Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Duvida novas luzes de dia...

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Originalmente Colocado por ManymilesR Ver Post
    Penso que as luzes de dia não serão mais que os vulgares minimos, para efeitos de código de estrada, como tal terás que utilizar as luzes de cruzamento vulgarmente conhecidas como médios para circular e, tuneis, e estradas onde seja obrigatorio o seu uso!

    As luzes de dia são mais uma moda!!
    Acredito que as luzes de dia são vistas em Portugal como uma moda, no entanto está a ser finalizada uma norma europeia que obrigará a circulação com as ditas luzes e os novos carros terão de vir equipados com elas.
    Como é óbvio a Audi procurou com a sua aplicação marcar pela diferença, e como em tudo na vida uns gostam outros não. Mas atenção as luzes de dia da Audi são bem mais fortes e visiveis que os mínimos, quer pela extensão das mesmas, quer pelo facto de ao usar Leds brancos obtem maior brilho. Pode-se a qualquer momento desligar ou ligar, no caso da Audi é feito através do computador de bordo, usando-as também, em conjunto com o sensor de luz e faróis de nevoeiro como luz de cortesia(acesso ao carro em locais escuros).
    A experiência que vou tendo permite-me afirmar que realmente resultam e somos vistos mais depressa com as tais luzes.

    Comentário


      #32
      Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
      Boas não tens nada que pedir perdão ;) o topico não é meu é de todos .

      Aquilo que te posso dizer é que no teste drive que fiz ao A5 mal pus o carro a trabalhar elas ligaram-se, um pormenor que descobri depois é que quando se liga um pisca as luzes de dia desse lado reduzem a intencidade luminosa para não "tapar" a luz do pisca.
      Segundo o vendedor eu podia escolher que elas viessem desligadas de fabrica, portanto presumo que ou se tem sempre ou não se tem.
      RMVC
      Obrigado pelo esclarecimento. Excelente pormenor... esse do pisca.


      Estas luzes diurnas estão a gerar uma polémica engraçada.
      Sendo isto para uma melhor segurança, porque não as marcas darem um toque de agressividade?

      Acho é que com tantas marcas a porem LED's a frente são mais úteis atrás, nos travões, onde até ajuda na segurança devido ao menor tempo de actuação do LED em relação á lâmpada de halogéneo.

      Comentário


        #33
        Originalmente Colocado por Pedro65 Ver Post
        Estas são as luzes de dia do novo audi a4


        Mas ja existem mais marcas que equipam os seus carros com estas luzes como a BMW
        Mas nos BMW é atrás e à frente e na Audi só à frente

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
          Estas luzes diurnas estão a gerar uma polémica engraçada.
          Sendo isto para uma melhor segurança, porque não as marcas darem um toque de agressividade?

          Acho é que com tantas marcas a porem LED's a frente são mais úteis atrás, nos travões, onde até ajuda na segurança devido ao menor tempo de actuação do LED em relação á lâmpada de halogéneo.
          A polémica é pela novidade.
          Há países na Europa e alguns estados nos USA onde são obrigatórias há vários anos.

          Michael

          Comentário


            #35
            Originalmente Colocado por tope Ver Post
            Acredito que as luzes de dia são vistas em Portugal como uma moda, no entanto está a ser finalizada uma norma europeia que obrigará a circulação com as ditas luzes e os novos carros terão de vir equipados com elas.
            Como é óbvio a Audi procurou com a sua aplicação marcar pela diferença, e como em tudo na vida uns gostam outros não. Mas atenção as luzes de dia da Audi são bem mais fortes e visiveis que os mínimos, quer pela extensão das mesmas, quer pelo facto de ao usar Leds brancos obtem maior brilho. Pode-se a qualquer momento desligar ou ligar, no caso da Audi é feito através do computador de bordo, usando-as também, em conjunto com o sensor de luz e faróis de nevoeiro como luz de cortesia(acesso ao carro em locais escuros).
            A experiência que vou tendo permite-me afirmar que realmente resultam e somos vistos mais depressa com as tais luzes.
            Boas!
            Então sempre as podemos ligar e desligar atraves do CB?
            È que eu entendi que tinhamos que optar por as querer ligadas ou desligadas de fabrica, a ser assim é muito melhor.

