Anúncio

Collapse
No announcement yet.

FMI sugere redução de salários!!!! Tão loucos!!!!

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    citação:Originalmente colocada por FS

    Sobre a baixa produtividade lanço algumas factos do porquê:
    As empresas portuguesas têm mais chefes que indios (os recursos indirectos ou seja que não estão afectos à produção são demasiados)
    As regalias dos chefes são exageradas, umtrabalhador comum ganha metade de um europeu, mas os chefes ganham o mesmo ou mais que um chefe europeu.
    olhem para os parques de estacionamento da maioria das empresas e podem ver que os veiculos de serviço são de categoria superior à das empresas europeias.
    Os empresários em portugal pagam demasiados impostos ao estado e despendem demasiado dinheiro em burocracias criadas pelo estado.
    Energia 30 a 40% mais cara que na europa.
    Para terminar dizem que se deve baixar os ordenados, isto é pura demagogia, pois mostrolhes um exemplo: numa empresa um técnico ganha 80 Euros por dia (já incluindo todos os impostos etc. em média a sua hora para o cliente será de 60 euros ou seja temos um diferencial de 50euros entre o custo real do trabalhador e os encargos indirectos que são os 50euros a mais que são precisos para sustentar todos os chefes e suas regalias e mordomias. Logo quando se diz que o produtividade é baixa, isso é conversa para boi dormir. Se há alguma coisa a mudar em Portugal é as chefias (e não falo só nas chefias de topo) pois a maioria é incompetente e não merece as mordomias que têm nem se admite haver tantos chefes geralmente, ou seja as empresas em portugal funcionam com a classica piramide invertida razão por não haver produtividade.
    Este é que é o Cherne da questao... oops, cerne, cerne!

    Baixar salários... claro claro... nao seria melhor cortar em despesas "nao produtivas"? é que nos meus tempos o capital humano era um factor produtivo essencial para a economia, agora se calhar nao.

    Comentário


      #92
      Baixar salários, não. Porquê? Porque já estão baixos.

      Contenção salarial.

      Conheço empresas que se viram na contigência de baixar ordenados e de uma forma brutal. Um amigo meu, era responsável por uma unidade de produção, estava bem na vida, e recebe um convite para ser consultor SAP, com uma remuneração bruta de 5,500€ mensais.

      Passa o ano 2000, passa o Euro e o mercado de trabalho para consultores SAP vai por aí abaixo e a empresa propôs-lhe uma redução da sua remuneração, para 1,300€ mensais.

      E aceitou. [:0]

      Comentário


        #93
        citação:Originalmente colocada por Carlos.L

        Baixar salários, não. Porquê? Porque já estão baixos.

        Contenção salarial.

        Conheço empresas que se viram na contigência de baixar ordenados e de uma forma brutal. Um amigo meu, era responsável por uma unidade de produção, estava bem na vida, e recebe um convite para ser consultor SAP, com uma remuneração bruta de 5,500€ mensais.

        Passa o ano 2000, passa o Euro e o mercado de trabalho para consultores SAP vai por aí abaixo e a empresa propôs-lhe uma redução da sua remuneração, para 1,300€ mensais.

        E aceitou. [:0]
        os exageros dos anos anteriores pagam-se no futuro.

        Mas esse caso até nem me choca, faz parte do processo de negociaçao normal num sector como a consultoria.

        O problema é que a medida proposta é reduzir na massa salarial em geral... na maior parte dos casos em salários em que já nao há margem para cortes. e isto para quê? para competir com China e Europa de Leste?

        Errado. Profundamente errado.

        Comentário


          #94
          citação:Originalmente colocada por Duro

          citação:Originalmente colocada por FS

          Sobre a baixa produtividade lanço algumas factos do porquê:
          As empresas portuguesas têm mais chefes que indios (os recursos indirectos ou seja que não estão afectos à produção são demasiados)
          As regalias dos chefes são exageradas, umtrabalhador comum ganha metade de um europeu, mas os chefes ganham o mesmo ou mais que um chefe europeu.
          olhem para os parques de estacionamento da maioria das empresas e podem ver que os veiculos de serviço são de categoria superior à das empresas europeias.
          Os empresários em portugal pagam demasiados impostos ao estado e despendem demasiado dinheiro em burocracias criadas pelo estado.
          Energia 30 a 40% mais cara que na europa.
          Para terminar dizem que se deve baixar os ordenados, isto é pura demagogia, pois mostrolhes um exemplo: numa empresa um técnico ganha 80 Euros por dia (já incluindo todos os impostos etc. em média a sua hora para o cliente será de 60 euros ou seja temos um diferencial de 50euros entre o custo real do trabalhador e os encargos indirectos que são os 50euros a mais que são precisos para sustentar todos os chefes e suas regalias e mordomias. Logo quando se diz que o produtividade é baixa, isso é conversa para boi dormir. Se há alguma coisa a mudar em Portugal é as chefias (e não falo só nas chefias de topo) pois a maioria é incompetente e não merece as mordomias que têm nem se admite haver tantos chefes geralmente, ou seja as empresas em portugal funcionam com a classica piramide invertida razão por não haver produtividade.
          Este é que é o Cherne da questao... oops, cerne, cerne!

