Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Queiram fazer o favor de mandar bitaites sobre este assunto

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
    Achas o isolamento uma melhor solução?

    Actualmente o isolamento já não se mede pela ausência de contacto físico com
    outras pessoas. Não ter telemóvel e/ou Internet, nos dias de hoje, podem causar
    um efeito de isolamento muito superior ao antigo isolamento físico.

    Vender o telemóvel e/ou deixar de ter um tarifário de 25€ não resolve nada, e pode
    criar problemas de isolamento adicionais.
    Para combater o isolamento não é necessário um Iphone e tarifário de 25€ mês.

    Mas concordo que o problema é bem mais grave que isso

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por Ruie34 Ver Post
      Para combater o isolamento não é necessário um Iphone e tarifário de 25€ mês.

      Mas concordo que o problema é bem mais grave que isso
      Claro que não.
      Mas uma das primeiras coisas que eu disse foi que vender o iPHONE e ficar sem
      telemóvel não resolve problema nenhum.
      Disse e repito:
      Não resolve o problema, apenas adia as consequências.

      Comentário


        #63
        Originalmente Colocado por LinoMarques Ver Post
        Engraçado, a pessoa de quem falo é de perto do Porto. Deve ser problema geral das mulheres do Norte!
        É mal geral, mesmo...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
          Mas uma das primeiras coisas que eu disse foi que vender o iPHONE e ficar sem
          telemóvel não resolve problema nenhum.

          Poderia era amenizar o problema financeiro, mas não sei se esse benefício compensaria a possível piora do estado de espírito. O telemóvel vai servindo pelo menos para manter contacto com as pessoas, ainda que virtual. Por exemplo, eu normalmente falo c/ ela por telefone mas uma vez ou outra contacto por skype ou msn para saber se está tudo ok. ;)

          Comentário


            #65
            O único bitaite que mando é sobre o nada esclarecedor título do tópico

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
              Poderia era amenizar o problema financeiro, mas não sei se esse benefício compensaria a possível piora do estado de espírito. O telemóvel vai servindo pelo menos para manter contacto com as pessoas, ainda que virtual. Por exemplo, eu normalmente falo c/ ela por telefone mas uma vez ou outra contacto por skype ou msn para saber se está tudo ok. ;)
              Vender coisas e deixar de ter obrigações mensais pode adiar as consequências de não ter
              rendimentos. Mas a única coisa que efectivamente resolve o problema de falta de rendimentos
              é voltar a trabalhar. Não há volta a dar.

              Se estiver em dificuldades financeiras, vender o telemóvel pode adiar a falência por algum tempo,
              mas continuará a ser inevitável.

              Além disso, para arranjar emprego é conveniente ter um contacto para que uma empresa à qual
              se concorra possa contactar para marcar entrevistas.

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                Estás a admitir (com enorme probabilidade de erro) que o problema dela
                tem origem na falta de dinheiro.

                Já te passou pela cabeça que o problema possa ter origem ainda antes de
                ter perdido o emprego? Ou que até essa perda de emprego tenha sido
                originada precisamente por já não estar em condições de funcionar?
                É claro que ele não pensou nisso. Se não, no tinha escrito o que escreveu.
                Estamos limitados à informação que o Ilyushin nos deu. O problema é precisamente, é a visão dele. Ele falou no iPhone e no frigorífico, mas a probabilidade de o caso da rapariga ir muito para além ou ser bem diferente (porque é uma visão externa) daquilo que vem no post inicial... É grande.
                Quem nos diz a nós e ao Ilyushin que o problema não tem, na verdade, origem em estados depressivos ou em episódios de depressão no passado mal resolvidos/mal curados e que estão a ter reflexo agora, levando a pessoa a uma certa desestruturação emocional (e que pode ser essa a razão pela qual ela tem um iPhone mas não tem comida na mesa)?

                É no que dá mandar bitaites sobre algo que não se conhece, e ainda por cima sobre um assunto e um tema que tem tão delicado quanto complexo.

