Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um acidente numa rotunda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #31
    Perante a lei, o culpado é o carro B, sem constentação.

    Claro que o carro A não fez a rotunda correctamente mas...

    Comentário


      #32
      YouTube - Como Circular numa Rotunda

      O Sr da APEC explica, ate por cima de tracos continuos

      e eu que pensava que se passava progressivamente da 2ª faixa para a 1ª mas o sr da APEC e tudo duma vez :D
      Editado pela última vez por daveed; 06 February 2010, 13:40.

      Comentário


        #33
        Andar nas rotundas por fora e como andar numa AE a 50km/h na faixa do meio.

        Ninguém vai preso por isso e se alguém bater por trás continua a ser culpado mas acho que é uma falta de respeito pelos outros.

        É que se todos fizessem as rotundas correctamente não haveria confusão.

        Agora com muitos a fazer pela direita obriga a todos fazerem pela direita porque quem se mete por dentro depois não consegue sair.

        Eu conheço rotundas de duas faixas em que a de dentro nunca é usada. Nem eu se me lá meto. Entrei uma vez e tive que ficar parado, uns bons 5 min à que os que estavam a fazer a rotunda incorrectamente me deixassem sair.
        Editado pela última vez por TripleT; 06 February 2010, 13:45.

        Comentário


          #34
          Originalmente Colocado por daveed Ver Post
          YouTube - Como Circular numa Rotunda
          O Sr da APEC explica, ate por cima de tracos continuos
          e eu que pensava que se passava progressivamente da 2ª faixa para a 1ª mas o sr da APEC e tudo duma vez :D
          pois, mas confirma no essencial o que está na recomendação/ esclarecimento da ANSR.
          Mas para alguns será mais uma peça sem valor
          Óbviamente que podemos estar ou não de acordo, mas isso...
          Originalmente Colocado por TripleT Ver Post
          Eu conheço rotundas de duas faixas em que a de dentro nunca é usada. Nem eu se me lá meto. Entrei uma vez e tive que ficar parado, uns bons 5 min à que os que estavam a fazer a rotunda incorrectamente me deixassem sair.
          o que é certo é que não eras tu o infractor. Deduzo que estavas a aguardar tomar a faixa de fora no local correcto (a seguir à penultima saida que querias usar)

          Note-se que estou centrado na discussão de como circular correctamente numa rotunda. Não na atribuição de responsabilidades num acidente, até porque aqui não sei se entra, p.ex., a regra do bater mais à frente ou mais atrás..., ou um ser o responsável e o outro pagar multa...etc.

          Quando sugeri 50/50 é porque os 2 estão mal...
          Editado pela última vez por carlosmrs; 06 February 2010, 15:33.

          Comentário


            #35
            Culpa 100% do B.

            O B é que ia mal já que pretendia ir para aquela saída e ainda estava no meio da rotunda imediatamente antes. O correcto é mudar-se para a faixa de fora antes da saída, e não fazer a faixa a cortar. O código da estrada defende isso mesmo e por isso o condutor do veículo B será culpado. Pode ser que aprenda

            Quando ao condutor do veículo A, ele podia querer sair na próxima saída, como podia nem querer sair. Isso não interessa para nada. Antes de se mudar de faixa tem que se ver se se pode. O condutor do B não o fez.

            Antes de se chegar à saída pretendida de uma rotunda deve-se ir para a faixa exterior. O condutor do B não o fez.

            100% culpa pro B. Limpinho

            Comentário


              #36
              Culpa do Veiculo B pois devia por invadir a via de circulação do Veiculo A!

              É certo que moralmente o A não deveria circular naquela via mas se o B tivesse mudado para a via mais á direita progressiva e atempadamente o acidente nunca ocorreria!

              Comentário


                #37
                Acho piada aos que dizem que se mandassem, a culpa era do A. Já estou a ver, nas rotundas, quem precisasse de um carro arranjado era sempre a cortar as faixas como lhe apetecesse. Sem olhar, sem ligar a quem vem.

                Muito se diz aqui que o A vai a fazer mal a rotunda. Mas não vai. Segundo o código, que diz que se deve circular sempre pela direita, é o condutor que vai bem. Aliás, uma rotunda é como se fosse uma avenida, logo não há qualquer dúvida neste ponto.

