Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Para tirar as dúvidas - ULTRAPASSAGEM pela direita em 3 faixas de Auto-Estrada

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
    Ainda bem que este tópico não começou com uma explicação clara e concisa de quem fiscaliza a aplicação do CE... Temos quase 10 páginas de pessoal que acha que sabe mais do que um Major da BT.

    PS: Normalmente evito ultrapassar pela direita, mas também já o fiz tendo obviamente a noção que estava a cometer uma ilegalidade e não indo buscar subterfúgios linguísticos para justificar essa ilegalidade.

    PS2: Não se esqueçam que as AE's tem câmaras de vigilância e que atrás dessas câmaras estão agentes da BT.
    Agora é que disseste tudo. Aliás, tal como já dissemos muitas páginas atrás. Mas a malta insiste que ultrapassar pela direita é passar...

    Comentário


      Originalmente Colocado por poligamico Ver Post
      excelente leitura do codigo, aliás está preto no branco na lei que a ultrapassagem efectua-se passando a viatura á frente e depois de concluida a manobra se coloca-se a frente da mesma


      Baiones
      e o que tenho estado a tentar explicar a dois dias

      Comentário


        Originalmente Colocado por Dark_Sorcerer Ver Post
        O que está em itálico é um must!

        Isso sim, é interpretar as coisas de forma enviesada! Parabéns!

        Então vê lá se gostas da minha interpretação: o código diz que ultrapassar é pela esquerda.

        Ou seja, tudo o contrário (salvo as devidas excepções) não é ultrapassar - é prevaricar, porque estás a realizar a manobra de forma errada. Estás a passar para a frente do veículo de outra forma que não ultrapassando legalmente.
        nesse caso tudo o que nao seja ultrapassar pela esquerda nao e considerado ultrapassagem

        e ja agora,aparece sim no artigo que para finalizar a manobra RETOMAS a tua direita SUBENTENDENDO que estavas a tras do veiculo que vais ultrapassar e entao te vais colocar a frente do mesmo...

        e como ja foi dito,CIRCULAR mais depressa numa qualquer faixa(quando a pluralidade de vias de transito) nao e ultrapassagem.

        desde que nao te coloques a frente do bacano que vai na faixa do meio nao e ultrapassagem,a parte disso se te mantiveres na direita a unica pessoa que a BT deve multar e o tal bacano que vai no meio porque NAO VAI NA SUA DIREITA...

        cumps

        Comentário


          Já transmiti a minha opinião umas paginas atrás.

          Qualquer lei, como é o CE, carece de interpretação por parte de quem tem que a aplicar, sejam os juizes, os agentes de autoridade, ou nós mesmo que inconscientemente.

          O Baiones (apenas por ser o que mais tem intervido), tem feito a sua interpretação e justificado, bem ou mal não interessa, pois nenhum de nós pode garantir a 100% que ele está errado.

          Tem sido entendido que é uma ultrapassagem, pelas autoridades que aplicam coimas. No entanto, não quer dizer que contestando até ao Tribunal a decisão não possa ser diferente.

          Isto tudo apenas sucede por quem circula erradamente na faixa do meio...
          Deve-se sempre circular pela faixa mais à direita e se se esta não tem ninguem, porque hei de que fazer 4 manobras para continuar na direita? é uma questão pertinente, a meu ver...

          (acho que o forum é para debater assuntos, e não só para dizer é assim e mais nada, eu é que tenho razão etc.)

          Comentário


            Nem vale a pena discutir mais.

            Se não querem entender que para ultrapassar alguém (ou seja, passar para a frente de outro veículo, seja ou não na mesma via - visto que o código não o discrimina) é preciso fazê-lo pela esquerda, por mais que haja trocas de e-mails com BT, Prevenção Rodoviária ou com o Papa, não entendam.

            Cada qual sabe de si. Se a BT multar, depois venham cá dizer que é caça à multa...

