosto pessoal e nunca me arrependi.
                    Gostava que todas as minhas filhas casassem pêla igreja, mas isso cabe a elas decidirem.
                    Por acaso qdo estava a "implicar" ctg estava mm com um feeling que tinha acontecido isso de seres "obrigado" (engravidaste a Maria não?). Em famílias mt religiosas o pessoal nao pode viver junto se nao tiver casado, o que respeito atenção, mas na minha opinião é a receita perfeita para o desastre pq é a viver junto que mt coisa vem ao de cima e dp o nó está dado (sim há divórcios, ms é smp chato).

                    Mas além disto que, para mim, é quase o mm que casar sem pinar antes (ou o mm que comprar um carro sem TD...), o pessoal casar novo por mais religiosa que seja a família não deixa de ser tb pelas familias pagarem.

                    Pq se os paizinhos "obrigassem" mas não pagassem o pessoal mandava lgo o casamento e os paizinhos à m€rda. Exceto, claro, se forem c0n@s daqueles que aos 40 anos ainda são os pápas que decidem tudo.


                    Originalmente Colocado por Rasec Ver Post
                    É questão de perguntar aos milhões de americanos como é que conseguem.... com cursos superiores a custar 30x mais que os cursos em Portugal... Se calhar porque a mentalidade é trabalhar no verão desde tenra idade, trabalhar durante o curso, poupar desde cedo, etc.

                    Tenho pena que o meu pai não me tenha obrigado a trabalhar desde os 16 anos, em vez de ter passado verões inteiros a beber cervejas e a fumar coisas que fazem rir (a gastar dinheiro que não era meu!!!) e a achar que o ativismo da esquerda festiva é que era bom .
                    Sabes mt bem que os teens nos states não usam esse guito para ir para a faculdd, até pq como disse o André e bem isso são peanuts no quadro geral.

                    Usam-no para o mm que tu usavas, simplesmente bulem e bebem canecos ao mm tempo no verão. A diferença é que, tipicamente, não são os pais a largarem a nota.

                    É uma questão cultural, sobretudo. Eu talvez por ver mts séries filmes etc. desde smp e ter bebido mt da cultura deles smp achei isto normal e até por uma questão de humildade achei que devia fazer algo. Tb para saber que não queria servir às mesas para smp, o que como é óbvio se confirmou.

                    Não que tudo esteja bem nos EUA, claro, mas nisto acho que temos mt a aprender com eles.
                    Editado pela última vez por ClioIIIRS; 20 August 2018, 23:43.

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                      Porque não casam mais vezes? Parece ser bom negocio.
                      Porque normalmente os pais só pagam a primeira vez.

                      Comentário


                        Eu não me casei, apenas me juntei e as pessoas deram prendas na mesma. Não gastei dinheiro, os meus pais/sogros não gastaram dinheiro e lucramos ainda uns milharzitos.

                        Comentário


                          Se não há dinheiro para casar então espera-se que haja dinheiro (trabalhar) e paga-se do próprio bolso. Essa é a minha perspectiva de vida.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Andre Ver Post
                            Não acho que seja propriamente mal visto. Simplesmente não há esse hábito ou tradição.

                            Nem sequer a economia portuguesa está preparada quando o part-time é muito mal pago à excepção dos trabalhos de Verão específicos...

                            A nível europeu o Norte estruturou-se nessa maneira e há uma clara noção de que há trabalhos funcionam na base de trabalhadores-estudantes. Quase dirigidos. Em qualquer pequena vila ou cidade sueca ou inglesa, os Starbucks e afins funcionam assim e toda a gente encara isso com normalidade.

                            Em Portugal ainda se faz carreira na restauração e nos serviços mais indiferenciados...
                            O trabalho em part-time (para estudantes) tem muito que se lhe diga.
                            Para mim, andar a dobrar roupa na Zara, apanhar morangos, vindimar, servir bicas e cervejas num café ou trabalhar na caixa de um supermercado tem pouca relevancia para o CV de alguém, a menos que essa pessoa queira seguir carreira no retalho, restauracao ou agricultura.
                            Temos depois o problema do pagamento, a receber metade do salário mínimo (em part-time), leva-se muito pouco para casa ao fim do mes, se uma pessoa precisa de ir de carro para o trabalho, muitas vezes trabalha-se praticamente para aquecer.
                            E finalmente o desemprego, encontrar um emprego em part-time nao é tao fácil como em países onde existe quase pleno emprego.