            Comentário


              #36
              Originalmente Colocado por CaRaMeLo Ver Post
              Obrigado pelo esclarecimento. Excelente pormenor... esse do pisca.


              Estas luzes diurnas estão a gerar uma polémica engraçada.
              Sendo isto para uma melhor segurança, porque não as marcas darem um toque de agressividade?

              Acho é que com tantas marcas a porem LED's a frente são mais úteis atrás, nos travões, onde até ajuda na segurança devido ao menor tempo de actuação do LED em relação á lâmpada de halogéneo.
              A polémica é com todas as luzinhas sejam à frente, nos retrovisores, seja na traseira, etc, etc

              É só procurar uns tópicos onde há comentários negativos em relação aos leds traseiros (stops)...porque são muito fortes, porque parece uma árvore de natal and so on.
              Há sempre opiniões contra e a favor.
              Na minha opinião para além de serem um adereço estético (que por acaso gosto de ver), dão mais visibilidade, principalmente quando às vezes estou a fazer uma estrada e o sol está baixo; é difícil ver pelo retrovisor os carros que vêm atrás senão tiverem luzes ligadas e neste caso os novos Audis são bem visíveis nestas circunstâncias.

              P.S. Ainda não sem como é que não criticaram as luzes de ajuda nas curvas...

              Comentário


                #37
                Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                A polémica é com todas as luzinhas sejam à frente, nos retrovisores, seja na traseira, etc, etc

                É só procurar uns tópicos onde há comentários negativos em relação aos leds traseiros (stops)...porque são muito fortes, porque parece uma árvore de natal and so on.
                Há sempre opiniões contra e a favor.
                Na minha opinião para além de serem um adereço estético (que por acaso gosto de ver), dão mais visibilidade, principalmente quando às vezes estou a fazer uma estrada e o sol está baixo; é difícil ver pelo retrovisor os carros que vêm atrás senão tiverem luzes ligadas e neste caso os novos Audis são bem visíveis nestas circunstâncias.

                P.S. Ainda não sem como é que não criticaram as luzes de ajuda nas curvas...
                Boas!
                Eu agora que se começam a ver mais tambem concordo que ajudam a melhorar a visibilidade e, as minhas irão andar acesas. Podem chamar-me parolo.
                RMVC

                Comentário


                  #38
                  Antes de aparecerem os leds, já existiam luzes diurnas, bastava para isso ligar os médios, mesmo de dia.

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                    Antes de aparecerem os leds, já existiam luzes diurnas, bastava para isso ligar os médios, mesmo de dia.
                    Pois existem e mas não há muita gente com eles ligados...

                    Como referi anteriormente, muitas vezes conduzo com o sol pelas costas (principalmente na A25) o que me impede de ver bem outros carros pelo retrovisor. Conto pelos dedos duma mão aqueles que se preocupam ou se lembram de ligar os médios. No caso dos audis novos nem que seja pelo estilo, o facto é que eles têm luzes e dão jeito

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por tonyV Ver Post
                      Pois existem e mas não há muita gente com eles ligados...

                      Como referi anteriormente, muitas vezes conduzo com o sol pelas costas (principalmente na A25) o que me impede de ver bem outros carros pelo retrovisor. Conto pelos dedos duma mão aqueles que se preocupam ou se lembram de ligar os médios. No caso dos audis novos nem que seja pelo estilo, o facto é que eles têm luzes e dão jeito
                      Bem visto...
                      Ora aí está um bom exemplo.

                      Como não é obrigatório andar com os médios acesos de dia a malta não os liga (eu não os ligo ).

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                        Pois mete. Mete impressão a vossa adoração por uma marca.

                        É que estão tão preocupados a justificas as luzes diurnas dizendo que é para serem vistos mais rápidamente, que se esquecem que atras o carro não tem nenhuma luz. É que só interessa ser visto pela frente. Por tras que se lixe.

                        É cómico.