            EDIT: Leiam este post. Pode ser que se faça luz!
            Editado pela última vez por DarkSorcerer; 19 March 2008, 17:03.

            Comentário


              Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
              Ainda bem que este tópico não começou com uma explicação clara e concisa de quem fiscaliza a aplicação do CE... Temos quase 10 páginas de pessoal que acha que sabe mais do que um Major da BT.

              PS: Normalmente evito ultrapassar pela direita, mas também já o fiz tendo obviamente a noção que estava a cometer uma ilegalidade e não indo buscar subterfúgios linguísticos para justificar essa ilegalidade.

              PS2: Não se esqueçam que as AE's tem câmaras de vigilância e que atrás dessas câmaras estão agentes da BT.
              Está para vir o dia em que um GNR me vai multar, por alegar que eu ultrapassava pela direita, e ganhar em tribunal, porque eu circulava na faixa da direita da AE que se encontrava livre, e um camelo resolveu pastar na do meio a 70...


              Gostava de ver...


              A lei é bem clara, e lá porque o Sr. Agente não a sabe, isso não é desculpa...



              E como já acabei por confirmar com um advogado, vou enviar umas cartitas com essa resposta dada por eles, BT, quero ver se me divirto um bocado...
              Editado pela última vez por Baiones; 19 March 2008, 17:11.

              Comentário


                Originalmente Colocado por Baiones Ver Post
                Está para vir o dia em que um GNR me vai multar, por alegar que eu ultrapassava pela direita, e ganhar em tribunal, porque eu circulava na faixa da direita da AE que se encontrava livre, e um camelo resolveu pastar na do meio a 70...


                Gostava de ver...


                A lei é bem clara, e lá porque o Sr. Agente não a sabe, isso não é desculpa...



                E como já acabei por confirmar com um advogado, vou enviar umas cartitas com essa resposta dada por eles, BT, quero ver se me divirto um bocado...
                Pode ser que sejam eles a rir-se!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por poligamico Ver Post
                  Exemplo ....
                  O exemplo é tão estúpido como dizer que não saem da direita porque é idiota estar a passar duas filas para a esquerda, quando podem simplesmente seguir em frente.

                  Mas eu percebo a estupidez dos outros é... estúpida! A vossa é genialidade

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por poligamico Ver Post
                    excelente leitura do codigo, aliás está preto no branco na lei que a ultrapassagem efectua-se passando a viatura á frente e depois de concluida a manobra se coloca-se a frente da mesma


                    Baiones
                    Então se para ultrapassar é preciso retomar a via à direita, também se pode ir no meio, e depois ultrapassar pela direita que porque na tua teoria não é proibido!!!!???? Afinal de contas no fim não se retoma à direita, pois já lá estamos, então não cabe na suposta definição de ultrapassagem, logo é permitido


                    Pelo teu ponto de vista isso também está preto no branco!

                    Comentário


                      Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
                      Ainda bem que este tópico não começou com uma explicação clara e concisa de quem fiscaliza a aplicação do CE... Temos quase 10 páginas de pessoal que acha que sabe mais do que um Major da BT.

                      PS: Normalmente evito ultrapassar pela direita, mas também já o fiz tendo obviamente a noção que estava a cometer uma ilegalidade e não indo buscar subterfúgios linguísticos para justificar essa ilegalidade.

                      PS2: Não se esqueçam que as AE's tem câmaras de vigilância e que atrás dessas câmaras estão agentes da BT.
                      Nem mais... mas olha que atrás dessas câmeras nem precisam estar agentes da BT para haver multas passadas!

                      E o melhor ainda é que eles fiscalizam as ultrapassagens pela direita, mas não o circular na fila do meio, porque é apenas infracção grave.


                      PS: antes de alguém vir dizer que só podem passar multas se lá tiver o agente da BT, respondo já que sei do que estou a falar, e não foi no telejornal que ouvi

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                        desde que nao te coloques a frente do bacano que vai na faixa do meio nao e ultrapassagem,a parte disso se te mantiveres na direita a unica pessoa que a BT deve multar e o tal bacano que vai no meio porque NAO VAI NA SUA DIREITA...

