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Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver PostEsta sim, é uma interpretação ultra-abusiva da lei, um pouco como a que aquele sr. que gosta de aparecer na tv fez sobre o que é um agente desportivo.
Meus senhores, enquanto não responderem a esta simples questão a discussão não avança mais: numa rotunda, qual é a via mais conveniente ao vosso destino?
Quem melhor do que eles (DGV... IMTT) para interpretar e recomendar?
Será assím tão díficil entender?
Se a rotunda tiver, por ex. duas faixas... e queres sair na terceira saída, vais por dentro e passas para a de fora depois da segunda saída!
Se a rotunda tiver mais faixas... e quiseres sair outra vez, na terceira saída, entras para a terceira faixa e progressivamente vais aproximando-te da de fora (depois da 1ª saída passas para a 2ª faixa, depois da 2ª saída passas para a faixa mais á direita... e voilá!).
Simples...Editado pela última vez por DeadCanDance; 04 March 2010, 15:54.
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Boa DonJuan1!
Pessoal, eu percebi muito bem onde é que ele quer chegar com esta pergunta :
Meus senhores, enquanto não responderem a esta simples questão a discussão não avança mais: numa rotunda, qual é a via mais conveniente ao vosso destino?
A DGV recomenda com base no C.E.... ok, está certo, mas tomem atenção à questão muito pertinente do DonJuan1! Só vos vou dar uma pista e baseiem-se apenas no C.E.: numa rotunda quantas saídas há para a esquerda?Editado pela última vez por blindness2005; 04 March 2010, 16:58.
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostBoa DonJuan1!
Pessoal, eu percebi muito bem onde é que ele quer chegar com esta pergunta :
Eu sou daqueles que defende que a lei diz que é para circular pela direita na rotunda e que acha que a recomendação da DGV vale o que vale, que é apenas uma outra interpretação (e já estou farto desta discussão das rotundas). A DGV regula... ok... fazem regulamentos que não têm nada a ver com o C.E., mas não são os legisladores! O legislador que legisla o C.E. (tal como o Código Penal, Código Civil, Código do Trabalho...) é o Governo e a Assembleia da República. Que eu saiba a DGV/IMTT não tem acento parlamentar...
A DGV recomenda com base no C.E.... ok, está certo, mas tomem atenção à questão muito pertinente do DonJuan1! Só vos vou dar uma pista e baseiem-se apenas no C.E.: numa rotunda quantas saídas há para a esquerda?
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostBoa DonJuan1!
Pessoal, eu percebi muito bem onde é que ele quer chegar com esta pergunta :
Eu sou daqueles que defende que a lei diz que é para circular pela direita na rotunda e que acha que a recomendação da DGV vale o que vale, que é apenas uma outra interpretação (e já estou farto desta discussão das rotundas). A DGV regula... ok... fazem regulamentos que não têm nada a ver com o C.E., mas não são os legisladores! O legislador que legisla o C.E. (tal como o Código Penal, Código Civil, Código do Trabalho...) é o Governo e a Assembleia da República. Que eu saiba a DGV/IMTT não tem acento parlamentar...
A DGV recomenda com base no C.E.... ok, está certo, mas tomem atenção à questão muito pertinente do DonJuan1! Só vos vou dar uma pista e baseiem-se apenas no C.E.: numa rotunda quantas saídas há para a esquerda?
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Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver PostNão há regras "não escritas". Em tribunal isso nada vale.
Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver PostPois claro que não há regras específicas para rotundas. Às rotundas aplica-se o código tal e qual como para as restantes vias.
[...]
P.S: as condições que te permitem circular numa faixa, que não aquela mais à direita, estão escarrapachadas no C.E.
Se eu, dentro de uma localidade, for numa via com duas faixas e quiser virar à esquerda não é correcto que eu faça longas distâncias na via da esquerda a 20km/h só porque é a mais adequada ao meu destino. O mesmo se passa dentro das rotundas... Eu posso fazê-la toda pela via da direita, mas não devo.
Outro exemplo é no acesso à garagens privadas. Vamos supor que eu vou na estrada e o carro à minha frente para para virar à esquerda e entrar na garagem da sua vivenda. Se eu o ultrapassar pela esquerda e ele me bater a culpa é dele. No entanto não seria uma atitude correta da minha parte.Editado pela última vez por dyogocardoso; 08 March 2010, 23:20.
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Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver Post...A conduta correcta a adoptar ao circular numa rotunda é apenas mudar para a via da direita após passar a saída imediatamente anterior à saída que se vai usar.
ainda não percebi porque é dificil perceber isto...ou será por outras razões
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Originalmente Colocado por Movyk Ver PostAcho piada aos que dizem que se mandassem, a culpa era do A. Já estou a ver, nas rotundas, quem precisasse de um carro arranjado era sempre a cortar as faixas como lhe apetecesse. Sem olhar, sem ligar a quem vem.