                ...Mas como para a maioria das pessoas a depressão é um mero estado de tristeza que se cura facilmente com umas saídas com amigos e com um part-timezito (ajuda, é certo, mas não resolve o problema), como li algures, visões destas não me admiram nada.
                Admirados ficam é depois quando lhes calha a eles (porque isso das depressões é para os fraquinhos, coitaditos).

                Comentário


                  #68
                  Originalmente Colocado por Nuno156 Ver Post
                  Vender coisas e deixar de ter obrigações mensais pode adiar as consequências de não ter
                  rendimentos. Mas a única coisa que efectivamente resolve o problema de falta de rendimentos
                  é voltar a trabalhar. Não há volta a dar.

                  Se estiver em dificuldades financeiras, vender o telemóvel pode adiar a falência por algum tempo,
                  mas continuará a ser inevitável.

                  Além disso, para arranjar emprego é conveniente ter um contacto para que uma empresa à qual
                  se concorra possa contactar para marcar entrevistas.
                  Ela até pode arranjar uma ocupação e isso trazer-lhe vantagens ao nível financeiro; mas volto a repetir: se não for detectada a origem desse estado depressivo e se, de facto for uma depressão, e se essa depressão ficar mal curada, aí sim, está-se a adiar um problema que poderá ter consequências ainda maiores noutras ocasiões futuras.
                  Uma depressão não é nenhuma brincadeira, envolve também a parte biológica da pessoa (não apenas o processo da psique) e convém ser tratada.

                  Comentário


                    #69
                    Ela precisaria de umas consultas de psicologia... mas isso é complicado.
                    Isso do iphone e dos 25 euros por mes, sinceramente, não vale de nada, não acredito que nesta fase ter um iphone lhe suba a auto estima. Não faz sentido vender o iphone... têm e pronto. Agora convém reduzir a mensalidade do tarifario....

                    A comida no frigorífico também não tem muito a ver, pois nem vontade deve ter de comer

                    Imagino que não tenha namorado....
                    Se é tua amiga, podes fazer as vezes do namorado, tirando a parte do sexo (pois isso não está muito bem na situação dela, embora em alguns casos possa ser o escape dela. Conhecei uma pessoa assim, e o escape dela era p§n@ar com uns quantos, tinha 3 namorados, só se soube mais tarde).

                    Ela precisa urgentemente de ocupação, nem que seja caixa de supermercado, estar ocupada é um ponto de partida para ultrapassar esse estado e cair em si, para caminhar para um estado melhor, arranjar novos amigos, mudar de ares.

                    Sabes que muitos dos casos que vão à deco de familias sobrendividades, elas dizem que já não sabem onde poupar para pagar contas, mas:
                    Têm tv cabo com o canais todos mais sport tv e se for preciso os tv cine
                    Têm tarifários de tlm 50 euro por mês
                    etc, etc

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por Ilyushin Ver Post
                      Apenas para esclarecer: eu não sei exactamente onde está a origem do problema, apenas sei que ela antes de perder o emprego já andava um bocado desiludida e sem ânimo, dizia que não gostava de fazer nada na vida e que não tinha projectos, etc, etc. Eu falo regularmente com ela porque somos amigos já de longa data, portanto sei a evolução das coisas. Mas nessa altura não estava nem perto do que está agora. Hoje em dia, se por exemplo eu perguntar como estão as coisas, ela começa a falar e depois de 1 minuto tá a chorar, o que antes não acontecia.
                      Já agora, a situação financeira também não é extrema. Eu apenas sei que ela não faz nada diferente pois não tem dinheiro para isso, e já mencionou mais do que uma vez que "não há nada no frigorífico, tenho de esperar que a minha irmã receba para comprar"... Eu também não vi o frigorífico, portanto não sei até que ponto não será ligeiramente exagerado.
                      Mas daquilo que eu percebi, ela já estava desanimada antes de perder o emprego. Após esse acontecimento, foi definitivamente abaixo, mas parece-me que não é o facto de não ter dinheiro que a deixa assim, mas sim a ausência de objectivos e de uma saída para o problema a curto prazo. E depois é tudo uma bola de neve. Ela, que até é mais bonita do que a "média" das mulheres, passa a vida a dizer que está feia, gorda (!), que é estúpida, que não sabe fazer nada na vida, etc, etc... todos os sintomas de uma pessoa quase sem auto-estima nenhuma.
                      Ou seja, isto é algo que não é novo. Daquilo que descreves, mais do que provavelmente, esta não terá sido sequer a primeira depressão que ela tem.
                      Ora, se isto não é um quadro clínico novo (e é fácil de reconhecer para quem está perto), se havia sinais bastante preocupantes disso no passado recente, inclusive na altura em que ainda trabalhava (nomeadamente a apatia, a desistência perante projectos de vida, etc.) e se isso evoluíu para uma depressão séria...

