Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    vou-me rir mais um bocado...Tão mas...eu é que sou xico esperto por circular na mha faixa normalmente??e o que vai na do meio a pastar com a faixa da direita livre?? LOL é o que?? Espertissimissmo :D


    Ainda a dias fiz uma coisa que realmente nao se pode fazer que foi ultrapassar mesmo pela direita...entrei na auotestrada e ia uma gaja com um 120D que entrou no mm momento que eu...e começou a pastar na faixa da direita... (autoestrada com 3 faixas) quando meto o pisca para passar para a faixa do meio para efectuar a ultrapassagem a dita cuja mete-se na faixa do meio...sempre a pastelar...os belos dos 80km/h lol até que decido espreitar a faixa do lado direito...e...o que vi....??? NADA!!!!!!PASSOU PARA A FAIXO DO MEIO PORQUE LHE APETECEU!! Claro em hora de ponta a terceira faixa nao se consegu utilizar...então la eu tive de passar pela direita e fazer um DAHHHHH A SENHORA LOL

    ahh eu é que sou o xico esperto :D

    Comentário


      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
      e já leste os artigos 14 e 15? parece que não. enfim... não lêem tudo e pensam que têm razão.
      Ainda perguntas?

      Comentário


        Luis_Capelo hás de me dizer onde leste eu a dizer que tinha razão... Mania das pircadias... E sim já li os artigos 14 e 15, mas depois de por o artigo 42.

        Eu penso que é uma pequena falha no código e continuo a achar que não tem sentido estarmos na boa na nossa faixa e aparece um toni a 50 na faixa do meio e termos de estar a passar para a da esquerda, claro que não se perde nada em mudar de faixa para ultrapassar pela esquerda mas não temos culpa de estarmos dentro da velocidade limite e estar um cromo no meio a assar chouriços...

        Comentário


          simplesmente nada vos proibe expressamente de ANDAR MAIS DEPRESSA na faixa da direita em relacao a quem esta na faixa central ou esquerda..

          e proibido e PASSAREM PARA A FRENTE desse veiculo depois de O PASSAREM,pois ao colocarem se a sua frente estao a ULTRAPASSAR PELA DIREITA,e sim...isso ja e proibido...

          resumindo,podem passar pela direita desde que nao se ponham a frente da outra pessoa e continuem sossegados na vossa faixa da direita...(dentro do limite de velocidade obviamente)

          correctamente deveriam passar por tras dele para o ultrapassar pela faixa da esquerda...


          edit:
          a pessoa que esta a "pastar" na faixa central e que NAO esta a cumprir o codigo pois nao eta a circular o mais a direita possivel, e a desrespeitar a regra que diz que so podes usar a segunda (e seguintes) faixas para a ultrapassagem...
          Editado pela última vez por jAmobil; 18 March 2008, 11:41.

          Comentário


            Pronto, obrigado pelo esclarecimento jA-mobil, era uma resposta assim que queria ter visto e que tem todo o sentido

            Comentário


              Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
              outra maneira? não há outra maneira. a lei é preto no branco. se tu não consegues percebê-la, não adianta andar a contrariar-te com argumentos que eternamente negarás.
              Caro senhor Luís Capelo.

              Há , há. O senhor é que não consegue perceber...

              Com toda a consideração que tenho pelo seu conhecimento sobre a lei e sobre aparelhos de hidrólise, percebi uma coisa ao fim de algumas páginas. Quem não percebeu nada do que aqui se tem estado a debater é o senhor. Usando as suas mesmas palavras, não sei sequer se alguma vez o conseguirá entender.
              Devo adiantar que sei que não está sozinho nessa tarefa e por isso por favor não interprete estas minhas palavras como um “apontamento” pessoal.

              Apenas não consigo ficar em silêncio ao pedantismo cego com que a lei é para aqui atirada à “parede”.

              Mas desde quando a lei é isenta de erros ou é aliás a melhor forma de actuar?
              Exemplos infelizmente há mais de muitos e este é um deles.