                            Havendo possibilidade, o ideial é estar 100% focado nos estudos. Uma pessoa tem 40 anos para trabalhar, nao vao ser umas horas que se fazem na fase inicial que vao mudar a nossa vida.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                              Se não há dinheiro para casar então espera-se que haja dinheiro (trabalhar) e paga-se do próprio bolso. Essa é a minha perspectiva de vida.
                              Casar nao é caro. Caro é dar uma festa para 200 pessoas.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                O trabalho em part-time (para estudantes) tem muito que se lhe diga.
                                Para mim, andar a dobrar roupa na Zara, apanhar morangos, vindimar, servir bicas e cervejas num café ou trabalhar na caixa de um supermercado tem pouca relevancia para o CV de alguém, a menos que essa pessoa queira seguir carreira no retalho, restauracao ou agricultura.
                                Temos depois o problema do pagamento, a receber metade do salário mínimo (em part-time), leva-se muito pouco para casa ao fim do mes, se uma pessoa precisa de ir de carro para o trabalho, muitas vezes trabalha-se praticamente para aquecer.
                                E finalmente o desemprego, encontrar um emprego em part-time nao é tao fácil como em países onde existe quase pleno emprego.

                                Havendo possibilidade, o ideial é estar 100% focado nos estudos. Uma pessoa tem 40 anos para trabalhar, nao vao ser umas horas que se fazem na fase inicial que vao mudar a nossa vida.
                                A minha mulher trabalhou em part-time enquanto estudava. Numa loja de shopping, 20h semanais e ganhava quase 400€ por mês. 5 dias por semana das 19h às 23h ou das 20h às 00h.
                                Contou alguma coisa para o CV? Não, mas o dinheiro que entrava por mês contava bem!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por PAFFY Ver Post
                                  Existe gente que liga muito as aparências...se os paizinhos bancarem então é a grande e a francesa.
                                  Huumm..."É à grande e à francesa" ... está explicado!!! Lol.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por DBB Ver Post
                                    A minha mulher trabalhou em part-time enquanto estudava. Numa loja de shopping, 20h semanais e ganhava quase 400€ por mês. 5 dias por semana das 19h às 23h ou das 20h às 00h.
                                    Contou alguma coisa para o CV? Não, mas o dinheiro que entrava por mês contava bem!
                                    Quando se está apertado de dinheiro é óbvio que todo o dinheiro que entra é positivo.

                                    Eu já tive a minha namorada a trabalhar com horários desses e ao fim de uns meses comecou a acusar o desgaste porque raramente tinhamos algum tempo para nós 2 durante a semana.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                      Casar nao é caro. Caro é dar uma festa para 200 pessoas.
                                      Isso

                                      Casei com a "festa" (entre aspas porque foi um convívio num restaurante com espaço para eventos, quando a maioria já ia para quintas com música ao vivo, animações, etc) paga pelos pais de ambos.

                                      Lua de mel, igreja, flores, etc paga por nós.

                                      Vestido da noiva e fato do noivo oferecidos.

                                      Se fosse tudo do meu bolso, dava para fazer na mesma, mas assim, a "prenda" dos pais foi essa (não deu para carro, casa, etc).

                                      Comentário


                                        Casamento : Já vou na segunda união de facto .
                                        Curso: paguei do meu bolso , trabalhador-estudante.
                                        Carro : adivinhem quem pagou...
                                        Mota: adivinhem quem pagou...

                                        Herança = a ovo no c* da galinha.

                                        Fiz-me à vida que não havia outro caminho!!!
                                        Sorte de quem tem ajuda porque facilita muito se souberem aproveitar.

                                        Comentário


                                          Casei vai para 11 anos e paguei tudo do meu bolso, quinta por 75€/pessoa...
                                          Carro novo, paguei eu, moradia tenho CH, mas só eu e a Maria (sem fiadores)...
                                          Hoje em dia estão mal habituados [emoji23]

                                          Comentário


                                            Acho bem que os pais ajudem, quando chegar a minha vez terei todo o gosto de ajudar o meu filho, agora ainda é novo, mas conto dar o que os meus pais me deram (casa e carro), senão formos nos (pais) a ajudar quem é que vai ajudar?

                                            Cumps

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por mok Ver Post
                                              Arrependo-me de nao ter comprado casa em 2014/2015 emvez de ter mantido o dinheiro no banco.
                                              Agora continuo a pagar renda que é dinheiro para o lixo e as casa "valem" o dobro...
                                              Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
                                              Arrendamento vs compra foi um assunto amplamente debatido aqui no fórum por essa altura...devias ter dado ouvidos aos sábios..


