Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Coisas curiosas no trânsito do Rio de Janeiro

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Coisas curiosas no trânsito do Rio de Janeiro

    Fiat Palio, Mille e Chevrolet Celtas dominam.

    À noite, poucos usam os médios. Anda tudo (transportes públicos incluídos) de mínimos ou mesmo com os faróis desligados.

    Praticamente só existem passadeiras em zonas de semáforos. Onde existem sem semáforos, os condutores não ligam nenhuma aos peões buzinando para avisar "Aqui vou eu".

    Ainda não vi um único Audi (estou aqui há duas semanas).

    95% dos carros têm vidros fumados, menos o da frente, se bem que já vi alguns com o da frente também fumado.

    A polícia não fiscaliza pequenas infracções. Coisas simples como fazer inversões de marcha em linhas com dupla linha contínua.

    Fora da cidade, os semáforos apenas têm função decorativa. O pessoal abranda, vê se vem algum carro e avança. Isto nas barbas da polícia.

    Autocarros com fartura. Velhos e barulhentos.

    Muito serviço de transporte feito em mini-bus, que também têm uns autocolantes meramente decorativos indicando que a velocidade máxima é de 60 km/h.

    No trânsito, as linhas delimitadoras das faixas também são meramente indicativas. É cada tangente que até faz impressão. Já andei em hora de ponta no Porto e em Lisboa e comparado com isto, somos amadores Apesar de tudo isto, ainda não vi um único acidente.

    Não me lembro de ver rotundas.

    Não se vê muito tuning.

    A maior parte das estradas, têm o asfalto em más condições, com lombas.
    Os arrumadores é que definem quanto é que custa o estacionamento. Caso a pessoa não pague, chegam a furar os pneus (foi o que me disseram).

    #2
    Para mim o Brasil é um país de terceiro mundo cujas riquezes ainda se encontram por explorar!

    Depois eu frequento o youtube e lá estam eles a dizer mal de portugal porém, vou a um restaurente e sou sempre atendido por um deles...

    Enfim, não merece comentários!

    Comentário


      #3
      Bem, simplesmente assustador!! Pelos vistos, mesmo no pré-caos que aqui se vive, comparativamente com eles, estamos mesmo muito bem!

      Uma colega esteve numa cidade italiana (não me lembro qual) e pelo que me contou, era muito semelhante...

      Comentário


        #4
        Somos meninos comparados com eles.

        Essa de não usar os médios é estranha. Eles preferem ter menos visibilidade, talvez para terem mais adrenalina?

        Comentário


          #5
          Marco, boas férias.

          Sábado não vais a Belem

          Comentário


            #6
            Originalmente Colocado por Real Ver Post
            Ainda não vi um único Audi (estou aqui há duas semanas).
            Os únicos Audi que vi no RJ, quando estive lá, foram uns poucos A3, e os donos passeavam aquilo como se Rolls Royce se tratassem. Só vi uma A4, devia ser do rei da zona.

            Zero Mercedes e BMW.

            Comentário


              #7
              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
              Bem, simplesmente assustador!! Pelos vistos, mesmo no pré-caos que aqui se vive, comparativamente com eles, estamos mesmo muito bem!

              Uma colega esteve numa cidade italiana (não me lembro qual) e pelo que me contou, era muito semelhante...
              Teria sido Nápoles? Já me contaram coisas bem piores, principamente ao nível de estacionamentos...

              Comentário


                #8
                Originalmente Colocado por Tomahawk Ver Post
                Marco, boas férias.

                Sábado não vais a Belem
                Não são férias Trabalhinho....

                Quanto aos faróis, penso que eles devem considerar a iluminação pública suficiente.

                Comentário


                  #9
                  Nunca fui a Brasil mas tenho lá muitos familiares, a maioria em São Paulo.
                  Já cá vieram vários e ouvi algumas dessas coisas, por isso já conhecia algumas dessas coisas.

                  À uns anos vieram cá uns tios meus e quem os levou ao aeroporto foi o meu primo que na altura teria os seus 15 anos. Ele chegou a contar-me que fazia corridas de carros na avenida onde mora, no meio do trânsito e a polícia ignorava (por isso é que veio para cá armado em piloto de raly). Só no caso de haver um acidente é que é muito complicado, talvez mais do que aqui. Lá acho que não fazem operações STOP.

                  Quanto aos mercedes, sempre me disseram que os lá há, mas são os carros dos ricos. Não só por serem caros, mas geralmente quem os tem é gente de dinheiro. Deve ser por isso que o meu tio tem um... Só os meus pais é que não têm dinheiro para mercedes, hehe.

