Originalmente Colocado por mcabral
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Inspecções em Motas, parece que vai avançar
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postque raio de argumento. E ainda estamos no ambito de veiculos com motor não é preciso complicar para ter argumento.
Para mim é igual aqueles carros dos reformados, são uma parvoíce porque continuam a interagir com os outros carros e como tal devem ter as mesmas exigências. Com as motas abaixo de 250 deve ser a mesma coisa.
No último sábado fui a um passeio de motas (maioria ciclomotores antigos), ia calmamente entre os 40km/h e os 50 km/h (por acaso o limite é os 45 km/h) quando fui ultrapassado por um ciclista . Será que aquela bicicleta reúne condições de segurança para atingir aquelas velocidades?
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Originalmente Colocado por dysplay21 Ver Postentão inspecções é só para veiculos que andem em AE. Nas outras estradas deixas de precisar de um veiculo minimamente seguro.
Com isso queres dizer que qualquer 50cc que está limitada por lei a circular a 45kmh, tem de ter inspecção idêntica a uma viatura que circula em AE a 120kmh?
Como já disse atrás, pela mesma lógica também a bicicletas teriam de ir à inspecção, pois poderão ser veículos inseguros...
Tem de existir um limite de razoabilidade, e este a partir dos 250cc já é bom, até porque não existia nada. Vejo um alargamento natural a curto prazo a todas as 125cc, mas abaixo disso não prevejo que seja assim tão "simples".
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostNaturalmente que se faz, mas tem de existir uma razoabilidade.
Até a pé podes fazer 100kms...por isso as bicicletas também podiam ir à inspecção mesmo tendo de fazer 50kms...
Não te esqueças que muitas 125cc são compradas/usadas em viagens curtas/citadinas. Muitas 50cc existem nas aldeias, onde são usadas apenas nas voltinhas. É tudo fácil quando existe um centro de inspecções perto, mas muita da realidade do país, principalmente desses veículos, está fora dos grandes centros.
Eu digo isso, pq não venho de um grande centro urbano, e andei a minha adolescência toda de scooter e posteriormente de Motorhispania Furia (tipo Dt 50), e ia sempre de um lado para o outro nas noitadas, e afins, e não eram 50 ou 100 km que me impediam de ir onde queria.
Mas lá está, percebo o que queres dizer, mas por ter esta minha vivência, penso que não tem lógica, as 50 e as 125, vá até às 250, não irem à inspecção.
Não sei, mas deve haver pelo menos um IPO por cede de concelho, não?
Percebes, pq penso assim?
Não tem a ver, com falar por falar...
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostPoderias ter razão caso todos esse veículos pudessem circular em todas as vias. Se não podem, não faz sentido estarem sujeitos às mesmas regras dos que podem.
Como já disse noutro tópico, no máximo o limite poderia ser alargado a todas as 125cc, que não têm limites de circulação.
Então e no meu caso, que tenho uma mota 500cc, que não pode andar a mais de 40 numa via publica, e não pode andar em via reservadas a automóveis, por exemplo.
Tem lógica ter que ir à inspecção, quando um gajo com uma Dt50 tem os mesmo condicionalismos que eu, tendo o meu motor 10 vezes mais de tamanho?
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostOk, tens a tua parte de razão, mas como cada um só pode falar da sua realidade...
Eu digo isso, pq não venho de um grande centro urbano, e andei a minha adolescência toda de scooter e posteriormente de Motorhispania Furia (tipo Dt 50), e ia sempre de um lado para o outro nas noitadas, e afins, e não eram 50 ou 100 km que me impediam de ir onde queria.
Mas lá está, percebo o que queres dizer, mas por ter esta minha vivência, penso que não tem lógica, as 50 e as 125, vá até às 250, não irem à inspecção.
Não sei, mas deve haver pelo menos um IPO por cede de concelho, não?
Percebes, pq penso assim?
Não tem a ver, com falar por falar...
Conheço pessoas idosas em que fazer 5kms numa 50cc é uma aventura.
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quimbeto
Originalmente Colocado por ednw Ver PostFaz todo o sentido quando as motas mais mal tratadas e sem manutenção que se vêm por ai são de pequena cilindrada.
Quem tem motas de maior cilindrada normalmente tem mais cuidado com as mesmas, no que toca a manutenção e segurança.
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostEntão e no meu caso, que tenho uma mota 500cc, que não pode andar a mais de 40 numa via publica, e não pode andar em via reservadas a automóveis, por exemplo.
Tem lógica ter que ir à inspecção, quando um gajo com uma Dt50 tem os mesmo condicionalismos que eu, tendo o meu motor 10 vezes mais de tamanho?
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Pronto pronto..veículos motorizados de duas rodas.
Até 250cc há cada charuto na rua que meu deus..Nas acima disso querem controlar escapes, peças aftermarket, blah blah..
As mais baixas que andam como o deus me livre, deixa andar
Originalmente Colocado por mcabral Ver PostTem de se começar por algum lado.
Vejo muitas bicicletas na estrada sem refletores e sem luzes, deveriam também ir à inspeção?
