Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Ultrapassagem Pela Direita

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #61
    Originalmente Colocado por pateta Ver Post
    Mas a ultrapassagem é considerada ultrapassagem quando queres passar para a frente do veículo que supostamente segue atrás de ti.. Se vai um caramelo na esquerda a 50km/h e tu vais na via da direita e queres prosseguir lá, não vais travar para não o "ultrapassar" ..
    Há dois problemas nesta questão:

    -Ultrapassar pela direita é proíbido

    -Ultrapassagens "legítimas" pela direita não existem para o código porque não é contemplado que os outros veículos circulem indevidamente.

    Entendes? Para o "código", circula-se à direita e ultrapassa-se pela esquerda. O "código" não diz "mas, se alguém não seguir o código, então podem fazer de maneira diferente".

    O facto de acharmos legítimo fazê-lo - e eu já aqui disse que o faço muitas vezes - não é legítimo aos olhos da lei.
    E ultrapassar é ultrapassar (passar para a frente), não interessa se é pela direita, esquerda, cima ou baixo. Tu ultrapassas um outro veículo cada vez que espacialmente passas para uma posição avançada em relação ao mesmo. Não tem de ser mesmo para a frente dele posicionalmente (em fila).

    Comentário


      #62
      Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
      São os tais casos de 2 mais 2 ás vezes para alguns não são 4.
      Já se colocou aqui a resposta de uma autoridade face a esta dúvida mas s
      nem com isso lá vão.
      È como como disse cada um pensa o que quer..
      Avisados estão.
      Não, porque a autoridade que está na estrada está lá para fiscalizar e fazer cumprir o que a autoridade legislativa legislou, o que não me dá garantias que a lei esteja a ser bem interpretada, por isso é que para tirar as teimas há a autoridade judicial.

      Comentário


        #63
        Não é permitido ultrapassar pela direita nessa situação.
        O facto de alguém cometer uma infracção ao ir na faixa do meio sem precisar, não é desculpa para se cometer outra infracção.

        Por vezes ultrapassar pela direita pode até levar a situações perigosas e causar acidentes...

        Pode ser permitido "ultrapassar" pela direita em situações por exemplo de trânsito intenso/compacto ou "pára arranca" na cidade, etc...
        Isto, desde que os veículos não andem constantemente a mudar de faixa de rodagem...

        Comentário


          #64
          Originalmente Colocado por PRAP Ver Post
          Não é permitido ultrapassar pela direita nessa situação.
          O facto de alguém cometer uma infracção ao ir na faixa do meio sem precisar, não é desculpa para se cometer outra infracção.

          Por vezes ultrapassar pela direita pode até levar a situações perigosas e causar acidentes...

          Pode ser permitido "ultrapassar" pela direita em situações por exemplo de trânsito intenso/compacto ou "pára arranca" na cidade, etc...
          Isto, desde que os veículos não andem constantemente a mudar de faixa de rodagem...
          Concordo... Mas acho muito mais perigoso atravessar da faixa da direita até à faixa da esquerda e depois voltar a fazer o inverso.

          Comentário


            #65
            Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
            Concordo... Mas acho muito mais perigoso atravessar da faixa da direita até à faixa da esquerda e depois voltar a fazer o inverso.
            É perigoso se se quiser, existem retrovisores e eles servem para isso mesmo.

            Eu tambem ultrapasso pela direita mas sei que me sujeito, e se for apanho nao me vou por com desculpa que a culpa foi do gajo que estava a pastar na faixa do meio.

            Comentário


              #66
              Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
              É perigoso se se quiser, existem retrovisores e eles servem para isso mesmo.

              Eu tambem ultrapasso pela direita mas sei que me sujeito, e se for apanho nao me vou por com desculpa que a culpa foi do gajo que estava a pastar na faixa do meio.
              Pois eu sei que os espelhos retrovisores servem para isso mesmo. Mas por acaso já ouviste falar em "ângulo morto"? Pois é...

              Comentário


                #67
                Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                É perigoso se se quiser, existem retrovisores e eles servem para isso mesmo.

