Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FMI sugere redução de salários!!!! Tão loucos!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Tu deves achar que as taxas de cambio se mantêm por decreto.. O unico exemplo recente que me lembro de algo desse genero foi a Argentina com a Lei da Conversibilidade, os resultados todos conhecem...

    Os Bancos Centrais podem ter objectivos de estabilidade ou de desvalorização conforme as politicas pretendidas e tentam segurar as taxas de cambio alterando as taxas de juro ou comprando/vendendo moeda nos mercados..

    E o nosso Banco Central não teria a minima hipotese se sustentar um escudo estavel se a nossa economia seguisse o mesmo rumo que seguiu nos anos 90. E das duas uma, ou o escudo desvalorizava, ou o BC aumentava as taxas de juro para defender o Escudo e ai travava o crescimento, porque juros altos implica menos investimento e menos consumo..

    De qualquer forma o efeito era o mesmo, os salarios reais iam baixar, ou não crescer tanto como cresceram.. Os termos de troca iriam apreciar.. E os juros iam aumentar o que diminuiria as possibilidades de consumo..

    Enfim.. Se não entendes isto, vai-te informar e depois volta..

    Comentário


      Oh André.. Eu não estou a dizer que não deviamos ter entrado no Euro, aliás, eu sou um defensor do Euro.. Acho é que entramos mal, muito mal.. E de todos os paises da zona Euro fomos o que reagimos pior, o que facilmente comprovas, mas isso é por culpa unica e exclusivamente nossa..

      Quisemos entrar sem estar preparados, entramos por motivos politicos e não técnicos, queriamos ser do pelotão da frente, ser o bom aluno.. Enfim.. Tudo tretas que levou a que entrassemos sem fazer as reformas, sem criar condições para ter um Estado equilibrado e sem dar tempo as pessoas para se adaptarem a juros baixos, sem darmos tempo à sociedade para se libertar do modelo que veio do pós 25 de Abril e adaptar-se à nova realidade. Entramos com um trabalho feito em cima do joelho...


      Mas não nego a importancia que tem o Euro, não só na credibilização que dá à nossa economia, cria uma estabilidade que nos vai permitir sobreviver a crises sem grandes stresses, e obrigao governo a criterios de estabilidade exigentes.. Além disso, a baixa dos juros que proporcionou, mesmo que com custos actuais permitiu-nos dar um enorme salto na qualidade de vida do nosso pais, permitiu fazer muitos investimentos, muitas obras.. Alem de que nos abriga de pressões especulativas no mercado cambial que são sempre uma fonte de instabilidade..


      E agora, já que cá estamos, mesmo reagindo tarde só temos é que nos adaptar e aproveitar as vantagens e as possibilidades que nos abre o novo modelo..

      Comentário


        citação:Originalmente colocada por mundano

        Tu deves achar que as taxas de cambio se mantêm por decreto.. O unico exemplo recente que me lembro de algo desse genero foi a Argentina com a Lei da Conversibilidade, os resultados todos conhecem...

        Os Bancos Centrais podem ter objectivos de estabilidade ou de desvalorização conforme as politicas pretendidas e tentam segurar as taxas de cambio alterando as taxas de juro ou comprando/vendendo moeda nos mercados..

        E o nosso Banco Central não teria a minima hipotese se sustentar um escudo estavel se a nossa economia seguisse o mesmo rumo que seguiu nos anos 90. E das duas uma, ou o escudo desvalorizava, ou o BC aumentava as taxas de juro para defender o Escudo e ai travava o crescimento, porque juros altos implica menos investimento e menos consumo..

        De qualquer forma o efeito era o mesmo, os salarios reais iam baixar, ou não crescer tanto como cresceram.. Os termos de troca iriam apreciar.. E os juros iam aumentar o que diminuiria as possibilidades de consumo..

        Enfim.. Se não entendes isto, vai-te informar e depois volta..
        Mas uma coisa ser verdade (o que tu dizes não é nada que a maioria não saiba :D) implica que seja boa?

        Essa vida era ainda mais artificial. Ainda MAIS!

        Que raio de lógica argumentativa, achar que por uma coisa acontecer isso implica que o acontecimento dessa coisa seja algo de bom ou de melhor!

        Como tu próprio neste post acabaste por dizer, era o Estado que acabava por decidir a desvalorização, na prática era por decreto sim. Qual mercado

        Comentário


          citação:Originalmente colocada por mundano

          Oh André.. Eu não estou a dizer que não deviamos ter entrado no Euro, aliás, eu sou um defensor do Euro.. Acho é que entramos mal, muito mal.. E de todos os paises da zona Euro fomos o que reagimos pior, o que facilmente comprovas, mas isso é por culpa unica e exclusivamente nossa..