              A lei neste caso é ridícula ao não abrir excepções e não se actualizar ás novas auto-estradas e vias rápidas que temos.
              Mais digo eu; Muito mal vai este país quando um agente da autoridade na impossibilidade de multar dois veículos persegue o que fez a “tal” ultrapassagem pela direita e não multa antes quem a potenciou e que foi o pastelão inapto que circula pelo meio.

              Não estou a defender quem circula em conflito com tudo e todos. Isso nunca. Mas defendo que a lei seja mais severa com os que provocam afinal esta infracção que aqui todos estão a falar.

              O colega de fórum “ManyMilesR” foi quase “crucificado” no início deste tópico por defender a razoabilidade acima da lei. Sim! Porque caro senhor, quer eu tenha a quarta classe, quer tenha um doutoramento, já à muito percebi a lei.
              Não é por isso que deixo de agir em conformidade com a minha consciência e constantemente e deliberadamente a transgrida pela minha segurança e pela segurança dos demais ocupantes da via.

              Mas ao contrário do que aqui algumas pessoas têm dito, cabe na cabeça de alguém que seja mais seguro numa via de 3 sentidos para cada lado, eu que circulo à direita a 90/100 Km/H, tenha de fazer um desvio de duas faixas à esquerda e depois outras duas faixas à direita, só porque um inapto vai pelo meio a 70 Km/H???
              Isto para o senhor e outros é mais seguro só porque a lei o diz?
              Seja…
              Mas eu deliberadamente e em consciência, prefiro não o fazer.

              E para o outro colega que diz que este procedimento põe em causa a segurança do dito ocupante da faixa do meio que na altura da ultrapassagem pode regressar à faixa da direita…, eu digo…; - Está bem.
              Já percebi que anda pouco de carro…

              Caros senhores. Os “habitantes” das faixas da esquerda e da do meio que aqui estamos a falar, nem sequer sabem que existe a faixa da direita. Nunca circulam por ela. Sofrem do complexo do “pobre”.
              Pensam que a faixa da direita é para os pobres que têm fiat uno e opel corsa série A.
              - “Eu que tenho um audi tdiii? Eu com o meu Mercedes? Faixa da direita? Que é isso? É Para os pobres que vivem num anexo…!!! Nunquinha!!!”

              Por isso muitas vezes na VCI do Porto (ou muitas outras) é mais rápido circular encostado à direita que andar nas supostas vias para ultrapassagem.

              Já agora gostaria de saber como o senhor (e outros convictos adéptos da lei) reage ou reagiria ao apanhar com um desses muitos inaptos a circular pela faixa da esquerda numa auto estrada a 80 Km/H, alheio a tudo e a todos.

              Sabe o que digo a pessoas que me dizem que não posso fazer isto e aquilo com o único argumento que a lei não deixa? Nada. Limito-me a rir para dentro porque entendo que “dali” não há capacidade para ir mais além e continuo a agir em conformidade comigo mesmo. Com toda a razoabilidade, segurança, respeito por todos.

              Deixe-me corrigi-lo. Há outras maneiras há. Venham daí as multas.

              Cumprimentos.

              Paulo Guimarães
              Editado pela última vez por zed; 18 March 2008, 14:14.

              Comentário


                zed:
                em primeiro lugar partilho inteiramente da sua opiniao

                em segundo lugar acho que faz muito bem em PASSAR e nao ULTRAPASSAR estes senhores que seguem na esquerda so "porque sim".

                sim a resposta e a multa e adaptacao da lei, MAS antes dessa alteração talvez facilitasse que estes condutores que sao passados pela direita nao se sentissem "picados" quando sao passados pela direita, pois a sua atitude normal e acelerar .

                infelizmente passar as tais 2 faixas e voltar de novo e o que SE DEVE fazer,de longe nem mais pratico nem mais seguro(nao deixa de ser uma manobra).embora nao seja de todo incorrecto manter a mesma faixa de rodagem.

                se nos forem multar podemos argumentar simplesmente que estava mos a circular dentro da velocidade permitida no local e que para nos multar teria de pedir satisfacoes ao senhor que foi PASSADO pela direita.

                cumps e boas ultrapassagens

                Comentário


                  Exactamente.
                  Quando passo alguém pela direita não o faço com o sentido de espicaçar e também não o faço em velocidade excessiva.