Quem vá em faixas interiores e corte tudo para sair é do mais comum. Outra coisa que se vê muito em rotundas muito largas são os espertos que as fazem tipo recta, cruzar tudo e a alta velocidade.
Opiando, diria que é obviamente falta de cuidado do B. Embora nestes casos se eventualmente tiver que ir por fora por qualquer motivo, faço pisca para dentro, just in case...
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Originalmente Colocado por erc Ver PostEntao o veiculo B ja pagou ou nao?Originalmente Colocado por yokohama Ver PostJá tenho novidades!
Ontem a seguradora do veículo B contactou o meu amigo a dizer que o seu segurado foi dado como culpado e como tal já poderia ir pôr o carro na oficina que eles assumiam todos os custos.
Conclusão: Veículo B culpado.
Um abraço para todos.
Abraço.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostIsso é normal, qualquer Segurado é informado da decisão e tem um tempo para apresentar factos que alterem a decisão. Normalmente, ainda para mais em casos como este, a decisão acaba por ser a mesma pois não estou a ver que argumentos possa usar que lhe retire a responsabilidade.
Claro que atrasa o processo mas neste caso, como em muitos outros em que as Seguradoras levam na cabeça, a culpa é do Segurado deles que teima em não aceitar as suas responsabilidades!Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Postcontinuo mt curioso no desfecho deste casoOriginalmente Colocado por Vanquish Ver PostJá o teve, mas foi retardado pelo Segurado, é apenas uma questão de tempo.Originalmente Colocado por yokohama Ver PostAgora só falta ir pôr o carro na oficina (já está marcado).
Abraço.
Mais um caso que foi arrastado por ignorância de um segurado teimoso.
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Ás vezes uma imagem vale mais que mil palavras, neste caso videos!!!
YouTube - Contornar Rotundas
YouTube - Entar/Circular/Sair nas Rotundas
YouTube - Regras de trânsito
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Originalmente Colocado por paulomodesto Ver PostÁs vezes uma imagem vale mais que mil palavras, neste caso videos!!!
o problema é quando há um acidente quem é o responsável.
uma coisa é como se deve circular numa rotunda, e isso só não está claro para quem não quer, outra coisa é atribuir responsabilidades em caso de acidente, nomeadamente entre um veículo que vá por dentro e outro por fora, desde logo porque este pode sempre alegar que vai sair na próxima saída, logo...vai bem !!!
Dito de outra maneira, não é para mim evidente que quem não circule como deve, seja o responsável em caso de acidente...não sei se me faço entender.Editado pela última vez por carlosmrs; 10 March 2010, 16:53.
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Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Post...nomeadamente entre um veículo que vá por dentro e outro por fora, desde logo porque este pode sempre alegar que vai sair na próxima saída, logo...vai bem !!!
Dito de outra maneira, não é para mim evidente que quem não circule como deve, seja o responsável em caso de acidente...não sei se me faço entender.
Se tudo for feito como manda o código isso nunca acontece pois tens que estar na via de fora logo após a saida anterior á que vais sair, e todo o veiculo que vai sair naquela saída tem obrigatoriamente de o fazer menos aquele que está á espera para entrar na rotunda e sair na mesma saída que o outro condutor tendo o que pretende entrar, dar prioridade ao outro condutor porque está dentro da rotunda, logo a desculpa que ia sair naquela saída não pode ser plausivel...não sei se me faço entender.
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Originalmente Colocado por dyogocardoso Ver PostClaro que não. A expressão "regras não escritas" é um oxímoro, como "ouvir o silêncio" ou "nunca digo nunca". Daí o uso das aspas. Mas se preferir posso usar outra expressão. A conduta correcta a adoptar ao circular numa rotunda é apenas mudar para a via da direita após passar a saída imediatamente anterior à saída que se vai usar.
Obrigado por reforçar o que eu disse.
Se eu, dentro de uma localidade, for numa via com duas faixas e quiser virar à esquerda não é correcto que eu faça longas distâncias na via da esquerda a 20km/h só porque é a mais adequada ao meu destino. O mesmo se passa dentro das rotundas... Eu posso fazê-la toda pela via da direita, mas não devo.
Outro exemplo é no acesso à garagens privadas. Vamos supor que eu vou na estrada e o carro à minha frente para para virar à esquerda e entrar na garagem da sua vivenda. Se eu o ultrapassar pela esquerda e ele me bater a culpa é dele. No entanto não seria uma atitude correta da minha parte.