          Baixar salários... claro claro... nao seria melhor cortar em despesas "nao produtivas"? é que nos meus tempos o capital humano era um factor produtivo essencial para a economia, agora se calhar nao.
          Esta situação é mais comum no estado e nas grandes empresas, onde há executivos a mais.

          Mas muitas vezes é mais fácil despedir pessoas do que optimizar os serviços e o que se verifica logo de seguida é ver os gastos com viaturas, cartões visa, telemóveis e viagens a aumentar.

          Claro que assim é difícil para uma empresa prosperar.

          Reduzir salários numa altura em que as famílias já estão muito apertadas economicamente é criar condições para uma catástrofe iminente.

          Imaginem um casal com dois filhos que tem no final do mês 1200€, depois de pagar todas as despesas ficam com 500€ de margem de manobra, se lhes tirarem 250€ (125€ no vencimento de cada um) e as taxas de juro voltarem a subir bem como o preço dos combustíveis, estão a ver o cenário.



          Comentário


            #95
            O FMI em vez de andar a fazer este tipo de propostas de cortes em custos devia preocupar-se em arranjar forma de controlar as condiçoes de trabalho nos países em vias de desenvolvimento e a forma como sao tratados os subcontratistas pelas grandes multinacionais.

            Assim já nao era preciso preocuparmo-nos tanto com a concorrência desleal dessas empresas que no fim de contas só servem para aumentar as margens de lucro e nao fomentar o comércio mundial. Com mao de obra escrava eu tb sou um grande gestor!!!

            Comentário


              #96
              Curioso como os despedimentos e a redução de salários são a cura para as maleitas todas da economia...
              Faz lembrar o médico que só recomendava aspirinas...

              Comentário


                #97
                Em Portugal as empresas estão tão mal geridas, que há uma grande margem de manobra de racionalização, antes de chegar às pessoas.

                Valha-nos isso... [8)]

                Comentário


                  #98
                  citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                  Em Portugal as empresas estão tão mal geridas, que há uma grande margem de manobra de racionalização, antes de chegar às pessoas.

                  Valha-nos isso... [8)]
                  Epá...deixa lá ver se eu percebi...então, GRAÇAS a DEUS que temos gestores da treta...:D
                  Se eles fossem bons era só despedimentos...?:D

                  J/J;)

                  Comentário


                    #99
                    citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                    Curioso como os despedimentos e a redução de salários são a cura para as maleitas todas da economia...
                    Faz lembrar o médico que só recomendava aspirinas...
                    :D :D

                    Tive um medico desses, mas gostava mais de acetalgina, servia para tudo desde pernas partidas a problemas de estômago.



                    Comentário


                      citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                      Curioso como os despedimentos e a redução de salários são a cura para as maleitas todas da economia...
                      Faz lembrar o médico que só recomendava aspirinas...
                      Exactamente e por isso é que chamo aos economias de arrogantes! Deviam é ser banidos, um profissão maldita.

                      Comentário


                        citação:Originalmente colocada por zerorpm

                        citação:Originalmente colocada por Bruno Grilo

                        Curioso como os despedimentos e a redução de salários são a cura para as maleitas todas da economia...
                        Faz lembrar o médico que só recomendava aspirinas...
                        Exactamente e por isso é que chamo aos economias de arrogantes! Deviam é ser banidos, um profissão maldita.
                        nao é por aí....[8)]

                        até porque a Economia nao é uma ciência exacta. O problema é que muitos economistas esquecem-se disto. Economia é uma ciência social que se baseia em modelos simplificados da realidade e como tal tem de ser exercida. Nao se pode olhar para os numeros como se fossem simples numeros

                        Comentário


                          citação:Originalmente colocada por Duro
                          até porque a Economia nao é uma ciência exacta. O problema é que muitos economistas esquecem-se disto. Economia é uma ciência social que se baseia em modelos simplificados da realidade e como tal tem de ser exercida. Nao se pode olhar para os numeros como se fossem simples numeros
                          Curiosamente isso nunca cá, no burgo, foi feito.