          Quisemos entrar sem estar preparados, entramos por motivos politicos e não técnicos, queriamos ser do pelotão da frente, ser o bom aluno.. Enfim.. Tudo tretas que levou a que entrassemos sem fazer as reformas, sem criar condições para ter um Estado equilibrado e sem dar tempo as pessoas para se adaptarem a juros baixos, sem darmos tempo à sociedade para se libertar do modelo que veio do pós 25 de Abril e adaptar-se à nova realidade. Entramos com um trabalho feito em cima do joelho...
          Mas aqui é que tu estás a cometer um GRAVE erro.

          Quando iniciamos no sistema monetário europeu (ECU), lá para inícios da década de 90, nós, dentro da Europa do Sul excepto Itália, éramos os que cumpriamos de melhor forma os parâmetros técnicos

          Isto quer dizer que éramos um óptimo aluno (como oficialmente o governo Cavaco gostava de se gabar)? NÃO! Éramos não mais que um aluno mediano que cumpria, um aluno que passou o exame com um suficiente até folgado mas não mais que isso!

          Na altura, a Espanha estava em (muito) pior situação e a Grécia nem se fala!

          Tu, por puro preconceito idelógico e até mais pessoal, estás a confudir as coisas (para variar) e a ter exactamente a posição oficial PS para o assunto. Exactamente sem tirar nem pôr.

          O problema, meu amigo, é que nos anos a seguir a Espanha inverteu a sua situação problemática e tornou-se num exemplo a seguir (e aqui há simplesmente que dizer "Obrigado Aznar" sem qualquer dúvida ou hesitação ). A Grécia, por sua vez, esteve praticamente para não entrar no €uro, entrou mesmo à tangente já em finais da década de 90, isso sim, por questões políticas.

          A própria CE já nos disse em inúmeros relatórios que havia 2 fases na integração do €uro, nós cumprimos a primeira (sem qualquer brilhantismo) e falhámos ESTRONDOSAMENTE a segunda. Deixo-te agora o horror (para ti claro) de pores as duas fases em termos cronológicos.

          O resto em relação à taxa de câmbio e o bla bla bla não passa disso mesmo, bla bla bla, de bitaites sem o mínimo fundamento credível.

          Falei da Espanha e da Grécia para te DEMONSTRAR que nós falhámos no projecto do €uro não porque aceitámos más condições mas antes PORQUE NÃO FIZÉMOS AS REFORMAS QUE TINHAMOS A FAZER.

          Desculpabilizarmo-nos e estar sempre a falar que é por a taxa de câmbio ser desfavorável é estar a apenas e tão só a ENGANARMO-NOS não querendo encarar a dura realidade do falhanço.

          Comentário


            O que me está aqui a fazer confusão é: "permitiu-nos dar um enorme salto na qualidade de vida do nosso pais"... Estamos a falar de Espanha right? LOL

            Comentário


              citação:Originalmente colocada por Torque

              O poder dominante, não tarda nada, propõe o trabalho escravo!
              Estamos a regredir 100 anos.

              Contrariamente ao o que Agostinho da Silva previa, que o homem ia passar de uma vida de trabalho a uma vida de contemplação, o homem vai passar é mais tempo a trabalhar (pelo menos a maioria de nós) para que uma elite dominante goze a vida.

              A dignidade humama não existe para uma minoria da população. Apenas o interesse pessoal.

              Bravo pela lucidez!

              Esse era um dos temores de Agostinho da Silva: a tentação que o Poder continuasse a travar a chegada da idade mais livre da História do Homem. E como se tem notado, desde a 1ª parte do século XX, como o Poder vai brincando e manipulando as expectativas das massas sobre as possibilidades de vida mais liberta.

              O clima de escravidão factual (sobretudo pelo aniquilamento da esperança) adensa-se, encapotada e silenciosamente, numa modernidade que que só retoricamente a contradita e diz desprezar...

              Comentário


                Lucidez? [:0][}]

                Não será ilusez? [:P]

                Comentário


                  citação:Originalmente colocada por André

                  Lucidez? [:0][}]

                  Não será ilusez? [:P]
                  Só quem não passou dificuldades é que não sabe o que é que vida custa...

                  Não sabendo, dá-se ao luxo de dizer barbaridades...;)

                  Mas olha que quando se cai lá de cima custa mais.

                  Comentário


                    Oh André... Já vi que não percebes nada do que estás a tentar discutir e só vens para aqui com a tua politiquice do costume.. Enfim.. O abana bandeiras de sempre..


                    Eu que me lembre, não disse que era bom, nem mau.. Aliás, até acho que na situação actual é muito melhor estar no Euro, porque é uma enorme almofada que transfere muitos dos custos dos nessos desiquilibrios para o resto da Europa.. E como nós na Europa valemos praticamente 0%, eles nem se chateiam demasiado..

