Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Mais um acidente numa rotunda

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por Jacare Ver Post
    Ainda não li o tópico todo mas na minha opinião é isto que se passa:

    A VERMELHO está um trajecto que quase toda a gente faz. É errado e origina a maioria dos acidentes nas rotundas.

    Está errado porque o automóvel cruza a faixa de fora no último instante. Pelo que vejo nas rotunda isso é o comportamento típico de mais de 90% dos condutores. A menos que haja sinalização em contrário, quem muda de faixa, quer seja numa rotunda ou não, perde sempre a prioridade.

    A AZUL está um trajecto mais correcto. A diferença é que o condutor aproxima-se da faixa exterior com mais antecedência evitando assim o "cruzar" a faixa no último momento, o que seria perigoso.

    A VERDE está o trajecto que me parece ser o mais correcto. O condutor muda de faixa com antecedência, tempo e segurança, apenas depois da saída que antecede à sua saída, usando as faixas de dentro para circular. É o que eu faço. Praticamente ninguém faz isto.

    A AMARELO está um trajecto que apesar de legalmente ser correcto não é o mais aconselhado nem o mais eficiente para a circulação de rotundas pelos motivos mais que debatidos neste e noutros foruns!


    Resta dizer que ia tendo um acidente numa rotunda. Eu fazia o trajecto verde e o outro veiculo o trajecto vermelho. Ambos ia-mos sair na mesma saida, mas eu entrei com antecedência na faixa de saida, após a penúltima saida e bastante antes da saida, e o outro resolveu atirar-se literalmente para cima da minha faixa de rodagem mesmo à ultima hora, cruzando a faixa como fazem cerca de 90% dos condutores.

    A reter:

    1. A menos que haja sinalização em contrário, quem muda de faixa, numa rotunda ou não, perde sempre a prioridade.
    2. A faixa exterior da rotunda não deve ser "cruzada" como fazem a grande maioria dos condutores!
    3. Deve-se usar as faixas de dentro da rotunda.
    4. deve-se aproximar da faixa exterior com antecedência necessária de modo a evitar-se ter de se cruzar a mesma no último instante! A aproximação a faixa exterior deve ser iniciada logo após a saída que antecede a saída que se pretende usar.
    Jacaré, estou saturado desta história das rotundas e da dificuldade das pessoas em perceber algo tão simples, mas não podia deixar de deixar um GRANDE á tua forma simples, objective e CORRECTA de descrever o que se passa habitualmente numa rotunda! Sim, tambem eu, fazendo o que está a verde, já ia levando com muitos "vermelhos" em cima!

    Comentário


      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Jacaré, estou saturado desta história das rotundas e da dificuldade das pessoas em perceber algo tão simples, mas não podia deixar de deixar um GRANDE á tua forma simples, objective e CORRECTA de descrever o que se passa habitualmente numa rotunda! Sim, tambem eu, fazendo o que está a verde, já ia levando com muitos "vermelhos" em cima!

      Ao fim ao cabo, o que está na recomendação basicamente...

      Comentário


        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
        Ao fim ao cabo, o que está na recomendação basicamente...
        Sim Valium, mas sem cortes de vias de circulação á grande...

        É neste ponto que reside o principal problema, mas as pessoas teimam em não entender pois julgam que a partir do momento em que vão por uma via interior têm prioridade sobre tudo e todos.

        Comentário


          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Sim Valium, mas sem cortes de vias de circulação á grande...

          É neste ponto que reside o principal problema, mas as pessoas teimam em não entender pois julgam que a partir do momento em que vão por uma via interior têm prioridade sobre tudo e todos.
          Sim, claro.
          Plenamente de acordo, a mudança de fila atempadamente não é apenas um pormenor é essencial... como sempre o defendi

          Comentário


            Originalmente Colocado por Valium Ver Post
            Ao fim ao cabo, o que está na recomendação basicamente...