                  Hoje em dia conduzir um carro é algo generalizado e há de tudo. Compete ao condutor ter acima de tudo uma condução segura e defensiva. Aprender a "lêr" a estrada e quem nela circula.
                  Infelizmente vê-se cada vez mais pessoas a cunduzir como se fossem as unicas à face da terra. E..., a lei neste caso é demasiado cega para a corroborar.

                  Cumprimentos e bons e seguros Kilometros.

                  Comentário


                    zed ha pessoas que nao entendem aquilo que dizes ;) não vale a pena bater no ceguinho.

                    Comentário


                      Epá que confusão vai aqui

                      Afinal o que está certo?

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por André Ver Post
                        Epá que confusão vai aqui

                        Afinal o que está certo?
                        les te os posts do zed e o meu anterior?

                        diz la qual e duvida

                        Comentário


                          A dúvida é se o Capelo tem ou não tem razão em relação ao conceito de faixa de rodagem.

                          Ele sustenta a argumentação com base em considerar que a faixa de rodagem inclui todas as "faixas" (incluindo as de sentido contrário), pelo que mesmo que não nos coloquemos "à frente" do carro que vai na faixa do meio é sempre ultrapassagem (sendo "à frente" estar à frente e na mesma faixa, ou seja, a do meio).

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por André Ver Post
                            A dúvida é se o Capelo tem ou não tem razão em relação ao conceito de faixa de rodagem.

                            Ele sustenta a argumentação com base em considerar que a faixa de rodagem inclui todas as "faixas" (incluindo as de sentido contrário), pelo que mesmo que não nos coloquemos "à frente" do carro que vai na faixa do meio é sempre ultrapassagem (sendo "à frente" estar à frente e na mesma faixa, ou seja, a do meio).
                            a resposta e simples...

                            quais sao os pontos da ultrapassagem?(muito resumidamente)
                            1-mudanca de faixa(contraria ou a mesma)
                            2-passar o carro
                            3-RETOMAR a faixa que levavas inicialmente(ou seja,a frente dele)


                            quer isto dizer:
                            que na ultrapassagem IMPLICA mudares a faixa em que circulas,bem como te colocares a frente dele...


                            por fim,se nao mudares de faixa, tambem nao te colocas a frente dele, LOGO, nao e ultrapassagem, e entao podes PASSAR pela direita,pois se necessitas de ultrapassar(e estas dentro dos limites de velocidade) ELE e que esta mal colocado na via

                            atencao que nao apenas do lado direito,se fores na faixa da esquerda a passar os que vao mais devagar do lado direito nao e ultrapassagem pois n?


                            espero nao ter confundido mais

                            Comentário


                              Isso é a ideia que eu tenho.

                              Até porque é algo do bom senso.

                              Agora as leis em Portugal não têm lá muito bom senso.

                              Daí que é bem provável que a situação aberrante (que o Capelo diz) possa ser o que está "correcto" (pela lei).

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por André Ver Post
                                Isso é a ideia que eu tenho.

                                Até porque é algo do bom senso.

                                Agora as leis em Portugal não têm lá muito bom senso.

                                Daí que é bem provável que a situação aberrante (que o Capelo diz) possa ser o que está "correcto" (pela lei).
                                infelizmente no codigo so te diz como fazer a ultrapassagem...que resumidamente e como te disse,o restante nao sera considerado ultrapassagem compreendes?

                                o problema e esse...
                                e uma questao de cada um julgar o quiser...

                                (tambem tive algumas discucoes com instrutores quando tirei a carta sobre isso,la me davam razao porque de facto a ultrapassagem implica colocares te a frente do outro carro...)