                    O que eu disse é que parece um sacrilégio falar-se em redução de salarios.. Mas a verdade é que isso já teria acontecido se tivessemos uma moeda propria. Se não entendes porque aconteceria isto, azar, não podemos perceber de tudo... Eu é que não perco mais tempo com este assunto.

                    Comentário


                      Já vi que por aqui há alguns "golden boys"...

                      Talvez precisassem de experimentar uns longos dias da vida de esmagamento em que vive grande parte da população mundial para poderem reformatar (por vontade própria e muito voluntária!) o modo de pensar e raciocinar sobre o Poder e o Mundo.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por Zen

                        Já vi que por aqui há alguns "golden boys"...

                        Talvez precisassem de experimentar uns longos dias da vida de esmagamento em que vive grande parte da população mundial para poderem reformatar (por vontade própria e muito voluntária!) o modo de pensar e raciocinar sobre o Poder e o Mundo.
                        Espremido= ZERORPM.

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por zerorpm

                          citação:Originalmente colocada por André

                          Lucidez? [:0][}]

                          Não será ilusez? [:P]
                          Só quem não passou dificuldades é que não sabe o que é que vida custa...

                          Não sabendo, dá-se ao luxo de dizer barbaridades...;)

                          Mas olha que quando se cai lá de cima custa mais.
                          Generalidades, what for? ;)

                          Pah discurso à Fernando Rosas e BE & Companhia de que com o progresso económico se devia trabalhar cada vez menos, POR FAVOR...

                          ...NÃO! [}]

                          Comentário


                            citação:Originalmente colocada por mundano

                            Oh André... Já vi que não percebes nada do que estás a tentar discutir e só vens para aqui com a tua politiquice do costume.. Enfim.. O abana bandeiras de sempre..


                            Eu que me lembre, não disse que era bom, nem mau.. Aliás, até acho que na situação actual é muito melhor estar no Euro, porque é uma enorme almofada que transfere muitos dos custos dos nessos desiquilibrios para o resto da Europa.. E como nós na Europa valemos praticamente 0%, eles nem se chateiam demasiado..

                            O que eu disse é que parece um sacrilégio falar-se em redução de salarios.. Mas a verdade é que isso já teria acontecido se tivessemos uma moeda propria. Se não entendes porque aconteceria isto, azar, não podemos perceber de tudo... Eu é que não perco mais tempo com este assunto.
                            Hum...'tá bem.

                            Tu ofendes a tua própria inteligência a insistir num erro, mas pronto.

                            Adoro esses teus posts quando me tentas explicar que 2 + 2 são 4.

                            Adoro [}]

                            Tal como adoro que fujas às questões. Isso é que eu adoro mesmo. Outra coisa é pores-me ao teu nível. Isso também adoro (É confortável? Sentes-te melhor? Deve ser ;)[8D])

                            Já vi que a lucidez não é permanente, apenas temporária Avisa quando estás num modo ou no outro. Assim evitam-se percas de tempo.

                            Comentário


                              Mas André, estás a tentar dizer que se tivessemos o Escudo o salario real já não teria baixado caso a situação economica fosse a mesma?

                              Ou estás só a tentar contrariar o que eu digo, porque sim..

                              Comentário


                                Eu não estou a dizer nada disso.

                                Isto tudo apenas começou porque tu disseste isto: "E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno.."

                                Uma parvoíce.

                                E não o admites, mas pronto. Continua na tua [:P]

                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por J.R.

                                  citação:Originalmente colocada por Zen

                                  Já vi que por aqui há alguns "golden boys"...

                                  Talvez precisassem de experimentar uns longos dias da vida de esmagamento em que vive grande parte da população mundial para poderem reformatar (por vontade própria e muito voluntária!) o modo de pensar e raciocinar sobre o Poder e o Mundo.
                                  Espremido= ZERORPM.

                                  "E no entanto move-se!" (Galileu ante os Inquisidores...).

                                  Logo diferente de parado, de 0 rpm, apesar da crença conveniente de alguns nessa cómoda perspectiva.

                                  Comentário


                                    citação:Originalmente colocada por AMR

                                    O que me está aqui a fazer confusão é: "permitiu-nos dar um enorme salto na qualidade de vida do nosso pais"... Estamos a falar de Espanha right? LOL
                                    Pois deve ser...




                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por André

                                      Eu não estou a dizer nada disso.

                                      Isto tudo apenas começou porque tu disseste isto: "E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno.."

                                      Uma parvoíce.

                                      E não o admites, mas pronto. Continua na tua [:P]
                                      É claro que as condições para crecer dependem de imensas coisas mais.. Aquilo que disse foi bastante exagerado.