                  Ah, o meu primo tinha um carro que para nós é estranho: um Opel corsa de caixa aberta. O modelo não me lembro mas era isso, frente de um corsa mas é de caixa aberta.

                  Comentário


                    #10
                    Originalmente Colocado por Real Ver Post
                    Não são férias Trabalhinho....
                    Ok, bons empregos, então.

                    Fica bem

                    Comentário


                      #11
                      Ligar as luzes em Portugal é quase igual ao Brasil.

                      É preciso ficar mesmo escuro para lá ligarem os médios!

                      Comentário


                        #12
                        100do: Chevrolet Montana

                        A coisa que melhor me lembro de quando os pais de um amigo meu brazuca disseram quando vieram cá ao casamento do filho, e que são de Curitiba, após estacionar-mos o carro a entrada do prédio:

                        "O carro não vai ser roubado por passar a noite na rua?"

                        Basta dizer que eu e os meus pais desatamos a rir

                        Comentário


                          #13
                          E lá todos os táxis andam a GPL... Ah poizéé

                          Comentário


                            #14
                            Originalmente Colocado por Zylmhuin VII Ver Post
                            Teria sido Nápoles? Já me contaram coisas bem piores, principamente ao nível de estacionamentos...
                            Vou perguntar-lhe, mas lembro-me de uma que ela contou:

                            Estava um BMW estrangeiro "erradamente" parado no semáforo vermelho (pelos vistos lá não se pára nos vermelhos) e um puto pôs-se na frente do carro e com qualquer objecto pontiagudo começou a riscar-lhe o capot. O indivíduo saiu do carro e, acto contínuo, alguém entrou e lá se foi o carro! Bem, tenham cuidado, porque eles "andem aí"...

                            Comentário


                              #15
                              Originalmente Colocado por Gugul Ver Post
                              Ligar as luzes em Portugal é quase igual ao Brasil.

                              É preciso ficar mesmo escuro para lá ligarem os médios!
                              É o problema dos sensores, criam maus hábitos.
                              Quanto ao Brasil, é tudo uma questão de educação/civismo palavras essas que para muitos é totalmente desconhecida.

                              Comentário


                                #16
                                Originalmente Colocado por Paninhos Quentes Ver Post
                                É o problema dos sensores, criam maus hábitos.
                                Quanto ao Brasil, é tudo uma questão de educação/civismo palavras essas que para muitos é totalmente desconhecida.

                                Os sensores são um fenómeno recente.

                                E é verdade que em Portugal, alguns de nós, também têm o hábito de só ligar as luzes quando fica escuro e em muitos casos ligam-se só os mínimos para poupar na conta da edp.
                                Algo bastante perigoso, pois com os mínimos ligados o carro que vem de frente tem uma percepção de distância totalmente errada e numa recta com boa visibilidade pode iniciar uma ultrapassagem pensando que o está a fazer em segurança e que carro que vem de frente está mais longe do que na realidade está.

                                Já me aconteceu e é muito complicado quando nos apercebemos que afinal ele está quase em cima de nós.

                                É uma falha de quem não cumpre, mas é mais de quem não ensina e de quem não fiscaliza.

                                Comentário


                                  #17
                                  Quando tirei a carta, aprendi que nas localidades bem iluminadas se deveriam usar os mínimos. Há algum tempo atrás, penso que foi na televisão, ouvi que agora se devem ligar sempre os médios.

                                  Tenho usado sempre os médios, independentemente do local (por via das dúvidas) mas será que alguém me sabe esclarecer se é assim?

                                  Comentário


                                    #18
                                    Aqui anoitece cedo, lá pelas 17:30/18:00 já tá escuro, mas a história dos faróis acontece já a noite vai longa, tipo 22:00...

                                    Acho que o pessoal que tem sensores devem ser os únicos com os faróis ligados, ou os que vêm de fora da cidade...

                                    Ah, e finalmente vi um A3 agora ao almoço. Era o modelo anterior ao actual na europa.

                                    Comentário


                                      #19
                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                      Quando tirei a carta, aprendi que nas localidades bem iluminadas se deveriam usar os mínimos. Há algum tempo atrás, penso que foi na televisão, ouvi que agora se devem ligar sempre os médios.

                                      Tenho usado sempre os médios, independentemente do local (por via das dúvidas) mas será que alguém me sabe esclarecer se é assim?
                                      Não sei há quanto tempo tiraste a a carta mas os mínimos são apenas luzes de berma.