                      ...Gostava de saber onde é que têm andado a família e os amigos durante este tempo todo?
                      Depois disto tudo e deste tempo todo, ainda ninguém lhe disse que tem mesmo de consultar um psicoterapeuta (e talvez, ou não, isso depois depende do quadro clínico, mas provavelmente terá de recorrer também a um psiquitatra para que este lhe prescreva medicação adequada)? De que é que estão à espera?
                      Que a depressão evolua para patamares perigosos em que o indivíduo sinta que já não tem muito a perder? É isso?

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                        Ela até pode arranjar uma ocupação e isso trazer-lhe vantagens ao nível financeiro; mas volto a repetir: se não for detectada a origem desse estado depressivo e se, de facto for uma depressão, e se essa depressão ficar mal curada, aí sim, está-se a adiar um problema que poderá ter consequências ainda maiores noutras ocasiões futuras.
                        Uma depressão não é nenhuma brincadeira, envolve também a parte biológica da pessoa (não apenas o processo da psique) e convém ser tratada.
                        Eu só estava a explicar a razão pela qual a venda do telemóvel nunca
                        irá resolver a parte financeira do problema.

                        Comentário


                          #72
                          Eu perguntava-lhe se ela amanhã ia meter no prato o iPhone...
                          Mandava-a trabalhar e depois dizia-lhe para ela meter uma cunha para a Mãe entrar também.

                          Pegando no estado depressivo, como já disseram por aí no tópico, passava num instante quando deixasse de ter tanto tempo livre.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por juneX Ver Post
                            Eu perguntava-lhe se ela amanhã ia meter no prato o iPhone...
                            Mandava-a trabalhar e depois dizia-lhe para ela meter uma cunha para a Mãe entrar também.

                            Pegando no estado depressivo, como já disseram por aí no tópico, passava num instante quando deixasse de ter tanto tempo livre.
                            Santa Orgulhosa Ignorância!
                            Reza para não caíres nunca em nenhuma depressão (mais ou menos profunda). Nessa altura quero ver se és tão peito-cheio, tão valentão e se dizes o mesmo que escreveste aqui.

                            Comentário


                              #74
                              Começo a perceber mais facilmente a estratégia governativa de Portugal. Está patente aqui também. A ideia parece ser, se temos pouco, não temos direito a nada, e devemos mesmo separarmo-nos desse pouco para que não reste absolutamente nada!
                              Tem um iphone? Também tem casa? Porque não vender o iphone e a casa? E carro tem? Também o pode vender. E comer, basta uma refeição por dia. Se estiver ao pé do restaurante quando vão deitar os restos fora ainda come de graça. E nessa altura, aí sim, será verdadeiramente feliz!!
                              Parece que as pessoas só ficam mesmo satisfeitas com a desgraça dos outros, e se têm problemas, é óbvio que é por culpa própria e apenas porque não querem resolver os seus problemas. Afinal as soluções são tão simples.

