Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Metro de Lisboa recusa publicidade de rede social gay

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
    Esta é mais uma daquelas coisas em que gostava de ver um estudo a sério.

    Afinal de contas não existem bissexuais? É porque há ali alguma "sobreposição" das orientações. Se calhar não é só preto e branco, boi e vaca (pun intended) como às vezes nos querem fazer parecer.
    O que eu disse não é contraditório com isso. Podes ter particulas com carga positiva que só têm carga positiva. Podes ter particulas que só têm carga negativa. E podes ter particulas que podem ter carga positiva ou negativa. Isto não significa que as que tenham carga positiva possam mudar para negativa e vice-versa.

    Os bissexuais não deixam de gostar de um sexo para gostar do outro. Gostam de ambos.

    Comentário


      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
      O que eu disse não é contraditório com isso. Podes ter particulas com carga positiva que só têm carga positiva. Podes ter particulas que só têm carga negativa. E podes ter particulas que podem ter carga positiva ou negativa. Isto não significa que as que tenham carga positiva possam mudar para negativa e vice-versa.

      Os bissexuais não deixam de gostar de um sexo para gostar do outro. Gostam de ambos.
      Comparar orientação sexual com cargas de partículas é simplificar demais a questão não?

      É que no que toca a comportamento humano ainda há muitas incógnitas, e a orientação sexual é um assunto em que ainda não há grande consenso quanto às causas. Há é muita especulação e muitas teorias, umas que aparentam estar mais certas que outras. Por isso enquanto não vir um estudo em concreto, em que por exemplo de um grupo bastante grande de pessoas (no mínimo uns milhares) haja uma percentagem de homossexuais semelhante à percentagem que se estima existir em toda a população, e todos eles afirmem que nunca tiveram dúvidas quanto àquilo que gostavam, e nunca na vida lhes apeteceu provar a alternativa (ou até provaram mesmo e gostaram), e nunca gostavam de uma coisa e depois deixaram de gostar, essa questão continua em aberto.

      Se tens dados concretos para afirmares com tanta convicção que se nasce a gostar de homens ou de mulheres (ou dos dois) e isto nunca muda, então partilha-os que eu também gostava de saber se é mesmo assim.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
        Não.
        A tua pergunta foi: "Então os gostos não vão mudando ao longo da vida?? Porque não na sexualidade também?"
        A sexualidade vai mudando porque vais tendo contacto com outras realidades e o próprio desenvolvimento biológico provoca alterações. Os gostos sexuais mudam, mas alteração de orientação sexual é algo muito mas muito diferente.
        Podes gostar sempre e só de mulheres, mas ao longo da tua vida hás-de reparar que vais gostar de tipos diferentes, que as coisas vão variando e sem que haja uma razão aparente ou óbvia. As relações sexuais também serão diferentes, e por parâmetros diferentes. Mas não passas a gostar de homens.
        Isto está difícil.

        Se 1 gajo que sempre gostou de gajas, se calhar até casou e teve filhos mas de "um dia para o outro" mandas tudo à fava e passa a pegar de empurrão....passou ou não a gostar de homens? Passou ou não a ser pelo menos homossexual? Mudou ou não a orientação sexual?

        Eu diria que sim.

        Comentário


          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
          Comparar orientação sexual com cargas de partículas é simplificar demais a questão não?