                                      Comentário


                                        #20
                                        Originalmente Colocado por mrmike Ver Post
                                        Não sei há quanto tempo tiraste a a carta mas os mínimos são apenas luzes de berma.
                                        No milénio passado, em 1978... no tempo dos carochas nas escolas de condução

                                        Comentário


                                          #21
                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                          Quando tirei a carta, aprendi que nas localidades bem iluminadas se deveriam usar os mínimos. Há algum tempo atrás, penso que foi na televisão, ouvi que agora se devem ligar sempre os médios.

                                          Tenho usado sempre os médios, independentemente do local (por via das dúvidas) mas será que alguém me sabe esclarecer se é assim?
                                          Tirei a minha há 11 anos e nunca ouvi semelhante coisa!

                                          Andar em mínimos numa 2ª circular, uma VCI ou outra via do género, é meio caminho andado para não ser visto e provocar um acidente.

                                          EDIT: já vi o post posterior. Assim já compreendo.
                                          Editado pela última vez por RAD; 26 July 2007, 18:49.

                                          Comentário


                                            #22
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            Quando tirei a carta, aprendi que nas localidades bem iluminadas se deveriam usar os mínimos. Há algum tempo atrás, penso que foi na televisão, ouvi que agora se devem ligar sempre os médios.

                                            Tenho usado sempre os médios, independentemente do local (por via das dúvidas) mas será que alguém me sabe esclarecer se é assim?
                                            As luzes de circulação são os médios, apenas podes circular com estes, após o anoitecer e até amanhecer... não há nenhum local onde possas circular de mínimos (excepto de dia, claro)

                                            Comentário


                                              #23
                                              Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                              Vou perguntar-lhe, mas lembro-me de uma que ela contou:

                                              Estava um BMW estrangeiro "erradamente" parado no semáforo vermelho (pelos vistos lá não se pára nos vermelhos) e um puto pôs-se na frente do carro e com qualquer objecto pontiagudo começou a riscar-lhe o capot. O indivíduo saiu do carro e, acto contínuo, alguém entrou e lá se foi o carro! Bem, tenham cuidado, porque eles "andem aí"...



                                              Um colega meu, filho de Italianos, um dia de férias em itália, estava a xegar a um semaforo, passava de amarelo para vermelho e ele parou...tudo buzinava por ele ter parado..no vermelho.., adeterminada altura um tipo saiu do carro de trás, e perguntou-lhe,apontando para o semaforo... se Daquelas 3 cores, nenhuma lhe servia!

                                              ele diz, que para se conduzir lá em itália, nas cidades, que tem de ser uma mão na buzina e o pé no acelerador!!
                                              e ele vai lá todos os anos.....mas diz que todos os anos tem uma nova surpresa!

                                              Comentário


                                                #24
                                                Já agora o CE


                                                Artigo 60.º
                                                Utilização de luzes
                                                1 - Os dispositivos de iluminação a utilizar pelos condutores são os seguintes:
                                                a) Luz de estrada (máximos), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância não
                                                inferior a 100 m;
                                                b) Luz de cruzamento (médios), destinada a iluminar a via para a frente do veículo numa distância até 30 m;
                                                c) Luz de nevoeiro da frente, destinada a melhorar a iluminação da estrada em caso de nevoeiro ou
                                                outras situações de visibilidade reduzida;
                                                d) Luz de marcha atrás, destinada a iluminar a estrada para a retaguarda do veículo e avisar os outros
                                                utentes que o veículo faz ou vai fazer marcha atrás.
                                                2 - Os dispositivos de sinalização luminosa a utilizar pelos condutores são os seguintes:
                                                a) Luzes de presença, destinadas a assinalar a presença e a largura do veículo, quando visto de frente
                                                e da retaguarda, tomando as da frente a designação «mínimos»;
                                                b) Luz de mudança de direcção, destinada a indicar aos outros utentes a intenção de mudar de
                                                direcção;
                                                c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veículo representa um perigo especial
                                                para os outros utentes e constituídas pelo funcionamento simultâneo de todos os indicadores de
                                                mudança de direcção;
                                                d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o accionamento do travão de serviço;
                                                e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visível o veículo em caso de nevoeiro
                                                intenso ou de outras situações de redução significativa de visibilidade.

