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Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada
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Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Postmas o que eu escrevi é que tão a tentar fazer passar esses otarios que OBRIGAM os outros a ultrapassar pela direita (mesmo não se pondo a frente, continuando na mesma fila de transito) por coitadinhos... "ai coitado esqueceu-se de olhar e por o pisca e o outro que vinha a cumprir o código há 10 kilometros indo o mais à direita possivel estragou-lhe o veiculo"
De resto se estiveres a ultrapassar pela direita e tiveres um acidente a culpa em princípio será do outro, ou quanto muito haverá uma divisão de culpas.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostPois é, lembrei-me. Para quem chegou só agora ao tópico, de facto é proibido, perigoso, e de muito pouco bom senso ultrapassar ou passar pela direita, em auto-estradas. Isto porque é muito provável que a pessoa que circula desalmadamente pelo meio da auto-estrada não olhe para o lado direito antes de retomar a faixa da direita quando entender, porque habitualmente se ultrapassa / se passa pelo lado esquerdo.
Caros users, não concordem a 100% com esta afirmação do nosso amigo Jarod!
Sempre que possam circulem o mais à direita possivel!
Se forem a cumprir circulando pela direita e encontrarem alguem no meio, não desemperem pensando que tem que mudar 2 faixas ou ir atás do dito km´s e km´s porque não o podem passar pela direita! Façam-no se virem que estão reunidas as condições.
Reparem que esta acção até fará ver aos condutores que vão no meio que vão mal, e assim vão ajudá-los a corrigir. Se passarem para a esquerda estão a perder tempo e é como se o do meio estivesse a ir bem
PS:Caro Jarod, chega de influenciar
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Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver PostPá tenho ali uma caixa de sapatos cheia de multas de ultrapassagem pa pagar... engraçado que todas dizem cá em baixo: ps-observá-mo-lo pela câmara de vigilancia..
Videovigilância detecta infracções já em Janeiro
É já partir de Janeiro que a Brigada de Trânsito (BT) da GNR vai utilizar as imagens captadas pelas câmaras de videovigilância nas estradas portuguesas - incluindo dentro das localidades - , para multar os condutores que infringem o Código da Estrada. O excesso de velocidade fica de fora das infracções detectáveis, até porque "não é possível registar a velocidade de uma viatura através deste tipo de equipamentos", explicou ao DN o major Lourenço da Silva, da BT da GNR.
(...)
Câmaras. A Brisa é a principal concessionária de auto-estradas em Portugal e, por isso, a que detém maior número de câmaras de vigilância. A empresa detém mais de 400 sistemas electrónicos. "O sistema está disponível para ser utilizado pelas autoridades", garantiu ao DN Franco Caruso, porta-voz da Brisa, adiantando que "a Brisa cumprirá a lei".
A somar a este equipamento, as autoridades fiscalizadoras contam ainda com os sistemas instalados em algumas Scut e com os da Estradas de Portugal.
Antes de emanar ironia convém pesquisar para não se cair no ridículo...
*EDIT
Mais uma
Centro de videovigilância da Brisa
Brigada de Trânsito da GNR já não patrulha A1, A2, A5 e A23
A Brigada de Trânsito (BT) da GNR deixou de patrulhar as auto-estradas 1, 2, 5 e 23 no início deste mês, depois de ter entrado em funcionamento o centro de videovigilância da Brisa, noticia hoje o jornal "Correio da Manhã".
A vigilância é feita à distância, através de câmaras, e as patrulhas só se fazem à estrada quando é detectada uma violação do Código da Estrada ou algum acidente.
De acordo com o jornal, a BT da GNR tem, desde o dia 7 deste mês, cinco militares em permanência no Centro de Coordenação Operacional (CCO) da Brisa, em Carcavelos, que está dotado de um sistema de câmaras de vídeo que cobre aquelas auto-estradas.
