Anúncio

Collapse
No announcement yet.

O que é uma boa poupança?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
    De nada, qualquer dúvida existencial, não hesites.
    Não hesitarei, de facto, só que em mais de 4 décadas de vida nunca tive dúvidas existenciais. Mas se algum dia tiver, já sei a quem recorrer.

    Tenho, sim uma dúvida (não existencial, para não haver dúvidas), a expor à comunidade, sobre a aplicação do dinheiro resgatado dos PPR no tal limite de 480€x12, ou seja, o que fazer aos 5760€. A dúvida prende-se com a média da rentabilidade dos PPRs com garantia de capital (estou obviamente a excluir os produtos mistos, aqueles produtos compostos associados a fundos, etc).

    O que é que estão os bancos a dar agora? P.e. tenho um PPR num banco com 3% de taxa garantida, mas noutro banco só tenho 0.15%. Estes valores são os que estão nas informações prestadas pelos canais próprios (extratos, zona de cliente no site).

    A questão ao fim ao cabo é se não será mais rentável aplicar os tais 5760 € em CA da série E enquanto tiverem uma boa rentabilidade e, caso desça, então reaplicar em PPR de acordo com a maior rentabilidade possível (imagine-se e contando apenas para 1 contribuinte de 40 anos, fazer essa reaplicação a 1750€/ano par conseguir 350€/ano de benefício em sede de IRS).


    Resumindo, fazer uma aplicação financeira que renda alguma coisa de interessante com garantia de capital e só depois reaplicar num PPR retirando, assim, mais rendimentos ao longo do tempo, para um mesmo investimento inicial. Estou a pensar mal?
    Editado pela última vez por Ecoflex; 23 February 2023, 11:31.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Drifting Ver Post
      Bom dia.

      Pedido de resgate de PPR feito (registado) a 31/01/2023, emitido um documento ao dia de hoje 23/02/2023 a dizer que o movimento foi feito, mas até ao momento ainda nada creditado na conta...

      lol

      EDIT: adicionalmente, surge-me que o dinheiro já saiu do PPR. E agora, onde está ele? Nas nuvens do eter? lollol
      Isto realmente é surreal: para quem precisa, dá-se a hipótese do resgate, mas depois entregar o dinheiro às pessoas... está quieto!

      No documento que recebi da seguradora Fidelidade, não surge nenhuma referência ao resgate com objectivo de pagar a prestação do crédito. Ainda vou levar por tabela! Tenho um email que enviei em Janeiro para a gestora de conta a solicitar expressamente esta questão como motivo do resgate, vamos ver se vai ser preciso mostrar esse email a alguém no futuro... (espero que não)
      Na Lusitânia tenho recebido o resgate IAS na conta cerca de uma semana após o pedido.

      Não tenho experiência própria, mas segundo li o processo habitual para os resgates prestação CH é pedir um documento para o efeito no banco do CH e entregá-lo ao banco/seguradora do PPR.
      Basta ir ao seu banco pedir o formulário para pagar a próxima prestação com um PPR. Entrega esse documento na instituição onde tem o PPR e eles tratam de tudo.
      https://contaspoupanca.pt/2023/02/15...-penalizacoes/

      Comentário


      • Drifting
        Drifting commented
        Editing a comment
        Fiz o pedido na agência do banco (CGD), onde contratei o PPR.
        Esse prazo de 1 semana parece-me óptimo e compreensível, agora mais do que isso...

      Originalmente Colocado por oscarcc Ver Post
      O Revolut já remunera a 2.34% pagos ao dia.
      Sobre o saldo EUR à ordem, ou constitui-se algum tipo de conta poupança?

      Comentário


        Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

        Ou quando esgotares os 250k limite em CA
        Pois, não será problema para a maioria dos portugueses..😀

        Apesar que o mês passado quando precisei de ir aos CTT e reclamei de estar tanta gente, a "menina" que estava ao balcão comentou que era devido aos CA e ninguém imagina os € que foram depositados em CA naqueles dias naquela agencia

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post
          A questão ao fim ao cabo é se não será mais rentável aplicar os tais 5760 € em CE da série E enquanto tiverem uma boa rentabilidade e, caso desça, então reaplicar em PPR de acordo com a maior rentabilidade possível (imagine-se e contando apenas para 1 contribuinte de 40 anos, fazer essa reaplicação a 1750€/ano par conseguir 350€/ano de benefício em sede de IRS).