                        cumps
                        E o CE diz a que distância é que ainda se considera meter à frente???

                        É que no limite (da estupidez) o agente pode alegar que te meteste à frente do carro que passaste e já está a 200 metros, e portanto se fores para o meio és multado se não fores não és!!! Não acham ridículas todas as implicações das coisas que para aí dizem?

                        Comentário


                          Então expliquem-me lá a definição de manobra uma vez que a ultrapassagem é considerada uma manobra! Isso de continuar na mesma faixa é uma manobra dos diabos

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                            Isto tudo apenas sucede por quem circula erradamente na faixa do meio...
                            Deve-se sempre circular pela faixa mais à direita e se se esta não tem ninguem, porque hei de que fazer 4 manobras para continuar na direita? é uma questão pertinente, a meu ver...
                            E qual é o problema de fazer 4 manobras????

                            Eu sei que muita gente conduz mal, que mais valia andarem de autocarro... mas se calhar então o problema não são as 4 manobras, mas sim quem as faz

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por joao Ver Post
                              E o CE diz a que distância é que ainda se considera meter à frente???

                              É que no limite (da estupidez) o agente pode alegar que te meteste à frente do carro que passaste e já está a 200 metros, e portanto se fores para o meio és multado se não fores não és!!! Não acham ridículas todas as implicações das coisas que para aí dizem?
                              eu mantenho sempre a direita,e a BT so se queixa passados 200metros se me vier a perseguir

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por hugo_senna Ver Post
                                Jarod, eu desconfio que volta e meia andas perdido na faixa do meio sem ninguem na da direita

                                NUNCA fui ultrapassado pela direita porque cumpro o código nesse aspecto.

                                A minha opinião é a do Baiones e a de outros tantos users, e penso que é a mais correcta e a que tem mais lógica!
                                No entanto se for como estão alguns a dizer, que temos que andar a saltar de vias para ultrapassar não me parece o mais correcto.


                                Eu acredito que passar e ultrapassar são coisas diferentes, mas tambem não consigo provar isso
                                Não é preciso pastar no meio da auto-estrada para se ser ultrapassado pela direita por condutores impacientes.

                                Nas manobras habituais de ultrapassagens legais que faço (pela esquerda, claro) quando quero retomar a faixa da direita muitas vezes encontro do lado direito chico-espertos que não me deixam retomar a faixa da direita pois estão todos acelerados. O que vou fazer? Meter-me à frente deles e causar um acidente? Não, porque sou um condutor a sério e olho antes de mudar de faixa. Lá tenho eu que travar para deixar que Sua Excelência me passe pela direita...
                                O mesmo não se pode dizer de quem efectivamente pasta pelo meio da auto-estrada ou pela faixa da esquerda. Mas pronto, pelos vistos vocês têm a solução: ultrapassar / passar pela direita. É um risco que correm (risco legal e risco de segurança).

                                Os users que estão a analisar as alíneas do Código da Estrada à letra, já agora cumprem SEMPRE os limites de velocidade? Ou são daqueles que têm o colete retrorreflector "vestido" no banco como quem diz "sou cumpridor" e na realidade é só atropelos à lei?

                                É a interpretação da Lei ao sabor dos ventos...
                                Editado pela última vez por Jarod; 19 March 2008, 20:47.

                                Comentário


                                  Ui... deves ser um Ás pelo que relatas, mas posso estar a perceber mal!