          É que no que toca a comportamento humano ainda há muitas incógnitas, e a orientação sexual é um assunto em que ainda não há grande consenso quanto às causas. Há é muita especulação e muitas teorias, umas que aparentam estar mais certas que outras. Por isso enquanto não vir um estudo em concreto, em que por exemplo de um grupo bastante grande de pessoas (no mínimo uns milhares) haja uma percentagem de homossexuais semelhante à percentagem que se estima existir em toda a população, e todos eles afirmem que nunca tiveram dúvidas quanto àquilo que gostavam, e nunca na vida lhes apeteceu provar a alternativa (ou até provaram mesmo e gostaram), e nunca gostavam de uma coisa e depois deixaram de gostar, essa questão continua em aberto.
          Quanto mais simples, mais fácil. Senão podemos complicar e tentar fazer uma escala de quanto alguém gosta mais de homens ou mulheres em proporção ao oposto. E que tipos de homem ou mulher. Não vale a pena porque as variáveis tornam-se infinitas. O que eu te garanto é que eu gosto de mulheres, não gosto de homens e os meus gostos nunca se transformaram para passar a gostar. No entanto no que respeita a mulheres já gostei de tipos diferentes, os gostos nesse campo alteraram-se até com a idade. Mesmo a nível sexual criam-se mudanças, mas nunca em tempo algum a componente base se alterou de mulheres para homens.
          E as causas da orientação são a parte irrelevante da questão (pode ser interessante a nível cientifico, mas não para o que está em discussão). O que interessa é que ela existe e a partir do momento em que se define, fica assim. O que ás vezes acontece é que demora algum tempo até que se descubra exactamente qual é e possivelmente tens também pessoas que nunca ficam muito certas porque não é algo de 8 ou 80. Se fosse algo mutável terias heterossexuais que passavam a homossexuais e homossexuais que passavam a heterossexuais. E não falo de questões comportamentais, porque essas existem, falo mesmo na génese intrínseca de cada um porque apesar de alguém poder ter comportamentos de uma determinada conotação não implica que aquilo seja a sua entidade. Exemplo, duas mulheres em actos lésbicos para um filme têm um comportamento homossexual, que não as torna de modo nenhum homossexuais. Podem ser ou não, mas não é o comportamento que o define como um todo.

          Comentário


            Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
            Isto está difícil.

            Se 1 gajo que sempre gostou de gajas, se calhar até casou e teve filhos mas de "um dia para o outro" mandas tudo à fava e passa a pegar de empurrão....passou ou não a gostar de homens? Passou ou não a ser pelo menos homossexual? Mudou ou não a orientação sexual?

            Eu diria que sim.
            Conheces alguém que sempre gostou de gajas e fez isso?
            É porque os casos que eu conheço de gente casada e com filhos que se mudou para os gajos nunca "gostou" de gajas, fez foi o que a sociedade acha normal e correcto até que descobriu que não era aquilo de que gostava verdadeiramente.

            Então e quantos conheces que gostavam de gajos e passaram a gostar de gajas? Também tem de acontecer, não? Ou é sempre no sentido gajas --> gajos?

            Comentário


              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              O que interessa é que ela existe e a partir do momento em que se define, fica assim.
              Pois mas eu não estou convencido que seja assim.
              Originalmente Colocado por Torres Ver Post
              Se fosse algo mutável terias heterossexuais que passavam a homossexuais e homossexuais que passavam a heterossexuais.
              Nem estou convencido que isto não acontece mesmo.

              Tens provas?

              Comentário


                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                Então e quantos conheces que gostavam de gajos e passaram a gostar de gajas? Também tem de acontecer, não? Ou é sempre no sentido gajas --> gajos?
                Conheço um que é homossexual e ele mesmo diz que de longe a longe vai às meninas para não enjoar.

                Comentário


                  Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                  Pois mas eu não estou convencido que seja assim.

                  Nem estou convencido que isto não acontece mesmo.

                  Tens provas?
                  Podia perguntar-te se tens provas em contrário e isto passa a ser uma discussão tipo Deus existe ou não...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                    Conheço um que é homossexual e ele mesmo diz que de longe a longe vai às meninas para não enjoar.
                    Donde o mais certo é ser bissexual ou estar-te a dar tanga. Diz-me lá, tu de vez em quando apetece-te ir a gajos para variar das gajas? A mim não...

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      Podia perguntar-te se tens provas em contrário e isto passa a ser uma discussão tipo Deus existe ou não...
                      Isto não é como religião, em que há uma proposição absurda mas impossível de desmentir por natureza.

                      Isto é possível de saber se acontece ou não. Basta arranjar pessoas suficientes e perguntar (fazendo os possíveis para que não mintam).