                          Andámos anos e anos a "esconder" a realidade que os números nos mostrava e deu no que deu

                          Bora continuar a fazer isso...até ao abismo [}]

                          Comentário


                            É verdade que não demos atenção aos números durante anos..mas pede a Deus para que tu ou os teus nunca venham, também, a ser apenas e mais um número...

                            Comentário


                              Isso não passa de paganismo existencial.

                              Quero lá saber se sou considerado um número ou uma letra ou o raio que o parta.

                              Eu não estou à espera que a vida melhore por obra e divina graça de terceiros.

                              Comentário


                                citação:Originalmente colocada por Duro


                                até porque a Economia nao é uma ciência exacta. O problema é que muitos economistas esquecem-se disto. Economia é uma ciência social que se baseia em modelos simplificados da realidade e é como tal que tem de ser exercida. Nao se pode olhar para os números como se fossem simples numeros
                                Pode parecer um conceito difícil de entender mas não é, embora seja necessário uma destreza mental que a maioria dos economistas da nossa praça não tem, agarrados que estão aos modelos como se fossem directivas rígidas.

                                Mas pior é quando se junta um economista e um ministro na mesma pessoa aliando o q.i. de um com o autoritarismo de outro, havendo até uma expressão curiosa para descrever este tipo de situação "When the shit hits the fan" que sepode traduzir como: "a maioria das pessoas não sabia que aquele tipo era tão idiota até ele chegar a ministro e começar a falar" ou "era segredo e agora é uma grande bronca".



                                Comentário


                                  citação:Originalmente colocada por mundano

                                  citação:Originalmente colocada por André



                                  Mas tu tens noção da alarvidade que disseste? [8)][:0]
                                  Qual foi a alarvidade?
                                  Isto não o é?

                                  citação:O escudo desvalorizava, as nossas exportações ficavam mais competitivas e as importações ficavam mais caras, pelo que importavamos menos e exportavamos mais. Por outro lado, apesar de termos aumentos salariais de 5 ou 6 por cento, a inflacção seria de 15 ou 20% e ficariamos um pouco mais pobres, mas contentes à mesma.

                                  E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno..
                                  Mas tu tens noção do que estás a dizer?

                                  Achas isto plausível? [:0]

                                  Que raio

                                  Comentário


                                    Belmiro de Azevedo em concordância ou discordância com FMI?!...

                                    Dizia há 1 ano o famoso engenheiro em entrevista na RTP:

                                    Mas eu sou completamente a favor do aumento dos salários! Não me importo de os aumentar 10-20% se os aumentados me garantirem que mais de 50% desse aumento é para dedicar exclusivamente ao consumo imediato de bens perecíveis*!

                                    *perecíveis!: veja-se bem o que o sr. eng. conseguiu aprender!...

                                    Comentário


                                      citação:Originalmente colocada por Zen

                                      Belmiro de Azevedo em concordância ou discordância com FMI?!...

                                      Dizia há 1 ano o famoso engenheiro em entrevista na RTP:

                                      Mas eu sou completamente a favor do aumento dos salários! Não me importo de os aumentar 10-20% se os aumentados me garantirem que mais de 50% desse aumento é para dedicar exclusivamente ao consumo imediato de bens perecíveis*!

                                      *perecíveis!: veja-se bem o que o sr. eng. conseguiu aprender!...
                                      Como em: bens que se deteriorarão rapidamente mesmo sem uso.

                                      Isso é que é qualidade de vida.




                                      Comentário


                                        citação:Originalmente colocada por André


                                        citação:O escudo desvalorizava, as nossas exportações ficavam mais competitivas e as importações ficavam mais caras, pelo que importavamos menos e exportavamos mais. Por outro lado, apesar de termos aumentos salariais de 5 ou 6 por cento, a inflacção seria de 15 ou 20% e ficariamos um pouco mais pobres, mas contentes à mesma.

                                        E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno..
                                        Mas tu tens noção do que estás a dizer?

                                        Achas isto plausível? [:0]

                                        Que raio

                                        Não estou a ver o erro... Se tivessemos uma moeda propria era um processo que acontecia naturalmente.. Era o que acontecia anteriormente, em vez de levarmos com aumentos de IVA e afins, levavamos com o belo do imposto inflacionario..

