Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Passar com o sinal vermelho. Porque é que não é crime?...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
    Mas quais argumentos?
    Eu digo-te que não acho que a lei é menos lei, simplesmente a gravidade de desrespeitar é diferente.
    Eu digo-te que o próprio código da estrada faz distinção e contempla gravidades diferentes, e portanto cria ou não permissões diferentes.

    Tu vens com o discurso de que são desculpas esfarrapadas, e dos da VCI e dos radares e do raio que o parta, e do que é que eu dizia ao juíz, e mais não sei o quê, queres que continue a discutir para quê?

    De facto, não vale a pena discutir. Ainda não vi qualquer exemplo das permissões nos semáforos que referes o Código contemplar, que não seja marcha de urgência (e com ressalvas) devidamente assinalada, mas tudo bem. Logo, tb dás exemplos que tentam sustentar as tuas ideias.

    deixo só um exerto de um tópico teu bem interessante, que passo a citar, para terminar


    Originalmente Colocado por Torres Ver Post
    Ao longo dos meus ainda não muitos anos de carta (11) já me deparei com vários acidentes e estive envolvido nalguns e reparei que muitas vezes, também em parte por causa de que quem passa por isso está com a mente ocupada, se fazem coisas completamente parvas e que só por sorte não correm mal. Desta forma gostava de deixar algumas ideias simples e pedia-vos que contribuíssem também com outras ideias que ajudem, ou correcções às que eu disser. Todas poderão parecer óbvias, mas o que se verifica no mundo real mostra o contrário.
    Eu prefiro não me deparar com "coisas completamente parvas de quem tem mente ocupada". Porque o mundo real por vezes é diferente do nosso "bom senso".

    Comentário


      Originalmente Colocado por manucas Ver Post
      De facto, não vale a pena discutir. Ainda não vi qualquer exemplo das permissões nos semáforos que referes o Código contemplar, que não seja marcha de urgência (e com ressalvas) devidamente assinalada, mas tudo bem. Logo, tb dás exemplos que tentam sustentar as tuas ideias.

      deixo só um exerto de um tópico teu bem interessante, que passo a citar, para terminar




      Eu prefiro não me deparar com "coisas completamente parvas de quem tem mente ocupada". Porque o mundo real por vezes é diferente do nosso "bom senso".
      Manucas, vamos entender-nos!
      Eu não estou a dizer, aliás, não me lembro de ninguém ter dito no tópico que passar um sinal vermelho é recomendável, uma coisa jeitosa, ou algo digno de orgulho. E agora vou voltar a falar só por mim; O que eu te estou a dizer é que há certos incumprimentos da lei que nalgumas situações não têm gravidade. Disse também que noutras o cumprimento da lei, mas no sentido oposto, as coisas que ela permite podem também ser parvas e portanto termos de avaliar. Se quiseres um exemplo, seria circular a 50Km/h num sítio qualquer onde a 30 já seja perigoso. Temos de ter o bom senso de que apesar da lei permitir mais, não o devemos fazer. Não estou a dizer que as "desculpas" devem ser aceites quando a lei é desrespeitada, mas compreendo que certos casos são, de facto, desculpáveis. Não é um apelo ao desrespeito, é uma compreensão de dada ocorrência e dos efeitos que pode ou não ter.

      Comentário


        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
        Manucas, vamos entender-nos!
        Eu não estou a dizer, aliás, não me lembro de ninguém ter dito no tópico que passar um sinal vermelho é recomendável, uma coisa jeitosa, ou algo digno de orgulho. E agora vou voltar a falar só por mim; O que eu te estou a dizer é que há certos incumprimentos da lei que nalgumas situações não têm gravidade. Disse também que noutras o cumprimento da lei, mas no sentido oposto, as coisas que ela permite podem também ser parvas e portanto termos de avaliar. Se quiseres um exemplo, seria circular a 50Km/h num sítio qualquer onde a 30 já seja perigoso. Temos de ter o bom senso de que apesar da lei permitir mais, não o devemos fazer. Não estou a dizer que as "desculpas" devem ser aceites quando a lei é desrespeitada, mas compreendo que certos casos são, de facto, desculpáveis. Não é um apelo ao desrespeito, é uma compreensão de dada ocorrência e dos efeitos que pode ou não ter.
        Então talvez sejas um idealista, pq eu não acredito que 75% dos condutores tenham o bom senso de conduzir a 30 kms/h num local onde podem conduzir a 50, em situações ditas normais, por questões de segurança. E por isso, não me venham com historias, é o caracter repressivo e vigilante que deve sobrepor-se ao caracter preventivo, numa população que, reconheço eu (e nao só) não sabe conduzir.

        E as historias que por cá lês parece que é só de semáforos supostamente em descampados, no meio do Alentejo profundo ou nas nacionais, no meio dos campos. Generalizações mais generalistas que as minhas!

