60 km/hora. Limite de velocidade na Segunda Circular pode baixar
A Câmara de Lisboa discute esta quarta-feira, 23 de dezembro, um plano de remodelação para a Segunda Circular, uma das estradas mais movimentadas do país. O plano custa quase 10 milhões de euros e implicará obras durante 10 meses. No final, o objetivo é ter uma via com maior “caráter urbano”, com uma redução de velocidade para 60 quilómetros por hora.
Já no dia 15 de dezembro o Observador tinha adiantado que a Câmara de Lisboa iria avançar com um “projeto de grande ambição” para esta via. O investimento de 10 milhões de euros deve acontecer até 2018 e a proposta do executivo passa por promover alterações no tráfego e intervenções no pavimento e iluminação. O objetivo da redução da velocidade máxima (atualmente é 80 quilómetros por hora) e das outras medidas é reduzir os acidentes, melhorar o trânsito e diminuir a poluição.
Há cerca de uma semana, o presidente da autarquia, Fernando Medina, afirmou na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa que aquela estrada “necessita de uma intervenção profunda” e que “enfrenta vários problemas severos”.
Logo nessa altura, o presidente da câmara dizia querer alterar esta situação, propondo “acentuar o caráter urbano” da estrada e negociando com o Governo formas para “que a CRIL [Circular Regional Interna de Lisboa, de Algés a Sacavém] assuma muito mais o seu papel”.
Esta é uma ambição antiga da autarquia: o antigo vereador da Mobilidade de Costa, Nunes da Silva, várias vezes chamou a atenção para o facto de a limitação da velocidade máxima a 70 km/h na CRIL ser pouco atrativa para os condutores, que podem andar a 80 km/h na Segunda Circular. Fernando Medina sugere ainda a criação de acessos diretos ao aeroporto a partir da CRIL, o que, acredita, ajudaria a reduzir o tráfego da Segunda Circular.
http://observador.pt/2015/12/23/60-k...r-pode-baixar/
Atualização 14/01/2016
in http://www.cm-lisboa.pt/noticias/det...nsulta-publica
A Câmara de Lisboa discute esta quarta-feira, 23 de dezembro, um plano de remodelação para a Segunda Circular, uma das estradas mais movimentadas do país. O plano custa quase 10 milhões de euros e implicará obras durante 10 meses. No final, o objetivo é ter uma via com maior “caráter urbano”, com uma redução de velocidade para 60 quilómetros por hora.
Já no dia 15 de dezembro o Observador tinha adiantado que a Câmara de Lisboa iria avançar com um “projeto de grande ambição” para esta via. O investimento de 10 milhões de euros deve acontecer até 2018 e a proposta do executivo passa por promover alterações no tráfego e intervenções no pavimento e iluminação. O objetivo da redução da velocidade máxima (atualmente é 80 quilómetros por hora) e das outras medidas é reduzir os acidentes, melhorar o trânsito e diminuir a poluição.
Há cerca de uma semana, o presidente da autarquia, Fernando Medina, afirmou na reunião da Assembleia Municipal de Lisboa que aquela estrada “necessita de uma intervenção profunda” e que “enfrenta vários problemas severos”.
Logo nessa altura, o presidente da câmara dizia querer alterar esta situação, propondo “acentuar o caráter urbano” da estrada e negociando com o Governo formas para “que a CRIL [Circular Regional Interna de Lisboa, de Algés a Sacavém] assuma muito mais o seu papel”.
Esta é uma ambição antiga da autarquia: o antigo vereador da Mobilidade de Costa, Nunes da Silva, várias vezes chamou a atenção para o facto de a limitação da velocidade máxima a 70 km/h na CRIL ser pouco atrativa para os condutores, que podem andar a 80 km/h na Segunda Circular. Fernando Medina sugere ainda a criação de acessos diretos ao aeroporto a partir da CRIL, o que, acredita, ajudaria a reduzir o tráfego da Segunda Circular.
http://observador.pt/2015/12/23/60-k...r-pode-baixar/
Atualização 14/01/2016
2.ª Circular - consulta pública até 29 de janeiro
A Câmara Municipal de Lisboa colocou em consulta pública o projeto de intervenção da 2.ª Circular. O projeto está aqui disponível para consulta e as sugestões podem ser enviadas até 29 de janeiro.
O período de consulta pública do projeto relativo à intervenção na Segunda Circular, inicialmente previsto até dia 15 de janeiro, foi prolongado até dia 29 de janeiro de 2016.
Assim, as sugestões devem ser feitas por escrito até ao dia 29 de Janeiro de 2016, utilizando para o efeito o impresso próprio que deve ser dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa para o Edifício Central do Município (Campo Grande, n.º 25, 1.º, Bloco F, 1749-099 Lisboa), ou para o o email dmpo@cm-lisboa.pt .
Elementos do projeto
Principais linhas de intervenção
Apresentação
Arquitetura paisagista
Memória descritiva
Plano geral
Geometria, arborização e revestimentos
Pormenor separador
Cortes transversais
Arborização
Estudo de tráfego
Elementos do traçado
. Projeto
. R2C VIA PE-001-01-0
. R2C VIA PE-001-02-0
. R2C VIA PE-001-03-0
. R2C VIA PE-001-04-0
. R2C VIA PE-001-05-0
. R2C VIA PE-001-06-0
. R2C VIA PE-001-07-0
. R2C VIA PE-001-08-0
. R2C VIA PE-001-09-0
. R2C VIA PE-001-10-0
. R2C VIA PE-001-11-0
. R2C VIA PE-001-12-0
. R2C VIA PE-001-13-0
. R2C VIA PE-001-14-0
. R2C VIA PE-001-15-0
. R2C VIA PE-002-08-0
A Câmara Municipal de Lisboa colocou em consulta pública o projeto de intervenção da 2.ª Circular. O projeto está aqui disponível para consulta e as sugestões podem ser enviadas até 29 de janeiro.
O período de consulta pública do projeto relativo à intervenção na Segunda Circular, inicialmente previsto até dia 15 de janeiro, foi prolongado até dia 29 de janeiro de 2016.
Assim, as sugestões devem ser feitas por escrito até ao dia 29 de Janeiro de 2016, utilizando para o efeito o impresso próprio que deve ser dirigido ao Presidente da Câmara Municipal de Lisboa para o Edifício Central do Município (Campo Grande, n.º 25, 1.º, Bloco F, 1749-099 Lisboa), ou para o o email dmpo@cm-lisboa.pt .
Elementos do projeto
Principais linhas de intervenção
Apresentação
Arquitetura paisagista
Memória descritiva
Plano geral
Geometria, arborização e revestimentos
Pormenor separador
Cortes transversais
Arborização
Estudo de tráfego
Elementos do traçado
. Projeto
. R2C VIA PE-001-01-0
. R2C VIA PE-001-02-0
. R2C VIA PE-001-03-0
. R2C VIA PE-001-04-0
. R2C VIA PE-001-05-0
. R2C VIA PE-001-06-0
. R2C VIA PE-001-07-0
. R2C VIA PE-001-08-0
. R2C VIA PE-001-09-0
. R2C VIA PE-001-10-0
. R2C VIA PE-001-11-0
. R2C VIA PE-001-12-0
. R2C VIA PE-001-13-0
. R2C VIA PE-001-14-0
. R2C VIA PE-001-15-0
. R2C VIA PE-002-08-0
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