                                        Por isso não acho que sugerir diminuição de salarios seja um sacrilegio.. Com o tipo de desiquilibrio que temos actualmente seria algo que iria acontecer automaticamente se tivessemos ainda o escudo.

                                        Mas não estou a dizer que fosse benefico sair do euro, porque depois se lá estarmos, bem ou mal entrados sair seria muito pior.. Especialmente tendo em conta o nosso nivel de endividamento.

                                        Comentário


                                          Mas tu achas que "aquela vida" (desvalorização constante da moeda) é solução para alguma coisa?

                                          Comentário


                                            citação:Originalmente colocada por Carlos.L

                                            Baixar salários, não. Porquê? Porque já estão baixos.

                                            Contenção salarial.

                                            Conheço empresas que se viram na contigência de baixar ordenados e de uma forma brutal. Um amigo meu, era responsável por uma unidade de produção, estava bem na vida, e recebe um convite para ser consultor SAP, com uma remuneração bruta de 5,500€ mensais.

                                            Passa o ano 2000, passa o Euro e o mercado de trabalho para consultores SAP vai por aí abaixo e a empresa propôs-lhe uma redução da sua remuneração, para 1,300€ mensais.

                                            E aceitou. [:0]
                                            Muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito estranho.

                                            Comentário


                                              citação:Originalmente colocada por André

                                              Mas tu achas que "aquela vida" (desvalorização constante da moeda) é solução para alguma coisa?

                                              Mas eu estou a dizer que é solução? A solução é crescer com equilibrio, assim com euro ou sem euro não haveria problemas.

                                              O que estou a dizer é que a descida nominal dos salarios choca muita gente, mas se tivessemos o escudo os salarios já teriam descido por via dos ajustamentos automaticos que a economia faria e as pessoas nem davam conta disso..

                                              Comentário


                                                Tu disseste isto: "E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno.."

                                                Basicamente dizes que com essa política, teriamos condições de crescer bem no futuro.

                                                Comentário


                                                  Eu parece-me que este senhor referiu-se a um problema geral. Baseado em médias como é normal.

                                                  Mas a verdade é que ao olharmos para os quadros superiores temos os mais bem pagos da Europa. Enquanto se olharmos para os quadros técnicos ou médios temos os mais mal pagos. Se for para acabar com estas discrepâncias concordo. Caso contrário nem pensar. Não é o proletariado que está bem pago. ;)

                                                  Comentário


                                                    citação:Originalmente colocada por André

                                                    Tu disseste isto: "E daqui a uns anos teriamos o enorme desiquilibrio em que o nosso pais se meteu durante toda a decada de 90 corrgido e teriamos condições para voltar a crescer com base nas exportações e não no endividamento e consumo interno.."

                                                    Basicamente dizes que com essa política, teriamos condições de crescer bem no futuro.

                                                    Não é uma questão de politica.. Se tivessemos uma moeda propria a flutuar livremente era o que acontecia.

                                                    A politica se houvesse seria no sentido de estabilizar a moeda, ou seja, tentar evitar que ela desvalorizasse, mas para isso seria preciso vender reservas de moeda, ou ouro em troca de escudos, e isso só se pode fazer durante algum tempo.


                                                    Nunca teriamos atingido o desiquilibrio em termos da nossa economia que atingimos nos anos 90, fruto de uma entrada no Euro mal negociada e mal pensada se não estivessemos no SME..


                                                    Comentário


                                                      O poder dominante, não tarda nada, propõe o trabalho escravo!
                                                      Estamos a regredir 100 anos.

                                                      Contrariamente ao o que Agostinho da Silva previa, que o homem ia passar de uma vida de trabalho a uma vida de contemplação, o homem vai passar é mais tempo a trabalhar (pelo menos a maioria de nós) para que uma elite dominante goze a vida.

                                                      A dignidade humama não existe para uma minoria da população. Apenas o interesse pessoal.

                                                      Comentário


                                                        citação:Originalmente colocada por mundano
                                                        Nunca teriamos atingido o desiquilibrio em termos da nossa economia que atingimos nos anos 90, fruto de uma entrada no Euro mal negociada e mal pensada se não estivessemos no SME..
                                                        Isso é outra coisa que tu tomas como verdade absoluta sem provavelmente teres pensado muito no assunto.

                                                        Mundano, mais um exemplo, em que tu aceitas ponto por ponto e sem questionar, o que o PS disse.

