Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
    Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

    - taxa atual boa
    - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
    - ??

    Notas:
    O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
    Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!
    Mostras-lhe a taxa do CA

    Comentário


      Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
      Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

      - taxa atual boa
      - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
      - ??

      Notas:
      O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
      Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!
      2% mais o benefício fiscal

      Comentário


        Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
        Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

        - taxa atual boa
        - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
        - ??

        Notas:
        O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
        Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!
        Mesmo que quisesses não irias conseguir. O CA é feito de forma individual, obrigatoriamente.

        Comentário


          Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
          Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

          - taxa atual boa
          - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
          - ??

          Notas:
          O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
          Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!
          Esses 2% são fixos, ou tem acréscimo de resultados? Sendo o segundo caso, é possível que a remuneração total venha a aumentar. Tenho um PPR na Generali que andava a dar pouco mais de 1% e em 2021 deu 3%.

          Caso, contrário ao previsto, a Euribor não se mantenha alta por muito tempo e os CA acabem a dar menos que esse PPR, estás preparado para ouvir bocas durante os próximos 20 anos?

          Comentário


            Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
            Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

            - taxa atual boa
            - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
            - ??

            Notas:
            O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
            Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!
            Conselho: não convences

            Comentário


              Euribor 3M

              14/12/2022 -> 2,081%​
              15/12/2022 -> 2,062%​
              16/12/2022 -> 2,047%
              19/12/2022 -> 2,063%
              20/12/2022 -> 2,081%​​
              21/12/2022 -> 2,102%​​​​
              22/12/2022 -> 2,125%​​​​

              Comentário


                Obrigado pelas vossas respostas. É melhor estar quieto!

                Comentário


                  Tambem me parece que nao vale a pena.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por rastomir Ver Post
                    Ajuda: como convencer a mulher a resgatar mensalmente um ppr que tem no Millennium para aplicar em CA?

                    - taxa atual boa
                    - em caso de emergência, dinheiro mais facilmente disponível
                    - ??

                    Notas:
                    O ppr já era dela antes de nos juntarmos/casarmos mas não tenho qq interesse em passar esse dinheiro para nós, é apenas para render mais.
                    Supostamente esse ppr tem uma taxa anual de 2%!

                    meter dinheiro num PPR de taxa fixa mais vale gastar num iphone... e outras coisas, porque daqui a 20/30 anos perdeu todo o valor.

                    Comentário


                      Caros,

                      Pretendo resgatar mensalmente o meu PPR, do Bankinter, ao abrigo da nova legislação. O meu gestor de conta respondeu-me assim:

                      “ A legislação não é clara e não há entendimento conhecido por parte da Autoridade Tributária.
                      O tratamento por parte da Autoridade Tributária sobre resgates efetuados ao abrigo deste regime fiscal é imprevisível e não é possível nós seguradora informar o cliente sobre algo que desconhecemos, nós e todo o mercado, sendo que existem leituras muito diferentes entre instituições Financeiras e mesmo entre as Associações – tanto de Seguradoras como de Gestoras de Fundos.
                      Aqui terá que ser o cliente a assumir a total responsabilidade pelo eventual tratamento fiscal que irá ser aplicado pela AT. Caso assim o entenda poderá tentar obter esclarecimentos junto da Autoridade Tributária.
                      Infelizmente não conseguimos ser mais objetivos ou claros que isso perante a legislação que foi publicada, sem qualquer regulamentação adicional ou sequer uma alteração legislativa à existente que regula o funcionamento dos produtos de Poupança Reforma.”

                      Que dizem, estão a tentar fugir com o rabo à seringa?
                      Obrigado a todos.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                        Aqui terá que ser o cliente a assumir a total responsabilidade pelo eventual tratamento fiscal que irá ser aplicado pela AT. Caso assim o entenda poderá tentar obter esclarecimentos junto da Autoridade Tributária.
                        Isto é já o que acontece habitualmente (em todas as situações), mesmo quando não te informam disso. Os bancos/seguradoras não prestam consultoria fiscal com efeitos vinculativos.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por mok Ver Post
                          meter dinheiro num PPR de taxa fixa mais vale gastar num iphone... e outras coisas, porque daqui a 20/30 anos perdeu todo o valor.
                          O PPR ou o iphone?