                O que existe é uma recomendação para circular nas rotundas. Quem quiser segue-a. Quem não quiser, não a segue. Muito simples. Quem a quiser praticar, tem de ter especial cuidado nas mudanças de via dentro da rotunda, porque, como é óbvio, e isto nunca irá mudar, quem muda de via perde prioridade.

                Comentário


                  #38
                  Originalmente Colocado por ElrOnD Ver Post
                  Culpa 100% do B.

                  O B é que ia mal já que pretendia ir para aquela saída e ainda estava no meio da rotunda imediatamente antes. O correcto é mudar-se para a faixa de fora antes da saída, e não fazer a faixa a cortar. O código da estrada defende isso mesmo e por isso o condutor do veículo B será culpado. Pode ser que aprenda

                  Quando ao condutor do veículo A, ele podia querer sair na próxima saída, como podia nem querer sair. Isso não interessa para nada. Antes de se mudar de faixa tem que se ver se se pode. O condutor do B não o fez.

                  Antes de se chegar à saída pretendida de uma rotunda deve-se ir para a faixa exterior. O condutor do B não o fez.

                  100% culpa pro B. Limpinho

                  talvez o b não tenha mudado porque a faixa estava ocupada por alguem que ia fazer a rotunda toda por fora

                  mas é compreensivel que haja bastantes acidentes em portugal
                  basta ler aqui alguns comentarios

                  depois nas estradas vemos pessoal nas aes de 3 faixas a ir no meio, porque vai a ultrapassar o ar, ou então metem-se na do meio, mas ainda estão a 600 metros do carro que vão ultrapassar, e claro que vão a 91 para passar 1 carro que vai a 90
                  as vezes metem-se a frente dos outros, porque meteram pisca e tem prioridade

                  vemos pessoas constantemente a passar vermelhos, a não parar nas passadeiras

                  e vemos pessoas que acha que as rotundas tem mais que 1 faixa, porque esteticamente ficam melhor que só ter 1
                  mas esqueçem que ao virem pela de fora, bloqueiam não só as saidas como as entradas, ou seja fazem transito

                  Comentário


                    #39
                    Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                    como podia o b ir para a faixa da direita se estava ocupada por alguem que ia dar a volta quase toda a rotunda???
                    ja agora não se esqueçam que a a saida tinha 2 faixas segundo o desenho, o que pode dizer que a 2 faixa da direita nem é tão ma para se sair



                    claro que pode alegar, ele diz assim, eu ia sair naquela, mas como levei um toque, que ate foi a favor da minha saida eu segui em frente, ui que logica
                    Caro Sr. Bruno Dias,

                    Se para o Sr. não tem lógica, convinha explicar o porquê. Tem de experimentar usar esse argumento, "ui que logica" num acidente ou em qualquer outra situação...tenho a certeza que lhe vão dar razão.

                    mas é compreensivel que haja bastantes acidentes em portugal
                    basta ler aqui alguns comentarios
                    Claro que é compreensível, com comentários como os de o Sr. em que se limitam a criticar tudo e todos.

                    depois nas estradas vemos pessoal nas aes de 3 faixas a ir no meio, porque vai a ultrapassar o ar, ou então metem-se na do meio, mas ainda estão a 600 metros do carro que vão ultrapassar, e claro que vão a 91 para passar 1 carro que vai a 90
                    as vezes metem-se a frente dos outros, porque meteram pisca e tem prioridade

                    vemos pessoas constantemente a passar vermelhos, a não parar nas passadeiras

                    e vemos pessoas que acha que as rotundas tem mais que 1 faixa, porque esteticamente ficam melhor que só ter 1
                    mas esqueçem que ao virem pela de fora, bloqueiam não só as saidas como as entradas, ou seja fazem transito
                    Gostaria imenso de ver o Sr. a conduzir. Só lhe faltaria decerteza a farda e o livro de multas, seria um polícia ideal, um modelo a seguir. Um pouco de modéstia não lhe faria mal. Criticar não chega caro sr. Sabe qual é o primeiro passo para se errar? É achar que se sabe tudo! Talvez se aperceba que é uma das pessoas que passa vermelhos, que vai a conduzir ao telemóvel, etc etc.

                    Se eu já cometi infracções e erros na estrada? Mas é claro que sim! O sr. não? Muitos parabéns, devia ser premiado pela sua boa conduta!