                              [fim sarcasmo]

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                Começo a perceber mais facilmente a estratégia governativa de Portugal. Está patente aqui também. A ideia parece ser, se temos pouco, não temos direito a nada, e devemos mesmo separarmo-nos desse pouco para que não reste absolutamente nada!
                                Tem um iphone? Também tem casa? Porque não vender o iphone e a casa? E carro tem? Também o pode vender. E comer, basta uma refeição por dia. Se estiver ao pé do restaurante quando vão deitar os restos fora ainda come de graça. E nessa altura, aí sim, será verdadeiramente feliz!!
                                Parece que as pessoas só ficam mesmo satisfeitas com a desgraça dos outros, e se têm problemas, é óbvio que é por culpa própria e apenas porque não querem resolver os seus problemas. Afinal as soluções são tão simples.

                                [fim sarcasmo]
                                Mas quem é que defendeu isso neste tópico???

                                Isto é assim e eu vou tentar explicar devagarinho:

                                O autor do tópico disse que tem uma amiga que está a passar muito mal, psicologicamente. E que esse mau estar tem por base um outro mal, financeiro. A rapariga não tem emprego, a mãe também não, o pai não sei, em casa não há dinheiro para manter o frigorifico minimamente composto, ela não sai porque não tem dinheiro e a situação é realmente complicada..

                                Mas... Tem um IPhone com um pacote de dados de 25€/mês. (ponto) (ponto porque é só isto que sabemos sobre o assunto)

                                Se eu dizer que não entendo bem esta situação é querer a desgraça dos outros, é ser invejoso, é ser avarento... Bem, então não sei que diga.

                                Se ela arranjar maneira de manter isso e compor mais o frigorífico, óptimo, é a melhor solução sem dúvida mas se não arranjar essa maneira então se calhar tem que pensar em.. Poupar! Não sei, digo eu.

                                O IPhone não vale a pena vender porque 200€ (usado) vão à vida num instante e iam causar muito mais mal (isolamento) do que bem (200€). Mas pagar 25€ por mês para pacote de dados?? Estamos a brincar, só pode.

                                Peço desculpa se isto é querer o mal dos outros, nunca pensei.
                                -------------------------------------------------------------------

                                Sem querer escandalizar ninguém... Há pessoas que nem telemóvel têm, que nunca pegaram num IPhone sequer, que vivem com rendimentos baixíssimos que mal dão para sustentar a casa num entanto todos os dias vão à luta, levantam-se, apanham o autocarro, à chuva, ao frio, trabalham no emprego que se calhar odeiam e no final do dia ainda têm que contar moedas para ver o que sobrou.

                                Estas pessoas, que são muitas, estão todas em depressão??

                                Eu não quero ser insensível mas se toda a gente ficasse nesse estado pela situação que aqui foi relatada.. Uiiii... Era preciso uma fábrica de Xanax em cada distrito.

                                Comentário


                                  #76
                                  O que pode causar a depressão é passar de cavalo para burro e não andar sempre de burro... E acho estranho um pacote de dados tão caro, provavelmente é fidelização e não há grande volta a dar. Mesmo assim, volto a dizer, não é o mais importante e não cabe a nós dramatizar uma situação que não é a nossa.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                    Santa Orgulhosa Ignorância!
                                    Reza para não caíres nunca em nenhuma depressão (mais ou menos profunda). Nessa altura quero ver se és tão peito-cheio, tão valentão e se dizes o mesmo que escreveste aqui.
                                    Ignorância? Talvez, não conheço a pessoa em causa. Agora pelo que li não me parece depressão ou qualquer patologia do género, aponto mais para falta de bom senso.

                                    Há tópicos onde até concordo que existe uma espécie de perseguição aliada ao novo estigma da moda, aqui não me parece ser esse o caso.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                      Mas quem é que defendeu isso neste tópico???