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                    Os users que estão a analisar as alíneas do Código da Estrada à letra, já agora cumprem SEMPRE os limites de velocidade? Ou são daqueles que têm o colete retrorreflector "vestido" no banco como quem diz "sou cumpridor" e na realidade é só atropelos à lei?
                                    já cá faltava o belo do argumento.
                                    queres perceber o que significa a lei, ou saber se é cumprida? é que cumprir a lei ou não, não muda o que ela significa.
                                    quando não há mais nada para se dizer, dizem-se asneiras...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                      já cá faltava o belo do argumento.
                                      queres perceber o que significa a lei, ou saber se é cumprida? é que cumprir a lei ou não, não muda o que ela significa.
                                      quando não há mais nada para se dizer, dizem-se asneiras...
                                      Entao mas os defensores da lei já se estão a atacar uns aos outros.. eu pensava que voces os dois estavam do mesmo lado

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                        Entao mas os defensores da lei já se estão a atacar uns aos outros.. eu pensava que voces os dois estavam do mesmo lado
                                        aqui estao todos a espera que alguem lhes diga "sim senhor,tem razao"

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por Luis Capelo Ver Post
                                          já cá faltava o belo do argumento.
                                          queres perceber o que significa a lei, ou saber se é cumprida? é que cumprir a lei ou não, não muda o que ela significa.
                                          quando não há mais nada para se dizer, dizem-se asneiras...
                                          Obrigado por só leres a parte do meu comentário que te interessou...

                                          Para bom entendedor meia pal(avra) basta, mas estou a ver que tenho que explicar.

                                          Os users que vêm para aqui dizer que se pode ultrapassar / passar pela direita em auto-estradas é que estão com coisas. São esses que estão a analisar à letra o código, em busca de erros, para justificar a sua impaciência na estrada. São esses a quem me refiro quando digo que "por umas coisas vão ao Código da Estrada ver. E para o resto?"

                                          Portanto Luis Capelo, o teu último comentário peca por não compreenderes o âmago da questão

                                          Pois é, lembrei-me. Para quem chegou só agora ao tópico, de facto é proibido, perigoso, e de muito pouco bom senso ultrapassar ou passar pela direita, em auto-estradas. Isto porque é muito provável que a pessoa que circula desalmadamente pelo meio da auto-estrada não olhe para o lado direito antes de retomar a faixa da direita quando entender, porque habitualmente se ultrapassa / se passa pelo lado esquerdo.

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por jA-mobil Ver Post
                                            aqui estao todos a espera que alguem lhes diga "sim senhor,tem razao"
                                            E vocês, não estão?

                                            Só sei que ultrapassar pela esquerda faz bem e recomenda-se. Experimentem vocês também, ou mudem-se para Inglaterra!

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                              Obrigado por só leres a parte do meu comentário que te interessou...

                                              Para bom entendedor meia pal(avra) basta, mas estou a ver que tenho que explicar.

                                              Os users que vêm para aqui dizer que se pode ultrapassar / passar pela direita em auto-estradas é que estão com coisas. São esses que estão a analisar à letra o código, em busca de erros, para justificar a sua impaciência na estrada. São esses a quem me refiro quando digo que "por umas coisas vão ao Código da Estrada ver. E para o resto?"

                                              Portanto Luis Capelo, o teu último comentário peca por não compreenderes o âmago da questão

                                              Pois é, lembrei-me. Para quem chegou só agora ao tópico, de facto é proibido, perigoso, e de muito pouco bom senso ultrapassar ou passar pela direita, em auto-estradas. Isto porque é muito provável que a pessoa que circula desalmadamente pelo meio da auto-estrada não olhe para o lado direito antes de retomar a faixa da direita quando entender, porque habitualmente se ultrapassa / se passa pelo lado esquerdo.
                                              Eu não acredito nisto!!!! Entao os que vao no meio e passam para a direita sem olhar por espelhos, sem fazer piscas é que são os "assassinos" mas tu defende-los dizendo que aqueles que veem na direita já ha bastante tempo é que sao os maçaricos!

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                                Eu não acredito nisto!!!! Entao os que vao no meio e passam para a direita sem olhar por espelhos, sem fazer piscas é que são os "assassinos" mas tu defende-los dizendo que aqueles que veem na direita já ha bastante tempo é que sao os maçaricos!
                                                Um erro não desculpa o outro

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                                  Eu não acredito nisto!!!! Entao os que vao no meio e passam para a direita sem olhar por espelhos, sem fazer piscas é que são os "assassinos" mas tu defende-los dizendo que aqueles que veem na direita já ha bastante tempo é que sao os maçaricos!
                                                  Quem vem a pastar no meio faz asneira.

