bricardo, limites pelo carro que conduzimos e pela "habilidade" ao volante são ridículos e impraticáveis.
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Excesso de velocidade ou
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por questões de liberdade.
como se define a velocidade máxima para um dado carro?
como se define a velocidade máxima para um condutor?
como se conjugam esses dois factores?
o que acontece quando andas num carro que não é o teu?
o que acontece quando compras um carro novo?
o que acontece quando chove? será que tens skills para conduzir no seco mas és um nabo no molhado?
etc etc
há fórmulas mágicas?
achas que faz algum sentido?
Comentário
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Japh...
Já percebemos todos que você está acima de nós.
Os outros não pensam, aceitam tudo, você é que sabe, os outros são tolos e não sabem distinguir velocidade escessiva de excesso de velocidade entre 1001 outras coisas.
Dados estatisticos valem zero, coisas que a DGV escreve são para nos limpar o cérebro, se é do Diário de Notícias são os que escrevem tolices...etc... acho que não vale a pena.
Se lhe dissessem que 2+2=4 você diria que era 5 baseado nesta argumentação:
- pense pela sua cabeça, ou aceita que 2+2=4 sem contestar
- o sujeito que inventou a matemática não me merece crédito e não percebe nada do assunto, inventou essas teorias, lolol
... e obviamente que pelas suas intervenções percebe-se completamente que você é uma fonte bem de longe mais credível que a DGV!
Portanto... acho que não vale a pena, porque a você, ninguém lhe ensina nada, nem livros, nem juristas, nem físicos, ninguém, quanto muito os outros é que só podem aprender algo consigo!
Perante isso, só me posso curvar perante a sua infinita sapiência.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
xkiter, achas que podes andar às 4 da manhã sem colocar ninguém em risco?
para já, não deves colocar a tua vida em risco.
e depois, se tiveres um acidente, o mais provavel é causares outros acidentes. um carro parado no meio de uma autoestrada, às 4 da manhã, será um perigo bastante maior do que durante o dia.
já agora, sabias que os acidentes mais graves acontecem entre a meia noite e as 6 da manhã?
porque é que será assim? aparentemente, seria mais seguro... há menos carros.
ou não.
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Não sei como é com vocês, mas quando estou a conduzir e o carro foge
numa curva, uso a minha voz de comando e grito "VOLTA JÁ PARA AQUI!".
E tem funcionado.
Respondendo mais a sério, acho que o problema é mesmo azelhice.
A velocidade por si só não causa acidentes nem feridos nem mortos. O
problema é quando o condutor não adequa a velocidade às condições em que
circula. Ou quando calcula mal as distâncias, ou quando não tem o carro
em condições, ou quando não avalia o seu próprio estado e a sua
capacidade para conduzir.
Comentário
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citação:Originalmente colocada por Luis Capelo
por questões de liberdade.
como se define a velocidade máxima para um dado carro?
como se define a velocidade máxima para um condutor?
como se conjugam esses dois factores?
o que acontece quando andas num carro que não é o teu?
o que acontece quando compras um carro novo?
o que acontece quando chove? será que tens skills para conduzir no seco mas és um nabo no molhado?
etc etc
há fórmulas mágicas?
achas que faz algum sentido?
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O problema e' a nabice, cujos efeitos sao potenciados pelo excesso de velocidade.
Por este motivo, neste momento nao e' viavel aumentarem-se os limites de velocidade em Portugal, devido a nabice dos condutores nao permitir andar a velocidades superiores em seguranca com mais carros na estrada.
O ideal seria curar a nabice, em vez da luta contra os limites de velocidade... mas isso nao e' facil.
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citação:Originalmente colocada por Mayhem
citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Perante isso, só me posso curvar perante a sua infinita sapiência.
É lixado tentar discutir apresentando como "factos" frases/valores perdidas sem lhes atribuir a devida fonte... ou usar "declarações" dos Media como se de verdades inabaláveis se tratassem.
Mas vá lá... só à 3ª página é que alguém "desconversou" (atitude tipica de quando acabam os argumentos)...