        Lá por não ter uma passadeira a seguir ao semáforo, ou uma escola, ou um lar de 3ª idade, nada me indica que o local possa ser para circular a nosso bel prazer e velocidade. Há locais com conjuntos habitacionais, com casas próximas, onde interessa que seja mantida uma velocidade baixa. Há bermas pequenas, há peões que podem circular nessas rectas que toda a malta apregoa e devem poder fazê-lo com segurança e com carros a velocidades controladas.
        E se não há efectivamente qualquer razão plausivel para a sinalética ser inadequada, entao façam algo em vez de simplesmente se desculparem com a atitude.

        A unica vez em que eu (e outros condónimos) fizemos uma exposição de um sinal que julgavamos inadequado, ao fim de 8 meses foi mudado.

        Comentário


          Originalmente Colocado por manucas Ver Post
          Então talvez sejas um idealista, pq eu não acredito que 75% dos condutores tenham o bom senso de conduzir a 30 kms/h num local onde podem conduzir a 50, em situações ditas normais, por questões de segurança. E por isso, não me venham com historias, é o caracter repressivo e vigilante que deve sobrepor-se ao caracter preventivo, numa população que, reconheço eu (e nao só) não sabe conduzir.

          E as historias que por cá lês parece que é só de semáforos supostamente em descampados, no meio do Alentejo profundo ou nas nacionais, no meio dos campos. Generalizações mais generalistas que as minhas!

          Lá por não ter uma passadeira a seguir ao semáforo, ou uma escola, ou um lar de 3ª idade, nada me indica que o local possa ser para circular a nosso bel prazer e velocidade. Há locais com conjuntos habitacionais, com casas próximas, onde interessa que seja mantida uma velocidade baixa. Há bermas pequenas, há peões que podem circular nessas rectas que toda a malta apregoa e devem poder fazê-lo com segurança e com carros a velocidades controladas.
          E se não há efectivamente qualquer razão plausivel para a sinalética ser inadequada, entao façam algo em vez de simplesmente se desculparem com a atitude.

          A unica vez em que eu (e outros condónimos) fizemos uma exposição de um sinal que julgavamos inadequado, ao fim de 8 meses foi mudado.
          Por acaso, sim, considero-me, pelo menos com capacidade de raciocínio. Digo-te, e tens legitimidade de acreditar ou não como é natural, que não é infrequente haver várias situações em faço o que disse. Posso dar-te um exemplo que é comum; Se eu for a passar por uma passadeira, que tenha semáforo (porque as outras já se sabe que é para parar) e o semaforo estiver verde para mim, mas eu reparar que há pessoas lá, eu abrando, porque às vezes há pessoas que atravessam na mesma. Se passar num sítio qualquer que veja crianças, abrando, porque também volta e meia há uma que decide começar a correr como se não houvesse mais nada. Claro que também faço muita porcaria, não sou perfeito e às vezes até faço coisas bem perigosas quando reflicto sobre a situação, mas sim, estou convicto que muitas vezes temos de decidir por nós e não por uma lei estática.

          Quanto aos outros comentários, eu falei por mim, e falei daqueles que conheço.

          Em relação à função deles, ela é bastante válida (mais uma vez aqueles de que falei) durante o dia.

          Comentário


            Recuperando este tópico, para relembrar que, agora que recomeçou a chover, o abuso continua, agora ainda com mais perigo...

            Continua o cruzamento do Jumbo, em Setúbal, a não ter qualquer fiscalização e essa prática a continuar... "nas calmas"! "Onde pára a polícia?"...

            Comentário


              Sendo um pouco off topic: em Alverca há um "semáforo de passadeira" que está sempre amarelo intermitente.

              Tem disponível a luz verde mas NUNCA acende a mesma.

              Ora, o que aprendi é que se está intermitente respeita-se a passadeira, ou seja, deixa-se passar os peões.

              O problema é que depois de pararmos, se olharmos para o sinal que diz respeito aos peões, este está vermelho.

              É uma situação em que um de nós tem de desrespeitar a lei:
              -Ou o automóvel que não vai dar passagem ao peão numa passadeira
              -Ou o peão que vai atravessar estando vermelho para ele.

              Comentário


                Avaria, que deve ser registada e reportada à autarquia, digo eu!

                Comentário


                  Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                  Recuperando este tópico, para relembrar que, agora que recomeçou a chover, o abuso continua, agora ainda com mais perigo...

                  Continua o cruzamento do Jumbo, em Setúbal, a não ter qualquer fiscalização e essa prática a continuar... "nas calmas"! "Onde pára a polícia?"...
                  Sabes como é que devia ser? Como em Paris: todos ou quase todos os semáforos tem câmaras fotográficas. Se passares um vermelho, lá ficas coma foto para recordação! É uma cidade com um trânsito infernal, mas numa semana que lá estive não vi um único carro passar um vermelho. Aliás, ao amarelo, abrandam e param no semáforo. Infelizmente, caso alguém se lembrasse de implantar esse sistema aqui em Portugal, logo viriam as vozes do contra dizendo que era inconstitucional e mais não sei o quê, porque ser um verdadeiro tuga é prevaricar constantemente o CE e tentar rabear a polícia, enfim...

