Originalmente Colocado por Excalibur
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Indicação de mês e ano na matrícula só em carros portugueses?
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Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostHá um zum-zum de que será A9-99-9A... mas lá está... é só um zum-zum mesmo...
O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:
Decreto-Lei n.º 54/2005
"3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostA aposição dessa indicação, de alguma utilidade (...), aconteceu por directiva comunitária (corrijam-me se estiver errado)! Mas, na verdade, parece que apenas os carros portugueses adoptaram na generalidade essa regra, pois nos carros novos dos demais países essa informação já não aparece!...
Houve alguma alteração a essa regra?
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As únicas que têm data são:
Italianas "autocolante com o ano e prefixo localidade" (facultativo)
Irlandesas "ano da 1ª matrícula" (obrigatório)
Britânicas "ano da 1ª matrícula em forma de código" (obrigatório)
As únicas com ano e mês acho que só mesmo as portuguesas!Editado pela última vez por Migas_; 09 March 2008, 14:32.
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Originalmente Colocado por Migas_ Ver PostEsse zum-zum está errado.
O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:
Decreto-Lei n.º 54/2005
"3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
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Originalmente Colocado por Migas_ Ver PostEsse zum-zum está errado.
O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:
Decreto-Lei n.º 54/2005
"3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
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Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostNem mais! Se por exemplo vendesses o carro terias que retirar a matrícula física do carro e das duas uma, ou compravas outro e aplicavas a tua matrícula, ou terias que a cancelar uma vez que o IUC seria cobrado pela propriedade da matrícula e não do veículo. Era mais fácil controlar a propriedade efectiva dos bens uma vez que alguém que te comprasse o carro teria que usar também a sua propria matrícula ou solicitar uma nova.
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Originalmente Colocado por Mrs X Ver PostIsso e as matrículas serem alocadas à carta e não ao veículo!
Era bom que o estado se lembrasse disso e aproveitasse para o fazer quando acabasse esta série de matrículas com as letras ao meio.
Depois como seria cobrado o imposto de circulação e como seriam definidos os escalões e o imposto a pagar?
E o seguro, como é calculado o valor a pagar?
Zico, podes dar umas luzes de como na Bélgica se contornam estes problemas?
Depois há outro problema: ia-se dar ao tuga a responsabilidade de ser ele a colocar a matrícula correcta no carro antes de sair. Conhecendo o nosso país iam surgir mais 20 mil esquemas para fugir aos impostos, portagens e multas.
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Sinceramente acho isto do ano e do mes uma estupidez, ng tem nada que saber o ano e mes em que o meu carro foi comprado ou matriculado pela 1ª vez. Essas coisas devem estar no livrete e mais nada. Daqui a nada é o sexo da pessoa que o conduz e mais n sei o q...
É por estas e por outras q por vezes aparecem os carros riscados...
Eu até era mais radical, era como no EUA, cada um punha a sua matricula como quisesse...
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Originalmente Colocado por pacxito Ver Post
Zico, podes dar umas luzes de como na Bélgica se contornam estes problemas?
Os casos das empresas, leasings e outros proprietários não-individuais é exactamente o mesmo que o proprietário particular. O carro tem uma matrícula que pertence ao proprietário (empresa, polícia, bombeiros, whatever).
Quando se vende o carro, vende-se sem matrícula.
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Bem esta historia k se vem aki a discutir de ter o mes e o ano, a mim nem me akeçe nem me arrefece tal como diz ja aki um amigo no forum, poix axo isso uma questao mto irrelevante. ja falaram k os possuidores dos importados ficarem satisfeitos, ker se dizer eu n sou possuidos de nenhum carro importado, mas sim 3 nacionais, dos kais um foi comprado usado, e n tenho problema nenhum k me apareça lá o mes e o ano, e mesmo k ate fosse importado n me importava k la apareçesse, poix o carro para mim nao é como para mta gente uma forma de mostrar o status, mas sim o meu meio de locomoçao k me faz mto jeito...
cumpts
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Originalmente Colocado por Pé Leve Ver PostA aposição dessa indicação, de alguma utilidade (...), aconteceu por directiva comunitária (corrijam-me se estiver errado)! Mas, na verdade, parece que apenas os carros portugueses adoptaram na generalidade essa regra, pois nos carros novos dos demais países essa informação já não aparece!...
Houve alguma alteração a essa regra?
Conforme já se escreveu, foi uma decisão do governo Português para acabar com os Kappas- K.