                                                Artigo 61.º
                                                Condições de utilização das luzes
                                                1 - Desde o anoitecer ao amanhecer e, ainda, durante o dia sempre que existam condições meteorológicas
                                                ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro,
                                                chuva intensa, queda de neve, nuvens de fumo ou pó, os condutores devem utilizar as seguintes
                                                luzes:
                                                a) De presença, enquanto aguardam a abertura de passagem de nível e ainda durante a paragem ou
                                                o estacionamento, em locais cuja iluminação não permita o fácil reconhecimento do veículo à distância
                                                de 100 m;
                                                b) De cruzamento, em locais cuja iluminação permita ao condutor uma visibilidade não inferior a
                                                100 m, no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais, quando o veículo transite a
                                                menos de 100 m daquele que o precede, na aproximação de passagem de nível fechada ou
                                                durante a paragem ou detenção da marcha do veículo;
                                                c) De estrada, nos restantes casos;
                                                d) De nevoeiro, sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o imponham, nos veículos
                                                que com elas devam estar equipados.
                                                2 - É proibido o uso das luzes de nevoeiro sempre que as condições meteorológicas ou ambientais o não
                                                justifiquem.
                                                3 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, os condutores de veículos afectos ao transporte de mercadorias
                                                perigosas devem transitar durante o dia com as luzes de cruzamento acesas.
                                                4 - Sem prejuízo do disposto no n.º 1, é obrigatório durante o dia o uso de luzes de cruzamento nos
                                                túneis sinalizados como tal e nas vias de sentido reversível.
                                                5 - Salvo o disposto no número seguinte e se sanção mais grave não for aplicável por força de disposição
                                                especial, quem infringir o disposto nos números anteriores é sancionado com coima de
                                                30 a 150.
                                                6 - Quem utilizar os máximos no cruzamento com outros veículos, pessoas ou animais ou quando o
                                                veículo transite a menos de 100 m daquele que o precede ou ainda durante a paragem ou detenção
                                                da marcha do veículo é sancionado com coima de
                                                60 a 300.

                                                Já agora, geralmente ando sempre de médios, mesmo de dia...

                                                Comentário


                                                  #25
                                                  GRANDE VALIUM!! sim senhor, assim é q é !!!

                                                  Comentário


                                                    #26
                                                    Originalmente Colocado por Kadett b Ver Post
                                                    GRANDE VALIUM!! sim senhor, assim é q é !!!
                                                    Não sei se foi pelos artigos, ou se pelas luzes sempre acesas...

                                                    As luzes comecei a ter sempre em médios, depois de um tópico no antigo forum, que mostrava as diferenças num avenida ladeada de árvores,de dia, em que um carro descia de luzes acesas ou desligadas.
                                                    E tentei ver o mesmo na Av. Da Liberdade, a partir daí, luzes acesas...

                                                    Comentário


                                                      #27
                                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                      Quando tirei a carta, aprendi que nas localidades bem iluminadas se deveriam usar os mínimos. Há algum tempo atrás, penso que foi na televisão, ouvi que agora se devem ligar sempre os médios.

                                                      Tenho usado sempre os médios, independentemente do local (por via das dúvidas) mas será que alguém me sabe esclarecer se é assim?
                                                      Tou a tirar a carta e, ao que parece, mínimos, só mesmo quando se está parado numa passagem de nível.

                                                      Comentário


                                                        #28
                                                        Cancelado
                                                        Editado pela última vez por jjaguar; 26 July 2007, 22:19.

                                                        Comentário


                                                          #29
                                                          Originalmente Colocado por Real Ver Post
                                                          Fiat Palio, Mille e Chevrolet Celtas dominam.

                                                          À noite, poucos usam os médios. Anda tudo (transportes públicos incluídos) de mínimos ou mesmo com os faróis desligados.

                                                          Praticamente só existem passadeiras em zonas de semáforos. Onde existem sem semáforos, os condutores não ligam nenhuma aos peões buzinando para avisar "Aqui vou eu".

                                                          Ainda não vi um único Audi (estou aqui há duas semanas).

                                                          95% dos carros têm vidros fumados, menos o da frente, se bem que já vi alguns com o da frente também fumado.

                                                          A polícia não fiscaliza pequenas infracções. Coisas simples como fazer inversões de marcha em linhas com dupla linha contínua.

                                                          Fora da cidade, os semáforos apenas têm função decorativa. O pessoal abranda, vê se vem algum carro e avança. Isto nas barbas da polícia.

                                                          Autocarros com fartura. Velhos e barulhentos.

                                                          Muito serviço de transporte feito em mini-bus, que também têm uns autocolantes meramente decorativos indicando que a velocidade máxima é de 60 km/h.