E como diriam os meus amigos da Phiber, "Bend over ... 'cos we're right behind you".
"V"
Comentário
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Estás-me a fazer lembrar um sujeito que aí andava que costumava dizer:
''Sem argumentos''... lol... na altura até foi porcausa de um tópico que teve que ser bloqueado sobre carros de 5 lugares e comerciais.
E aqui nem se trata de argumentos, são factos. Aliás, já postei aqui citações de sites a comprovar tal, agora claro, como disse acima, se para ti 2+2=5... por mais que te digam, não vais tirar isso da cabeça, provavelmente dirás. Pensa pela tua cabeça, não tens argumentos, isso é o que tu dizes, cada qual com a sua... etc... aquele tipo de criancices que se dizem no pátio da escola para não dar o braço a torcer.
Convido-te até a postares aí um site, qualquer coisa com o minimo de credibilidade onde diga que a culpa dos acidentes não é da velocidade. Mas algo que não seja baseado na tua cabeça, porque as ideias da tua cabeça já compreendemos.
Como a mim me ensinaram que em teses, se deveria recolher opiniões de outros autores para as nossas próprias argumentações (e para enriquecer a tese) tenta fazer o mesmo, sem ser com base no discurso da tua cabeça: 'sem argumentos','isso não é válido','pensa pela tua cabeça','cada qual com a sua','a gnr e a dgv trabalham para o governo e fazem lavagens cerebrais'...etc...
Posta aqui a opinião de alguém ou algum 'escrito' válido, onde diga que o excess de velocidade e a velocidade excessivas NÃO SÃO a principal causa de acidentes.
Portanto, fica aqui o desafio! (a menos que alegues que postar coisas ou citar fontes sem ser a tua cabeça, é não pensar pela tua cabeça) lol
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Ma porque é que continuam a englobar o excesso de velocidade e a velocidade excessiva no mesmo saco???
Eu já fiz AE a 80 e passaram por mim gajos que não iam a mais de 100, independentemente dos veículos que conduziam (e eu até tenho uma A6 Avant) e que iam em clara velocidade excessiva (mas não em excesso de velocidade.
Será que eu não posso ir em excesso de velocidade mas não ir em velocidade excessiva???
Se eu for a 180 mas conseguir imobilizar o carro no espaço livre á minha frente então não vou em velocidade excessiva, certo??
É que, se não sabem ficam a saber, pode-se ser multado por excesso de velocidade, por velocidade excessiva e por ambos, mas uma não implica a outra!!
Eu gostava de saber se uma urgencia (isto para quem defende que 120 é mais que justo) compensa o perigo mortal que se corre ao andar a + de 120 numa AE!!
Gostava também que alguem me disse-se que já foi multado a 135 ou 140 numa AE!!
Se os gajos lá de cima achassem que a partir de 120 era muito perigoso andar e se corria risco mortal muito acima do que se corre a 120 então nunca teriam comprado carros que andavam atrás de outros a velocidades bem superiores a 120!!!
Um crime é vigilado por criminosos então!!!!
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já agora, caso não saibam, o código da estrada actual permite limites superiores a 120km/h.
Artigo 28.º
Limites especiais de velocidade
1 Sempre que a intensidade do trânsito ou as características das vias o aconselhem podem ser fixados, para vigorar em certas vias, troços de via ou períodos:
a) Limites mínimos de velocidade instantânea;
b) Limites máximos de velocidade instantânea inferiores ou superiores aos estabelecidos no n.º 1 do artigo anterior.
Comentário
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citação:
Ma porque é que continuam a englobar o excesso de velocidade e a velocidade excessiva no mesmo saco???
Eu já fiz AE a 80 e passaram por mim gajos que não iam a mais de 100, independentemente dos veículos que conduziam (e eu até tenho uma A6 Avant) e que iam em clara velocidade excessiva (mas não em excesso de velocidade.
Ninguém está a por no mesmo saco, o que parece é que querem justificar que se pode circular em excesso de velocidade desde que não se circule em velocidade excessiva e isso é FALSO, é que não se pode circular nem numa, nem noutra!
citação:
Será que eu não posso ir em excesso de velocidade mas não ir em velocidade excessiva???