            Atenção, não é uma recomendação como muita gente faz referência aqui no forum, um lei nunca pode ser uma recomendação mas uma obrigação senão criam-se lacunas, no link abaixo pode-se ler DEVEM e nunca recomenda-se ou sugere-se.


            www.vtecpt.com - Circulao em rotundas: DGV esclarece

            Comentário


              Originalmente Colocado por paulomodesto Ver Post
              Atenção, não é uma recomendação como muita gente faz referência aqui no forum, um lei nunca pode ser uma recomendação mas uma obrigação senão criam-se lacunas, no link abaixo pode-se ler DEVEM e nunca recomenda-se ou sugere-se.


              www.vtecpt.com - Circulao em rotundas: DGV esclarece
              É uma recomendação baseada em artigos avulsos da Lei que rege a circulação rodoviária, o CE

              Comentário


                Passo a transcrever:


                "No seguimento da entrada em vigor do "novo" Código da Estrada, a 26 de Março último, a Direcção-Geral de Viação emitiu uma nota esclarecendo qual o comportamento correcto a adoptar pelos condutores na circulação em rotundas

                Assim, em consonância com a informação constante dos art.ºs 13º, nº 1; 14º, nºs 1 a 3; 15º, nº 1; 16º, nº 1; 21º; 25º; 31º, nº 1, c) e 43º e as definições referidas no art.º 1º do mesmo Código, os condutores devem adoptar o seguinte comportamento na circulação em rotundas, segundo a DGV:

                O condutor que pretende tomar a primeira saída da rotunda deve:

                Ocupar, dentro da rotunda, a via da direita, sinalizando antecipadamente quando pretender sair.
                Se pretende tomar qualquer das outras saídas, deve:

                Ocupar, dentro da rotunda, a via de trânsito mais adequada em função da saída que vai utilizar;
                Aproximar-se progressivamente da via da direita;
                Fazer sinal para a direita depois de passar a saída imediatamente anterior à que pretende utilizar;
                Mudar para a via de trânsito da direita antes da saída, sinalizando antecipadamente quando for sair.
                Sinalização de manobras:

                Todas as manobras que impliquem deslocação lateral do veículo decorrente da mudança de via de trânsito ou saída da rotunda devem ser previamente sinalizadas."

                Comentário


                  Isso já cá passou vezes sem conta, é uma recomendação, ou melhor, uma nota (...a Direcção-Geral de Viação emitiu uma nota esclarecendo...) baseada em Artigos do CE.

                  Comentário


                    Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                    Isso já cá passou vezes sem conta, é uma recomendação, ou melhor, uma nota (...a Direcção-Geral de Viação emitiu uma nota esclarecendo...) baseada em Artigos do CE.

                    Sim, uma nota que obriga a quem transita dentro de rotundas a proceder de determinada maneira, "DEVEM" logo não pode ser uma recomendação, que cria a lacuna do "recomendação não é obrigação".

                    Comentário


                      Até o CE ser alterado não deixa de ser uma interpretação sem força vinculativa.

                      O "deve" não a torna vinculativa, peguem nisso e apresentem ao Governo ou AR para alterar o CE...

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por paulomodesto Ver Post
                        Sim, uma nota que obriga a quem transita dentro de rotundas a proceder de determinada maneira, "DEVEM" logo não pode ser uma recomendação, que cria a lacuna do "recomendação não é obrigação".
                        Originalmente Colocado por Valium Ver Post
                        Até o CE ser alterado não deixa de ser uma interpretação sem força vinculativa.

                        O "deve" não a torna vinculativa, peguem nisso e apresentem ao Governo ou AR para alterar o CE...
                        Exacto.

                        Alterar o CE como Valium? O que se pode dizer mais para alem do estipulado para o trânsito em filas paralelas? A via mais adequada? O que é isso, quem garante para onde eu queria seguir? Só eu...
                        O circular na via da direita para quem pretender abandonar a rotunda na 1ª saída? E se a primeira saída da rotunda for para a esquerda?

                        Isto só lá vai mesmo com rotundas melhores construídas, melhor sinalização e, em alguns casos, sinalização especifica e, essencialmente, civismo, bom senso, humildade dos condutores, predicados estes que, infelizmente nestes casos, não abundam...

