Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Acidente de viação Seguradora declinou responsabilidade.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por LuisMiguel Ver Post
    Se for uma via pública e se apresentar pela direita sem sinalização adicional, tem. É estranho, mas é verdade.
    Estranho não, é absolutamente ridículo

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
      Portanto deduzo que sabia bem o que fazia, provavelmente nem lhe fizeram o teste do balão

      Já agora, para aqueles que defendem a regra da prioridade à direita, fazem-no só porque sim?

      Penso que esta questão já tem barbas, e vem do tempo da maria cachucha

      Priority to the right - Wikipedia, the free encyclopedia
      Então qual a regra que achas que deve reger em caso de falta de sinalização?

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
        Estranho não, é absolutamente ridículo
        Pois, mas não há qualquer referência ao tipo de pavimentação das estradas para definir prioridades, ou pelo menos nunca vi...

        Eu acho que no caso concreto deste tópico, nada indica que se trata de um parque de estacionamento, ou pelo menos não vejo qualquer sinalização nesse sentido. À primeira vista, a única coisa a que o condutor do veículo B se poderá apoiar é apenas (e não é tão pouco) nas marcações (tracejado) da berma.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
          Então qual a regra que achas que deve reger em caso de falta de sinalização?
          Naturalmente será caso a caso.. por exemplo no UK não há esta regra (seja da prioridade da direita ou esquerda).

          In casu, saindo o tal reformado da PSP de um acesso (como o que se vê na foto), este deveria ter a cautela antes de entrar na faixa de rodagem que tem marcação... duvido que qualquer pessoa com 2 dedos de testa diga o contrário, pese embora a existência da tal regra da prioridade

          Em todo o caso, e perante a recusa da seguradora (que como sabemos fazem de tudo para excluir a sua responsabilidade), iria até às ultimas instancias, como aliás, penso que fará aqui o nosso user

          Comentário


            #35
            Ma a companhia com quem eu reclamei disse me que como não sabiam como aquele largo era denominado pela junta de freguesia que eles o identificaram como rua, mas disseram me que se eu apresentasse uma declaração da junta a indicar que ali era um parque de estacionamento que ai já me davam a razão.

            O que eu acho estranho é o perito ter estado comigo no local do acidente, dizer-me q eu nao era culpado, porque o outro senhor sai de um parque, e depois a companhia vir a apresentar a desculpa da prioridade à direita.

            Ali ao circular na N312 naquele local do acidente nenhum condutor que eu conhecer cede prioridade ou reduz velocidade por causa do parque que tem à sua direita.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
              Mas de onde vem o veiculo A é tem la uma placa a dizer "Largo do Calvário" é um largo sem saída. Apenas dá acesso para os poucos moradores. A sinalização a tracejado na berma da estrada Nacional onde segue o veiculo B não lhe dá prioridade?
              O problema é dar acesso aos moradores, poucos ou muitos e o ter continuidade ou não também não tem relevância. O espaço tem nome e possivelmente números de polícia e aí é uma via como outra qualquer. O presidente da junta pode considerar um estacionamento, mas o que está definido na Câmara é que manda.

              Comentário


                #37
                Mas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                  Mas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".
                  Também existem diferenças entre ruas, estradas, travessas, becos, alamedas, avenidas, etc e não se deixa de aplicar a regra da direita por isso.

                  O que vai "mandar" aqui é a designação que a Câmara tem lá aprovada...

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                    Mas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".
                    Independentemente da nomenclatura atribuída, se for considerada via pública , tanto faz qual o nome que lhe atribuem.
                    Vai à câmara municipal( Boticas) , procura pelo departamento de tráfego/trânsito e pede o documento que preveja qual a situação que foi atribuída ao local em questão.

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Então qual a regra que achas que deve reger em caso de falta de sinalização?
                      Anarquia total lool

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rucsantos Ver Post
                        Independentemente da nomenclatura atribuída, se for considerada via pública , tanto faz qual o nome que lhe atribuem.
                        Vai à câmara municipal( Boticas) , procura pelo departamento de tráfego/trânsito e pede o documento que preveja qual a situação que foi atribuída ao local em questão.
                        Então a declaração da junta não chega?

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                          Então a declaração da junta não chega?
                          A da Câmara será o que procuras, tal como o rucsantos já explicou.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                            Então a declaração da junta não chega?

                            A via, a estar dentro de uma localidade é da responsabilidade da Câmara Municipal e não da Junta, isto em termos de sinalização /ordenamento.
                            em algumas situações pontuais, a câmara municipal pode delegar certo tipo de situações à junta.



                            http://www.invicta.pt/pdf/legislacao...%2044-2005.pdf

                            Ver artigos 5,6 e 7 .