                                                          No trânsito, as linhas delimitadoras das faixas também são meramente indicativas. É cada tangente que até faz impressão. Já andei em hora de ponta no Porto e em Lisboa e comparado com isto, somos amadores Apesar de tudo isto, ainda não vi um único acidente.

                                                          Não me lembro de ver rotundas.

                                                          Não se vê muito tuning.

                                                          A maior parte das estradas, têm o asfalto em más condições, com lombas.
                                                          Os arrumadores é que definem quanto é que custa o estacionamento. Caso a pessoa não pague, chegam a furar os pneus (foi o que me disseram).
                                                          Esclarecendo alguns itens (o Rio de Janeiro não é o Brasil como um todo. Cidades como São Paulo/Belo Horizonte/Curitiba/Porto Alegre são muito mais organizadas, mas como todos os turistas só vão a Salvador e Rio de Janeiro, acabam por achar que o país todo é esculhambado. Incluam estas outras cidades fora do eixo Rio-Nordeste que terão uma imagem melhor do país):

                                                          1) Óbvio que carros baratos vão vender bem: em qualquer lugar do mundo vendem mais os que tem melhor preço.

                                                          2) Realmente algo que deveria ser mais respeitado é o caso das passadeiras. Mas onde os polícias seguem a cartilha à risca, multas são aplicadas (em Vitória/ES experimente não parar em uma para ver a multa sendo expedida).

                                                          3) A Audi, especialmente os A3, venderam muito bem há 4 anos, sendo o carro dos "ricos pobres". Mas esta fase já passou. Mas como o mercado vive de moda, o carro da moda agora é o New Civic Sedan (!).

                                                          4) A frota de autocarros do Rio é vergonhosa. Mas experimente ir a Curitiba e São Paulo e ver a quantidade de autocarros novos. Mas a quantidade de autocarros velhos que vi em Portugal nem se comenta, né?

                                                          5) O transporte em minibus (que chegam a ter um desempenho incrível, quase como ligeiros) foi uma alternativa ao trânsito infernal das grandes cidades (experimente você que está no Rio seguir da rua Barato Ribeiro à Avenida Vieria Souto em horário de pico e verá que chega a demorar 2h para seguir um percurso de poucos mais de 5 km!). Mas alguns dos motoristas destes minibus deveriam ser presos devido às barbaridades que cometem. Que o diga em São Paulo. A velocidade é "limitada" a 60 kmh mas não raro vêem-se a 80-90 kmh. Algo a melhorar ainda.

                                                          6) Aqui não se respeita muito, infelizmente, o traço contínuo. As tangentes ocorrem muito, especialmente no Rio de Janeiro (que é uma esculhambação total, falo porque já morei lá, atualmente moro em SP). Mas acidentes, vêem-se poucos.

                                                          7) Vêem-se muitas rotundas em Vitória/ES, Goiânia/GO. Mas vai de cidades a cidades. Quantas rotundas se vêem em Lisboa? Cidades mais antigas como o Rio e São Paulo tiveram crescimento sem planejamente adequado. Mas as cidades planejadas do país (Belo Horizonte, Curitiba) são como algumas da Europa.

                                                          8) Nosso asfalto é medíocre sim. Lombas, os chamados quebra-molas (ou quebra-mulas como meu diz), é a maior inocerência que existe. Mais valia colocar um radar de velocidade no lugar das lombas do que condicionar o trânsito nestes locais. Os guardadores de carro no Rio são bandidos, literalmente. Cobram absurdos e ameaçam. Mas isto é dejeto nacional. Fruto de um governo ineficiente e corrupto que não reprime este tipo de crime.

                                                          Qualquer esclarecimento, terei o prazer de fazê-lo.

                                                          Mas a imagem do Brasil é tão manchada por testemunhos que nem sempre refletem a verdade sobre este país que mais vale a ficar quieto do que falar asneiras. Palavras de quem viajou o Brasil e o mundo, sendo cidadão europeu mas que não troco o meu país por nada neste mundo.

                                                          Um forte abraço aos amigos portugueses!

                                                          Comentário


                                                            #30
                                                            Mas a quantidade de autocarros velhos que vi em Portugal nem se comenta, né?
                                                            Comenta então não comenta, por exemplo em lisboa a frota da carris só tem disto, é vergonhoso

                                                            Comentário

                                                            AD fim dos posts Desktop

                                                            Collapse

                                                            Ad Fim dos Posts Mobile

                                                            Collapse
                                                            Working...
                                                            X