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Acidente de viação Seguradora declinou responsabilidade.
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tonyV
Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostPortanto deduzo que sabia bem o que fazia, provavelmente nem lhe fizeram o teste do balão
Já agora, para aqueles que defendem a regra da prioridade à direita, fazem-no só porque sim?
Penso que esta questão já tem barbas, e vem do tempo da maria cachucha
Priority to the right - Wikipedia, the free encyclopedia
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Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostEstranho não, é absolutamente ridículo
Eu acho que no caso concreto deste tópico, nada indica que se trata de um parque de estacionamento, ou pelo menos não vejo qualquer sinalização nesse sentido. À primeira vista, a única coisa a que o condutor do veículo B se poderá apoiar é apenas (e não é tão pouco) nas marcações (tracejado) da berma.
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Originalmente Colocado por tonyV Ver PostEntão qual a regra que achas que deve reger em caso de falta de sinalização?
In casu, saindo o tal reformado da PSP de um acesso (como o que se vê na foto), este deveria ter a cautela antes de entrar na faixa de rodagem que tem marcação... duvido que qualquer pessoa com 2 dedos de testa diga o contrário, pese embora a existência da tal regra da prioridade
Em todo o caso, e perante a recusa da seguradora (que como sabemos fazem de tudo para excluir a sua responsabilidade), iria até às ultimas instancias, como aliás, penso que fará aqui o nosso user
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Ma a companhia com quem eu reclamei disse me que como não sabiam como aquele largo era denominado pela junta de freguesia que eles o identificaram como rua, mas disseram me que se eu apresentasse uma declaração da junta a indicar que ali era um parque de estacionamento que ai já me davam a razão.
O que eu acho estranho é o perito ter estado comigo no local do acidente, dizer-me q eu nao era culpado, porque o outro senhor sai de um parque, e depois a companhia vir a apresentar a desculpa da prioridade à direita.
Ali ao circular na N312 naquele local do acidente nenhum condutor que eu conhecer cede prioridade ou reduz velocidade por causa do parque que tem à sua direita.
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostMas de onde vem o veiculo A é tem la uma placa a dizer "Largo do Calvário" é um largo sem saída. Apenas dá acesso para os poucos moradores. A sinalização a tracejado na berma da estrada Nacional onde segue o veiculo B não lhe dá prioridade?
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostMas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".
O que vai "mandar" aqui é a designação que a Câmara tem lá aprovada...
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostMas sendo um largo, nunca é uma Rua.... Tem la a placa identificativa que diz "Largo do Calvário" não diz lá "Rua do Calvário".
Vai à câmara municipal( Boticas) , procura pelo departamento de tráfego/trânsito e pede o documento que preveja qual a situação que foi atribuída ao local em questão.
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Originalmente Colocado por rucsantos Ver PostIndependentemente da nomenclatura atribuída, se for considerada via pública , tanto faz qual o nome que lhe atribuem.
Vai à câmara municipal( Boticas) , procura pelo departamento de tráfego/trânsito e pede o documento que preveja qual a situação que foi atribuída ao local em questão.
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostEntão a declaração da junta não chega?
A via, a estar dentro de uma localidade é da responsabilidade da Câmara Municipal e não da Junta, isto em termos de sinalização /ordenamento.
em algumas situações pontuais, a câmara municipal pode delegar certo tipo de situações à junta.
http://www.invicta.pt/pdf/legislacao...%2044-2005.pdf
Ver artigos 5,6 e 7 .
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Originalmente Colocado por SilverArrow Ver PostUm caminho de terra batida não tem prioridade.
Por conhecimento de causa, dêm as voltas que quiserem, o que há a fazer é obter a declaração da Junta de Freguesia/Câmara Municipal) indicando caminho particular. Caso contrário, aplicação da regra prioridade.
Se for um processo IDS aplicação inequívoca do caso 50 da TPR.
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostMas se a junta de freguesia passar a declaração em como aquele largo é um parque de estacionamento, ai quem tem prioridade já é neste caso o veiculo B (eu)?
Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...
De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.Editado pela última vez por fabiodobill20; 11 September 2014, 18:02.
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostSe for um parque de estacionamento quem vai a sair do parque tem de dar prioridade, como tal o veículo B tem prioridade.
Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...
De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.
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Originalmente Colocado por fabiodobill20 Ver PostSe for um parque de estacionamento quem vai a sair do parque tem de dar prioridade, como tal o veículo B tem prioridade.
Aproveito para questionar uma situação que passo todos os dias...
De quem vem na linha rosa, eu tenho de ceder passagem ?
Não existe sinalização, e é uma rua que dá acesso aquele parque.
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Ao pé do ZOO de Lisboa (Sete Rios) há uma engraçada que me surpreende sempre!
Quem vem da Estrada da Luz tem prioridade todo o caminho. Chega-se à supra indicada zona, em que há cruzamento, antes dos semáforos, e onde não existem sinais por vezes sou surpreendido com autocarros da Carris que vêm da direita completamente a abrir... é uma vergonha que tal aconteça. é um perigo. mas é real!
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Originalmente Colocado por Vocsa Ver PostEu também não parava e tinha batido como tu
A prioridade, não é um dado adquirido ou absoluto, logo, podem-se evitar muitas chatices se todos adoptarmos uma postura defensiva.
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tonyV
Originalmente Colocado por JN1984 Ver PostNaturalmente será caso a caso.. por exemplo no UK não há esta regra (seja da prioridade da direita ou esquerda).
