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Acidente Com Autocarro na A23.
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Originalmente Colocado por ptsyndicate Ver PostMas como grande parte dos portugueses nem educaçao para eles tem quanto mais para educar os filhos... Portanto para bem do pais há quem tenha de educar os filhos e ai sim, a responsabilidade é do governo.
...eu pelo menos nunca senti a necessidade de que o meu instrutor me dissesse "se causares um despiste de outro carro, não podes fugir, tens de pelo verificar se está tudo bem e se precisam de ajuda". Aqui não foi falta de formação, foi de discernimento, de sangue frio, de inteligência, tempo, o que quiserem...
...mas formação?
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Originalmente Colocado por - Ver PostAchas?
Então porque é que até há zonas em que o limite é 100km/h? ...
Edit: Quando tiver pior tempo e (se) começar a chover, tás convidado a vir cá num fds (dou estadia e pago um café lol) e percebes melhor o que tou a dizer ;)
Edit 2: Não estou armado em santo atenção, até porque costumo as vezes abusar, agora não vou é negar a realidade..
Quanto ao problema do escoamento de água, podia ser melhor, mas também não é assim tão mau.... experimenta vir até à A1 (excepto as zonas alargadas recentemente), depois vez o que é uma péssima drenagem e compara...
Originalmente Colocado por neoxic Ver PostSimples. Esse troço Abrantes - Torres era uma via rápida onde era possível construir curvas com raio inferior a 3Km ( salvo erro é essa a norma). Ao passar a AE mantiveram-se as curvas mas a concessionária deverá rectificar isso algures no tempo.
O troço entre Torres Novas e Abrantes é da responsabilidade do Instituto de Estradas... apenas a partir de Abrantes começa a concessão da Scutvias...Editado pela última vez por jcdbs; 07 November 2007, 21:23.
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Honestamente, das poucas vezes que fiz essa A.E. (sempre de moto), nunca tive problemas com velocidades, excepto nas curvas de "acesso" aos túneis da Gardunha (aí sim, há algumas curvas que "nunca mais acabam", com uns ressaltos (juntas, suponho) que obrigam a um maior "empenhamento" na condução), mas também tenho que confessar que a fiz sempre durante o dia, com sol, piso seco e pouquissimo tráfego.
E sim, fiz por pelo menos 1 vez o trajecto Guarda-Torres Novas a velocidades bem acima do permitido por lei (acima inclusivamente de velocidades aqui referidas como 'impossíveis' para determinadas curvas) sem me sentir "em risco" uma única vez (e -mais importante ainda- sem colocar ninguém em risco).
Honestamente não vejo nenhum "defeito" na dita A.E. Bem pior é a A8...
Acho que neste caso -e pelo que tenho lido até ao momento- não se podem apontar "culpas" à via.
"V"
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Já fiz algumas vezes a A23 desde a guarda até torres novas. Numa delas apanhei muito mau tempo e raramente passei dos 100km/h porque era mesmo impossível. Agora a culpa não é da autoestrada quando os condutores não adequam as condições à via em questão...
O mesmo se passa com a A25, A24 e A8 (Lisboa - Torres Vedras), são AE's de montanha com grandes declives e cujo traçado é o melhor possível para a geografia do terreno. Nestas situações o pessoal tem que perceber que não pode andar a 200 tranquilamente como se estivesse na A2, A6, A12, A13, etc...
Temos que perceber que os engenheiros não fazem milagres! Eles tentam fazer o melhor nas condições existentes, mas não podem mudar a topografia do território. Aliás já que se fala tanto em espanha como exemplo neste fórum comparem as autoestradas andaluzas e as autoestradas asturianas, é que passa-se exactamente a mesma coisa...
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Na minha opinião as piores curvas da A23 são:
no sentido Norte-Sul:
-curva à esquerda seguida de uma curva à direita, onde fica o nó de Tomar.