                      Eu não disse que acontecia nem que não. Disse que não sabia porque nunca vi tal estudo. Tu é que afirmaste que não acontece, mas sem teres dados para apoiar a tua afirmação.

                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                      Donde o mais certo é ser bissexual ou estar-te a dar tanga. Diz-me lá, tu de vez em quando apetece-te ir a gajos para variar das gajas? A mim não...
                      Pois mas a ele sim. Conheço-o minimamente para saber que não é tanga, ele é uma mente muito "aberta" em muitos aspectos e este é só um exemplo de muitos.

                      Se fosse bissexual gostava sempre de gajas não? Tanto quanto sei nunca teve uma namorada, só tem relações com mulheres assim em situações muito pontuais.

                      Comentário


                        Tava aqui a pensar...este tópicos normalmente resumem-se a heteros a queixarem-se que querem =dade.

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                          Isto não é como religião, em que há uma proposição absurda mas impossível de desmentir por natureza.

                          Isto é possível de saber se acontece ou não. Basta arranjar pessoas suficientes e perguntar (fazendo os possíveis para que não mintam).

                          Eu não disse que acontecia nem que não. Disse que não sabia porque nunca vi tal estudo. Tu é que afirmaste que não acontece, mas sem teres dados para apoiar a tua afirmação.


                          Pois mas a ele sim. Conheço-o minimamente para saber que não é tanga, ele é uma mente muito "aberta" em muitos aspectos e este é só um exemplo de muitos.

                          Se fosse bissexual gostava sempre de gajas não? Tanto quanto sei nunca teve uma namorada, só tem relações com mulheres assim em situações muito pontuais.
                          Quem é que está a ser simplista agora? Se nós nem conseguimos determinar tudo o que influencia, e em que altura e por que processos a orientação se define ou fica definida como é que queres um estudo que te o diga? Estás a querer provas de algo que ninguém tem, nem quem passa a vida a estudar o assunto. Estás-te a refugiar nessa premissa para afirmar que o que eu digo é errado, quando todos os exemplos que nos é possível conhecer sem o resto do conhecimento que referi demonstram que assim o é. Aquilo a que tu chamas não ter dados. Estou num fórum a dar uma opinião, não em tribunal ou a defender uma tese. E se fores honesto contigo próprio pensas um bocadinho na maioria dos exemplos que são de fácil conhecimento e depressa constatas que a norma que consegues apurar é de que a orientação sexual não é algo de mutável. E eu não conheço o caso de nenhum homossexual que sempre o tenha sido e depois de repente passou a gostar de gajas.


                          Quanto a sendo bissexual e gostar de gajas sempre, não sei. Não sei se é assim que se processa, e nem sei se se processa de igual forma para todas as pessoas. No entanto, eu não gosto das gajas todas, portanto também não me parece descabido que um bissexual não seja 50-50. Também sei que alguns homens gostam de toques e outras acções nas suas zonas traseiras, não sendo homossexuais.

                          Comentário


                            Uma sondagem serve perfeitamente para determinar se acontece ou não. Não estamos aqui a discutir porquês, apenas se sim ou sopas. É uma simples questão de dar o papel para a mão das pessoas e elas fazem lá duas ou três cruzinhas. Se ainda ninguém fez esse estudo a culpa é minha? A verdade é que não se sabe, e enquanto não se fizer não se vai saber.

                            Não estou a dizer que estás errado. Estou a dizer que não se pode afirmar que estás certo, não há dados. Claro que podes dar a tua opinião mas se não a fundamentas não passa mesmo disso, opinião. O que estavas a tentar fazer lá atrás era passar a tua opinião como facto inegável, e aí não achei bem, e aí dei também a minha opinião.

                            Tu não conheces. Mas tu conheces quantos homossexuais? Achas que dois ou três ou até meia dúzia dá para concluir alguma coisa?