                                      Isto é assim e eu vou tentar explicar devagarinho:

                                      O autor do tópico disse que tem uma amiga que está a passar muito mal, psicologicamente. E que esse mau estar tem por base um outro mal, financeiro. A rapariga não tem emprego, a mãe também não, o pai não sei, em casa não há dinheiro para manter o frigorifico minimamente composto, ela não sai porque não tem dinheiro e a situação é realmente complicada..

                                      Mas... Tem um IPhone com um pacote de dados de 25€/mês. (ponto) (ponto porque é só isto que sabemos sobre o assunto)

                                      Se eu dizer que não entendo bem esta situação é querer a desgraça dos outros, é ser invejoso, é ser avarento... Bem, então não sei que diga.

                                      Se ela arranjar maneira de manter isso e compor mais o frigorífico, óptimo, é a melhor solução sem dúvida mas se não arranjar essa maneira então se calhar tem que pensar em.. Poupar! Não sei, digo eu.

                                      O IPhone não vale a pena vender porque 200€ (usado) vão à vida num instante e iam causar muito mais mal (isolamento) do que bem (200€). Mas pagar 25€ por mês para pacote de dados?? Estamos a brincar, só pode.

                                      Peço desculpa se isto é querer o mal dos outros, nunca pensei.
                                      -------------------------------------------------------------------

                                      Sem querer escandalizar ninguém... Há pessoas que nem telemóvel têm, que nunca pegaram num IPhone sequer, que vivem com rendimentos baixíssimos que mal dão para sustentar a casa num entanto todos os dias vão à luta, levantam-se, apanham o autocarro, à chuva, ao frio, trabalham no emprego que se calhar odeiam e no final do dia ainda têm que contar moedas para ver o que sobrou.

                                      Estas pessoas, que são muitas, estão todas em depressão??

                                      Eu não quero ser insensível mas se toda a gente ficasse nesse estado pela situação que aqui foi relatada.. Uiiii... Era preciso uma fábrica de Xanax em cada distrito.
                                      E eu vou explicar depressa, porque não tenho tempo para lentidão:

                                      Ele acha que o problema tem origem na questão financeira. Ele ACHA.

                                      O que muitos estão a dizer neste tópico é na linha: "Não tem dinheiro para comer, mas tem Iphone e gasta 25€ por mês nele???"
                                      Poder-se-ia substituir, se ela fumasse: "Não tem dinheiro para comer, mas tem para tabaco?"
                                      Poder-se-ia substituir, se ela tivesse um Mercedes: "Não tem dinheiro para comer, mas tem um Mercedes?"

                                      Comentário


                                        #79
                                        Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                        O que pode causar a depressão é passar de cavalo para burro e não andar sempre de burro... E acho estranho um pacote de dados tão caro, provavelmente é fidelização e não há grande volta a dar. Mesmo assim, volto a dizer, não é o mais importante e não cabe a nós dramatizar uma situação que não é a nossa.
                                        Exactamente!

                                        Comentário


                                          #80
                                          Eu vou fazer uma chamada de atenção pegando no meu caso. Para mim não é criticável ela ter aparelho, muito pelo contrário, incentivo a que o tenha, vá mantendo contactos e não se isole ou, ainda mais que este seja o veículo que encaminhe a isso. Recordo-me bem, e certo estado meu, em que vir aqui todos os dias aceder a esta plataforma e tentar manter uma comunicação, mesmo que, sendo virtual, foi uma ajuda numa recuperação do que era e da forma como estou hoje.

                                          Comentário


                                            #81
                                            Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                            ...Mas como para a maioria das pessoas a depressão é um mero estado de tristeza que se cura facilmente com umas saídas com amigos e com um part-timezito (ajuda, é certo, mas não resolve o problema), como li algures, visões destas não me admiram nada.
                                            Admirados ficam é depois quando lhes calha a eles (porque isso das depressões é para os fraquinhos, coitaditos).
                                            Uma depressão diagnosticada é uma doença. Isso de "estados depressivos" como comum chamam, são outras coisas que não me prolongo...