                                                        Isso da suposta entrada mal negociada foi o que o PS disse na altura quando estava na oposição, baseando-se na "opinião" de certos economistas, economistas estes que achavam, pelos vistos como tu, que é uma boa política andar sempre a desvalorizar a moeda para nos mantermos "competitivos".

                                                        Eu tenho muita pena, mas o Mundo vai mais além do que certa esquerda diz.

                                                        Hoje, o que se comprova INDISCUTIVELMENTE (e aqui não há nada a fazer, é-nos dito pela OCDE, pela própria CE nos seus relatórios, pelo FMI...) é que nós não estavamos nem estamos preparados para o €uro NÃO porque havia uma taxa de câmbio desvantajosa (isso não passa de uma "desculpa") como tu te fartas de dizer MAS ANTES porque não temos uma economia adaptada aos mercados com os quais concorremos e porque continuamos, como desde há sempre, a ter um Estado super deficitário.

                                                        O que isto quer dizer é que não nos preparámos para o €uro convenientemente durante a década de 90 (eu até vou esquecer para esta questão -de forma a diminuir a subjectividade da coisa- que os mesmo relatórios indicam uma certa governação como principal culpada [:P] e olha que não é a que tu pensas que seja ).

                                                        É que os argumentos do PS da altura eram muito giros. Este da má entrada no €uro 'tá ao nível do DESASTRE que foi o investimento na AutoEuropa que o PS e os seus economistas fartaram de alertar :D

                                                        Comentário


                                                          Oh André... Lá vens tu com a politiquice... Deixa lá a carta laranja de lado.. Porque eu até acho que a ladainha oficial do PS e do PSD é que o Euro é só rosas..

                                                          Antes demais diz-me primeiro onde é que ai eu disse que defendia uma politica de desvalorizações.. Se não sabes como funcionam os mecanismos cambiais em sistemas de flutuação livre não digas asneiras. Ok? O que eu disse qualquer um te confirma.. Se tivessemos uma moeda propria e flutuante, nunca teriamos atingido o desiquilibrio que atingimos porque o mercado cambial corrigiria automaticamente.. E não falo de politica, falo de correcções automaticas.. Tu que te entitulas um liberal, se vens para aqui dizer-me que o Estado deveria intervir nos mercados cambiais no sentido de estabilizar artificialmente a moeda eu vou começar a rir-me as gargalhadas de ti..


                                                          Mas, voltando ao assunto, se o PS na altura quando estava na oposição disse isso, eu não me lembro, coisas ditas há 13 ou 14 anos não esperes que eu me lembre.

                                                          Eu falo daquilo que acho baseado nos factos que são conhecidos e nos artigos que agora que o processo já passou têm vindo a lume sem a emotividade dos euro-lovers VS euro-haters..

                                                          A verdade, quer queiras que não é que a nossa entrada no Euro, foi mal negociada, mas preparada, mal conduzida e provavelmente precipitada.. E isto não iliba ninguém dos que estiveram no governo entre 90 e 2001, nem iliba muita da oposição porque os maiores partidos portugueses sempre foram concordantes nesta materia...

                                                          Foi mal negociada, porque quer queiras quer não aceitamos uma taxa desvantajosa para nós, ainda no dia de Portugal vinha um grande estudo no DE, em que varios economistas falavam sobre o que teria sido de Portugal se não tivessemos entrado no Euro, e a opinião generalizada era de só na entrada os nossos termos de troca uma depreciaão de 15 a 20%..

                                                          E depois, a baixa historica das taxas de juro foi muito mal gerida pelo governo, o Estado aumentou os gastou de forma estupida, incentivou-se o consumo por todos os meios, facilitou-se nos creditos, bonificou-se os creditos, etc... etc.. etc...

                                                          O que aconteceu em 2001 era inevitavel e qualquer pessoa menos apaixonada pelo Euro poderia ter previsto 10 anos antes..

                                                          A nossa economia passou 10 anos de transformação negativa.. As industrias e os recursos foram deslocados do sector das exportações para o sector dos bens de consumo, para o sector da construção, passou a importar-se muito mais (basta ver o numero de carros matriculados no ano 2000), e com isso não só as familias se endividaram, como o pais se endividou, como gostam de dizer nos telejornais, andamos a viver acima das possibilidades reais.. E chegamos a um ponto onde a bolha especulativa da construção e o consumo interno deixaram de sustentar o crescimento.. Chegou a hora de ajustar contas com o estranjeiro e com as nossas dividas..