Este equipamento, escreve o jornal, foi aproveitado para a concepção do novo projecto de patrulhamento, delineado pela secção de operações da BT e assinado pelo comandante Meireles de Carvalho.
As viaturas da BT estão há um mês a ser estrategicamente colocadas nos nós de acesso às auto-estradas e só podem sair se receberem ordens, que terão de ser emitidas a partir de indicações fornecidas pelo CCO da Brisa.
Editado pela última vez por pacxito; 20 March 2008, 00:05.
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostEstá para vir o dia em que um GNR me vai multar, por alegar que eu ultrapassava pela direita, e ganhar em tribunal, porque eu circulava na faixa da direita da AE que se encontrava livre, e um camelo resolveu pastar na do meio a 70...
Gostava de ver...
A lei é bem clara, e lá porque o Sr. Agente não a sabe, isso não é desculpa...
E como já acabei por confirmar com um advogado, vou enviar umas cartitas com essa resposta dada por eles, BT, quero ver se me divirto um bocado...
Tu até podes levar o caso a tribunal, obviamente que estás no teu direito, mas obviamente vais perder (a lei é bem clara) e vais ter que arcar com as despesas até porque já deve haver alguma jurisprudência neste campo, tornando o processo bem mais simples.
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Originalmente Colocado por hugo_senna Ver Post
Caros users, não concordem a 100% com esta afirmação do nosso amigo Jarod!
Sempre que possam circulem o mais à direita possivel!
Se forem a cumprir circulando pela direita e encontrarem alguem no meio, não desemperem pensando que tem que mudar 2 faixas ou ir atás do dito km´s e km´s porque não o podem passar pela direita! Façam-no se virem que estão reunidas as condições.
Reparem que esta acção até fará ver aos condutores que vão no meio que vão mal, e assim vão ajudá-los a corrigir. Se passarem para a esquerda estão a perder tempo e é como se o do meio estivesse a ir bem
PS:Caro Jarod, chega de influenciar
É chato mas é verdade: em auto-estrada para ultrapassares OU passares legalmente por alguém que vai a "pastar no meio", TENS que o fazer pela esquerda, tomando todas as devidas precauções. Ou então abrandas para uma velocidade inferior à dele e esperas que alguém mais apressado do que tu faça "pressão para ele mudar de faixa". Ou metes-te atrás dele e dás sinais de luzes (sem abusar).
É para evitar situações destas que NÃO SE DEVE PASTAR NO MEIO das auto-estradas (ou na faixa da esquerda). O infractor é ele, não te juntes ao clube!!!
Não pararei de influenciar porque tenho efectivamente razão, como já foi comprovado pelo Dark_Sorcerer mais do que uma vez, através das suas comunicações às autoridades e respectivas respostas.
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Originalmente Colocado por Jarod Ver PostE vocês, não estão?
Só sei que ultrapassar pela esquerda faz bem e recomenda-se. Experimentem vocês também, ou mudem-se para Inglaterra!
falo de todos...incluindo mim mesmo...
nao estou contra ti nem a favor,como deves ter lido os meus posts deves saber a minha posicao,que PARA MIM!!!!! e logica
parece que so tu te sentiste picado...
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Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver PostCom tanta ironia pretendia xegar ai mesmo onde cheguei... com tanta câmara, com tanta ultrapassagem ilegal (ai que sou um criminoso, mea culpa) e ainda não tive um multa por esse crime horrendo que é passar os sr.s da faixa do meio
Eu apenas deixei um aviso, se achas que é estúpido ignora-o e continua com as tuas manobras perigosas (sim perigosas, apesar de também a fazer esporadicamente sei que é uma manobra perigosa e ilegal) e a vangloriar-te de nunca teres sido apanhado. Mas olha que um dia pode não correr tão bem e ficas um mês a andar de autocarro.