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por juneX Ver Post
                                              Eu perguntava-lhe se ela amanhã ia meter no prato o iPhone...
                                              Mandava-a trabalhar e depois dizia-lhe para ela meter uma cunha para a Mãe entrar também.

                                              Pegando no estado depressivo, como já disseram por aí no tópico, passava num instante quando deixasse de ter tanto tempo livre.
                                              Agora tive uma leve recordação da minhas antigas guerras com Mestre em tentar explicar o que quer que isto fosse...

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por Bj40 Ver Post
                                                Estas pessoas, que são muitas, estão todas em depressão??
                                                .
                                                E quantas não podem estar, que por esse caso, monetário nomeadamente, não terão condições para procurar tratamento. Quantos casos sub-diagnoticados existirão? Isso de achar que pobre não tem tempo para depressão, não passam para mim, de inverdades...

                                                (Isso é um clichê para mim...)

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                  Poder-se-ia substituir, se ela tivesse um Mercedes: "Não tem dinheiro para comer, mas tem um Mercedes?"
                                                  Arranja outra hipótese, que essa já foi discutida...

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                    Arranja outra hipótese, que essa já foi discutida...
                                                    AUDI?

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                      AUDI?
                                                      Nop, Mercedes. Isso deu conversa na altura. Eu quando abri este tópico e vi Iphone no mesmo quadro que se me apresentava, não demorei muito a prever semelhanças...

                                                      (A minha pesquisa é que não anda muito apurada)

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Originalmente Colocado por nunomplopes Ver Post
                                                        Nop, Mercedes. Isso deu conversa na altura. Eu quando abri este tópico e vi Iphone no mesmo quadro que se me apresentava, não demorei muito a prever semelhanças...

                                                        (A minha pesquisa é que não anda muito apurada)
                                                        Não é isso. Tu disseste para dar outra hipótese. Dei a Audi, para substituir.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                          Não é isso. Tu disseste para dar outra hipótese. Dei a Audi, para substituir.
                                                          Perdão então! Mas hipótese que dizia não era propriamente no carro, mas na situação (que inclui o carro) (Mas já não vou descarrilar mais isso, a ver tira algum proveito...)

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            E sugere-lhe para comprar um Mini ou um 500 da cor do telemóvel. Fica sempre bem e é giro.
                                                            Totalmente escusado.

                                                            Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                            Ajuda a por comida na mesa, se necessário.

                                                            Caramba, quando há necessidade temos de ser pragmáticos e deixar de lirismos!
                                                            Não digo o contrário. Mas se calhar em vez de se despachar do iphone, ter uma mão amiga que ajude a encontrar trabalho, julgo ser melhor!

                                                            São situações complicadas, como disse o Nuno156, hoje em dia ficar sem este tipo bens materiais, pode causar um maior isolamento. Se pode abdicar desse tarifário? Pode, há uns mais baratos e quando voltar a estabilizar pode voltar a ter o que tinha antes. Agora vender um iphone, nunca vai conseguir um valor por ai além por ele. Por isso, mais vale partir para uma solução a médio prazo. Há sempre qualquer coisa onde trabalhar. Para desenrascar, é o que há. E sempre se distrai, conhece novas pessoas. A vida de trabalho proporciona isso mesmo.

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                              E sugere-lhe para comprar um Mini ou um 500 da cor do telemóvel. Fica sempre bem e é giro.
                                                              Originalmente Colocado por mcabral Ver Post
                                                              Ajuda a por comida na mesa, se necessário.

                                                              Caramba, quando há necessidade temos de ser pragmáticos e deixar de lirismos!
                                                              Originalmente Colocado por TheMoBsTeR Ver Post
                                                              O que pode causar a depressão é passar de cavalo para burro e não andar sempre de burro... E acho estranho um pacote de dados tão caro, provavelmente é fidelização e não há grande volta a dar. Mesmo assim, volto a dizer, não é o mais importante e não cabe a nós dramatizar uma situação que não é a nossa.
                                                              O meu tarifário é por volta desse valor. Deve ser o mesmo que o meu.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X