                                                          O ajustamento tem-se vindo a fazer, estamos a crescer menos do que a Europa, temos um desemprego relativamente alto, os nossos salarios estão praticamente estagnados há 4 ou 5 anos, e aos poucos as exportações lá vão dando novamente sinais de vida. Ao mesmo tempo que todos os dias levamos com os gajos da construção a queixarem-se e com os revendedores de carros a dizer que actualmente vende-se metado do que se vendia em 2000.. Meus amigos, é a vida. Há que alocar recursos para outros sectores..

                                                          E por alguma coisa ouvimos já desde 2002 tanto o PSD como agora o PS a dizer que a economia tem que crescer com base nas exportações.. Só nenhum tem coragem é de dizer porque é que agora dizem isso..

                                                          Comentário


                                                            Lá estás tu a levar à misturadora e a argumentar ao mesmo tempo.

                                                            Eu não disse nada relativamente ao Estado intervir.

                                                            Simplesmente nao concordo com essa linha de pensamento que acha que caso não tivéssemos no €uro, como o mercado desvalorizava a moeda (e nem era bem assim, o Estado é que decidia isso), poderiamos recomeçar a crescer com base nas exportações e não no consumo interno e individamento.

                                                            Isso é ESTUPIDEZ. Não ter a mínima noção do que são boas políticas económicas.

                                                            Isso é uma artificialidade, achar que a coisa consegue resolver-se por esse meio.

                                                            Quanto ao €uro, desculpa, mas tive de o dizer. Tu andas aí com esse argumento que a taxa de câmbio nos prejudicou e que é a principal responsável por nós estarmos a sofrer no €uro. Isso são TRETAS.

                                                            Isto não tem a ver com uma questão de Cavaco ou Guterres. A verdade é que ambos não deixaram a velha economia morrer (o que significaria níveis de desemprego similiares aos de Espanha) e esse é o principal problema. Ambos.

                                                            A verdade é que nós como país não modernizámos a economia. Esse foi o principal problema.
                                                            (O segundo problema foram as políticas suícidadas relativamente à massa laboral da FP e ao aumento da despesa corrente do Estado e aí -numa outra discusão- nós os dois sabemos bem que temos opiniões diferentes).

                                                            Concluindo, não é pela taxa de câmbio que nós estamos na situação actual, isso é um MITO. É não querer ter noção da realidade!

                                                            Qualquer economista minimamente distanciado de partidos, dir-te-á isso.

                                                            P.S. E aqui é que está a questão. Tu criticas a artificialidade do €uro, no que ao individamente diz respeito, mas depois apresentas o tempo das desvalorizações que ainda era uma situação mais artificial, ou não sabes isto? Também não sabias que era o Estado que as decidia? Ai não? Qual "mercado" qual correcções automáticas [}] (lá havia mercado nesse tempo [}]) Então informa-te

                                                            Comentário


                                                              Quanto ao resto eu não sou, de todo, um €uro-lover.

                                                              Contudo, não me venham com a tanga que nós não deviamos ter entrado no €uro, nem que as condições de entrada são a causa da actual situação. Isso não passa de uma busca a desculpas esfarrapadas.

                                                              O €uro teve, por si, uma coisa extramemente importante PARA A HISTÓRIA DESTE PAÍS.

                                                              Que foi começar a pôr-nos limites no que ao défice diz respeito. Só isso é algo para LOUVAR DE PÉ!

                                                              E é de tal forma uma momento HISTÓRICO que nós, ainda hoje 4 anos depois da concretização física €uro), não conseguimos cumprir esses parâmetros! É de tal forma inovador para este país, que ainda não conseguimos lidar com isso, com ter uma moeda forte e não andar as desvalorizá-la para continuar a vender exportações de medriocre valor acrescentado e com ter as contas públicas em ordem!

                                                              E eu não tomo o €uro como um mau negócio ou um desastre. A Espanha na primeira metade da decada de 90 era uma pior aluna (no que ao €uro diz respeito) do que nós! Não que nós fossemos um caso a seguir (eramos medianos, nada mais que isso), diga-se, o que só denota a gravidade da situação espanhola no que diz respeito à política monetária. Mas MUDOU para (muito) melhor e inverteu essa situação. E nós piorámos e fizemos tudo ao contrário do que deviamos fazer.

                                                              Não era impossível que nós nos tivessemos preparado, não partilho a opinião dessa fatalidade. Simplesmente não VOU acreditar nessa TRETA!

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X