                    Com os melhores cumprimentos,

                    Bruno Oliveira

                    Comentário


                      #40
                      Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                      Caro Sr. Bruno Dias,
                      Se para o Sr. não tem lógica, convinha explicar o porquê. Tem de experimentar usar esse argumento, "ui que logica" num acidente ou em qualquer outra situação...tenho a certeza que lhe vão dar razão.

                      Claro que é compreensível, com comentários como os de o Sr. em que se limitam a criticar tudo e todos.

                      Gostaria imenso de ver o Sr. a conduzir. Só lhe faltaria decerteza a farda e o livro de multas, seria um polícia ideal, um modelo a seguir. Um pouco de modéstia não lhe faria mal. Criticar não chega caro sr. Sabe qual é o primeiro passo para se errar? É achar que se sabe tudo! Talvez se aperceba que é uma das pessoas que passa vermelhos, que vai a conduzir ao telemóvel, etc etc.

                      Se eu já cometi infracções e erros na estrada? Mas é claro que sim! O sr. não? Muitos parabéns, devia ser premiado pela sua boa conduta!

                      Com os melhores cumprimentos,

                      Bruno Oliveira

                      não tem logica dizer que o A ia sair naquela saida, se depois do toque ve-se no desenho que ele continuou na rotunda

                      o que eu critiquei foi com toda a razão, vejo tanta gente a ultrapassar o ar, vejo tanta gente a não parar nas passadeiras

                      não sou santo, mas tento ter o bom senso a conduzir
                      falar ao telemovel a conduzir??? amigo eu tenho o sistema de bluetooth
                      vermelhos??? amigo eu posso queimar um amarelo, mas quando esta vermelho esta vermelho

                      Comentário


                        #41
                        Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                        Culpa do Veiculo B pois devia por invadir a via de circulação do Veiculo A!

                        É certo que moralmente o A não deveria circular naquela via mas se o B tivesse mudado para a via mais á direita progressiva e atempadamente o acidente nunca ocorreria!
                        Verdade.

                        Comentário


                          #42
                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                          não tem logica dizer que o A ia sair naquela saida, se depois do toque ve-se no desenho que ele continuou na rotunda

                          o que eu critiquei foi com toda a razão, vejo tanta gente a ultrapassar o ar, vejo tanta gente a não parar nas passadeiras

                          não sou santo, mas tento ter o bom senso a conduzir
                          falar ao telemovel a conduzir??? amigo eu tenho o sistema de bluetooth
                          vermelhos??? amigo eu posso queimar um amarelo, mas quando esta vermelho esta vermelho
                          Queimar um amarelo? Penso que está tudo dito!

                          Cumprimentos

                          Comentário


                            #43
                            Pessoal, não se zanguem.. Não há motivos para isso, até porque não criei o tópico com esse propósito. A vida é curta demais para estas discussões de internet.

                            Ontopic: Hoje liguei ao meu instrutor a explicar a situação, perguntei a opinião dele, ele disse-me com toda a certeza que é 50/50, e a justificação que me deu foi que ambos circulavam nas faixas erradas. Acho esta resposta estranha vindo duma pessoa que me ensinou a fazer as rotundas sempre pela faixa mais à direita.

                            P.S: Quero agradecer desde já a participação de todos no tópico.

                            Comentário


                              #44
                              Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                              Queimar um amarelo? Penso que está tudo dito!

                              Cumprimentos

                              quando tirei a carta passar 1 amarelo quando não se consegue travar não era incorrecto, alias ai 95% dos amarelos que passo, faço porque senão o fizer alguem me vai bater atras
                              penso que para quem conduz todos os dias é facil perceber isto

                              mas felizmente, por ano faço cerca de 40 a 70mil kms, em varios carros, e o meu nome não anda envolvido em acidentes, e não sou santo ja disse, podem chamar sorte, ou então é bom senso tambem nisto tudo

                              Comentário


                                #45
                                Claro que não me chateio Não tive qualquer intenção de criar mau ambiente aqui no tópico, aliás, acho que o user BrunoDias não levou a coisa a mal

                                50/50? Lol, bem....eu acho que o B aí não tinha hipótese de "fuga" á culpa.....pondo o exemplo de certas rotundas em que o espaço entre saídas é tão curto, como se consegue em 2 ou 3m se colocar na via de trânsito mais á direita? Espero que o pessoal me esteja a entender

                                Olha, mas afinal tu, ou o teu colega ia em qual?