          Resumindo, fazer uma aplicação financeira que renda alguma coisa de interessante com garantia de capital e só depois reaplicar num PPR retirando, assim, mais rendimentos ao longo do tempo, para um mesmo investimento inicial. Estou a pensar mal?
          É isso mesmo. Meter tudo em CA e no final do ano aplicar em PPR o suficiente para o benefício fiscal.

          Comentário


            Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

            É isso mesmo. Meter tudo em CA e no final do ano aplicar em PPR o suficiente para o benefício fiscal.
            Certo, mas eu nem dizia bem isso, era mais continuar com os CA enquanto derem um bom rendimento e só depois fazer o PPR. Imaginando p.e., estar uns anos aplicado nos CA e só depois transferir gradualmente para o PPR.

            Comentário


              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

              Não hesitarei, de facto, só que em mais de 4 décadas de vida nunca tive dúvidas existenciais. Mas se algum dia tiver, já sei a quem recorrer.

              Tenho, sim uma dúvida (não existencial, para não haver dúvidas), a expor à comunidade, sobre a aplicação do dinheiro resgatado dos PPR no tal limite de 480€x12, ou seja, o que fazer aos 5760€. A dúvida prende-se com a média da rentabilidade dos PPRs com garantia de capital (estou obviamente a excluir os produtos mistos, aqueles produtos compostos associados a fundos, etc).

              O que é que estão os bancos a dar agora? P.e. tenho um PPR num banco com 3% de taxa garantida, mas noutro banco só tenho 0.15%. Estes valores são os que estão nas informações prestadas pelos canais próprios (extratos, zona de cliente no site).

              A questão ao fim ao cabo é se não será mais rentável aplicar os tais 5760 € em CA da série E enquanto tiverem uma boa rentabilidade e, caso desça, então reaplicar em PPR de acordo com a maior rentabilidade possível (imagine-se e contando apenas para 1 contribuinte de 40 anos, fazer essa reaplicação a 1750€/ano par conseguir 350€/ano de benefício em sede de IRS).


              Resumindo, fazer uma aplicação financeira que renda alguma coisa de interessante com garantia de capital e só depois reaplicar num PPR retirando, assim, mais rendimentos ao longo do tempo, para um mesmo investimento inicial. Estou a pensar mal?
              Os certificados de aforro neste momento estão a cerca de 3.5%, portanto não há dúvidas sobre onde retiras mais rendimento. Com a vantagem de poderes retirar o dinheiro ao fim de 3 meses sem justificações nem excepções.
              Os 1750€ investidos em PPR, "rendem" 20% no beneficio do IRS de 2024. Aqui o rendimento é imbatível.

              Portanto... Penso que é fácil de decidir onde investir o dinheiro para obter mais rendimento.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Gavela Ver Post
                Pena mesmo o teto máximo imposto nos 3,5% na taxa base para os E.
                Se não fosse esse tecto, em Março já iram para ~3,67% 😕

                Comentário


                  Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                  Os certificados de aforro neste momento estão a cerca de 3.5%, portanto não há dúvidas sobre onde retiras mais rendimento. Com a vantagem de poderes retirar o dinheiro ao fim de 3 meses sem justificações nem excepções.
                  Os 1750€ investidos em PPR, "rendem" 20% no beneficio do IRS de 2024. Aqui o rendimento é imbatível.

                  Portanto... Penso que é fácil de decidir onde investir o dinheiro para obter mais rendimento.
                  Mas a questão é que o PPR dá esse benefício apenas uma vez, tirando a rentabilidade variável(?) anual de banco para banco. E pode-se sempre usar esse benefício mais tarde (caso não o retirem nalgum OE), sendo que até lá pode-se ir amealhando uma boa rentabilidade nos CA. O contrário é que já não será válido, uma vez que um PPR não permitirá o seu resgate (de uma forma ordinária sem penalização) para aplicar noutro produto financeiro.
                  Editado pela última vez por Ecoflex; 23 February 2023, 13:59.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                    Ou quando esgotares os 250k limite em CA
                    Já agora, o limite de 250k é por subscritor, ou por casal?