                        Mas tens alguma justificação para estarem acesas apenas as luzes a frente? Inventa ai alguma de repente.
                        Até te dava várias. Mas tu conduzes a olhar para a frente ou para trás? É muito mais fácil de te aperceberes que tens alguém atrás de ti através de qualquer sinal sem ter que desfocar os olhos da estrada e focar o espelho retrovisor.
                        E não, não adoro nenhuma marca. Adorar só mesmo a minha mulher.
                        Ao contrário de alguns que o que parece que "adoram" é deitar os outros abaixo para se sentirem melhor. Parecido com os adeptos de futebol de alguns clubes...

                        Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                        Antes de aparecerem os leds, já existiam luzes diurnas, bastava para isso ligar os médios, mesmo de dia.
                        Está cientificamente provado que um ponto de luz concentrado e intenso é mais visível do que um com a mesma intensidade e mais difuso.
                        Aconteceu o mesmo quando as motos da Yamaha traziam os mínimos concentrados ao centro. Infelizmente a luz era fraca.
                        É aqui que os novos leds são extremamente interessantes, pois mesmo de dia, vêm-se extremamente bem, não sendo necessário grande esforço para que nos apercebamos do automóvel.

                        Mas por mais razões para justificar a utilização dos leds como luzes diurnas, há sempre os altamente entendidos que dizem que é o mesmo que usar os médios, ou então chamam-lhe de moda.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por Whisperdancer Ver Post
                          Até te dava várias. Mas tu conduzes a olhar para a frente ou para trás? É muito mais fácil de te aperceberes que tens alguém atrás de ti através de qualquer sinal sem ter que desfocar os olhos da estrada e focar o espelho retrovisor.
                          E não, não adoro nenhuma marca. Adorar só mesmo a minha mulher.
                          Ao contrário de alguns que o que parece que "adoram" é deitar os outros abaixo para se sentirem melhor. Parecido com os adeptos de futebol de alguns clubes...


                          Mas por mais razões para justificar a utilização dos leds como luzes diurnas, há sempre os altamente entendidos que dizem que é o mesmo que usar os médios, ou então chamam-lhe de moda.
                          Conduzo a olhar para os dois lados. E dá-me jeito terem ambas as luzes ligadas. Em nacionais dá jeito andarem com as luzes traseiras ligadas. Vê-se melhor os carros que andam a nossa frente. Distinguem-se mais facilmente.

                          Continuo a defender que quem se preocupa em ser visto liga os médios. Mas pelos vistos as luzes diurnas são mais visíveis que os médios. E não ter nada ligado atrás não tem problema nenhum.

                          E pela lógica porque ter farois de nevoeiro atrás? Só os da frente é que são precisos. Quem vem atrás que abra os olhos.

                          Comentário


                            #43
                            Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                            Antes de aparecerem os leds, já existiam luzes diurnas, bastava para isso ligar os médios, mesmo de dia.

                            A diferença é que as lampadas actuais (incandescentes) têm um tempo de vida de 1000 horas, enquanto os LEDs têm de 50.000 horas..... Talvez assim percebas porque é preferivel usar-se LEDs em vez de lampadas incandescente....

                            Já agora, a tua boca de que a Audi tem os LEDs em armazem desde 1980 até era bem mandada.....nao tivessem os LEDs brancos sido inventados depois de 1995!!!!

                            Mas já agora diz la qual o problema de se utilizar LEDs?

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por RMVC Ver Post
                              Boas!
                              Então sempre as podemos ligar e desligar atraves do CB?
                              È que eu entendi que tinhamos que optar por as querer ligadas ou desligadas de fabrica, a ser assim é muito melhor.
                              Exactamente, quem manda é mesmo o piloto
                              O CB está muito mais desenvolvido, deixando o modelo anterior a anos luz. Embora fique ao critério de caso utilizador o uso das luzes, acredito que a vantagem de ser visto mais depressa deixa por terra o critério do "fica bem" ou "fica mal".

                              Comentário


                                #45
                                Originalmente Colocado por pedrofer Ver Post
                                A diferença é que as lampadas actuais (incandescentes) têm um tempo de vida de 1000 horas, enquanto os LEDs têm de 50.000 horas..... Talvez assim percebas porque é preferivel usar-se LEDs em vez de lampadas incandescente....
                                Só para acrescentar o facto de as lâmpadas Leds consumirem muito menos

                                Comentário


                                  #46
                                  Originalmente Colocado por rogerAjacto Ver Post
                                  Conduzo a olhar para os dois lados. E dá-me jeito terem ambas as luzes ligadas. Em nacionais dá jeito andarem com as luzes traseiras ligadas. Vê-se melhor os carros que andam a nossa frente. Distinguem-se mais facilmente.