                                Comentário


                                  #46
                                  Here we go again! Quem é que muda de faixa e vai embater no outro? Está encontrado o culpado, pronto.

                                  Comentário


                                    #47
                                    a verdade é que a maior parte dos condutores em portugal não são civilizados, mas tambem é verdade que as sinalizações são fracas

                                    eu quando disse os condutores em portugal digo, porque vemos os portugueses a conduzir noutros paises e parecem diferentes

                                    a verdade é que as rotundas deviam ser com as inglesas, que mandam o pessoal da faixa de fora, para fora da rotunda

                                    Comentário


                                      #48
                                      Originalmente Colocado por MaxiTuga Ver Post
                                      Olha, mas afinal tu, ou o teu colega ia em qual?
                                      O meu amigo ia na faixa de fora.

                                      P.S: Se o acidente tivesse sido comigo não tinha vergonha nenhuma em o admitir.

                                      Comentário


                                        #49
                                        Lol, peço desculpa se dei a entender outra coisa, mas perguntei por mero título de curiosidade!! Espero que não leves a mal

                                        Abraço

                                        Comentário


                                          #50
                                          Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                          a a verdade é que as rotundas deviam ser com as inglesas, que mandam o pessoal da faixa de fora, para fora da rotunda
                                          Não é preciso ir tão longe, não é assim tão longe de onde moras.

                                          P1640448.jpg

                                          Comentário


                                            #51
                                            Originalmente Colocado por sikora Ver Post
                                            Interessante... e com base em que artigo do CE?

                                            Já tive 3 acidentes deste tipo em que eu era o veículo A, e sempre nas mesmas circunstâncias e no mesmo sítio dessa rotunda... apenas no 1º a seguradora tentou os 50/50, mas não foi nada que um pequeno contencioso não resolvesse a meu favor! Para os mais picuinhas a distância entre a saída que o veiculo B pretendia utilizar e que eu pretendia utilizar era/é inferior a 7 mt.

                                            Devo já alertar que para mim deve imperar o bom senso, e que na maioria das rotundas até sigo a "recomendação" do IMTT, mas se as condições de tráfego, configuração da rotunda e conhecimento do local não me forem favoráveis, eu não arrisco a minha carteira e se for necessário circulo sempre pela direita até encontrar a saída que pretendo utilizar seja ela a 1ª ou a última... e várias vezes passei por patrulhas da PSP/GNR/BT e nunca fui multado.

                                            De qualquer modo, considero muito mais importante a utilização correcta dos indicadores de mudança de direcção, do que propiamente a faixa que utilizam

                                            Uma última provocação para terminar... como procedem nas rotundas em que a sinalização horizontal já não é perceptível? Onde começa e termina cada faixa de circulação?

                                            Nem sei se ria ou chore, curiosamente faço sempre por dentro e ainda não tive nenhum . Deve-se fazer sempre por dentro senão para que servem as rotundas? Escoar trânsito, penso eu de que, não para inteligentes irem sempre por fora a espera de ter um acidente.

                                            Comentário


                                              #52
                                              Não é por nada mas tirei a carta à cerca de um ano e meio e conheço pessoas a tirar agora e o que me ensinaram a fazer nas rotundas foi:
                                              Se sair na 1º saída: circular na faixa mais à direita
                                              Se sair na 2º,3º ou 4º saída: circular na faixa mais de dentro.
                                              Se todos fizessem o correcto não haviam pessoas paradas em plenas rotundas (se forem para o Marques ou para a rotunda do monte da Caparica em hora de ponta percebem o que quero dizer), circulava-se melhor e era tudo mais civilizado.
                                              É que os velhos ainda percebo aquilo para eles é por fora, é pelo meio das faixas, é por todo o lado, eles não sabem fazer rotundas agora gente nova vir dizer que é sempre pela direita, é que por favor se assim fosse havia só uma faixa, e melhor nem haviam rotundas ficava tudo em filinha pirilau à espera que o da frente corta-se para algum lado.
                                              Mas pronto continuem a circular pela direita sempre mas sempre nas rotundas, a ir sempre na faixa ou do meio ou a mais à esquerda quando não tem ninguém à direita, isto é Portugal tão lindo.