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jpcfc Ver Post
                            Caros,

                            Pretendo resgatar mensalmente o meu PPR, do Bankinter, ao abrigo da nova legislação. O meu gestor de conta respondeu-me assim:

                            “ A legislação não é clara e não há entendimento conhecido por parte da Autoridade Tributária.
                            O tratamento por parte da Autoridade Tributária sobre resgates efetuados ao abrigo deste regime fiscal é imprevisível e não é possível nós seguradora informar o cliente sobre algo que desconhecemos, nós e todo o mercado, sendo que existem leituras muito diferentes entre instituições Financeiras e mesmo entre as Associações – tanto de Seguradoras como de Gestoras de Fundos.
                            Aqui terá que ser o cliente a assumir a total responsabilidade pelo eventual tratamento fiscal que irá ser aplicado pela AT. Caso assim o entenda poderá tentar obter esclarecimentos junto da Autoridade Tributária.
                            Infelizmente não conseguimos ser mais objetivos ou claros que isso perante a legislação que foi publicada, sem qualquer regulamentação adicional ou sequer uma alteração legislativa à existente que regula o funcionamento dos produtos de Poupança Reforma.”

                            Que dizem, estão a tentar fugir com o rabo à seringa?
                            Obrigado a todos.
                            Estou no mesmo barco que tu (mas decidi arriscar), contudo seria a resposta que eu daria no lugar deles.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                              Estou no mesmo barco que tu (mas decidi arriscar), contudo seria a resposta que eu daria no lugar deles.
                              Que PPR escolheste para resgatar depois? Tmb estou interessado

                              Comentário


                                Eu acho que não faz qualquer sentido, digamos que o espirito da lei não era o de meter o dinheiro a 31 de dezembro para ir levantando em 2023. Nem é esse o espirito do PPR.
                                No entanto a lei é omissa, nada diz sobre a retirada do dinheiro investido em 2022 (não especifica nenhum ano), e em último caso a AT não terá muito por onde pegar em quem levantou tendo em conta a lei.

                                Comentário


                                  E os benefícios em IRS? Como ficam a quem levantou?

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                    E os benefícios em IRS? Como ficam a quem levantou?
                                    Se a lei 19/2022 não permitir resgatar valores aplicados há menos de 5 anos (o ponto sobre o qual não há consenso), quem o fez terá de declarar o benefício como indevido e devolvê-lo agravado de 10% por cada ano passado desde a sua obtenção.

                                    Caso os resgates sejam efetuados para pagar prestações de crédito habitação (sendo tal comunicado ao banco/seguradora), parece haver consenso em como estão salvaguardados.

                                    Outro ponto que me parece lógico é que os valores resgatados no próprio ano da aplicação não conferem benefício fiscal. Se apliquei 1500 e ainda no mesmo ano resgatei 500 deles, terei benefício sobre 1000.

                                    Comentário


                                      Está tudo controlado então.. mais tarde acho que muitos ainda vão apanhar surpresas

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                        Está tudo controlado então.. mais tarde acho que muitos ainda vão apanhar surpresas
                                        Incompetência do legislador/AT à parte, não deixa de ser uma experiência social interessante. Cada um é desafiado a tirar as suas próprias conclusões e agir em conformidade, assumindo a respetiva responsabilidade ("own it").

                                        Comentário


                                          Relativamente ao ppr eu estou só a levantar a entregas com mais de 5 anos, just in case.
                                          Editado pela última vez por INSIGHT; 23 December 2022, 12:55.