Se eu for a 180 mas conseguir imobilizar o carro no espaço livre á minha frente então não vou em velocidade excessiva, certo??
citação:
É que, se não sabem ficam a saber, pode-se ser multado por excesso de velocidade, por velocidade excessiva e por ambos, mas uma não implica a outra!!
Já foi explicado porque é que o limite é de 120kmh... é ler atrás.
citação:
já agora, caso não saibam, o código da estrada actual permite limites superiores a 120km/h.
Artigo 28.º
Limites especiais de velocidade
1 Sempre que a intensidade do trânsito ou as características das vias o aconselhem podem ser fixados, para vigorar em certas vias, troços de via ou períodos:
a) Limites mínimos de velocidade instantânea;
b) Limites máximos de velocidade instantânea inferiores ou superiores aos estabelecidos no n.º 1 do artigo anterior.
Isto parece o departamento jurídico das empresas que quando sai uma lei nova a preocupação é ver como é que não a hão-de respeitar!
O código está bem feito, o único problema do código são os não cumpridores do mesmo.
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Eu acho que o unico problema do código é que quem o fez das duas uma: ou não circula regularmente nas nossas estradas ou já sabe á priori que não o vai cumprir!!!!
Eu sei e toda a gente sabe que é proibido andar a mais de 120 nas AE em portugal mas eu sei e toda a gente sabe que poucos são os que cumprem este limite.
Eu não concordo com este limite (independentemente de o cumprir ou não) e por isso deixei aki as minhas razões.
De qq modo se existe assim tanta gente que concorda com ele então porque é que eu vejo mais gente a não o cumprir do que a cumprir????
Se concordam então não existe razão nenhuma do mundo para o quebrarem e andarem nem que seja a 121km/h
Se não concordam podem quebra-lo ou não e, se o quebrarem e forem apanhados podem levar a sanção respectiva!!
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citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos
Certo, mas em Portugal não conheço nenhuma via dessas, mas nessas vias 'especiais' podes circular à velocidade que nelas esteja sinalizado. Tal como num IP tens 90kmh de limite máximo e numa AE o limite é de 120kmh.
Isto parece o departamento jurídico das empresas que quando sai uma lei nova a preocupação é ver como é que não a hão-de respeitar!
O código está bem feito, o único problema do código são os não cumpridores do mesmo.
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citação:
Eu acho que o unico problema do código é que quem o fez das duas uma: ou não circula regularmente nas nossas estradas
citação:
Eu sei e toda a gente sabe que é proibido andar a mais de 120 nas AE em portugal mas eu sei e toda a gente sabe que poucos são os que cumprem este limite.
citação:
Eu não concordo com este limite (independentemente de o cumprir ou não) e por isso deixei aki as minhas razões.
citação:
De qq modo se existe assim tanta gente que concorda com ele então porque é que eu vejo mais gente a não o cumprir do que a cumprir????
citação:
Se concordam então não existe razão nenhuma do mundo para o quebrarem e andarem nem que seja a 121km/h
Se não concordam podem quebra-lo ou não e, se o quebrarem e forem apanhados podem levar a sanção respectiva!!
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citação:Originalmente colocada por xkiter
É uma questão de entender a liberdade. Cada um pense o que quiser. Se numa auto-estrada com boa construção às 4 da manhã sem colocar em perigo mais ninguém (reforço: SEM COLOCAR OUTRÉM EM RISCO), eu não posso conduzir a mais de x km/h porque o Estado ou a sociedade entendem que eu não devo ter essa liberdade, estou absolutamente contra. É um abuso contra a liberdade individual que supostamente temos, mas que como bons "carneiros" vamos abnegadamente perdendo e cendendo ao longo do tempo.
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sim, os carros actuais são uma folha de papel que a 120 despedaçam-se contra o vento
e em relação á quantidade de pessoas que cumprem os limites de velocidade em AE basta por o Cruise control a 120 e tentar ultrapassar alguem de lx ao porto!!!