                            Eu dei um exemplo de um que conheço que, embora não afirme que seja ou não seja bissexual, que tenha sexualidade "dinâmica" ou não, apenas parece-me estar ali numa zona muito cinzenta. E como ele estarão outros, e acho que o assunto merece mais estudo antes de se saltar para conclusões.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por nuno88 Ver Post
                              O post do V7 pareceu-me carregado de ironia, se calhar interpretei mal o post.
                              Ironia ou não, o que eu disse é verdade e há que dar valor. Dogmas adquiridos.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                Conheces alguém que sempre gostou de gajas e fez isso?
                                É porque os casos que eu conheço de gente casada e com filhos que se mudou para os gajos nunca "gostou" de gajas, fez foi o que a sociedade acha normal e correcto até que descobriu que não era aquilo de que gostava verdadeiramente.

                                Então e quantos conheces que gostavam de gajos e passaram a gostar de gajas? Também tem de acontecer, não? Ou é sempre no sentido gajas --> gajos?
                                Exacto. Não haviam menos gays, estavam era escondidos e muito boa gente preferia que continuasse assim.
                                Viver metade da vida a fingir que é outra pessoa deve ser engraçado.

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                  Conheces alguém que sempre gostou de gajas e fez isso?

                                  Sim, conheço e quando soube nem queria acreditar. Um tipo que conheçia desde a infância.
                                  Para mim são situações difíceis de entender mas quer queiras quer não, acontecem!

                                  É porque os casos que eu conheço de gente casada e com filhos que se mudou para os gajos nunca "gostou" de gajas, fez foi o que a sociedade acha normal e correcto até que descobriu que não era aquilo de que gostava verdadeiramente.

                                  Sim, isso infelizmente são os casos mais recorrentes.

                                  Então e quantos conheces que gostavam de gajos e passaram a gostar de gajas? Também tem de acontecer, não? Ou é sempre no sentido gajas --> gajos?

                                  Epá, isso já não, o que não quer dizer que não possa acontecer.
                                  Respostas dadas.

                                  Comentário


                                    Eu tb sempre que vejo uma daquelas gajas....bouas, com alta saia, um decote espetacular, super bem maquilhada, com o seu cabelo esvoaçante penso: lá tão estas gajas bouas a tentarem chamar a atenção e tentarem provocar-me. Isto devia ser ilegal. É um atentado. Parecem aqueles tipos com aqueles trejeitos que tão in your face.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por SRLA Ver Post
                                      Uma sondagem serve perfeitamente para determinar se acontece ou não. Não estamos aqui a discutir porquês, apenas se sim ou sopas. É uma simples questão de dar o papel para a mão das pessoas e elas fazem lá duas ou três cruzinhas. Se ainda ninguém fez esse estudo a culpa é minha? A verdade é que não se sabe, e enquanto não se fizer não se vai saber.

                                      Não estou a dizer que estás errado. Estou a dizer que não se pode afirmar que estás certo, não há dados. Claro que podes dar a tua opinião mas se não a fundamentas não passa mesmo disso, opinião. O que estavas a tentar fazer lá atrás era passar a tua opinião como facto inegável, e aí não achei bem, e aí dei também a minha opinião.

                                      Tu não conheces. Mas tu conheces quantos homossexuais? Achas que dois ou três ou até meia dúzia dá para concluir alguma coisa?

                                      Eu dei um exemplo de um que conheço que, embora não afirme que seja ou não seja bissexual, que tenha sexualidade "dinâmica" ou não, apenas parece-me estar ali numa zona muito cinzenta. E como ele estarão outros, e acho que o assunto merece mais estudo antes de se saltar para conclusões.
                                      Então e que perguntas farias na sondagem para ela dar resultados inequívocos? Tu não vês que para um heterossexual o saber está facilitado? Eu e a maioria das pessoas que conheço nunca tivemos dúvidas que se gosta do sexo oposto. Mas isso acontece porque esse gostar vai ao encontro da norma social e natural. Apenas quem sinta de forma diferente vai ter "inputs" diferentes que lhe irão gerar conflicto e dúvida. Também há quem nunca tenha tido dúvidas que gosta do mesmo sexo, mas muitos seguiram o que era "esperado" deles e só depois se aperceberam que não era aquilo que pretendiam.
                                      Variando um pouco o tema, tens os casos dos transsexuais em que o corpo sempre foi de um sexo, que as condicionantes que atravessaram no desenvolvimento foram sempre no sentido do sexo que têm fisiologicamente, mas no entanto, o sexo que sentem ser, psiquicamente, é outro. Achas que essas pessoas conseguiriam ter certezas absolutas desde uma fase inicial, ao serem tão condicionadas?