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por pag Ver Post
                    Sabes como é que devia ser? Como em Paris: todos ou quase todos os semáforos tem câmaras fotográficas. Se passares um vermelho, lá ficas coma foto para recordação! É uma cidade com um trânsito infernal, mas numa semana que lá estive não vi um único carro passar um vermelho. Aliás, ao amarelo, abrandam e param no semáforo. Infelizmente, caso alguém se lembrasse de implantar esse sistema aqui em Portugal, logo viriam as vozes do contra dizendo que era inconstitucional e mais não sei o quê, porque ser um verdadeiro tuga é prevaricar constantemente o CE e tentar rabear a polícia, enfim...
                    Há anos que venho sugerindo isso por cá... Acho mesmo que neste tópico, lá mais atrás, há menção a isso mesmo...

                    Comentário


                      quem circula em Lisboa sabe que é perfeitamente legal, e recomendável, passar vermelhos. Na av. da liberdade é obrigatório! Vejam a ultima versão do código!

                      Em relação aos semaforos com cameras, está mais que provada a sua capacidade estrondosa de multiplicar os rendimentos de quem os gere e ainda salvar inumeras vidas pelo meio. é tal e qual os radares de velocidade, mas com resultados.
                      Como todos beneficiam mas não mete a palavra "velocidade" pelo meio, nunca vai ser moda.

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por Eliselotus Ver Post
                        quem circula em Lisboa sabe que é perfeitamente legal, e recomendável, passar vermelhos. Na av. da liberdade é obrigatório! Vejam a ultima versão do código!

                        Em relação aos semaforos com cameras, está mais que provada a sua capacidade estrondosa de multiplicar os rendimentos de quem os gere e ainda salvar inumeras vidas pelo meio. é tal e qual os radares de velocidade, mas com resultados.
                        Como todos beneficiam mas não mete a palavra "velocidade" pelo meio, nunca vai ser moda.
                        Não desejo mal a ninguém a quem anda na estrada pois todos somos condutores, mas se levasses com um carro em cima num cruzamento que passou o sinal vermelho e depois no final as companhias atribuírem 50/50 porque não se consegue descobrir quem passou o vermelho, talvez mudes de opinião.

                        Comentário


                          Não esquecer os semáforos limitadores de velocidade. Acho que sou dos poucos que paro.

                          Comentário


                            Originalmente Colocado por pag Ver Post
                            Não desejo mal a ninguém a quem anda na estrada pois todos somos condutores, mas se levasses com um carro em cima num cruzamento que passou o sinal vermelho e depois no final as companhias atribuírem 50/50 porque não se consegue descobrir quem passou o vermelho, talvez mudes de opinião.
                            Pois, a prova é extremamente difícil (já instruí processos desses...) pois, quando há, é essencialmente testemunhal e surge de ambas as partes. Muitas vezes nem quando se recorre à "fé publica" se obtém esclarecimento!...

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                              Não esquecer os semáforos limitadores de velocidade. Acho que sou dos poucos que paro.
                              Já somos dois!

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por pag Ver Post
                                Sabes como é que devia ser? Como em Paris: todos ou quase todos os semáforos tem câmaras fotográficas. Se passares um vermelho, lá ficas coma foto para recordação! É uma cidade com um trânsito infernal, mas numa semana que lá estive não vi um único carro passar um vermelho. Aliás, ao amarelo, abrandam e param no semáforo. Infelizmente, caso alguém se lembrasse de implantar esse sistema aqui em Portugal, logo viriam as vozes do contra dizendo que era inconstitucional e mais não sei o quê, porque ser um verdadeiro tuga é prevaricar constantemente o CE e tentar rabear a polícia, enfim...

                                É caça à multa!

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por BEF1FAN Ver Post
                                  É caça à multa!
                                  Isso da expressão "caça à multa" tem muito que se lhe diga. Ainda há dias, li na net um comentário acerca desta expressão que concordo a 100% e que passo a citar/transcrever: "A caça à multa é uma expressão tuga utilizada por todos aqueles que prevaricam e infringem o Código da Estrada mas que não querem ser responsabilizados e punidos por isso."

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                    Não esquecer os semáforos limitadores de velocidade. Acho que sou dos poucos que paro.
                                    Paras sempre?

                                    Eu não... principalmente à noite, naqueles no meio de zonas "complicadas"...

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por oruisilva Ver Post
                                      Não esquecer os semáforos limitadores de velocidade. Acho que sou dos poucos que paro.
                                      Vou passar a fazer-te companhia! Depois dos 4 meses que ficarei sem carta...


                                      É que, desta vez!, o polícia estava lá de plantão...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por pag Ver Post
                                        Não desejo mal a ninguém a quem anda na estrada pois todos somos condutores, mas se levasses com um carro em cima num cruzamento que passou o sinal vermelho e depois no final as companhias atribuírem 50/50 porque não se consegue descobrir quem passou o vermelho, talvez mudes de opinião.
                                        Não me parece que vá mudar de opinião muito depressa, até porque já "passei" por uma situação em que uma dessas cameras resolveu o caso.

                                        Comentário

                                        AD fim dos posts Desktop

                                        Collapse

                                        Ad Fim dos Posts Mobile

                                        Collapse
                                        Working...
                                        X