                            Comentário


                              #44
                              Se for mesmo considerado como parque de estacionamento ou acesso privado, safas-te. Digo eu.

                              Mas o caso é sempre ridículo porque na verdade (quase) ninguém cede prioridade num caso destes.

                              Eu também não parava e tinha batido como tu

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por SilverArrow Ver Post
                                Um caminho de terra batida não tem prioridade.
                                Errado. Existem muitos caminhos de terra batida que são caminhos públicos e caso a viatura saia daí tenha a respectiva prioridade, apresentando-se pela direita.
                                Por conhecimento de causa, dêm as voltas que quiserem, o que há a fazer é obter a declaração da Junta de Freguesia/Câmara Municipal) indicando caminho particular. Caso contrário, aplicação da regra prioridade.

                                Se for um processo IDS aplicação inequívoca do caso 50 da TPR.

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                  Mas se a junta de freguesia passar a declaração em como aquele largo é um parque de estacionamento, ai quem tem prioridade já é neste caso o veiculo B (eu)?
                                  Se for um parque de estacionamento quem vai a sair do parque tem de dar prioridade, como tal o veículo B tem prioridade.

                                  Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...

                                  De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
                                  Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.
                                  Editado pela última vez por fabiodobill20; 11 September 2014, 18:02.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                    Se for um parque de estacionamento quem vai a sair do parque tem de dar prioridade, como tal o veículo B tem prioridade.

                                    Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...

                                    De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
                                    Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.
                                    Vais ter que ir também à câmara para saber se é uma Rua pública ou um acesso privado.

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                      Mas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".
                                      E porque é que um "Largo" não pode ter prioridade? Desde que seja uma via publica, nada obsta a tal...

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                        Então a declaração da junta não chega?
                                        A junta não cadastra arruamentos.

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver Post
                                          Se for um parque de estacionamento quem vai a sair do parque tem de dar prioridade, como tal o veículo B tem prioridade.

                                          Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...

                                          De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
                                          Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.
                                          Tens, é uma via publica.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Ao pé do ZOO de Lisboa (Sete Rios) há uma engraçada que me surpreende sempre!

                                            Quem vem da Estrada da Luz tem prioridade todo o caminho. Chega-se à supra indicada zona, em que há cruzamento, antes dos semáforos, e onde não existem sinais por vezes sou surpreendido com autocarros da Carris que vêm da direita completamente a abrir... é uma vergonha que tal aconteça. é um perigo. mas é real!

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por Vocsa Ver Post
                                              Eu também não parava e tinha batido como tu
                                              Os acidentes evitam-se, seja por aqueles que se colocam em risco bem como pelos outros que são afectados pelo primeiro.

                                              A prioridade, não é um dado adquirido ou absoluto, logo, podem-se evitar muitas chatices se todos adoptarmos uma postura defensiva.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por JN1984 Ver Post
                                                Naturalmente será caso a caso.. por exemplo no UK não há esta regra (seja da prioridade da direita ou esquerda).

                                                In casu, saindo o tal reformado da PSP de um acesso (como o que se vê na foto), este deveria ter a cautela antes de entrar na faixa de rodagem que tem marcação... duvido que qualquer pessoa com 2 dedos de testa diga o contrário, pese embora a existência da tal regra da prioridade

                                                Em todo o caso, e perante a recusa da seguradora (que como sabemos fazem de tudo para excluir a sua responsabilidade), iria até às ultimas instancias, como aliás, penso que fará aqui o nosso user
                                                Nestas coisas (regras de mobilidade) as situações não funcionam bem com confusão ou regras complicadas.

                                                O simples dar prioridade à direita é tão básico que não necessita de racionalização superior, torna-se quase instinto; tal como meter uma velocidade.

                                                Em relação ao RU tal como qualquer outro país civilizado, como é óbvio há regras. Procura por "give way to the right". Eu segui durante 3 anos a minha condução (adaptada a quem circula á esquerda) e nunca tive problemas em cruzamentos

                                                EDIT: E sim esse acidente acontece a qualquer um, ainda por cima com esse tracejado...mas se de facto é uma rua pública, sem sinalização de nenhum dos lados, não há volta a dar.
                                                Editado pela última vez por ; 11 September 2014, 18:21.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  É mais um exemplo com falta de sinalização adequada.
                                                  Devia ou haver um stop ou cedência de passagem, ou então o de perca de prioridade.
                                                  Se fosse eu a sair do largo bem que parava e cedia a passagem, se viesse na outra estrada nunca na vida me lembrava de parar... também batia claro.

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Isto é uma via publica, nunca um parque de estacionamento.