                                                  Quem ultrapassa / passa pela direita faz asneira.

                                                  Se uma asneira é maior que outra não sei, mas que ambas continuam a ser asneira... continuam!!!

                                                  Por "asneira" digo "passível da aplicação de uma simples coima, à cassação do título de condução"

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por DudexVTi Ver Post
                                                    Então expliquem-me lá a definição de manobra uma vez que a ultrapassagem é considerada uma manobra! Isso de continuar na mesma faixa é uma manobra dos diabos
                                                    Não parar numa passadeira não é uma manobra, mas se não o fizeres levas uma multa

                                                    Arranjam com cada teoria

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por joao Ver Post
                                                      Um erro não desculpa o outro
                                                      mas o que eu escrevi é que tão a tentar fazer passar esses otarios que OBRIGAM os outros a ultrapassar pela direita (mesmo não se pondo a frente, continuando na mesma fila de transito) por coitadinhos... "ai coitado esqueceu-se de olhar e por o pisca e o outro que vinha a cumprir o código há 10 kilometros indo o mais à direita possivel estragou-lhe o veiculo"

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                        Quem vem a pastar no meio faz asneira.

                                                        Quem ultrapassa / passa pela direita faz asneira.

                                                        Se uma asneira é maior que outra não sei, mas que ambas continuam a ser asneira... continuam!!!

                                                        Por "asneira" digo "passível da aplicação de uma simples coima, à cassação do título de condução"
                                                        Era só o que mais me faltava tirarem-me a carta por passar (sim passar, para mim não é ultrapassar.. não me vou por a frente dele, vou continuar na via de onde vinha até encontar o patego) pela direita o "dono da estrada"

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Ze_virtual Ver Post
                                                          mas o que eu escrevi é que tão a tentar fazer passar esses otarios que OBRIGAM os outros a ultrapassar pela direita (mesmo não se pondo a frente, continuando na mesma fila de transito) por coitadinhos... "ai coitado esqueceu-se de olhar e por o pisca e o outro que vinha a cumprir o código há 10 kilometros indo o mais à direita possivel estragou-lhe o veiculo"
                                                          Ai quem vem a pastelar no meio "OBRIGA" que se ultrapasse / passe pela direita em auto-estrada??? (CONFUSED/CONFUSO/A RIR DE UMA IDEIA TÃO.........)

                                                          "Ó Sô Guarda, fui OBRIGADO a ultrapassar pela direita"
                                                          "Tudo bem! Vou ser OBRIGADO a passar-lhe uma bela multa"

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por Jarod Ver Post
                                                            Ai quem vem a pastelar no meio "OBRIGA" que se ultrapasse / passe pela direita em auto-estrada??? (CONFUSED/CONFUSO/A RIR DE UMA IDEIA TÃO.........)

                                                            "Ó Sô Guarda, fui OBRIGADO a ultrapassar pela direita"
                                                            "Tudo bem! Vou ser OBRIGADO a passar-lhe uma bela multa"

                                                            Sim obrigam, porque a mim ninguem me vai obrigar a mudar duas vias para a esquerda para depois voltar duas vias para a direita! Venha de lá essa multa!

                                                            Comentário


                                                              Só queria relembrar ao Fórum que ultrapassar ou passar pela direita em auto-estrada é perigoso e proibido.

                                                              Andar pelo meio ou pastar na esquerda das auto-estradas é perigoso e proibido.

                                                              Sim... é possível "contornar" estas situações sem pôr em perigo os outros condutores, e sem fazer asneira. Basta um pouco de criatividade e civismo.
                                                              Editado pela última vez por Jarod; 19 March 2008, 21:54.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X