                                      Mas não duvides que os desiquilibrios externos que temos seriam resolvidos muito mais rapidamente, não só passariamos a ganhar menos em termos reais, o que nos tornaria mais competitivos pela redução dos preços do trabalho e atrairia investimentos em industrias de bens transacionaveis, como as nossas exportações seriam mais baratas e as importações mais caras o que juntamente com os aumentos dos juros resfriaria o consumo..

                                      É claro que seria muito mais doloroso do que é actualmente, e por isso não acho que fosse desejavel.. Mas que os desiquilibrios nunca levariam tantos anos a ser corrigido, disso podes estar certo..

                                      Se tá ai algum erro no que escrevi explica-me sem politiquices sff..

                                      Comentário


                                        Se não percebes a incoerência dessa linha de pensamento, não será algo que eu vá dizer, que alterará as tuas verdades absolutas e universais de quem acabou de descobrir a pólvora.

                                        Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.

                                        Comentário


                                          citação:Originalmente colocada por André

                                          Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.

                                          Mas eu falei em politica de desvalorização? Lá estás tu a ler o que te apetece e não o que os outros dizem.. Desafio-te a dizer-me onde é que e udisse que devia haver uma politica de desvalorizações. Vá, diz-me..

                                          Se tivessemos uma moeda propria, a desvalorização seria uma consequencia imediata dos nossos desiquilibrios externos.. Não seria uma politica..

                                          Aliás, a politica que haveria de certeza, seria intervir no sentido de travar a descida de forma que não se tornasse num processo auto-sustentado por uma inflacção galopante.

                                          É que tu deves achar que as taxas de cambio se fixam por decreto.. As autoridades monetarias quanto muito podem tentar conduzir a moeda num sentido, podem defender uma certa valorização, ou tentar valorizar ou desvalorizar com intervenções no mercado, mas não podem fujir à logica deste..

                                          A unica forma de fugir à logica do mercado é com leis de paridade, em que o estado de um pais garante por lei a paridade face a outra moeda ou face a metais preciosos como o ouro.. Mas isso são politicas suicidas, porque impedem que o mercado com as flutuações das taxas de cambios auto-regule as desiquilibrios externos que se vão gerando.. A Argentina tentou fazer isso, e o que conseguiu foi uma bancarrota..

                                          Comentário


                                            onde é que isto já vai!!!

                                            Comentário


                                              Queres continuar a explicar-me que 2 + 2 são 4?

                                              À vontade, keep going.

                                              Comentário


                                                citação:Originalmente colocada por André

                                                Se não percebes a incoerência dessa linha de pensamento, não será algo que eu vá dizer, que alterará as tuas verdades absolutas e universais de quem acabou de descobrir a pólvora.

                                                Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.
                                                :D :D [}] [}]

                                                Tenho de me rir com esta.



                                                Comentário


                                                  citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                  citação:Originalmente colocada por André

                                                  Se não percebes a incoerência dessa linha de pensamento, não será algo que eu vá dizer, que alterará as tuas verdades absolutas e universais de quem acabou de descobrir a pólvora.

                                                  Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.
                                                  :D :D [}] [}]

                                                  Tenho de me rir com esta.



                                                  Se fosse a ti não perdia muito tempo a rir.

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                    citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                    citação:Originalmente colocada por André

                                                    Se não percebes a incoerência dessa linha de pensamento, não será algo que eu vá dizer, que alterará as tuas verdades absolutas e universais de quem acabou de descobrir a pólvora.

                                                    Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.
                                                    :D :D [}] [}]

                                                    Tenho de me rir com esta.



                                                    Se fosse a ti não perdia muito tempo a rir.
                                                    Sim não vale muito a pena, mas tem piada.



                                                    Comentário


                                                      citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                      citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                                      citação:Originalmente colocada por Nthor

                                                      citação:Originalmente colocada por André

                                                      Se não percebes a incoerência dessa linha de pensamento, não será algo que eu vá dizer, que alterará as tuas verdades absolutas e universais de quem acabou de descobrir a pólvora.

                                                      Dica: Se isso fosse verdade, nós já teriamos corrigido imensos problemas há muito, porque durante anos e anos tivémos essa brilhante política da desvalorização constante da moeda. E mais não digo, não vale a pena perder tempo para discutir o básico.
                                                      :D :D [}] [}]

                                                      Tenho de me rir com esta.



                                                      Se fosse a ti não perdia muito tempo a rir.
                                                      Sim não vale muito a pena, mas tem piada.

                                                      És um brincalhão. [8D] :D :D

                                                      Comentário

                                                      AD fim dos posts Desktop

                                                      Collapse

                                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                                      Collapse
                                                      Working...
                                                      X