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bem meus senhores, chegamos ao ponto do topico em que todos atiram areia para os olhos uns dos outros na esperanca que o outro cometa erros, e a "acusar" outros de serem perigos na estrada...
nao estou a apontar ninguem em especifico,mas acho que o barrete serve a quem serve e cada um sabe de si...
o que eu sei e que NUNCA vi ninguem que cumpri se o codigo a risca, sequer ter moral para apontar o dedo...
ate acredito que muitos de vos ate iriam fazer sinais de luzes ou "gritar" com o condutor que vai na vida dele na faixa do meio(nao me excluo desta afirmacao)
com este post espero ainda que nao se "virem" todos contra mim...
este topic foi criado com o intento de pedir opinioes sobre o cerrecto, ja todos sabemos o que diz a lei... mas como disse ontem todos querem que alguem lhes diga "sim senhor,tem razao"
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Bolas isto dura e dura e dura, já vos dei a resposta a isto a umas paginas atras.
o bom era que todos perdessem a mania de tentar ensinar os outros no meio do transito com tangentes, flashadas, toques de travão, berros que de certeza que o condutor do outro carro não ouve, gestos obscenos e afins.
se apanham alguem que faz algo com que não concordam e que acham uma "nabice", encham-se de orgulho por serem melhores ,contornem o obstaculo em segurança e vão a vossa vida tranquilos.
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Posteste topic foi criado com o intento de pedir opinioes sobre o cerrecto, ja todos sabemos o que diz a lei... mas como disse ontem todos querem que alguem lhes diga "sim senhor,tem razao"
afinal o forum não serve para discutir ou ter opiniões.
Apenas para se dizer é assim e mais nada... o mesmo se passa quando se começa a discutir as rotundas, os farois acesos, os piscas, etc, etc. etc.
Há sempre alguem que diz o que está na lei é isto, por isso acabou, mesmo que a lei eventualmente possa estar menos bem...
Eu tento cumprir o CE e tento sempre fundamentar as minhas opiniões com o CE, no entanto, apesar de o tentar cumprir consigo ver que há coisas que podiam melhorar no CEEditado pela última vez por Valium; 20 March 2008, 09:12.
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostConcordo contigo!
afinal o forum não serve para discutir ou ter opiniões.
Apenas para se dizer é assim e mais nada... o mesmo se passa quando se começa a discutir as rotundas, os farois acesos, os piscas, etc, etc. etc.
Há sempre alguem que diz o que está na lei é isto, por isso acabou, mesmo que a lei eventualmente possa estar menos bem...
Eu tento cumprir o CE e tento sempre fundamentar as minhas opiniões com o CE, no entanto, apesar de o tentar cumprir consigo ver que há coisas que podiam melhorar no CE
No entanto, uma ressalva: não acho que esta é uma coisa que possa ser "melhorada" no CE. No máximo, acho que deve ser (ainda) mais explícito e ter em atenção a situação de três faixas em AE. Porque entendo que as mesmas pessoas que dizem, neste tópico, que em três faixas se pode ultrapassar pela direita, dizem que não se pode fazê-lo em duas faixas... E isso é que me faz confusão.
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Todos nós sabemos que é proibido ultrapassar pela direita...
Mas como alguém dizia por aqui, que quem vai no meio é que está mal... E quem ultrapassa pela direita não está mal? Mas pronto, são opiniões...
Nesta situação como todos aqui já passamos, também já passei, claro. Já passei pela direita, admito. Também já empurrei gajos na faixa do meio para a mais á direita.
E depois também existe aquele síndrome que é: entrar na auto-estrada e encostar à esquerda!
Enfim, toda a gente continua a fazer asneiras e nós respondemos com asneiras...
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Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver PostClaro que se pode ter opiniões, Valium. Claro que se pode questionar o CE. Mas tal como eu defendo a minha interpretação, os outros fazem o mesmo.