                Eu tambem ultrapasso pela direita mas sei que me sujeito, e se for apanho nao me vou por com desculpa que a culpa foi do gajo que estava a pastar na faixa do meio.
                Não tem culpa, mas tem responsabilidade por ser a sua escolha a possibilitar a tua escolha/hipótese de o ultrapassar pela direita. Deve ser multado também.

                Comentário


                  #68
                  Não tenho o mínimo problema em passar os abelhudos da faixa do meio pela direita e faço-o quase diariamente.

                  Comentário


                    #69
                    Sim, mas não é isso que está em questão..o que interessa é estarmos esclarecidos e sabermos que isso constitui uma infracção ao nosso código da estrada.

                    Comentário


                      #70
                      Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                      Sim, mas não é isso que está em questão..o que interessa é estarmos esclarecidos e sabermos que isso constitui uma infracção ao nosso código da estrada.
                      Tal como andar acima dos limites de velocidade máxima mas não é por isso que vou andar mais devagar

                      Comentário


                        #71
                        Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                        Pois eu sei que os espelhos retrovisores servem para isso mesmo. Mas por acaso já ouviste falar em "ângulo morto"? Pois é...

                        Por essa logica nao se ultrapassa nas AE.

                        Originalmente Colocado por Torres Ver Post
                        Não tem culpa, mas tem responsabilidade por ser a sua escolha a possibilitar a tua escolha/hipótese de o ultrapassar pela direita. Deve ser multado também.
                        Claro que sim, mas quem ultapassa pela direita tem que ter a noçao que esta sujeito, apesar de achar num caso destes quem devia de ser multado era quem vai no meio.

                        Comentário


                          #72
                          Originalmente Colocado por Redondo Ver Post
                          Meus Caros tenho aqui uma dúvida...

                          Imaginem uma situação "normalíssima", acontece muito frequentemente nos dias de hoje, vão numa auto-estrada praticamente vazia, e há um chico-espertismo de alguns que gostam de ir no meio, mesmo só porque sim. Torna-se chato fazer uma ultrapassagem legal e atravessar todas as faixas da AE para ultrapassar e voltar à direita.
                          Nós que fazemos? Ou ultrapassamos pela direita ou fazemos zigue zague pa fazer à frente do dito carro que gosta de ser o meio das atenções e por vezes obriga gente a abrandar marcha porque o senhor ou senhora nao se quer desviar e nos temos um carro à frente mais lento que nós mas mais rapido que o que está à sua esquerda e ficamos ali empancados.

                          A minha dúvida é... o outro condutor que está no meio comete uma infração por não ir à direita, eu cometeria uma infração também ao passar pela direita ou não? Supostamente sim porque se deve passar pela esquerda e tudo mais.. mas dada esta situação... estarei realmente a fazer alguma infração ou não?

                          Cumprimentos meus Caros
                          Infelizmente tem-se agravado o síndrome do "Condutor da Faixa do Meio" e não existe solução à vista uma vez que não se vê policia nas estradas a prevenir e fiscalizar este tipo de infracções.

                          Eu dou por mim muitas vezes a circular na faixa da direita a 110 ou 120 quando circulam carros na faixa do meio a velocidades incrivelmente reduzidas. Não me parece que esteja a cometer infracção de nenhum género.

                          Comentário


                            #73
                            Originalmente Colocado por JPVNG Ver Post
                            ~

                            Sinceramente prefiro confiar na GNR e na DGV


                            A Nossa Terrinha: As proezas do ACP: 3


                            Aconselho uma leitura do que diz aqui a todos os que continuarem a ter dúvidas

                            Nem eles chegam a um consenso, quanto mais.

                            A minha interpretação (que vale o que vale) é que não é ultrapassagem, mas...

                            Comentário


                              #74
                              Segundo já li em vários sitios (e já aqui confirmado tb) - considerando sempre 3 faixas:
                              - circular na faixa do meio tendo a faixa da direita livre - contra-ordenação grave
                              - "ultrapassar" um carro (circulando na faixa mais á direita, mas mais rápido que o carro da faixa do meio) pela direita - contra-ordenação muito grave.
                              Acreditem se quiserem, até um dia em que apanhem um policia da brigada de transito "bem disposto" - é só eles quererem...
                              Que está mal está, mas que é assim é!