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Avant Ver Post

                      Já agora, o limite de 250k é por subscritor, ou por casal?
                      Por Conta Aforro, como cada conta só tem um titular, o máximo é por subscritor, não existem casais titulares de contas aforro

                      Comentário


                        Tenho um CTPC feito em fevereiro de 2021 que rendeu hoje. Por se tratar do 2º ano esperava um retorno líquido de 0,54% (igual ao do 1º ano) mas, surpreendentemente, tive um retorno de 1,404%. Não esperava este incremento, a que se deverá?

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por pjota Ver Post
                          Tenho um CTPC feito em fevereiro de 2021 que rendeu hoje. Por se tratar do 2º ano esperava um retorno líquido de 0,54% (igual ao do 1º ano) mas, surpreendentemente, tive um retorno de 1,404%. Não esperava este incremento, a que se deverá?
                          https://www.igcp.pt/fotos/editor2/20..._JURO_CTPC.pdf

                          Prémio por crescimento do pib.

                          Comentário


                          • pjota
                            pjota commented
                            Editing a comment
                            Ok, obrigado pelo esclarecimento, pensava que o prémio por crescimento do PIB só incidia nos últimos anos do produto.

                          • Ecoflex
                            Ecoflex commented
                            Editing a comment
                            É logo a partir do 2º ano ;)

                          Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                          Mas a questão é que o PPR dá esse benefício apenas uma vez, tirando a rentabilidade variável(?) anual de banco para banco. E pode-se sempre usar esse benefício mais tarde (caso não o retirem nalgum OE), sendo que até lá pode-se ir amealhando uma boa rentabilidade nos CA. O contrário é que já não será válido, uma vez que um PPR não permitirá o seu resgate (de uma forma ordinária sem penalização) para aplicar noutro produto financeiro.
                          Se a lógica é aplicar 1750€ apenas uma única vez até ao final de vida, tanto faz meter este ano como para o ano ou daqui a 20 anos. Se há intenção de reforçar o PPR vários anos, então já não faz sentido não o aplicar já este ano e aproveitar os 350€ deste PPR, para o ano mais 350 de um reforço do PPR e por aí em diante.

                          Mesmo se for para aplicar uma única vez, diria que o melhor é contar com o que existe hoje, e hoje tens um PPR que dá 20% de rentabilidade no IRS, é melhor aproveitar enquanto há porque para o ano não sabemos.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por jfangio Ver Post

                            Se a lógica é aplicar 1750€ apenas uma única vez até ao final de vida, tanto faz meter este ano como para o ano ou daqui a 20 anos. Se há intenção de reforçar o PPR vários anos, então já não faz sentido não o aplicar já este ano e aproveitar os 350€ deste PPR, para o ano mais 350 de um reforço do PPR e por aí em diante.

                            Mesmo se for para aplicar uma única vez, diria que o melhor é contar com o que existe hoje, e hoje tens um PPR que dá 20% de rentabilidade no IRS, é melhor aproveitar enquanto há porque para o ano não sabemos.
                            Esta é uma questão pertinente, ainda que pelo histórico, os benefícios fiscais dos PPRs em sede de IRS já existem há muito. O que eu dizia, e indo ao 1º parágrafo, não reporta a 1750€, mas sim ao IASx12. E rentabilizando esse dinheiro, p.e. em CA, e fazendo na mesma o PPR como habitualmente (o meu caso é retirado mensalmente da conta), mais tarde, esses 5760€ seriam 7 ou 8 mil € se a rentabilidade se for mantendo, tendo assim, obtido muito mais rendimento do que se reaplicasse este ano em PPR. E poderia ser aplicado na altura em que se achar pertinente, nunca perdendo esse benefício (ok depois é só 300€/ano...), contando que não acabem com tal.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por Ecoflex Ver Post