No entanto, uma ressalva: não acho que esta é uma coisa que possa ser "melhorada" no CE. No máximo, acho que deve ser (ainda) mais explícito e ter em atenção a situação de três faixas em AE. Porque entendo que as mesmas pessoas que dizem, neste tópico, que em três faixas se pode ultrapassar pela direita, dizem que não se pode fazê-lo em duas faixas... E isso é que me faz confusão.
a parte disso, em relacao a ressalva... o idela era ter todos os casos expecificos explicitos no CE...infelizment nao acontece, e entao temos de nos guiar pelos casos omissos...
muitos dizem que seremos multados(o que pode acontecer),mas nao quer dizer que seja mos BEM multados ou nao haja maneira de PROVAR o contrario nesses mesmos casos omissos...
la esta a tal questao que eu falei que se passares pela direita nao e sequer considerado ultrapassagem(interpretacao pela negativa do CE) pois esta implica passar pelo lado esquerdo(excepto 3 excepcoes ja conhecidas)...
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostNão é um "Sr. Agente", é um "Sr. Major" que trabalhou de certeza durante anos a fio na estrada todos os dias e que teve dezenas, senão centenas de horas de formação no código da estrada. Desculpa mas acho que te falta um pouco de humildade e respeito por quem demonstra à partida muito mais conhecimentos sobre um determinado tema do que tu.
Tu até podes levar o caso a tribunal, obviamente que estás no teu direito, mas obviamente vais perder (a lei é bem clara) e vais ter que arcar com as despesas até porque já deve haver alguma jurisprudência neste campo, tornando o processo bem mais simples.
E já estou a fazer seguir umas cartitas/mails, é que é uma bocado triste uma autoridade não saber interpretar o código...
E mais não digo, agora vou-me rir um bocado!
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Originalmente Colocado por pacxito Ver PostTambém tens multas de todas as vezes que excedeste o limite de velocidade? E de todas as vezes que não paraste num stop ou numa passadeira? Acho que não é difícil perceber que no meio de quase meio milhar de câmaras a probabilidade de um agente ver a tua manobra é pequena, o que não quer dizer que não seja maior do que 0...
Eu apenas deixei um aviso, se achas que é estúpido ignora-o e continua com as tuas manobras perigosas (sim perigosas, apesar de também a fazer esporadicamente sei que é uma manobra perigosa e ilegal) e a vangloriar-te de nunca teres sido apanhado. Mas olha que um dia pode não correr tão bem e ficas um mês a andar de autocarro.
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Originalmente Colocado por Baiones Ver PostFalta-me humildade a mim e ao advogado ao qual pus a questão.
E já estou a fazer seguir umas cartitas/mails, é que é uma bocado triste uma autoridade não saber interpretar o código...
E mais não digo, agora vou-me rir um bocado!
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Postcada um ter a sua opiniao e uma coisa, o que se tem visto aqui e cada um aimpingir a sua ideia a forca...
a parte disso, em relacao a ressalva... o idela era ter todos os casos expecificos explicitos no CE...infelizment nao acontece, e entao temos de nos guiar pelos casos omissos...
muitos dizem que seremos multados(o que pode acontecer),mas nao quer dizer que seja mos BEM multados ou nao haja maneira de PROVAR o contrario nesses mesmos casos omissos...
la esta a tal questao que eu falei que se passares pela direita nao e sequer considerado ultrapassagem(interpretacao pela negativa do CE) pois esta implica passar pelo lado esquerdo(excepto 3 excepcoes ja conhecidas)...
Parece-me bastante simples. Ou então sou eu e as autoridades, por duas vezes, que estamos errados...
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Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver PostEu só não percebo é como é que, sendo uma ultrapassagem (porque passaste na mesma para a frente do veículo) e pela direita, não dá para entender que é uma manobra ilegal (visto que o conceito de passagem não existe no código).
Parece-me bastante simples. Ou então sou eu e as autoridades, por duas vezes, que estamos errados...
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Postnao passas te para a frente dele, passas te AO LADO dele...passar para a frente e ires para a faixa onde ele se encontra...