                                Comentário


                                  IN Código da Estrada

                                  Artigo 1.º
                                  Definições legais
                                  Para os efeitos do disposto no presente Código e legislação complementar, os termos seguintes têm o
                                  significado que lhes é atribuído neste artigo:
                                  a) «Auto-estrada», via pública destinada a trânsito rápido, com separação física de faixas de
                                  rodagem, sem cruzamentos de nível nem acesso a propriedades marginais, com acessos condicionados
                                  e sinalizada como tal;
                                  b) «Berma», superfície da via pública não especialmente destinada ao trânsito de veículos e que
                                  ladeia a faixa de rodagem;

                                  d) «Corredor de circulação», via de trânsito reservada a veículos de certa espécie ou afectos a determinados
                                  transportes;

                                  f) «Eixo da faixa de rodagem», linha longitudinal, materializada ou não, que divide uma faixa de
                                  rodagem em duas partes, cada uma afecta a um sentido de trânsito;

                                  h) «Faixa de rodagem», parte da via pública especialmente destinada ao trânsito de veículos;

                                  q) «Via de abrandamento», via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que vão sair de uma via pública diminuam a velocidade já fora da corrente de trânsito principal;
                                  r) «Via de aceleração», via de trânsito resultante do alargamento da faixa de rodagem e destinada a permitir que os veículos que entram numa via pública adquiram a velocidade conveniente para se incorporarem na corrente de trânsito principal;

                                  t) «Via de trânsito», zona longitudinal da faixa de rodagem, destinada à circulação de uma única fila
                                  de veículos;

                                  Parece que às vezes se esquece das definições.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                    Parece que às vezes se esquece das definições.
                                    peco desculpa pela troca, confundo a faixa com a via

                                    mas acho que me explique bem

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por André Ver Post
                                      A dúvida é se o Capelo tem ou não tem razão em relação ao conceito de faixa de rodagem.

                                      Ele sustenta a argumentação com base em considerar que a faixa de rodagem inclui todas as "faixas" (incluindo as de sentido contrário), pelo que mesmo que não nos coloquemos "à frente" do carro que vai na faixa do meio é sempre ultrapassagem (sendo "à frente" estar à frente e na mesma faixa, ou seja, a do meio).
                                      Viva,

                                      Mas essa dúvida é apenas legal. Não tem nenhum interesse na prática. O que cada um sustenta apenas a ele diz respeito.
                                      O que interessa a sério é o que fazes e como o fazes, porque isso é o que na realidade acontece.
                                      O bom senso e a lei deveriam estar de maõs dadas e felizmente para todos nós, na maioria das vezes está.
                                      Mas nos casos em que não está eu prefiro reger-me pelo bom senso.
                                      Se for contra a lei, aqui estou eu para assumir as consequencias.
                                      Seja como for, nunca conduzo de forma a colocar a mim ou os outros em perigo. Creio que isto é fundamental.

                                      Agora acredito que possa ser multado por "passar" ou "ultrapassar" alguém que circule erradamente mesmo que me mantenha sempre encostado à direita . Se for caso disso e como cidadão tenho de pagar a multa e chamar a atenção do agente da autoridade para o mau serviço que faz se primeiro não multar quem cometeu a primeira infração e que circula de forma obstrutiva à boa circulação de transito.

                                      Cumprimentos a todos

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                        outra maneira? não há outra maneira. a lei é preto no branco. se tu não consegues percebê-la, não adianta andar a contrariar-te com argumentos que eternamente negarás.
                                        Amanha faço-te um desenho que agora não tenho tempo...

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                          Caro senhor Luís Capelo.

                                          Há , há. O senhor é que não consegue perceber...