                                  Continuo a defender que quem se preocupa em ser visto liga os médios. Mas pelos vistos as luzes diurnas são mais visíveis que os médios. E não ter nada ligado atrás não tem problema nenhum.

                                  E pela lógica porque ter farois de nevoeiro atrás? Só os da frente é que são precisos. Quem vem atrás que abra os olhos.
                                  Faróis de nevoeiro é outro assunto (a utilizar em fraca visibilidade causadas por uma situação em particular - não fossem elas chamadas de nevoeiro..).
                                  Mais uma vez, os leds utilizados no A4 são mais visíveis do que os médios. Até as luzes de dia utilizadas no A4 sem xénon (que são de halogéneo) se vêm melhor do que a generalidade dos médios dos outros automóveis. Não sei que raio fizeram para isto ser assim, mas é a verdade. Claro que as luzes de dia são muito particulares e não servem para iluminar a estrada.
                                  Mas sim, as luzes de dia podiam incluir as luzes traseiras, ou uns sinalizadores traseiros. No entanto, para o efeito de ver quem vem atrás, onde normalmente se passam os olhos de relance pelo espelho retrovisor (ao contrário de se olhar em frente), à frente tem maior utilidade.

                                  Comentário


                                    #47
                                    Acho então legítimo perguntar: então se ligar a luz do interior do veículo? Até se vê a toda a volta...

                                    Raio de modas essas das luzes de dia. Se os mínimos não servem, muito menos as tais "luzes de dia" que não fazem qualquer sentido!

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                      Acho então legítimo perguntar: então se ligar a luz do interior do veículo? Até se vê a toda a volta...

                                      Raio de modas essas das luzes de dia. Se os mínimos não servem, muito menos as tais "luzes de dia" que não fazem qualquer sentido!
                                      Oi? Hein?

                                      Comentário


                                        #49
                                        Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                        Raio de modas essas das luzes de dia. Se os mínimos não servem, muito menos as tais "luzes de dia" que não fazem qualquer sentido!
                                        As luzes de dia fazem todo o sentido em situações de baixo contraste.
                                        Por exemplo num dia de sol muito brilhante (muita luz) ...torna-se mais difícil distinguir um carro escuro numa zona escura (tal é a quantidade de luz a toda a volta).
                                        Por exemplo como já foi referido aqui, com o sol por trás, é difícil por vezes, perceber se vêm ou não carros. ...Em AE, é muito importante, para percebermos se podemos ou não mudar para a via da esquerda para fazer uma ultrapassagem, por exemplo.
                                        Outro bom exemplo, é nos túneis (onde já é obrigatório usar médios).

                                        Nos países que sofrem de falta de visibilidade como a Suécia ou a Islândia, estas luzes já são obrigatórias há mais de 10 anos. ...se os carros não as têm, pode ser montadas depois, ou usados os médios.
                                        Mas como também já foi referido, são mais eficazes as luzes de dia, pelo facto que são feitas para serem vistas sem encandear ...e não para iluminar o chão, como é o caso dos médios.

                                        Não é uma questão de moda. Moda são os efeitos que resolvem fazer com os LEDs. Não vejo nada de mal nisso. É uma questão estética.

                                        Agora a sua utilidade é real.

                                        Michael

                                        Comentário


                                          #50
                                          As luzes de dia fazem todo o sentido e vêm substituir os médios na obrigação de os ter ligados como por exemplo no IP4.

                                          O espirito da Lei é:
                                          Ter um dispositivo visual que ajude a visualizar o veículo perante os outros.

                                          Ora esta é de definição das luzes de dia, é um dispositivo de segurança que faz de dia o que os médios remediavam...

                                          É muito bom e a Audi aproveitou e colocou algum design naquilo que fez.

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                            Acho então legítimo perguntar: então se ligar a luz do interior do veículo? Até se vê a toda a volta...