                                              Comentário


                                                #53
                                                Só para esclarecer para quem não sabe, que o que está no site da ANSR a tal "recomendação" ou o nome que lhe queiram dar, é BASEADA no Código da Estrada.

                                                É uma interpretação efectuada sobre os diversos artigos que regulam a circulação, nomeadamente o artigo 13º e 14º, entre outros.

                                                Quanto ao restante procurem o tópico das Rotundas que a conversa é repetida

                                                Comentário


                                                  #54
                                                  Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                  Não é preciso ir tão longe, não é assim tão longe de onde moras.

                                                  [ATTACH]70252[/ATTACH]
                                                  Lol, metalking, uma pessoa a passar de carro só para entender isso em 2 ou 3sec

                                                  Comentário


                                                    #55
                                                    Originalmente Colocado por MetalKing Ver Post
                                                    Não é preciso ir tão longe, não é assim tão longe de onde moras.

                                                    [ATTACH]70252[/ATTACH]

                                                    epa situa-me ai, que me lembre nunca passei nisso

                                                    Comentário


                                                      #56
                                                      Originalmente Colocado por BrunoDias Ver Post
                                                      epa situa-me ai, que me lembre nunca passei nisso
                                                      Oeiras.

                                                      Comentário


                                                        #57
                                                        Acho que existe uma maneira de simplificar esta polémica:

                                                        Bastava colocar traços continuos nas saídas da rotunda, assim quem circulasse pela direita era obrigado a sair na primeira saída, caso contrário cometia infracção.

                                                        Mas como não fazem isso, então faço como manda o código e circulo á vontade pela direita.

                                                        Comentário


                                                          #58
                                                          Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                                                          Só para esclarecer para quem não sabe, que o que está no site da ANSR a tal "recomendação" ou o nome que lhe queiram dar, é BASEADA no Código da Estrada.

                                                          É uma interpretação efectuada sobre os diversos artigos que regulam a circulação, nomeadamente o artigo 13º e 14º, entre outros.
                                                          Nem mais.

                                                          Logo, só não fica esclarecido quem não quizer.

                                                          é que se calhar às vezes dá... jeito

                                                          Comentário


                                                            #59
                                                            Originalmente Colocado por chicks Ver Post
                                                            Não é por nada mas tirei a carta à cerca de um ano e meio e conheço pessoas a tirar agora e o que me ensinaram a fazer nas rotundas foi:
                                                            Se sair na 1º saída: circular na faixa mais à direita
                                                            Se sair na 2º,3º ou 4º saída: circular na faixa mais de dentro.
                                                            Se todos fizessem o correcto não haviam pessoas paradas em plenas rotundas (se forem para o Marques ou para a rotunda do monte da Caparica em hora de ponta percebem o que quero dizer), circulava-se melhor e era tudo mais civilizado.
                                                            É que os velhos ainda percebo aquilo para eles é por fora, é pelo meio das faixas, é por todo o lado, eles não sabem fazer rotundas agora gente nova vir dizer que é sempre pela direita, é que por favor se assim fosse havia só uma faixa, e melhor nem haviam rotundas ficava tudo em filinha pirilau à espera que o da frente corta-se para algum lado.
                                                            Mas pronto continuem a circular pela direita sempre mas sempre nas rotundas, a ir sempre na faixa ou do meio ou a mais à esquerda quando não tem ninguém à direita, isto é Portugal tão lindo.
                                                            Não é por nada, mas eu tirei a carta há 5 anos, e ensinaram-me a fazê-las por fora. E agora? Vais chamar-me velho?

                                                            Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post
                                                            Nem mais.

                                                            Logo, só não fica esclarecido quem não quizer.

                                                            é que se calhar às vezes dá... jeito
                                                            Esclarecido com o que? Lá diz para usar a faixa mais adequada. Volto a perguntar, o que raio é a 'faixa mais adequada'. Qual é a lei que me diz qual é a faixa que tenho de usar?

                                                            Comentário


                                                              #60
                                                              Originalmente Colocado por point Ver Post
                                                              Esclarecido com o que?
                                                              de como se deve conduzir dentro das rotundas, independentemente das ideias de cada um.

                                                              se leres TODO o documento/esclarecimento aqui referido, já para não falar de outras peças aqui publicadas, incluindo a curiosidade da placa que o metalking aqui publicou, só tem dúvidas quem quer.

                                                              É o que eu acho...repito.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X