Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Indicação de mês e ano na matrícula só em carros portugueses?

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por Excalibur Ver Post
    Em Portugal o motivo das datas foi para a acabar com as KA; KB; KC, KD, KE; KF.

    Noutros paises temos isto




    Esta na Alemanha quer dizer que é válida de 1 de Maio até 31 de Outubro


    Também temporária mas na Suécia
    Assim bem explicadinho até eu percebo, como dizia a minha saudosa professora de matemática, entre outras verdades que ela disse!...

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
      Há um zum-zum de que será A9-99-9A... mas lá está... é só um zum-zum mesmo...
      Esse zum-zum está errado.

      O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:

      Decreto-Lei n.º 54/2005

      "3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
        A aposição dessa indicação, de alguma utilidade (...), aconteceu por directiva comunitária (corrijam-me se estiver errado)! Mas, na verdade, parece que apenas os carros portugueses adoptaram na generalidade essa regra, pois nos carros novos dos demais países essa informação já não aparece!...

        Houve alguma alteração a essa regra?
        Gostava de ver essa directiva, até porque o sistema espanhol foi implementado há pouco tempo e não mencionam mês nem ano na matrícula.

        Comentário


          #34
          As únicas que têm data são:

          Italianas "autocolante com o ano e prefixo localidade" (facultativo)

          Irlandesas "ano da 1ª matrícula" (obrigatório)

          Britânicas "ano da 1ª matrícula em forma de código" (obrigatório)

          As únicas com ano e mês acho que só mesmo as portuguesas!
          Editado pela última vez por Migas_; 09 March 2008, 14:32.

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post
            Esse zum-zum está errado.

            O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:

            Decreto-Lei n.º 54/2005

            "3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
            Zum zum corrigido!

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post
              Esse zum-zum está errado.

              O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:

              Decreto-Lei n.º 54/2005

              "3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
              Já tinha ouvido falar, vai ser giro ver matriculas do tipo "SE-69-XO"

              Comentário


                #37
                E essa nova matrícula deve durar uns largos anos. Até esgotar há muitas combinações.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                  Nem mais! Se por exemplo vendesses o carro terias que retirar a matrícula física do carro e das duas uma, ou compravas outro e aplicavas a tua matrícula, ou terias que a cancelar uma vez que o IUC seria cobrado pela propriedade da matrícula e não do veículo. Era mais fácil controlar a propriedade efectiva dos bens uma vez que alguém que te comprasse o carro teria que usar também a sua propria matrícula ou solicitar uma nova.
                  É assim que se passa aqui na Bélgica.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por Mrs X Ver Post
                    Isso e as matrículas serem alocadas à carta e não ao veículo!

                    Era bom que o estado se lembrasse disso e aproveitasse para o fazer quando acabasse esta série de matrículas com as letras ao meio.
                    Essa abordagem parece-me ter alguns problemas: carros de frota, carros de empresas, carros de aluguer (para estrangeiros), carros de financeiras (Leasing, ALD's), autocarros, carros do estado (psp, inem, ministérios e institutos públicos), bombeiros, etc... No fundo todos os casos em que o condutor não é verdadeiramente dono do veículo ou cujo condutor está sempre a mudar. É que só estes casos devem ser mais de 50% dos veículos que circulam na estrada.

                    Depois como seria cobrado o imposto de circulação e como seriam definidos os escalões e o imposto a pagar?
                    E o seguro, como é calculado o valor a pagar?

                    Zico, podes dar umas luzes de como na Bélgica se contornam estes problemas?

                    Depois há outro problema: ia-se dar ao tuga a responsabilidade de ser ele a colocar a matrícula correcta no carro antes de sair. Conhecendo o nosso país iam surgir mais 20 mil esquemas para fugir aos impostos, portagens e multas.

                    Comentário


                      #40
                      Sinceramente acho isto do ano e do mes uma estupidez, ng tem nada que saber o ano e mes em que o meu carro foi comprado ou matriculado pela 1ª vez. Essas coisas devem estar no livrete e mais nada. Daqui a nada é o sexo da pessoa que o conduz e mais n sei o q...
                      É por estas e por outras q por vezes aparecem os carros riscados...

                      Eu até era mais radical, era como no EUA, cada um punha a sua matricula como quisesse...

                      Comentário


                        #41
                        Sou completamente contra a colocação do ano e o mês de "nascimento" dos carros.

                        Esta informação serve para quê ou é útil para que fim ? Alguém sabe ?