-curva à direita, onde fica o nó de Abrantes/Rio de Moinhos
no sentido Sul-Norte:
-curva à esquerda, onde fica o nó de Abrantes/Rio de Moinhos
-curva à esquerda, junto à Central do Pego... esta curva começa por ser aberta e de repente fecha (já vi vários carros bem acima do limite de velocidade a dançarem nesta curva)
Mas atenção, nenhuma delas é perigosa se os limites forem cumpridos
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostTambém acho que a desculpa do parque automóvel envelhecido já lá vai há uns bons anos......
acidentes95_04.jpg
mortos_95_05.jpg
Vamos a 2004 e comparemos Portugal, com a Austria e a Belgica que são os paises com numeros mais perto dos nossos por isso com melhor termos de comparação directa sem precisarmos de contas.
Numero de acidentes em PT 38.930 AT 42.657 BE 43.565
Numero de mortos em PT 1.294 AT 878 BE 1.162
Ou seja destes 3 paises Portugal é o país que tem o MENOR numero de ACIDENTES (taxa de sinistralidade), mas tem o MAIOR numero de MORTOS (taxa de mortalidade).
Provavelmente todos os debates deviam começar por aqui. Será que batemos melhor que os outros?
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Originalmente Colocado por DeBeF Ver PostTambém acho que a desculpa do parque automóvel envelhecido já lá vai há uns bons anos......
http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economi...elhecer_d.html
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Originalmente Colocado por Gil Duro Ver PostJá agora então explica isto:
[ATTACH]19049[/ATTACH]
[ATTACH]19052[/ATTACH]
Vamos a 2004 e comparemos Portugal, com a Austria e a Belgica que são os paises com numeros mais perto dos nossos por isso com melhor termos de comparação directa sem precisarmos de contas.
Numero de acidentes em PT 38.930 AT 42.657 BE 43.565
Numero de mortos em PT 1.294 AT 878 BE 1.162
Ou seja destes 3 paises Portugal é o país que tem o MENOR numero de ACIDENTES (taxa de sinistralidade), mas tem o MAIOR numero de MORTOS (taxa de mortalidade).
Provavelmente todos os debates deviam começar por aqui. Será que batemos melhor que os outros?
E toda a gente sabe que nós somos um país de aceleras
Quanto maior a velocidade, maiores as consequências dos acidentes
Batemos é com mais violência , nem melhor nem pior que os outros. Tambem temos uma taxa de atropelamentos altissima com uma taxa de mortalidade em cada atropelamento de cerca de 30/40%
Será que nos restantes países referidos as vitimas de atropelamento são contabilizadas como vitimas de acidentes rodoviários ? Era interessante ter acesso tambem a esta informação
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Originalmente Colocado por Gil Duro Ver PostE já agora só para ver que se calhar não é bem assim
http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economi...elhecer_d.html
Nesta notícia o que se lê é isto: "
A falta de renovação do parque automóvel nacional está a fazê-lo envelhecer, ainda assim, a idade média dos veículos em Portugal não anda longe dos valores existentes a nível europeu.
"A idade média dos veículos ligeiros de passageiros ronda actualmente os 8,4 anos. Há dois anos a idade média estava fixada em 8,1 anos"...
Achas que é por estas diferenças que temos priores resultados? Poderemos ser até dos que mais utilitários tem....mas mm assim quantos acidentes se vê com carros de segmento superior?
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Originalmente Colocado por Gil Duro Ver PostE já agora só para ver que se calhar não é bem assim
http://dn.sapo.pt/2006/04/28/economi...elhecer_d.htmlAfalta de renovação do parque automóvel nacional está a fazê-lo envelhecer, ainda assim, a idade média dos veículos em Portugal não anda longe dos valores existentes a nível europeu.
Bom, mas afinal está envelhecido ou está ao nivel europeu ?
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Estavam a dizer que o parque estava mais novo. Mas mesmo assim sei que tenho algures outras estatisticas que não dizem bem que estamos na média, mas vamos ver se as encontro.
Entretanto temos tambem isto:
"O segmento mais vendido em Portugal continuou a ser o C (médio inferior), com 40,6% das vendas no ano passado, seguido d o segmento B (inferior), com 36,5%. O segmento E (superior) representou em 2005 apenas 2,5% das vendas, enquanto os veículos de luxo (segmento F) não ultrapassaram 0,4% do total das vendas."