                                            Raio de modas essas das luzes de dia. Se os mínimos não servem, muito menos as tais "luzes de dia" que não fazem qualquer sentido!
                                            O carro fica mais visivel não fica? I rest my case

                                            Comentário


                                              #52
                                              Sinceramente não entendo a moda das luzes de dia, nem os médios de dia...

                                              Geralmente começa a escurecer ligo os médios... Nem naquelas estradas de montanha com luz a entrar pelo meio das árvores e a visibilidade devido à claridade excessiva em contraste com as zonas escuras sinto falta de luzes nos outros carros.

                                              Mas isto sou eu, cada um faz, e pensa, à sua maneira.

                                              Quanto à pergunta, essas luzes não substituem a obrigação de utilizares os médios quando "obrigado".

                                              Comentário


                                                #53
                                                Creio não ter sido explícito. Referia-me à luz interior versus "luzes de dia" que alguns carros têm.

                                                Quanto ao circular de dia com as luzes ligadas, é óbvio que é muito mais seguro e eu costumo fazer uso frequente dessa particularidade, embora não o faça em todas as estradas.

                                                Agora essas tais "luzes de dia" que referiram, em que normalmente só existem na frente do veículo, são, para mim, apenas uma questão estética e da moda.

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Existem por aqui algumas comparações e explicações que estão erradas, a saber:

                                                  As luzes de dia não substituem os médios e e o contrário tambem é verdadeiro

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                    As luzes de dia fazem todo o sentido e vêm substituir os médios na obrigação de os ter ligados como por exemplo no IP4.

                                                    O espirito da Lei é:
                                                    Ter um dispositivo visual que ajude a visualizar o veículo perante os outros.

                                                    Ora esta é de definição das luzes de dia, é um dispositivo de segurança que faz de dia o que os médios remediavam...

                                                    É muito bom e a Audi aproveitou e colocou algum design naquilo que fez.
                                                    Pena que essa tua explicação caia por terra quando passamos da frente dos veiculos para a traseira.

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por citroen_c5_2 Ver Post
                                                      Pena que essa tua explicação caia por terra quando passamos da frente dos veiculos para a traseira.
                                                      Tu tens carta e conduzes?
                                                      A necessidade primária das luzes reside no perigo do cruzamento de veículos, e não nos que seguem no mesmo sentido.

                                                      Isto sentimento é basico para quem anda na estrada...Por exemplo:
                                                      - Nota-se principalmente no cruzamento de veículos com o nascer e por do sol...
                                                      - Com a visibilidade dos carros pretos e cinza pratas...
                                                      - Com a visibilidade para obter uma melhor noção da velocidade que o veículo circula.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Originalmente Colocado por Paulo Oliveira Ver Post
                                                        Tu tens carta e conduzes?
                                                        A necessidade primária das luzes reside no perigo do cruzamento de veículos, e não nos que seguem no mesmo sentido.

                                                        Isto sentimento é basico para quem anda na estrada...Por exemplo:
                                                        - Nota-se principalmente no cruzamento de veículos com o nascer e por do sol...
                                                        - Com a visibilidade dos carros pretos e cinza pratas...
                                                        - Com a visibilidade para obter uma melhor noção da velocidade que o veículo circula.
                                                        A ser assim, não faria qualquer sentido as luzes de nevoeiro traseiras, as luzes de presença e até as de marcha-atrás! É claro que as luzes são muito importantes quer atrás quer à frente!

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Titanio Ver Post
                                                          A ser assim, não faria qualquer sentido as luzes de nevoeiro traseiras, as luzes de presença e até as de marcha-atrás! É claro que as luzes são muito importantes quer atrás quer à frente!
                                                          O meu comentário refere-se a condições diurnas de circulação

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            A boa visibilidade é igualmente importante atrás e à frente

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              @Titanio
                                                              De acordo...mas neste periodo a evolução é na frente, onde é de facto mais importante.



                                                              Talvez num futuro proximo teremos além da luz de marcha atrás e sensores de estacionamento:
                                                              - Dispositivo acústico
                                                              - Travagem automatica se algo se atravessar de forma a evitar contacto

                                                              Talvez farois de nevoeiro traseiros adaptativos, com mais intensidade de luz caso não circule nenhum veículo atrás, e menos intensidade quando tem... enfim, hajam ideias

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X