                                              Originalmente Colocado por ClioIIIRS Ver Post


                                              Quais sábios ? É que o título do tópico ao lado andou anos a fio "não comprem casa, esperem!" e já nesta altura da loucura mudaram o título para "agora é que é para comprar"

                                              Claro que depois alguém comentou a ironia da coisa e mudaram o título para apenas "mercado ao rubo", o que é verdade.

                                              Dei-me ao trabalho de ver quando o tópico que falam mudou de titulo (as datas estão no post n.º 1 respectivo), abandonando o "Não comprem casa".

                                              E não é que tal ocorreu no dia 26.02.2015.

                                              Uma mentira, repetida diversas vezes, não se torna verdade.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Obtuso Ver Post
                                                Porque não casam mais vezes? Parece ser bom negocio.
                                                Conheço uma mão cheia de pessoas que, aos 45 (é uma média, não têm todos 45 ) já vão entre o terceiro e o quarto casamento.
                                                Sempre pensei que fosse falta de juízo, afinal é apenas empreendedorismo.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                  Havendo possibilidade, o ideial é estar 100% focado nos estudos. Uma pessoa tem 40 anos para trabalhar, nao vao ser umas horas que se fazem na fase inicial que vao mudar a nossa vida.
                                                  É muito importante estudar, também concordo. E isso deve ser assegurado. Mas penso que não virá mal ao mundo se começarem a ganhar algum para ajudar nas suas despesas. É uma questão de independência.

                                                  A mim sempre me custou pedir dinheiro aos meus pais para as minhas coisas. Deste modo eles podiam vetar de carteira. Se fosse com o meu dinheiro tinham menos possibilidades de interferir.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Celsius Ver Post
                                                    Dei-me ao trabalho de ver quando o tópico que falam mudou de titulo (as datas estão no post n.º 1 respectivo), abandonando o "Não comprem casa".

                                                    E não é que tal ocorreu no dia 26.02.2015.

                                                    Uma mentira, repetida diversas vezes, não se torna verdade.
                                                    Não sei quem mudou o nome ao tópico mas não foi de todo um mau timming. Quem tivesse comprado casa no 1º trimestre de 2015 estaria agora com boas mais valias.

                                                    Resumindo: afinal a altura certa para comprar era mesmo 2015 (ou pelo menos uma boa altura).

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                      É muito importante estudar, também concordo. E isso deve ser assegurado. Mas penso que não virá mal ao mundo se começarem a ganhar algum para ajudar nas suas despesas. É uma questão de independência.

                                                      A mim sempre me custou pedir dinheiro aos meus pais para as minhas coisas. Deste modo eles podiam vetar de carteira. Se fosse com o meu dinheiro tinham menos possibilidades de interferir.
                                                      Claro que nao vem mal ao mundo, tal como nao vem mal ao mundo nao trabalhar, é uma questao de escolha e em cada meio familiar as dinamicas sao diferentes. Em certas casas é preciso comecar a ajudar nas despesas desde cedo, noutras isso nao é necessário.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Karma Ver Post
                                                        Claro que nao vem mal ao mundo, tal como nao vem mal ao mundo nao trabalhar, é uma questao de escolha e em cada meio familiar as dinamicas sao diferentes. Em certas casas é preciso comecar a ajudar nas despesas desde cedo, noutras isso nao é necessário.
                                                        É aqui que bate o meu ponto. Não se trata de uma questão de necessidade mas de uma questão de princípio. A conquista da independência financeira faz parte do processo de construção da autonomia. É isto.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                                                          É aqui que bate o meu ponto. Não se trata de uma questão de necessidade mas de uma questão de princípio. A conquista da independência financeira faz parte do processo de construção da autonomia. É isto.
                                                          O meu pai comecou a construir a independencia finaceira aos 14 anos, mas isso nao quer dizer que os filhos dele tivessem de seguir esse caminho.

                                                          Se um dos membros do casal nao trabalhar quer dizer que deixa de ter autonomia e independencia?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por BFCM Ver Post
                                                            Porque normalmente os pais só pagam a primeira vez.
                                                            A sério? E investem logo tudo no primeiro casamento com uma taxa de divórcios tão alta?

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por pmvs1981 Ver Post
                                                              Se não há dinheiro para casar então espera-se que haja dinheiro (trabalhar) e paga-se do próprio bolso. Essa é a minha perspectiva de vida.
                                                              Isso é que é de valor para se ter noção do que custou a poupar e de ter melhor noção de como gastar.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X