                                          Com toda a consideração que tenho pelo seu conhecimento sobre a lei e sobre aparelhos de hidrólise, percebi uma coisa ao fim de algumas páginas. Quem não percebeu nada do que aqui se tem estado a debater é o senhor. Usando as suas mesmas palavras, não sei sequer se alguma vez o conseguirá entender.
                                          Devo adiantar que sei que não está sozinho nessa tarefa e por isso por favor não interprete estas minhas palavras como um “apontamento” pessoal.

                                          Apenas não consigo ficar em silêncio ao pedantismo cego com que a lei é para aqui atirada à “parede”.

                                          Mas desde quando a lei é isenta de erros ou é aliás a melhor forma de actuar?
                                          Exemplos infelizmente há mais de muitos e este é um deles.

                                          A lei neste caso é ridícula ao não abrir excepções e não se actualizar ás novas auto-estradas e vias rápidas que temos.
                                          Mais digo eu; Muito mal vai este país quando um agente da autoridade na impossibilidade de multar dois veículos persegue o que fez a “tal” ultrapassagem pela direita e não multa antes quem a potenciou e que foi o pastelão inapto que circula pelo meio.

                                          Não estou a defender quem circula em conflito com tudo e todos. Isso nunca. Mas defendo que a lei seja mais severa com os que provocam afinal esta infracção que aqui todos estão a falar.

                                          O colega de fórum “ManyMilesR” foi quase “crucificado” no início deste tópico por defender a razoabilidade acima da lei. Sim! Porque caro senhor, quer eu tenha a quarta classe, quer tenha um doutoramento, já à muito percebi a lei.
                                          Não é por isso que deixo de agir em conformidade com a minha consciência e constantemente e deliberadamente a transgrida pela minha segurança e pela segurança dos demais ocupantes da via.

                                          Mas ao contrário do que aqui algumas pessoas têm dito, cabe na cabeça de alguém que seja mais seguro numa via de 3 sentidos para cada lado, eu que circulo à direita a 90/100 Km/H, tenha de fazer um desvio de duas faixas à esquerda e depois outras duas faixas à direita, só porque um inapto vai pelo meio a 70 Km/H???
                                          Isto para o senhor e outros é mais seguro só porque a lei o diz?
                                          Seja…
                                          Mas eu deliberadamente e em consciência, prefiro não o fazer.

                                          E para o outro colega que diz que este procedimento põe em causa a segurança do dito ocupante da faixa do meio que na altura da ultrapassagem pode regressar à faixa da direita…, eu digo…; - Está bem.
                                          Já percebi que anda pouco de carro…

                                          Caros senhores. Os “habitantes” das faixas da esquerda e da do meio que aqui estamos a falar, nem sequer sabem que existe a faixa da direita. Nunca circulam por ela. Sofrem do complexo do “pobre”.
                                          Pensam que a faixa da direita é para os pobres que têm fiat uno e opel corsa série A.
                                          - “Eu que tenho um audi tdiii? Eu com o meu Mercedes? Faixa da direita? Que é isso? É Para os pobres que vivem num anexo…!!! Nunquinha!!!”

                                          Por isso muitas vezes na VCI do Porto (ou muitas outras) é mais rápido circular encostado à direita que andar nas supostas vias para ultrapassagem.

                                          Já agora gostaria de saber como o senhor (e outros convictos adéptos da lei) reage ou reagiria ao apanhar com um desses muitos inaptos a circular pela faixa da esquerda numa auto estrada a 80 Km/H, alheio a tudo e a todos.

                                          Sabe o que digo a pessoas que me dizem que não posso fazer isto e aquilo com o único argumento que a lei não deixa? Nada. Limito-me a rir para dentro porque entendo que “dali” não há capacidade para ir mais além e continuo a agir em conformidade comigo mesmo. Com toda a razoabilidade, segurança, respeito por todos.

                                          Deixe-me corrigi-lo. Há outras maneiras há. Venham daí as multas.

                                          Cumprimentos.

                                          Paulo Guimarães
                                          ALELUIA!!!


                                          Haja alguêm com cabeça e que não tem medo de a usar!!