In casu, saindo o tal reformado da PSP de um acesso (como o que se vê na foto), este deveria ter a cautela antes de entrar na faixa de rodagem que tem marcação... duvido que qualquer pessoa com 2 dedos de testa diga o contrário, pese embora a existência da tal regra da prioridade
Em todo o caso, e perante a recusa da seguradora (que como sabemos fazem de tudo para excluir a sua responsabilidade), iria até às ultimas instancias, como aliás, penso que fará aqui o nosso user
O simples dar prioridade à direita é tão básico que não necessita de racionalização superior, torna-se quase instinto; tal como meter uma velocidade.
Em relação ao RU tal como qualquer outro país civilizado, como é óbvio há regras. Procura por "give way to the right". Eu segui durante 3 anos a minha condução (adaptada a quem circula á esquerda) e nunca tive problemas em cruzamentos
EDIT: E sim esse acidente acontece a qualquer um, ainda por cima com esse tracejado...mas se de facto é uma rua pública, sem sinalização de nenhum dos lados, não há volta a dar.
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Isto é uma via publica, nunca um parque de estacionamento.
https://www.google.pt/maps/@41.70851...1ZoHhHgc_Q!2e0
Se devia ter sinalização, sim devia.
Não tem, é uma via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostIsto é uma via publica, nunca um parque de estacionamento.
https://www.google.pt/maps/@41.70851...1ZoHhHgc_Q!2e0
Se devia ter sinalização, sim devia.
Não tem, é uma via publica, aplica-se a regra geral da prioridade.
Não concordo contigo, mas ok
Alem do mais é um local sem saída...
Este acidente meu custa-me a digerir muito sinceramente, tipo se fosse num cruzamento tudo bem o outro condutor tinha razão, agora no sitio em questão nunca pode ter prioridade o outro veiculo, moro nesta localidade à 35 anos antes de ter calceta o largo era um caminho pedonal de acesso às cruzes para rezarem a via sacra.
Então a linha descontinua no berma da N312 não significa nada? Se a outro via tivesse prioridade sob a N312, ali não poderia ter traços sequer, teria que ter traços era na faixa onde eu circulava.Editado pela última vez por Dottore; 11 September 2014, 18:56.
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Originalmente Colocado por Dottore Ver PostEntão para ti o que é uma via privada?
E não é para mim, é para todos.
Com a definição de via publica não é difícil chegar á definição de via privada.
Lei n.º 72/2013, de 3 de setembroCÓDIGO DA ESTRADA
TÍTULO I
Disposições gerais
CAPÍTULO I
Princípios gerais
Artigo 1.º
Definições legais
Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o significado que lhes é atribuído neste artigo:
a) «Autoestrada» - via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados e sinalizada como tal;
b) «Berma» - superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que ladeia a faixa de rodagem;
c) «Caminho» - via pública especialmente destinada ao trânsito local em zonas rurais;
d) «Corredor de circulação» - via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afetos a determinados transportes;
e) «Cruzamento» - zona de intersecção de vias públicas ao mesmo nível;
f) «Eixo da faixa de rodagem» - linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de rodagem em duas partes, cada uma afeta a um sentido de trânsito;
g) «Entroncamento» - zona de junção ou bifurcação de vias públicas;
h) «Faixa de rodagem» - parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;
i) «Ilhéu direcional» - zona restrita da via pública, interdita à circulação de veículos e delimitada por lancil ou marcação apropriada, destinada a orientar o trânsito;
j) «Localidade» - zona com edificações e cujos limites são assinalados com os sinais regulamentares;
l) «Parque de estacionamento» - local exclusivamente destinado ao estacionamento de veículos;
m) «Passagem de nível» - local de intersecção ao mesmo nível de uma via pública ou equiparada com linhas ou ramais ferroviários;
n) «Passeio» - superfície da via pública, em geral sobrelevada, especialmente destinada ao trânsito de peões e que ladeia a faixa de rodagem;
o) «Pista especial» - via pública ou via de trânsito especialmente destinada, de acordo com sinalização, ao trânsito de peões, de animais ou de certa espécie de veículos;
p) «Rotunda» - praça formada por cruzamento ou entroncamento onde o trânsito se processa em sentido giratório e sinalizada como tal;
q) «Utilizadores vulneráveis» - peões e velocípedes, em particular, crianças, idosos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida ou pessoas com deficiência;
r) «Via de abrandamento» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal;
s) «Via de aceleração» - via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal;
t) «Via de sentido reversível» - via de trânsito afeta alternadamente, através de sinalização, a um ou outro dos sentidos de trânsito;
u) «Via de trânsito» - zona longitudinal da faixa de rodagem destinada à circulação de uma única fila de veículos;
v) «Via equiparada a via pública» - via de comunicação terrestre do domínio privado aberta ao trânsito público;
x) «Via pública» - via de comunicação terrestre afeta ao trânsito público;
z) «Via reservada a automóveis e motociclos» - via pública onde vigoram as normas que disciplinam o trânsito em autoestrada e sinalizada como tal;
aa) «Zona de estacionamento» - local da via pública especialmente destinado, por construção ou sinalização, ao estacionamento de veículos;
bb) «Zona de coexistência» - zona da via pública especialmente concebida para utilização partilhada por peões e veículos, onde vigoram regras especiais de trânsito e sinalizada como tal.Editado pela última vez por Vanquish; 11 September 2014, 19:09.
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