Claro que se quiseres virar à esquerda só deverás mudar para a via da esquerda, a mais adequada no momento, com a antecedência estritamente necessária, porque o código assim to diz. Deves circular sempre na via mais à direita, podendo não o fazer quando queres mudar de direcção ou ultrapassar, ou ainda quando as condições de tráfego assim to obrigarem.
(a sublinhado)
Não deves porquê? Se numa outra qualquer estrada o podes e a tal és obrigado, porque é que numa rotunda de repente não deves?
Volto a deixar aqui a grande questão, à qual muita renitência em responder tendo vindo a observar por parte de todos quantos aqui andam: numa rotunda, qual é a via mais adequada ao vosso destino, independentemente da dimensão, número de vias e número de saídas?
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Originalmente Colocado por paulomodesto Ver PostÁs vezes uma imagem vale mais que mil palavras, neste caso videos!!!
YouTube - Contornar Rotundas
YouTube - Entar/Circular/Sair nas Rotundas
YouTube - Regras de trânsito
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Originalmente Colocado por DonJuan1 Ver PostVolto a deixar aqui a grande questão, à qual muita renitência em responder tendo vindo a observar por parte de todos quantos aqui andam: numa rotunda, qual é a via mais adequada ao vosso destino, independentemente da dimensão, número de vias e número de saídas?
Se pensares um pouco, chegas lá.
Aproveita para veres os 3 vídeos das rotundas ai mais em cima e depois reflecte sobre o assunto...
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Originalmente Colocado por MySql2010 Ver PostAcho que qualquer pessoa com 2 dedos de inteligência consegue compreender o conceito de rotunda ... mas existem sempre os idiotas do costume que fazem mal, sabem que fazem mal e provocam congestionamento do transito e mesmo assim continuam a fazer mal "porque se me baterem estou safo"
Respeito acima de tudo...
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Originalmente Colocado por blindness2005 Ver PostSeja qual for a razão, há determinadas palavras que são perfeitamente desnecessárias e que em nada contribuem para a qualidade do fórum...
Repeito acima de tudo...
Tal como aqueles que circulam na via do meio das AE's.
E os que andam sem luzes quando chove.
E os que usam faróis de nevoeiro quando não está nevoeiro.
Etc ...
Podes não gostar de ouvir, mas é a realidade.
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Originalmente Colocado por MySql2010 Ver PostSim, idiotas !!!
Tal como aqueles que circulam na via do meio das AE's.
E os que andam sem luzes quando chove.
E os que usam faróis de nevoeiro quando não está nevoeiro.
Etc ...
Podes não gostar de ouvir, mas é a realidade.
Andar sem luzes quando chove - Depende a visibilidade
Usar faróis de nevoeiro quando não está nevoeiro - contra lei
Fazer rotundas pela direita - Está na lei, recomendações não valem a ponta do chavelho
Explica lá a "realidade" e a "idiotice"...
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Originalmente Colocado por ZylmhuinVII Ver PostCircular na vai do meio das AE's - Contra a lei
Andar sem luzes quando chove - Depende a visibilidade
Usar faróis de nevoeiro quando não está nevoeiro - contra lei
Fazer rotundas pela direita - Está na lei, recomendações não valem a ponta do chavelho
Explica lá a "realidade" e a "idiotice"...
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Originalmente Colocado por MySql2010 Ver PostNem vou perder o meu tempo ... é como tentar explicar a um cego o que são cores.
O problema não é quem faz a rotunda pela direita, o problema é o pessoal cortar as faixas. Se fizessem como recomendado, chegavam-se todos para a direita ANTES de saírem mas o que acontece é que estão na de dentro e "amandam-se" para fora da rotunda e depois acontecem estas coisas.
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Originalmente Colocado por yokohama Ver PostBoa noite pessoal!
Um amigo meu teve um acidente numa rotunda, no qual eu estive presente. Segue em baixo o belo do croqui feito por mim:
Nenhum dos condutores se deu como culpado no acidente, foi pedida a participação da polícia de trânsito que acabou por tirar as medidas e fazer o croqui. Neste momento foram mandadas as participações para as seguradoras, agora só resta esperar. Gostava de saber as vossas opiniões, não vou dar a minha opinião para não "influenciar".
P.S: Powered by Paint.
Ainda não li o tópico todo mas na minha opinião é isto que se passa:
A VERMELHO está um trajecto que quase toda a gente faz. É errado e origina a maioria dos acidentes nas rotundas.
Está errado porque o automóvel cruza a faixa de fora no último instante. Pelo que vejo nas rotunda isso é o comportamento típico de mais de 90% dos condutores. A menos que haja sinalização em contrário, quem muda de faixa, quer seja numa rotunda ou não, perde sempre a prioridade.
A AZUL está um trajecto mais correcto. A diferença é que o condutor aproxima-se da faixa exterior com mais antecedência evitando assim o "cruzar" a faixa no último momento, o que seria perigoso.