                        (Seria como que obrigassem a nós a andarmos com a nossa data de nascimento nas costas. Espero q ng se lembre de implementar tal.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por pacxito Ver Post

                          Zico, podes dar umas luzes de como na Bélgica se contornam estes problemas?
                          O que se passa aqui é que a matrícula é da pessoa, não do carro. Quando se troca de carro pode-se manter a mesma matrícula.

                          Os casos das empresas, leasings e outros proprietários não-individuais é exactamente o mesmo que o proprietário particular. O carro tem uma matrícula que pertence ao proprietário (empresa, polícia, bombeiros, whatever).

                          Quando se vende o carro, vende-se sem matrícula.

                          Comentário


                            #43
                            Bem esta historia k se vem aki a discutir de ter o mes e o ano, a mim nem me akeçe nem me arrefece tal como diz ja aki um amigo no forum, poix axo isso uma questao mto irrelevante. ja falaram k os possuidores dos importados ficarem satisfeitos, ker se dizer eu n sou possuidos de nenhum carro importado, mas sim 3 nacionais, dos kais um foi comprado usado, e n tenho problema nenhum k me apareça lá o mes e o ano, e mesmo k ate fosse importado n me importava k la apareçesse, poix o carro para mim nao é como para mta gente uma forma de mostrar o status, mas sim o meu meio de locomoçao k me faz mto jeito...

                            cumpts

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por Pé Leve Ver Post
                              A aposição dessa indicação, de alguma utilidade (...), aconteceu por directiva comunitária (corrijam-me se estiver errado)! Mas, na verdade, parece que apenas os carros portugueses adoptaram na generalidade essa regra, pois nos carros novos dos demais países essa informação já não aparece!...

                              Houve alguma alteração a essa regra?
                              Penso que não existe nenhuma directiva comunitária a este respeito.
                              Conforme já se escreveu, foi uma decisão do governo Português para acabar com os Kappas- K.

                              Nas matrículas Espanholas não têm referência à data da matricula.

                              Comentário


                                #45
                                Acho que se poderia ter acabado com os "K" sem a introdução da data.

                                Qual é o problema dum carro usado, importado, receber uma matrícula nova? Sem inclusão da data? Para mim nenhum!

                                O que é que acontece nos outros países quando importas um carro, que matrícula recebe?

                                Continuo a dizer que a matrícula deveria ser exclusivamente um elemento identificativo e não informativo.

                                Comentário


                                  #46
                                  Eu cá prefiro nao usar isso da data assim ninguem sabe de quando é o meu bolide....heheheheh...qual quê.....nao tem assunto nenhum...é foleiro até!

                                  Comentário


                                    #47
                                    Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post
                                    Esse zum-zum está errado.

                                    O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:

                                    Decreto-Lei n.º 54/2005

                                    "3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
                                    E o próximo (tendo em conta que andamos a copiar a Holanda) deve ser AA-AA-00, pelo menos lá já é assim Depois ainda temos o 00-AA-AA e o AA-AA-AA...

                                    Comentário


                                      #48
                                      Tenho conhecimento de que na suiça, as matriculas são por seguro.
                                      Ou seja, tens um seguro automóvel, tem uma matricula.
                                      Podes ter 5 ou 6 carros todos com a mesma matricula, mas podes circular apenas com 1 de cada vez. Normalmente até têm nas matriculas dos carros umas molas para poderes facilemnte trocar as matriculas.
                                      Tem a desvantagem, de se se quiser usar um carro e a esposa outro, ter que ter 2 matriculas, mas em todo o caso pode-se poupar nos seguros.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post
                                        (...) Continuo a dizer que a matrícula deveria ser exclusivamente um elemento identificativo e não informativo.
                                        Concordo, e pelo que aqui se lê no tópico em comparação directa com outras possibilidades praticadas por países ditos UE, a opção nacional não passa de mais um exagero inútil e burocrata entre muitos outros praticados por uma série de organismos públicos centrais e locais,
                                        Editado pela última vez por TURBO; 19 March 2011, 16:30.

                                        Comentário


                                          #50

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por mmao Ver Post
                                            eu acho que esta medida foi bem adoptada, visto que havia pessoas mais "ingénuas" que compravam carros importados a vendedores sem escrupulos, levando-os a pensar que os carros que compravam tinham menos anos, e depois iam ver e eram bem mais velhos.
                                            também serve para identificar os carros importados dos nacionais, porque as matriculasXX-XX KA acabaram
                                            mas no que a mim diz respeito, até ajuda para nunca me esquecer de comprar o selo do carro
                                            Foi esta a razão que levou o Governo a incluir nas matriculas o ano e mês, sobre aqual estou de acordo,

                                            Comentário


                                              #52
                                              Originalmente Colocado por jacomiranda Ver Post
                                              Penso que não existe nenhuma directiva comunitária a este respeito.
                                              Conforme já se escreveu, foi uma decisão do governo Português para acabar com os Kappas- K.