                                                    https://www.google.pt/maps/@41.70851...1ZoHhHgc_Q!2e0

                                                    Se devia ter sinalização, sim devia.

                                                    Não tem, é uma via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                      Isto é uma via publica, nunca um parque de estacionamento.

                                                      https://www.google.pt/maps/@41.70851...1ZoHhHgc_Q!2e0

                                                      Se devia ter sinalização, sim devia.

                                                      Não tem, é uma via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.

                                                      Não concordo contigo, mas ok

                                                      Alem do mais é um local sem saída...

                                                      Este acidente meu custa-me a digerir muito sinceramente, tipo se fosse num cruzamento tudo bem o outro condutor tinha razão, agora no sitio em questão nunca pode ter prioridade o outro veiculo, moro nesta localidade à 35 anos antes de ter calceta o largo era um caminho pedonal de acesso às cruzes para rezarem a via sacra.

                                                      Então a linha descontinua no berma da N312 não significa nada? Se a outro via tivesse prioridade sob a N312, ali não poderia ter traços sequer, teria que ter traços era na faixa onde eu circulava.
                                                      Editado pela última vez por Dottore; 11 September 2014, 18:56.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                        Não concordo contigo, mas ok

                                                        Alem do mais é um local sem saída...
                                                        Esquece locais com ou sem saida, esquece estradas de terra batida, de alcatrão ou empedrado.

                                                        O conceito que define a prioridade é "via publica" ou "via privada", nada mais.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                                                          Esquece locais com ou sem saida, esquece estradas de terra batida, de alcatrão ou empedrado.

                                                          O conceito que define a prioridade é "via publica" ou "via privada", nada mais.
                                                          Então para ti o que é uma via privada?

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por Dottore Ver Post
                                                            Então para ti o que é uma via privada?
                                                            O "Largo do Calvário" tem dono?

                                                            E não é para mim, é para todos.

                                                            Com a definição de via publica não é difícil chegar á definição de via privada.

                                                            Lei n.º 72/2013, de 3 de setembroCÓDIGO DA ESTRADA
                                                            TÍTULO I
                                                            Disposições gerais
                                                            CAPÍTULO I
                                                            Princípios gerais
                                                            Artigo 1.º
                                                            Definições legais
                                                            Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
                                                            a) «Autoestrada» - via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal;
                                                            b) «Berma» - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
                                                            c) «Caminho» - via pública especialmente destinada ao trânsito local em zonas rurais;
                                                            d) «Corredor de circulação» - via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afetos a determinados transportes;
                                                            e) «Cruzamento» - zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível;
                                                            f) «Eixo da faixa de rodagem» - linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito;
                                                            g) «Entroncamento» - zona de junção ou bifurcação de vias públicas;
                                                            h) «Faixa de rodagem» - parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
                                                            i) «Ilhéu direcional» - zona restrita da via pública, interdita à circulação de veículos e delimitada por lancil ou marcação apropriada, destinada a orientar o trânsito;
                                                            j) «Localidade» - zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares;
                                                            l) «Parque de estacionamento» - local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos;
                                                            m) «Passagem de nível» - local de intersecção ao mesmo nível de uma via pública ou equiparada com linhas ou ramais ferroviários;
                                                            n) «Passeio» - superfície da via pública, em geral sobrelevada, especialmente destinada ao trânsito de peões e que ladeia a faixa de rodagem;
                                                            o) «Pista especial» - via pública ou via de trânsito especialmente destinada, de acordo com sinalização, ao trânsito de peões, de animais ou de certa espécie de veículos;
                                                            p) «Rotunda» - praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;
                                                            q) «Utilizadores vulneráveis» - peões e velocípedes, em particular, crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência;
                                                            r) «Via de abrandamento» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal;
                                                            s) «Via de aceleração» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal;
                                                            t) «Via de sentido reversível» - via de trânsito afeta alternadamente, através de sinalização, a um ou outro dos sentidos de trânsito;
                                                            u) «Via de trânsito» - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
                                                            v) «Via equiparada a via pública» - via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público;
                                                            x) «Via pública» - via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público;
                                                            z) «Via reservada a automóveis e motociclos» - via pública onde vigoram as normas que disciplinam o trânsito em autoestrada e sinalizada como tal;
                                                            aa) «Zona de estacionamento» - local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização, ao estacionamento de veículos;
                                                            bb) «Zona de coexistência» - zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.
                                                            Editado pela última vez por Vanquish; 11 September 2014, 19:09.

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Continua a dizer, aquele largo nunca pode ter prioridade sobre a EN312...

                                                              Amanha já vou à câmara obter pormenores da classificação daquele local.

                                                              Depois de tudo resolvido deixo aqui o veredicto final.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X