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                            peco desculpa pela troca, confundo a faixa com a via

                                            mas acho que me explique bem
                                            Eu entendo perfeitamente a ideia que tentas trasmitir. Só não entende quem não quer.
                                            Realmente a questão é muito pertinente.
                                            Não sou jurista e realmente não sei me poderia socorrer desse argumento. Acho que aqui deve imperar o bom senso por parte de todos.
                                            O sentido de justiça deve estar em cada um e não apenas na lei.

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                              ALELUIA!!!


                                              Haja alguêm com cabeça e que não tem medo de a usar!!
                                              hehehe , caro Baiones...
                                              Obrigado pelo elogio, mas eu só queria que as pessoas pensassem um bocadinho antes de vir com a lei diz isto e aquilo e com ares que são mais inteligentes que os outros.
                                              E nem eu nem tu nem muitos outros colegas aqui, somos iresponsáveis ou "bandidos" por neste caso agirmos desta forma. Ao contrário do que algumas pessoas possam (e estão no direito delas) de considerar.

                                              p.s. - Juro, que não me estou a candidatar a presidente da junta...

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por zed Ver Post

                                                O bom senso e a lei deveriam estar de maõs dadas e felizmente para todos nós, na maioria das vezes está.
                                                Mas nos casos em que não está eu prefiro reger-me pelo bom senso.
                                                Se for contra a lei, aqui estou eu para assumir as consequencias.
                                                Seja como for, nunca conduzo de forma a colocar a mim ou os outros em perigo. Creio que isto é fundamental.

                                                Agora acredito que possa ser multado por "passar" ou "ultrapassar" alguém que circule erradamente mesmo que me mantenha sempre encostado à direita . Se for caso disso e como cidadão tenho de pagar a multa e chamar a atenção do agente da autoridade para o mau serviço que faz se primeiro não multar quem cometeu a primeira infração e que circula de forma obstrutiva à boa circulação de transito.

                                                Cumprimentos a todos
                                                Estou de acordo.
                                                Tb acho mais perigoso o ter que passar 3 faixas, para passar alguem que vai no meio.
                                                Geralmente não o faço e se for multado lá estarei para responder e eventualmente contestar.

                                                No entanto, face à actual legislação, é legitimo que autuem os dois, pois pode ser considerado ultrapassagem, até haver de algum esclarecimento ou definição em contrário

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por zed Ver Post
                                                  hehehe , caro Baiones...
                                                  Obrigado pelo elogio, mas eu só queria que as pessoas pensassem um bocadinho antes de vir com a lei diz isto e aquilo e com ares que são mais inteligentes que os outros.
                                                  E nem eu nem tu nem muitos outros colegas aqui, somos iresponsáveis ou "bandidos" por neste caso agirmos desta forma. Ao contrário do que algumas pessoas possam (e estão no direito delas) de considerar.

                                                  p.s. - Juro, que não me estou a candidatar a presidente da junta...
                                                  É simples, as pessoas é que complicam.


                                                  Pelo menos mostras mais bom censo que o socas, só por isso já te dava o meu voto mais facilmente!!





                                                  Mas até na lei se refere "retomar a direita", "sem perigo de colidir com veículo que transite no sentido contrário", e isso indica claramente que ultrapassar implica sair da minha via/faixa/"como preferirem porque se percebe o que quero dizer"...

                                                  Comentário


                                                    regra base do código: circula-se pela direita
                                                    > em consequência: ultrapassar é pela esquerda, e deves voltar à direita por causa da regra anterior

                                                    regra base do código: excepto nas circunstancias definidas como excepção (ver as alíneas correspondentes), passar pela direita é considerado ultrapassagem.