                                              Nas matrículas Espanholas não têm referência à data da matricula.
                                              Sim, mas a Espanha não importa uma 10ª parte dos automoveis usados que nós importamos.

                                              Com este sistema evita-se que os importadores enganem os menos entendidos, para evitarem de venderem um carro com menos anos do que realmente o veiculo têm.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Originalmente Colocado por Lhunen Ver Post
                                                E essa nova matrícula deve durar uns largos anos. Até esgotar há muitas combinações.
                                                Pelas minhas contas (sem retirar possíveis excepções) são 4.569.760.000 combinações!

                                                Mas como será com letras, cuja combinação poderá ser "marota"?

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por Ed Ver Post
                                                  Pelas minhas contas (sem retirar possíveis excepções) são 4.569.760.000 combinações!

                                                  Mas como será com letras, cuja combinação poderá ser "marota"?
                                                  Talvez façam como em Espanha onde não há vogais nas combinações.

                                                  Senão podemos ter matrículas lindas como FO-xx-DA, PI-xx-LA, SE-xx-OO e acho que não vale a pena continuar

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Não sabia isso dos espanhóis (também nunca me debrucei sobre o assunto)
                                                    Assim, retirando as vogais, passam a 1.944.810.000 combinações.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por Akagi Ver Post
                                                      Originalmente Colocado por mmao
                                                      eu acho que esta medida foi bem adoptada, visto que havia pessoas mais "ingénuas" que compravam carros importados a vendedores sem escrupulos, levando-os a pensar que os carros que compravam tinham menos anos, e depois iam ver e eram bem mais velhos.
                                                      também serve para identificar os carros importados dos nacionais, porque as matriculasXX-XX KA acabaram
                                                      mas no que a mim diz respeito, até ajuda para nunca me esquecer de comprar o selo do carro
                                                      Foi esta a razão que levou o Governo a incluir nas matriculas o ano e mês, sobre aqual estou de acordo,
                                                      Bem, a ser assim, trata-se, quanto a mim, de mais um atestado de menoridade aos portugueses, afinal qualquer carro possui, para além da chapa de matrícula, outros documentos físicos de identificação, uns no próprio carro, outros para o proprietário trazer no bolso...

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por TILT Ver Post
                                                        Talvez façam como em Espanha onde não há vogais nas combinações.

                                                        Senão podemos ter matrículas lindas como FO-xx-DA, PI-xx-LA, SE-xx-OO e acho que não vale a pena continuar

                                                        ou BE-BA-DO, TR-OL-HA, BO-IO-LA...

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Ed Ver Post
                                                          Não sabia isso dos espanhóis (também nunca me debrucei sobre o assunto)
                                                          Assim, retirando as vogais, passam a 1.944.810.000 combinações.
                                                          Não querendo ser chato... A conta não é 18 * 18 * 10 * 10 * 18 * 18 ? Isto daria "apenas" 10.497.600.

                                                          Quanto ao assunto do tópico... Para que serviam os K na matrícula? Sei que era para identificar os carros importados... Mas que relevância tem esse facto?

                                                          Pessoalmente odeio os números com o ano e mês, não pelos números em si mas pelo facto de ficar com uma risca amarela na matrícula.

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por PeLeve Ver Post
                                                            Bem, a ser assim, trata-se, quanto a mim, de mais um atestado de menoridade aos portugueses, afinal qualquer carro possui, para além da chapa de matrícula, outros documentos físicos de identificação, uns no próprio carro, outros para o proprietário trazer no bolso...
                                                            Também acho. Além do mais esta história do mês e ano também serve para os vizinhos saberem que "ha ha ha o Manuel e a Sílvia já têm um carro com mais de 6 meses... QUE HORROR"

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por fssilva Ver Post
                                                              Quanto ao assunto do tópico... Para que serviam os K na matrícula? Sei que era para identificar os carros importados... Mas que relevância tem esse facto?
                                                              O facto das letras K, W e Y não fazerem parte do alfabeto português, daí serem usadas nas matrículas para identificar os carros importados.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X