As pessoas não repeitam o código pois este não está ajustado á realidade nacional!!
Quem o quebra está consciente que o está a quebrar. Se não puser em risco a vida de mais ninguem senão a sua própria vida não deve (é mas não deve) ser punido por isso, que eu saiba o suicidio ainda não é crime!!!
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citação:
o que eu quis dizer foi que existe em portugal a possibilidade legal de aumentar o limite de 120, mesmo sem alterar o código da estrada. está tudo previsto. não é, por isso, uma limitação imposta pelo código, mas sim pela vontade política.
Mas como disse, se as pessoas não conseguem cumprir estes limites... (claro que vocês alegam que se o limite fosse 140kmh as pessoas cumpririam)... imaginem emprestar €5 a alguém, que se compromete ao fim de 1 semana a devolver, ao fim de 1 semana essa pessoa diz: os €5 já não te os devolvo, mas se me emprestares €10, devolvo-te €15. Só um tolo iria emprestar mais €10.
Têm estes limites, tentem cumprir, só isso, é tão simples.
citação:
As pessoas não repeitam o código pois este não está ajustado á realidade nacional!!
citação:
Se não puser em risco a vida de mais ninguem senão a sua própria vida não deve (é mas não deve) ser punido por isso, que eu saiba o suicidio ainda não é crime!!!
Art. 291 do Código Penal determina que:
“ 1 - Quem conduzir veículo, com ou sem motor, em via pública ou equiparada: (...)
b) Violando grosseiramente as regras da circulação rodoviária relativas à prioridade, à obrigação de parar, à ultrapassagem, à mudança de direcção (...) ao limite de velocidade ou à obrigatoriedade de circular na faixa de rodagem da direita;
e criar deste modo perigo para a vida ou para a integridade física de outrem, ou para bens patrimoniais alheios de valor elevado, é punido com pena de prisão até 3 anos ou com pena de multa. ''
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A própria definição do código penal deixa espaço para: se não criares perigo para a vida ou integridade física de outrem ou bens patrimoniais de valor elevado então não é crime!!!!
A Lei até proibe o uso e até mesmo o transporte de armas de fogo, salvo raras e honrosas excepções.
De qq modo um automovel é construido para um uso diferente do de uma arma de fogo certo??
Se todos cumprissem o limite de velocidade imposto por lei em todas as situações então deixava de haver mortes na estrada???
Teriamos realmente menos mortes na estrada???
Não sei porque mas não acredito, não acredito mesmo!!
Continuo a achar que o que está mal não é o acto de ultrapassar os limites máximos de velocidade em AE!!
Estamos a falar de uma unica infracção especifica em locais especificos e não de um total desrespeito pelo código da estrada!!!
Eu posso-te dizer que nunca me lembro de ter passado um traço continuo ou um vermelho ou de ter deixado de dar prioridade a ninguem ou até mesmo de não parar numa passadeira para deixar passar um peão!!!
Nunca me lembro de ter desrespeitado o limite de velocidade nem em cidade e, salvo raras excepções como ultrapassagens e afins, ter ultrapassado o limite de velocidade de 90 (80 em comerciais) em estrada.
Eu tenho um carro de 91 e posso-te dizer que talvez tenha passado dos 120 duas ou três vezes com ele (apesar de ser um gti com 100cv!!!
Mas continuo a achar que 120km/h numa AE é ridiculo, provoca cansaso e sonolencia e aumenta o risco de acidentes em maior escala que andar a 150 ou mesmo a 160 num bom dia e com pouco ou nenhum trânsito.
É a experiencia de quem faz 40.000km por ano dos quais 30.000 em AE e de quem já fez daki a Barcelona só parando para reabastecer e para descansar (mais ou menos de 2 em 2 horas o próprio corpo pede uma paragem) e sentiu na pele a diferença entre os troços que fez a 120 e os troços que fez a 140/150/160!!!
E até te posso dizer que até hoje tive 3 acidentes graves e num estava parado, no outro ia a 30km/h e no outro a 80km/h numa estrada nacional!!!
Estranho não achas???
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