Não te esqueças que de carro grande ou pequeno é fácil ir a todo o lado. Já as motos 125cc ou menos por exemplo é mais difícil fazer 50 kms de propósito para ir a uma inspecção.
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É mais lógico que a lógica da batata
Querem ir à caça de escapes, espelhos, peças aftermarket..segurança do condutor? Essa somos todos nós que andamos nelas e sabemos que as coisas têm que estar em ordem..
No carro os descuidos do proprietário são bem superiores, mas nem é preciso dizer porquê
Originalmente Colocado por ednw Ver PostFaz todo o sentido quando as motas mais mal tratadas e sem manutenção que se vêm por ai são de pequena cilindrada.
Quem tem motas de maior cilindrada normalmente tem mais cuidado com as mesmas, no que toca a manutenção e segurança.
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostA minha vivência é idêntica à tua. Mas não podemos pensar só na nossa realidade...
Conheço pessoas idosas em que fazer 5kms numa 50cc é uma aventura.
E não pensas, que nesses casos, o ideal, era mesmo nem pegarem na mota?
Tens razão, a lei não pode ser só à minha medida, à tua medida, à medida de cada user, mas tem que haver equidade!
Eu fico é chateado, ter que ir à inspecção, que provavelmente vão implicar com direcção, com pneus (que têm pressão super baixa), com isto, com aquilo, quando a minha mota basicamente está limitada a andar nas vias publicas como as 50cc...
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Originalmente Colocado por JBPinto Ver Postacho muito bem e mais concordo com o factor de +250cc, havia de ser bonito no interior ter que fazer 40km por estrada nacional numa 50cc para ir a ipo(). Falo no meu caso que ainda tenho uma scooter do tempo da adolescência que uso de vez em quando. Agora que vai afectar o mercado de acessórios vai, mas é como tudo na vida, uns perdem e outros ganham(mecânicos) com as mudanças.abc
Motociclos sujeitos a inspeções obrigatórias a partir de agosto - JN
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver Postmoto 4...
Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostEu tb por acaso.
E não pensas, que nesses casos, o ideal, era mesmo nem pegarem na mota?
Tens razão, a lei não pode ser só à minha medida, à tua medida, à medida de cada user, mas tem que haver equidade!
Eu fico é chateado, ter que ir à inspecção, que provavelmente vão implicar com direcção, com pneus (que têm pressão super baixa), com isto, com aquilo, quando a minha mota basicamente está limitada a andar nas vias publicas como as 50cc...
J/K
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostEu tb por acaso.
E não pensas, que nesses casos, o ideal, era mesmo nem pegarem na mota?
Tens razão, a lei não pode ser só à minha medida, à tua medida, à medida de cada user, mas tem que haver equidade!
Eu fico é chateado, ter que ir à inspecção, que provavelmente vão implicar com direcção, com pneus (que têm pressão super baixa), com isto, com aquilo, quando a minha mota basicamente está limitada a andar nas vias publicas como as 50cc...
Basicamente tens para ir para os montes, certo? Também não faz sentido a inspecção se tem essas limitações.
Quanto aos velhotes, é mais a questão psicológica de terem de sair da aldeia e fazer uma viagem de 50kms para ir fazer a inspecção. Alguns conduzem bem e sem problemas mas é sempre uma "aventura".
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Originalmente Colocado por Seneca Ver PostO que mais me incomoda nas motos é o excesso de ruído, devido às modificações no escape. E nestes casos as 125 são quase inofensivas.
Ainda esta semana tive de aguentar com uma custom de 800cc com tubos directos em vez de escape com silenciador! Uma autêntica falta de respeito e e também uma parolice!
Eu não concordo com as inspecções. Já com os carros não concordo...
Passa tudo, acaba por ser para uns mais uma dor de cabeça a por tudo legal, para outros dispender da bela da notinha dentro do Dua.
De qualquer forma, o Estado saca sempre o dele...
Cump.
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Originalmente Colocado por Cyfer Ver PostLol. Mas é um tractor a gasolina...
Eu está-me é a passar pela cabeça que pode ser que tenha sorte, e os quad fiquem fora disso...
Pela mesma lógica aplicada às 50cc, 125cc 250cc...
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Originalmente Colocado por mcabral Ver PostNão sabia que as moto4 estavam assim limitadas.
Basicamente tens para ir para os montes, certo? Também não faz sentido a inspecção se tem essas limitações.
Quanto aos velhotes, é mais a questão psicológica de terem de sair da aldeia e fazer uma viagem de 50kms para ir fazer a inspecção. Alguns conduzem bem e sem problemas mas é sempre uma "aventura".
Quem não quer se habilitar a levar multa, tem que andar com as placas de 40 na moto 4. Repara nas próximas que vires, algumas deverão ter uma placa verde com os 40 a branco...
Sim eu tenho-a para ir para o mato, mas também dou umas voltitas no asfalto, mas n muito...
Eu não tenho piscas, nem velocímetro, nem nada, e vinha assim de origem e ficou assim bem legalizada quando foi adquirida, mas parece que os tou a ver a implicar...
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