Nas matrículas Espanholas não têm referência à data da matricula.
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Acho que se poderia ter acabado com os "K" sem a introdução da data.
Qual é o problema dum carro usado, importado, receber uma matrícula nova? Sem inclusão da data? Para mim nenhum!
O que é que acontece nos outros países quando importas um carro, que matrícula recebe?
Continuo a dizer que a matrícula deveria ser exclusivamente um elemento identificativo e não informativo.
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Originalmente Colocado por Migas_ Ver PostEsse zum-zum está errado.
O Governo já legislou há bastante tempo sobre esse assunto:
Decreto-Lei n.º 54/2005
"3 --- Após o esgotamento dos números de matrícula correspondentes à alínea c) do número anterior, o número de matrícula referido no nº1 passa a ser constituído por dois grupos de duas letras e um grupo central de dois algarismos AA-00-AA, sendo os grupos separados entre si por traços."
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Tenho conhecimento de que na suiça, as matriculas são por seguro.
Ou seja, tens um seguro automóvel, tem uma matricula.
Podes ter 5 ou 6 carros todos com a mesma matricula, mas podes circular apenas com 1 de cada vez. Normalmente até têm nas matriculas dos carros umas molas para poderes facilemnte trocar as matriculas.
Tem a desvantagem, de se se quiser usar um carro e a esposa outro, ter que ter 2 matriculas, mas em todo o caso pode-se poupar nos seguros.
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Originalmente Colocado por Migas_ Ver Post(...) Continuo a dizer que a matrícula deveria ser exclusivamente um elemento identificativo e não informativo.Editado pela última vez por TURBO; 19 March 2011, 16:30.
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Originalmente Colocado por mmao Ver Posteu acho que esta medida foi bem adoptada, visto que havia pessoas mais "ingénuas" que compravam carros importados a vendedores sem escrupulos, levando-os a pensar que os carros que compravam tinham menos anos, e depois iam ver e eram bem mais velhos.
também serve para identificar os carros importados dos nacionais, porque as matriculasXX-XX KA acabaram
mas no que a mim diz respeito, até ajuda para nunca me esquecer de comprar o selo do carro
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Originalmente Colocado por jacomiranda Ver PostPenso que não existe nenhuma directiva comunitária a este respeito.
Conforme já se escreveu, foi uma decisão do governo Português para acabar com os Kappas- K.
Nas matrículas Espanholas não têm referência à data da matricula.
Com este sistema evita-se que os importadores enganem os menos entendidos, para evitarem de venderem um carro com menos anos do que realmente o veiculo têm.
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Originalmente Colocado por Ed Ver PostPelas minhas contas (sem retirar possíveis excepções) são 4.569.760.000 combinações!
Mas como será com letras, cuja combinação poderá ser "marota"?
Senão podemos ter matrículas lindas como FO-xx-DA, PI-xx-LA, SE-xx-OO e acho que não vale a pena continuar
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Originalmente Colocado por Akagi Ver PostOriginalmente Colocado por mmao
eu acho que esta medida foi bem adoptada, visto que havia pessoas mais "ingénuas" que compravam carros importados a vendedores sem escrupulos, levando-os a pensar que os carros que compravam tinham menos anos, e depois iam ver e eram bem mais velhos.
também serve para identificar os carros importados dos nacionais, porque as matriculasXX-XX KA acabaram
mas no que a mim diz respeito, até ajuda para nunca me esquecer de comprar o selo do carro
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Originalmente Colocado por Ed Ver PostNão sabia isso dos espanhóis (também nunca me debrucei sobre o assunto)
Assim, retirando as vogais, passam a 1.944.810.000 combinações.
Quanto ao assunto do tópico... Para que serviam os K na matrícula? Sei que era para identificar os carros importados... Mas que relevância tem esse facto?
Pessoalmente odeio os números com o ano e mês, não pelos números em si mas pelo facto de ficar com uma risca amarela na matrícula.
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Originalmente Colocado por PeLeve Ver PostBem, a ser assim, trata-se, quanto a mim, de mais um atestado de menoridade aos portugueses, afinal qualquer carro possui, para além da chapa de matrícula, outros documentos físicos de identificação, uns no próprio carro, outros para o proprietário trazer no bolso...
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Originalmente Colocado por fssilva Ver PostQuanto ao assunto do tópico... Para que serviam os K na matrícula? Sei que era para identificar os carros importados... Mas que relevância tem esse facto?
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