A VERDE está o trajecto que me parece ser o mais correcto. O condutor muda de faixa com antecedência, tempo e segurança, apenas depois da saída que antecede à sua saída, usando as faixas de dentro para circular. É o que eu faço. Praticamente ninguém faz isto.
A AMARELO está um trajecto que apesar de legalmente ser correcto não é o mais aconselhado nem o mais eficiente para a circulação de rotundas pelos motivos mais que debatidos neste e noutros foruns!
Resta dizer que ia tendo um acidente numa rotunda. Eu fazia o trajecto verde e o outro veiculo o trajecto vermelho. Ambos ia-mos sair na mesma saida, mas eu entrei com antecedência na faixa de saida, após a penúltima saida e bastante antes da saida, e o outro resolveu atirar-se literalmente para cima da minha faixa de rodagem mesmo à ultima hora, cruzando a faixa como fazem cerca de 90% dos condutores.
A reter:
1. A menos que haja sinalização em contrário, quem muda de faixa, numa rotunda ou não, perde sempre a prioridade.
2. A faixa exterior da rotunda não deve ser "cruzada" como fazem a grande maioria dos condutores!
3. Deve-se usar as faixas de dentro da rotunda.
4. deve-se aproximar da faixa exterior com antecedência necessária de modo a evitar-se ter de se cruzar a mesma no último instante! A aproximação a faixa exterior deve ser iniciada logo após a saída que antecede a saída que se pretende usar.
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Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
A AZUL está um trajecto mais correcto. A diferença é que o condutor aproxima-se da faixa exterior com mais antecedência evitando assim o "cruzar" a faixa no último momento, o que seria perigoso.
A VERDE está o trajecto que me parece ser o mais correcto. O condutor muda de faixa com antecedência, tempo e segurança, apenas depois da saída que antecede à sua saída, usando as faixas de dentro para circular. É o que eu faço. Praticamente ninguém faz isto.
A AMARELO está um trajecto que apesar de legalmente ser correcto não é o mais aconselhado nem o mais eficiente para a circulação de rotundas pelos motivos mais que debatidos neste e noutros foruns!
mas percebo o que queres dizer
Originalmente Colocado por Jacare Ver Post...
4. deve-se aproximar da faixa exterior com antecedência necessária de modo a evitar-se ter de se cruzar a mesma no último instante! A aproximação a faixa exterior deve ser iniciada logo após a saída que antecede a saída que se pretende usar.Editado pela última vez por carlosmrs; 11 March 2010, 16:28.
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Originalmente Colocado por carlosmrs Ver Postnão tá mal...3 trajectórias correctas. Em que ficamos ?
mas percebo o que queres dizer
exacto. Logo a haver alguma legal é a VERDE, não a amarela...(?)
Bom, vamos ver agora:
"A AZUL está um trajecto mais correcto que o vermelho."
"A VERDE está o trajecto mais correcto. É legal e o que permite a melhor fluidez de trânsito"
"A AMARELO" está o trajecto que apesar de ser legal, não é o mais eficiente no que toca a fluidez do trânsito.
está melhor?
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Originalmente Colocado por Jacare Ver PostBem observado!
Bom, vamos ver agora:
"A AZUL está um trajecto mais correcto que o vermelho."
"A VERDE está o trajecto mais correcto. É legal e o que permite a melhor fluidez de trânsito"
"A AMARELO" está o trajecto que apesar de ser legal, não é o mais eficiente no que toca a fluidez do trânsito.
está melhor?
então agora passou a haver 2... legais !!!
é que para mim, repito, a haver legal (acho que há), é o VERDE, como dizes no ponto 4 do teu 1º post.Editado pela última vez por carlosmrs; 11 March 2010, 16:40.
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bom... posso estar enganado mas creio que não há ilegalidade em circular na faixa exterior de uma rotunda sem sair nas respectivas saidas........ infelizmente...
A Azul também não há problema desde que o veiculo mude de faixa com antecedência à saida e respeite as regras de prioridade.
A Vermelho é que me parece que é totalmente errado. A faixa de fora é totalmente cortada sem respeitar quem esteja naquela faixa.
EDIT: Na realidade são três maneira de circular em rotundas que podem ser perfeitamente legais. Apenas há umas mais eficientes que outras no que à fluidez diz respeitoEditado pela última vez por Jacare; 11 March 2010, 16:44.
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Originalmente Colocado por Jacare Ver Postbom... posso estar enganado mas creio que não há ilegalidade em circular na faixa exterior de uma rotunda sem sair nas respectivas saidas........ infelizmente...
é um tema polémico, mas em que há muita gente interessada em criar (ainda mais) confusão...acho euEditado pela última vez por carlosmrs; 11 March 2010, 16:47.
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