                              Esta é uma questão pertinente, ainda que pelo histórico, os benefícios fiscais dos PPRs em sede de IRS já existem há muito. O que eu dizia, e indo ao 1º parágrafo, não reporta a 1750€, mas sim ao IASx12. E rentabilizando esse dinheiro, p.e. em CA, e fazendo na mesma o PPR como habitualmente (o meu caso é retirado mensalmente da conta), mais tarde, esses 5760€ seriam 7 ou 8 mil € se a rentabilidade se for mantendo, tendo assim, obtido muito mais rendimento do que se reaplicasse este ano em PPR. E poderia ser aplicado na altura em que se achar pertinente, nunca perdendo esse benefício (ok depois é só 300€/ano...), contando que não acabem com tal.
                              O beneficio de 350€ só necessita de 1750€ de investimento.
                              O resto fica melhor aplicado em CA.

                              Comentário


                                https://eco.sapo.pt/2023/02/23/certi...co-em-janeiro/

                                Os portugueses transferiram quase uma TAP em Janeiro.

                                O estado já sabe onde ir buscar o €€ se precisar.
                                Editado pela última vez por Kopien; 23 February 2023, 15:53.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Kopien Ver Post
                                  https://eco.sapo.pt/2023/02/23/certi...co-em-janeiro/

                                  Os portugueses transferiram quase uma TAP em Janeiro.

                                  O estado já sabe onde ir buscar o €€ se precisar.
                                  Foram muitos anos a 0.00000005% nos bancos e principalmente muitos meses a esses valores quando as euribors já andavam a subir à velocidade da luz, isto criou uma consciência colectiva (do óbvio) que os bancos nos estão a sugar até ao tutano e existia/e uma certa animosidade para com os bancos. As pessoas percebendo que é fácil aplicar em CA, o boca a boca levou e vai levar a outro tanto em Fevereiro.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por jfangio Ver Post
                                    Os certificados de aforro neste momento estão a cerca de 3.5%, portanto não há dúvidas sobre onde retiras mais rendimento. Com a vantagem de poderes retirar o dinheiro ao fim de 3 meses sem justificações nem excepções.
                                    Os 1750€ investidos em PPR, "rendem" 20% no beneficio do IRS de 2024. Aqui o rendimento é imbatível.

                                    Portanto... Penso que é fácil de decidir onde investir o dinheiro para obter mais rendimento.
                                    No caso do benefício fiscal do PPR, salvo novos regimes extraordinários de resgate, depende de se ter crédito habitação (CH) e da idade.
                                    Com CH, ganha-se 20% e após 5 anos aplica-se no pagamento de prestações. 4% líquidos ao ano.
                                    Sem CH com 50 anos, ganha-se 20% e após 10 anos pode-se resgatar. 2% líquidos ao ano.
                                    Sem CH com 40 anos, (...) após 20 anos pode-se resgatar. 1% líquidos ao ano.
                                    Sem CH com 30 anos, (...) após 30 anos pode-se resgatar. 0,67% líquidos ao ano.

                                    Isto sem contar com a rentabilidade do próprio PPR. Ultimamente, nos casos que conheço (seguros), anda entre os 0% e 3%.

                                    Comentário


                                    • jfangio
                                      jfangio commented
                                      Editing a comment
                                      Está Certo.

                                    [Contas Poupança] Valor aplicado em Certificados de Aforro em máximos de 25 anos

                                    Os portugueses já estão a começar a aprender a usar o dinheiro em seu favor. E já não estão a ir atrás das “cantigas” dos bancos. Os maiores bancos já estão a oferecer 2% em juros em alguns depósitos a prazo para impedir a fuga do dinheiro dos depositantes, mas com 3,5% nos Certificados de Afora vão ter de fazer melhor. Se tem dinheiro à ordem ou a prazo nos bancos, podere SERIAMENTE mudar para os Certificados de Aforro. São atualmente a melhor opção com capital garantido.
                                    Se ainda tem dinheiro a render nada ou quase nada, já sabe qual é a melhor opção. Desde Novembro do ano passado que está a perder muito dinheiro. Ontem era tarde!