                                      Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                      Respostas dadas.
                                      OK, tudo bem.
                                      Para mim, daquilo que conheço, das pessoas e casos que conheço quer próximos, quer por disse que disse ou outras vias, a orientação sexual não muda. Sei sim que às vezes não é muito fácil definir algo com clareza total porque existem em graus e não em absolutos.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Siberiano Ver Post
                                        agora ser-se heterosexual é uma patologia.
                                        bem podes agradecer ao teu pai e à tua mae, senão esses doentes nunca te teriam posto neste mundo

                                        lê-se com cada coisa aqui
                                        Agora lembrei-me da, Normose...

                                        Comentário


                                          os dois primeiros tópicos do off-topic são sobre a problemática gay

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                            Donde o mais certo é ser bissexual ou estar-te a dar tanga. Diz-me lá, tu de vez em quando apetece-te ir a gajos para variar das gajas? A mim não...

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por nathaniel Ver Post
                                              os dois primeiros tópicos do off-topic são sobre a problemática gay
                                              O que revela que, não deixa de ser tão importante como querem fazer crer...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por v7 Ver Post
                                                Já é a 2ª vez que dizes que és "bem resolvido", portanto essa necessidade de o afirmar quererá dizer que provavelmente és gay.

                                                Mas sendo ou não, deverás compreender que todas as nossas escolhas, vivências ou características nos transformam em pessoas únicas e eu sou a favor do respeito, da consideração para com os mais velhos, do culto da intimidade, do respeito pelas tradições, da familia, da honestidade, dos valores ....

                                                Serei talvez um nadinha conservador e portanto publicidade em meios generalistas, ostensivamente gay ou com aspectos demasiado sexuais não me agrada.

                                                Detestaria que os meus filhos ou amigos ou próximos fossem maricas e julgo-me em pleno direito de ter estas opiniões.

                                                Lá porque está na moda aceitar a homosexualidade como se fosse 100% normal eu estou fora de moda por opção.
                                                Adorei esta parte... Fiquei com a sensação que estava a ler qualquer coisa vinda da cápsula do tempo directamente de 1962.

                                                Coitados é dos teus filhos que, no caso de virem a ser homossexuais (e é engraçado que apenas leio aqui "maricas" e "rabetas", ninguém fala na hipótese de serem as filhas a vir ser "sapatonas"... nesse caso já não faz mal nenhum, ao que parece...), vão ter um pai que incapaz de amar os filhos tal e qual eles são.
                                                No caso dos teus filhos serem indiferenciados, e se algum dos filhos for homossexual, não te perguntes porque é que algum deles cortou relações contigo ou qualquer coisa do género.

                                                Ah!...
                                                Ser bem-resolvido, não é sinónimo de ser homossexual (e, não, não teria qualquer problema em dizê-lo se fosse esse o caso).
                                                É sinónimo de gostarmos de nós tal e qual somos (seja qual seja a nossa orientação sexual ou qualquer outro traço identitário), mas sobretudo, gostarmos dos outros tal e qual eles são e não acharmos relevância em características da identidade dessa pessoa. Por essas razões é que me considero bastante bem-resolvido.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Alpiger Ver Post
                                                  É como teres um branco e um preto a disputar um emprego.
                                                  Se derem o emprego ao branco, é porque são racistas, que não quiseram dar o emprego ao preto.
                                                  Se derem o emprego ao preto, não passa nada e o branco vai ter de procurar de uma nova oportunidade noutro lado.

                                                  Os direitos são iguais para todos mas há uns que optam sempre por quererem ser diferentes.
                                                  Sabes o que são matrizes sociais, não sabes?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Gonzas Ver Post
                                                    Isto está difícil.