                                          Comentário


                                            Euribor 3M

                                            14/12/2022 -> 2,081%​
                                            15/12/2022 -> 2,062%​
                                            16/12/2022 -> 2,047%
                                            19/12/2022 -> 2,063%
                                            20/12/2022 -> 2,081%​​
                                            21/12/2022 -> 2,102%​​​​
                                            22/12/2022 -> 2,125%
                                            ​23/12/2022 -> 2,141%

                                            Estimativa da taxa CA em janeiro: 3,10%
                                            Editado pela última vez por JRJordao; 23 December 2022, 11:41. Razão: Estimativa para janeiro

                                            Comentário


                                              Lá vai mais uma tranche em Janeiro.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por INSIGHT Ver Post
                                                Relativamente ao ppr eu estou só a levantar a entregas com mais de 5 anos, just in case.
                                                O Best a mim disse que podia levantar sem problemas com menos de 5 anos, é o que vou começar a fazer em Janeiro para o CH.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por mrtins839l Ver Post

                                                  Que PPR escolheste para resgatar depois? Tmb estou interessado
                                                  Tenho andado a resgatar o PPR Leve da Fidelidade (único que tenho).

                                                  Para este ano optei pelo PPR da Real Seguros, pelo capital e rendimento garantido e pelos baixos custos.

                                                  ​​​​​​Como é para resgatar no próximo ano ou daqui a 5, não me interessava nada com risco.

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post

                                                    Tenho andado a resgatar o PPR Leve da Fidelidade (único que tenho).

                                                    Para este ano optei pelo PPR da Real Seguros, pelo capital e rendimento garantido e pelos baixos custos.

                                                    ​​​​​​Como é para resgatar no próximo ano ou daqui a 5, não me interessava nada com risco.
                                                    Em principio vou aproveitar e resgatar em janeiro para o CH, como tens feito?
                                                    Comunicar ao banco onde está o CH? Resgatar só o valor mensal?

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Etcetera Ver Post
                                                      Lá vai mais uma tranche em Janeiro.
                                                      Qual o tamanho da tranche que costumas colocar?
                                                      Pergunto isto, porque se num bolo de 10k € vale mais colocar tudo junto ou um x por cada mês.
                                                      Editado pela última vez por Icas; 25 December 2022, 08:36.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por futsal Ver Post

                                                        Em principio vou aproveitar e resgatar em janeiro para o CH, como tens feito?
                                                        Comunicar ao banco onde está o CH? Resgatar só o valor mensal?
                                                        Os únicos resgates que fiz foram ao abrigo da nova legislação, no valor do IAS.

                                                        Comentário


                                                          Dá para resgatar tudo de uma vez? Ou só mensalidades?

                                                          Tenho um PPR com participação da empresa com uma taxa miserável, felizmente mudamos de PPR para um modelo de investimento mais agressivo noutra empresa, mas tenho aquele dinheiro parado e não pode ser convertido no novo.

                                                          Se desse para pegar naquilo e abater no CH era duplo mel...

                                                          Ainda por cima tem tudo menos de 5 anos 😲

                                                          Comentário


                                                            Devia ser possível resgatar um PPR para amortização parcial ou antecipada do CH. Mas penso que apenas é possível resgatar para pagar a prestação mensal.

                                                            Comentário


                                                              Informaçao CGD:

                                                              "Encontra-se em vigor, até 31/12/2023, um regime excecional e temporário para resgate / reembolso sem penalização, de Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), conforme previsto no Artigo 6.º da Lei n.º 19/2022, de 21 de outubro, com o intuito de mitigar as consequências económicas e sociais decorrentes da subida da inflação.

                                                              Este regime excecional caracteriza-se pela possibilidade, temporária, de efetuar pedidos de reembolso, sem penalização, e sem necessidade de observar as condições de acesso antecipado, ao capital investido, previstas na lei.

                                                              O referido regime permite o reembolso mensal de parte do valor dos Planos de Poupança Reforma e Educação (PPR e PPR/E), até ao limite mensal do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
                                                              O limite aplicável por participante, para a totalidade de aplicações em PPR que detenha, é de:
                                                              • 443,20€ por mês em 2022 (valor bruto de resgate);
                                                              • 478,70€ por mês em 2023 (valor bruto de resgate)."

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X