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Finalmente encontrei, não foi bem o que queria, mas para provar que temos o parque mais envelhecido que BE e AT serve. Com tendencia crescente.
passengercar.jpg
Fonte: http://www.acea.be/files/Car%20Parc%20Report%202005.pdfEditado pela última vez por Gil Duro; 08 November 2007, 10:22. Razão: Fonte: http://www.acea.be/files/Car%20Parc%20Report%202005.pdf
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Originalmente Colocado por Gil Duro Ver PostFinalmente encontrei, não foi bem o que queria, mas para provar que temos o parque mais envelhecido que BE e AT serve. Com tendencia crescente.
[ATTACH]19054[/ATTACH]
Fonte: http://www.acea.be/files/Car%20Parc%20Report%202005.pdf
Felizmente que em alguns casos é optimo ficar atrás e este é um desses casos, vejo á minha frente
França
Alemanha GB
Grécia
Itália
Holanda
Espanha
Suécia
Outra situação que é necessário ter em conta, este são os numeros oficiais registados e como circulam na DGV, quanto já estão no ferro velho ????
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Originalmente Colocado por Gil Duro Ver PostFinalmente encontrei, não foi bem o que queria, mas para provar que temos o parque mais envelhecido que BE e AT serve. Com tendencia crescente.
[ATTACH]19054[/ATTACH]
Fonte: http://www.acea.be/files/Car%20Parc%20Report%202005.pdf
Para além disso a grécia tem mais do dobro da taxa de crescimento.
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Quando vejo pessoal a dizer que conduzimos mal só me apetece dizer: Vão a Itália...
Será pelo contraste, pois entrei em Itália vindo da Suiça? Não sei. Mas a sensação com que fiquei é a de que em Itália se conduz mal e perigosamente.
As tabelas apresentadas acima confirmam, por números, a sensação com que fiquei...
Digo, sem sombra de dúvidas, que se conduz bem pior do que cá...
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Originalmente Colocado por João Nascimento Ver PostQuando vejo pessoal a dizer que conduzimos mal só me apetece dizer: Vão a Itália...
Será pelo contraste, pois entrei em Itália vindo da Suiça? Não sei. Mas a sensação com que fiquei é a de que em Itália se conduz mal e perigosamente.
As tabelas apresentadas acima confirmam, por números, a sensação com que fiquei...
Digo, sem sombra de dúvidas, que se conduz bem pior do que cá...
Não nos podemos dar ao luxo de dizer "Eu faço muitas asneiras na estrada, mas como o vizinho faz mais ainda então eu estou desculpado".
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Originalmente Colocado por CLIO_thoris Ver PostE..............??????????????????
Felizmente que em alguns casos é optimo ficar atrás e este é um desses casos, vejo á minha frente
França
Alemanha GB
Grécia
Itália
Holanda
Espanha
Suécia
Outra situação que é necessário ter em conta, este são os numeros oficiais registados e como circulam na DGV, quanto já estão no ferro velho ????
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Os familiares das vitimas vão receber uma indemnização de 15.000,00€ num total de 300.000,00€ entre todos, por parte da seguradora. Abre-se assim um precedente neste caso, pois é a primeira vez que uma seguradora paga as indemnizações às vitimas antes de concluído o relatório de responsabilidades.
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E ficamos a saber que uma vida humana vale 15.000 euros...
Será que neste caso a seguradora dá este valor por antecipação, para depois não ter que pagar mais se isto se arrastasse pelos tribunais?
A cobertura era só de 300.000 euros? E se morressem mais pessoas, era esse valor a dividir pelo número de vítimas?
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Originalmente Colocado por Real Ver PostE ficamos a saber que uma vida humana vale 15.000 euros...
Será que neste caso a seguradora dá este valor por antecipação, para depois não ter que pagar mais se isto se arrastasse pelos tribunais?
A cobertura era só de 300.000 euros? E se morressem mais pessoas, era esse valor a dividir pelo número de vítimas?
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