                                                    Se 1 gajo que sempre gostou de gajas, se calhar até casou e teve filhos mas de "um dia para o outro" mandas tudo à fava e passa a pegar de empurrão....passou ou não a gostar de homens? Passou ou não a ser pelo menos homossexual? Mudou ou não a orientação sexual?

                                                    Eu diria que sim.
                                                    Ai, santa ignorância!...
                                                    Não se tem várias orientações sexuais. Cada pessoa tem a sua. E a orientação sexual tem limites-estanque e tem características dinâmicas, como todos os outros pilares de construção da identidade.

                                                    Kinsey scale
                                                    Este é um mero exemplo de instrumentos para tentar situar a orientação sexual de um indidívuo.
                                                    Este é o mais popular, mas há dezenas de modelos diferentes, como os de Klein (mais completa que a de Kinsey, segundo a maior parte dos psicólogos) ou Benjamin (frequentemente criticado por misturar erradamente conceitos da Psicologia que não são da mesma ordem e que não têm a mesma classificação categórica). Estes três são os mais populares, mas há muitos mais exemplos.
                                                    Editado pela última vez por Oktober; 02 February 2012, 15:29.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                                                      Quanto mais simples, mais fácil. Senão podemos complicar e tentar fazer uma escala de quanto alguém gosta mais de homens ou mulheres em proporção ao oposto. E que tipos de homem ou mulher. Não vale a pena porque as variáveis tornam-se infinitas. O que eu te garanto é que eu gosto de mulheres, não gosto de homens e os meus gostos nunca se transformaram para passar a gostar. No entanto no que respeita a mulheres já gostei de tipos diferentes, os gostos nesse campo alteraram-se até com a idade. Mesmo a nível sexual criam-se mudanças, mas nunca em tempo algum a componente base se alterou de mulheres para homens.
                                                      E as causas da orientação são a parte irrelevante da questão (pode ser interessante a nível cientifico, mas não para o que está em discussão). O que interessa é que ela existe e a partir do momento em que se define, fica assim. O que ás vezes acontece é que demora algum tempo até que se descubra exactamente qual é e possivelmente tens também pessoas que nunca ficam muito certas porque não é algo de 8 ou 80. Se fosse algo mutável terias heterossexuais que passavam a homossexuais e homossexuais que passavam a heterossexuais. E não falo de questões comportamentais, porque essas existem, falo mesmo na génese intrínseca de cada um porque apesar de alguém poder ter comportamentos de uma determinada conotação não implica que aquilo seja a sua entidade. Exemplo, duas mulheres em actos lésbicos para um filme têm um comportamento homossexual, que não as torna de modo nenhum homossexuais. Podem ser ou não, mas não é o comportamento que o define como um todo.
                                                      Acho praticamente inútil tentares explicar isto, vendo pelas reacções e comentários ilustrativos do conhecimento sobre este tema e envolvente.

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Oktober Ver Post
                                                        Ai, santa ignorância!...
                                                        Não se tem várias orientações sexuais. Cada pessoa tem a sua. E a orientação sexual tem limites-estanque e tem características dinâmicas, como todos os outros pilares de construção da identidade.

                                                        Kinsey scale
                                                        Este é um mero exemplo de instrumentos para tentar situar a orientação sexual de um indidívuo.
                                                        Este é o mais popular, mas há dezenas de modelos diferentes, como os de Klein (mais completa que a de Kinsey, segundo a maior parte dos psicólogos) ou Benjamin (frequentemente criticado por misturar erradamente conceitos da Psicologia que não são da mesma ordem e que não têm a mesma classificação categórica). Estes três são os mais populares, mas há muitos mais exemplos.
                                                        Fica lá com a tua sabedoria que deve ser proporcional à tua má educação.

                                                        Tens o mérito de ao menos seres coerente nas tuas contradições.

                                                        Comentário


                                                          Então diz lá aí onde é que está a contradição.

                                                          Comentário

                                                          AD fim dos posts Desktop

                                                          Collapse

                                                          Ad Fim dos Posts Mobile

                                                          Collapse
                                                          Working...
                                                          X