                        Comentário


                          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
                          Exacto.

                          Alterar o CE como Valium? O que se pode dizer mais para alem do estipulado para o trânsito em filas paralelas? A via mais adequada? O que é isso, quem garante para onde eu queria seguir? Só eu...
                          O circular na via da direita para quem pretender abandonar a rotunda na 1ª saída? E se a primeira saída da rotunda for para a esquerda?

                          Isto só lá vai mesmo com rotundas melhores construídas, melhor sinalização e, em alguns casos, sinalização especifica e, essencialmente, civismo, bom senso, humildade dos condutores, predicados estes que, infelizmente nestes casos, não abundam...
                          Bem, depende.
                          Se vires no sentido da interpretação, conjugação de vários artigos, iria ser complicado e confuso.
                          Provavelmente um novo artigo com o que ali está em cima, sem grandes floreados.

                          Mais simples alterar a sinalização horizontal (e juntar o artigo).

                          Comentário


                            As mais belas rotundas de Portugal


                            Comentário


                              Olhem olhem, aconteceu-me a situação do tópico, mesmo igual à 5 minutos atrás da rotunda da Galp de Odivelas. Não facilitam a entrada, tinha a direita livre e entrei na direita, aparece um caramelo na esquerda a cortar, mesmo com o pisca à esquerda! Mas como eu já estava a advinhar, travei o Punto antes do caramelo do Smart atirar-se lateralmente contra mim. Haja paciência, mudou de faixa.

                              Embora o veiculo B tenha prioridade, perdeu-a ao mudar de faixa, cortando o caminho ao veiculo A, embatendo-o.
                              Editado pela última vez por SavageXp; 22 February 2012, 18:53.

                              Comentário


                                neste caso, o verde e o vermelho bateram e ninguém se deu como culpado !

                                de quem é a culpa ?

                                um mudava de faixa e outro fazia rotunda por "fora " ?

                                qual a alínea/artigo que se aplica ?

                                acidente 2.jpg

                                Comentário


                                  Na minha óptica, e estando os 2 mal, o verde é que faz a mudança de direcção, por isso seria o culpado.

                                  Ontem, nem a propósito, imaginem que o vermelho era eu e tinha, de facto, um carro ao meu lado (neste caso representado a verde). Eu vou sair nessa saída e vou logo para a via da esquerda porque é a via do meu destino (há uma bifurcação uns metros mais à frente). Claro que eu, tendo uma condução defensiva, já sabia o que podia acontecer...e aconteceu mesmo. Essa alminha representado a verde sai do interior da rotunda directamente para a via da esquerda, sem qualquer pisca. Nem vale a pena rotular isto, é o que é. Se tivéssemos batido, acho que o culpado seria ele, pelo mesmo motivo do caso apresentado.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                    neste caso, o verde e o vermelho bateram e ninguém se deu como culpado !

                                    de quem é a culpa ?

                                    um mudava de faixa e outro fazia rotunda por "fora " ?

                                    qual a alínea/artigo que se aplica ?
                                    Se for regularizado por IDS, culpa do verde.

                                    Se for um processo tradicional, 50/50.

                                    Na Rotunda do Barão, com a PSP a ir ao local, levavam os dois a bordoada.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Ccorreia Ver Post
                                      neste caso, o verde e o vermelho bateram e ninguém se deu como culpado !

                                      de quem é a culpa ?

                                      um mudava de faixa e outro fazia rotunda por "fora " ?

                                      qual a alínea/artigo que se aplica ?

                                      acidente 2.jpg
                                      Essa rotunda é perfeita para se ver as alarvidades que os condutores conseguem fazer........e ainda se acharem cheios de razão.

                                      Passo ai diariamente, mais do que uma vez, e se quisesse era todos os dias festa....

                                      Relativamente ao que perguntas, ambos estão mal, o que é perfeitamente estupido numa rotunda dessa dimensão.

                                      Comentário

                                      AD fim dos posts Desktop

                                      Collapse

                                      Ad Fim dos Posts Mobile

                                      Collapse
                                      Working...
                                      X