                                                    não há muito lugar para dúvidas. não falamos aqui de moral nem de o que está certo e errado. falamos do que está na lei. a lei diz em que situações podes passar pela direita, e considera todas as restantes alternativas ultrapassagem.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                      outra maneira? não há outra maneira. a lei é preto no branco. se tu não consegues percebê-la, não adianta andar a contrariar-te com argumentos que eternamente negarás.
                                                      hmm aqui queria dizer que nao é bem assim, aliás costuma-se dizer que cada lei poderá ter a sua falha, basta procurar! aqui nesta discusao penso que a lei tem a falha que é a de nao definir uma passagem pela direita, em que se segue pela faixa mais á direita, e vai um palerma a pastar na faixa do meio! ainda hoje ia uma tiazinha com o seu popo novo, na faixa do meio a mandar mensagens de telemovel a (70km/h) na saida da vasco da gama sentido lisboa/montijo,e até os camioes passavam por ela pela direita, pois apenas se limitavam a cumprir a lei (que diz que se deve circular mais á direita SEMPRE que possivel) ora se era possivel seguir á direita, para que mudar de faixa??? e aqui os camioes nao podem circular na terceira faixa, como fazeriam seguindo a lei preto no branco??? abrandar para os 60/50 km/h quem sabe pois teriam que cumprir a lei preto no branco

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                                        regra base do código: circula-se pela direita
                                                        > em consequência: ultrapassar é pela esquerda, e deves voltar à direita por causa da regra anterior

                                                        regra base do código: excepto nas circunstancias definidas como excepção (ver as alíneas correspondentes), passar pela direita é considerado ultrapassagem.


                                                        não há muito lugar para dúvidas. não falamos aqui de moral nem de o que está certo e errado. falamos do que está na lei. a lei diz em que situações podes passar pela direita, e considera todas as restantes alternativas ultrapassagem.
                                                        As excepções são excepções porque dizem quando se pode ultrapassar pela direita.


                                                        Mas as excepções não dizem que ultrapassar pela direita é circular pela direita sem nunca sair dela :
                                                        Artigo 37.º
                                                        Excepções
                                                        1 Deve fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos ou animais cujo
                                                        condutor, assinalando devidamente a sua intenção, pretenda mudar de
                                                        direcção para a esquerda ou, numa via de sentido único, parar ou estacionar à
                                                        esquerda, desde que, em qualquer caso, tenha deixado livre a parte mais à
                                                        direita da faixa de rodagem.
                                                        2 Pode fazer-se pela direita a ultrapassagem de veículos que transitem sobre
                                                        carris desde que estes não utilizem esse lado da faixa de rodagem e:
                                                        a) Não estejam parados para a entrada ou saída de passageiros;
                                                        b) Estando parados para a entrada ou saída de passageiros, exista placa
                                                        de refúgio para peões.
                                                        3 Quem infringir o disposto no n.º 1 é sancionado com coima de 120 a 600 euros.

                                                        Comentário


                                                          É proibido passar, ultrapassar, ou outro nome qualquer que queiram dar à acção, pela direita em Auto-Estrada excepto com trânsito compacto.

                                                          Amanhã volto cá para o relembrar.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            É proibido passar, ultrapassar, ou outro nome qualquer que queiram dar à acção, pela direita em Auto-Estrada excepto com trânsito compacto.

                                                            Amanhã volto cá para o relembrar.

                                                            E aproveita para o relembrar com o código da estrada por favor.


                                                            E já agora, vou falar com o meu amigo GNR já que vou circular a 50 pela esquerda na A1, e ele vai poder faturar a valer sempre que alguêm me "passar, ultrapassar, ou outro nome qualquer que queiram dar à acção, pela direita" .

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                                                              E aproveita para o relembrar com o código da estrada por favor.


                                                              E já agora, vou falar com o meu amigo GNR já que vou circular a 50 pela esquerda na A1, e ele vai poder faturar a valer sempre que alguêm me "passar, ultrapassar, ou outro nome qualquer que queiram dar à acção, pela direita" .
                                                              Sim, vai poder multar concerteza.

                                                              E também te multa a ti por estares a pastar na faixa da esquerda, apesar de cumprires o mínimo legalmente aceite para circular nestas vias (exceptuando situações de trânsito compacto)

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X