Mais: numa situação de corrida, dois carros vão na mesma via. O que vai na esquerda vai mais devagar que o da direita. O da direita passa para a frente dele. Isto não é ultrapassar?
Qual a diferença com o exemplo da estrada normal? Para além de que numa pista se pode ULTRAPASSAR pela direita?
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Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver PostEntão dois corredores vão numa pista de atletismo. Um vai na faixa da esquerda e outro na da direita. O da direita vai mais depressa que o da esquerda, ultrapassando-o. Ou só o passou também?
Mais: numa situação de corrida, dois carros vão na mesma via. O que vai na esquerda vai mais devagar que o da direita. O da direita passa para a frente dele. Isto não é ultrapassar?
Qual a diferença com o exemplo da estrada normal? Para além de que numa pista se pode ULTRAPASSAR pela direita?
como falei ja desde a dois dias, eu tenho A MINHA INTERPRETACAO e cada um tem a sua, se nao aceitas a minha tudo bem...
mas agradeco que nao me inpinjas a tua...
Comentário
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Postultrapassar que eu saiba por definicao indica que te vais colocar na frente de...entende o que quiseres...
como falei ja desde a dois dias, eu tenho A MINHA INTERPRETACAO e cada um tem a sua, se nao aceitas a minha tudo bem...
mas agradeco que nao me inpinjas a tua...
Mas pegando na tua definição de ultrapassagem (está a sublinhado na citação). Se eu vou numa dada faixa e passo por um carro que circula no mesmo sentido, sem mudar de faixa, não passei de trás para a frente dele?
Comentário
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Originalmente Colocado por Luís Miguel Ver PostIsso é uma falácia, porque só uma pode estar certa, portanto, um de vocês vai ter que impingir uma.
Mas pegando na tua definição de ultrapassagem (está a sublinhado na citação). Se eu vou numa dada faixa e passo por um carro que circula no mesmo sentido, sem mudar de faixa, não passei de trás para a frente dele?
como tenho uma ideia diferente e que me caem em cima para me convencer do que querem...
expliquei mal,ou melhor, nao completei...por que para mim, de novo como ja disse, so me estou a colocar a frente dele SE me colocar na mesma faixa que ele depois de PASSAR por ele...
que eu saiba na ultrapassagem existe uma fase chamada RETORNO nao e verdade?
o que diz essa parte?
que te colocas a frente dele RETOMANDO a faixa que levavas anteriormente, depois de PASSARES o carro...
volto a repetir,e a minha ideia...quem quiser aceitar que aceite quem nao quiser nao tento convencer...
agora, tudo o resto sao interpretacoes que cada um faz...
Comentário
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Postultrapassar que eu saiba por definicao indica que te vais colocar na frente de...entende o que quiseres...
como falei ja desde a dois dias, eu tenho A MINHA INTERPRETACAO e cada um tem a sua, se nao aceitas a minha tudo bem...
mas agradeco que nao me inpinjas a tua...
Eu estou a discutir o assunto, não te estou a impingir nada. Aliás, cada qual comporta-se na estrada como quiser - não sou pai de ninguém para ensinar nada.
Estou a dar a minha opinião.
Comentário
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Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Postrepara...eu tenho a minha ideia e nao a estou tentar vender a ninguem...
como tenho uma ideia diferente e que me caem em cima para me convencer do que querem...
expliquei mal,ou melhor, nao completei...por que para mim, de novo como ja disse, so me estou a colocar a frente dele SE me colocar na mesma faixa que ele depois de PASSAR por ele...
que eu saiba na ultrapassagem existe uma fase chamada RETORNO nao e verdade?
o que diz essa parte?
que te colocas a frente dele RETOMANDO a faixa que levavas anteriormente, depois de PASSARES o carro...
volto a repetir,e a minha ideia...quem quiser aceitar que aceite quem nao quiser nao tento convencer...
agora, tudo o resto sao interpretacoes que cada um faz...
As minhas desculpas então. Apesar de que me parece injusta essa crítica.
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