                                    Comentário


                                      Hoje falei com uns familiares....mais uns a fugir para o CA´s. Eu também vou reforçar em Março.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por fhff Ver Post
                                        Hoje falei com uns familiares....mais uns a fugir para o CA´s. Eu também vou reforçar em Março.
                                        Também vou reforçar o meu em Março

                                        Comentário


                                          Se os bancos não mudarem radicalmente as suas ofertas o dinheiro vai acabar "todo" em certificados de aforro. O passa palavra está a passar de forma vertiginosa.
                                          Eu pelo menos tenho feito esse papel, para que as pessoas o pouco que possam ter ganharem alguma coisa.
                                          Eu tive durante anos no banco a 0,1% ou coisa do género, a dar juros de meia dúzia de euros ou cêntimos. (já devi ater metido em CA há muito mais tempo, mesmo que as taxas não fossem as de hoje.

                                          Comentário


                                            Foi preciso os bancos exagerarem para muita gente abrir a pestana em relação à alternativa dos certificados.
                                            Felizmente não é o meu caso, já tive várias gerações de certificados de tesouro com boas taxas (ex: 7,10% garantidos na época Sócrates).
                                            Em aforro nunca tinha aplicado, pois comparativamente davam menos. Mas a situação inverteu-se em 2022, e de que maneira!

                                            Comentário


                                              #omeuguitovaiparaCA

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                Se os bancos não mudarem radicalmente as suas ofertas o dinheiro vai acabar "todo" em certificados de aforro. O passa palavra está a passar de forma vertiginosa.
                                                Eu pelo menos tenho feito esse papel, para que as pessoas o pouco que possam ter ganharem alguma coisa.
                                                A próxima "evangelização", entre os que pouco ganham, deveria ser sobre o englobamento dos juros no IRS. Pessoas com baixos rendimentos, muitas até dispensadas de entregar declaração, podem recuperar parte ou a totalidade das retenções do ano anterior.

                                                https://contaspoupanca.pt/2019/04/03...sitos-a-prazo/

                                                Comentário


                                                • JRJordao
                                                  JRJordao commented
                                                  Editing a comment
                                                  Já antes haviam certificados do tesouro ;-)

                                                • jfangio
                                                  jfangio commented
                                                  Editing a comment
                                                  O típico português que está isento de fazer IRS não tinha certificados do tesouro.

                                                • JRJordao
                                                  JRJordao commented
                                                  Editing a comment
                                                  Não tens o típico português em grande conta (eu também não, por acaso) :-)
                                                  Mas por vezes há conhecidos/familiares "atípicos" que informam e aconselham.

                                                Originalmente Colocado por JRJordao Ver Post

                                                A próxima "evangelização", entre os que pouco ganham, deveria ser sobre o englobamento dos juros no IRS. Pessoas com baixos rendimentos, muitas até dispensadas de entregar declaração, podem recuperar parte ou a totalidade das retenções do ano anterior.

                                                https://contaspoupanca.pt/2019/04/03...sitos-a-prazo/
                                                Verdade, e contra mim falo, que já o podia ter feito em anos anteriores, mas por não perceber bem como aquilo funcionava deixei andar. (mesmo estando a falar de uns miseros euros)

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por paulofer Ver Post
                                                  Se os bancos não mudarem radicalmente as suas ofertas o dinheiro vai acabar "todo" em certificados de aforro. O passa palavra está a passar de forma vertiginosa.
                                                  Eu pelo menos tenho feito esse papel, para que as pessoas o pouco que possam ter ganharem alguma coisa.
                                                  Eu tive durante anos no banco a 0,1% ou coisa do género, a dar juros de meia dúzia de euros ou cêntimos. (já devi ater metido em CA há muito mais tempo, mesmo que as taxas não fossem as de hoje.
                                                  As taxas de juros dos CA foram más durante mto tempo devido claro à indexação à euribor.

                                                  Antes da subida da euribor o melhor eram os ctpm e os ctpc. Foi tema mais do que abordado na altura.

                                                  No ocaso dos ctpm eles chegaram a dar 7,9% ...liquidos!
                                                  Editado pela última vez por Celsius; 24 February 2023, 10:29.

                                                  Comentário


                                                    Com Euribor negativa os ca valiam 0 tal como dp

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por sat Ver Post
                                                      Com Euribor negativa os ca valiam 0 tal como dp
                                                      Sim, até 2021 os CTxx eram mais interessantes.

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X