                              Comentário


                                #75
                                Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                                Segundo já li em vários sitios (e já aqui confirmado tb) - considerando sempre 3 faixas:
                                - circular na faixa do meio tendo a faixa da direita livre - contra-ordenação grave
                                - "ultrapassar" um carro (circulando na faixa mais á direita, mas mais rápido que o carro da faixa do meio) pela direita - contra-ordenação muito grave.
                                Acreditem se quiserem, até um dia em que apanhem um policia da brigada de transito "bem disposto" - é só eles quererem...
                                Que está mal está, mas que é assim é!
                                E se for uma AE com 4 faixas, eu vou na da direita e passo por um tipo que vai na 3ª a contar da direita como é?

                                Comentário


                                  #76
                                  Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                                  Segundo já li em vários sitios (e já aqui confirmado tb) - considerando sempre 3 faixas:
                                  - circular na faixa do meio tendo a faixa da direita livre - contra-ordenação grave
                                  - "ultrapassar" um carro (circulando na faixa mais á direita, mas mais rápido que o carro da faixa do meio) pela direita - contra-ordenação muito grave.
                                  Acreditem se quiserem, até um dia em que apanhem um policia da brigada de transito "bem disposto" - é só eles quererem...
                                  Que está mal está, mas que é assim é!
                                  Segundo o que me disseram na aula de código isso não é ultrapassagem logo não há contra-ordenação.

                                  Comentário


                                    #77
                                    Originalmente Colocado por corsa Ver Post
                                    Segundo já li em vários sitios (e já aqui confirmado tb) - considerando sempre 3 faixas:
                                    - circular na faixa do meio tendo a faixa da direita livre - contra-ordenação grave
                                    - "ultrapassar" um carro (circulando na faixa mais á direita, mas mais rápido que o carro da faixa do meio) pela direita - contra-ordenação muito grave.
                                    Acreditem se quiserem, até um dia em que apanhem um policia da brigada de transito "bem disposto" - é só eles quererem...
                                    Que está mal está, mas que é assim é!
                                    Que eu saiba isso não constitui uma ultrapassagem

                                    Outra coisa, circular na faixa do meio ou da esquerda, tendo a faixa mais à direita livre, em auto-estrada constitui contra-ordenação muito grave.

                                    Comentário


                                      #78
                                      Todo este assunto depende das interpretações de cada quem do codigo da estrada......aqui vai mais uma.....se é obrigatório circular pela faixa da direita e vamos a uma velocidade permitida e tendo toda a faixa livre para a frente, donde está a infração? Quando vamos sair da auto-estrada não temos que ir na faixa da direita e ás vezes tambem passamos os que vão no meio, e ai já não é infração......

                                      Comentário


                                        #79
                                        Esta dúvida foi exposta a um tenente-capitão-coronel-general da BT (há algum tempo, não?).

                                        A resposta dele é que nós estamos de facto a ultrapassar, e que cometemos uma infracção. O outro condutor também, por não ir na faixa mais à direita, mas NÓS PODEMOS e SERemos MULTADOS!


                                        Por curiosidade, na maior parte dos casos, quem "ultrapassa" é mandado parar e multado, e os outros imbecis seguem viagem descansados.
                                        Justiça Tuga

                                        Comentário


                                          #80
                                          Originalmente Colocado por Seloth Ver Post
                                          Esta dúvida foi exposta a um tenente-capitão-coronel-general da BT (há algum tempo, não?).

                                          A resposta dele é que nós estamos de facto a ultrapassar, e que cometemos uma infracção. O outro condutor também, por não ir na faixa mais à direita, mas NÓS PODEMOS e SERemos MULTADOS!


                                          Por curiosidade, na maior parte dos casos, quem "ultrapassa" é mandado parar e multado, e os outros imbecis seguem viagem descansados.
                                          Justiça Tuga
                                          Confirmo todas estas palavras, que vão ao encontro do meu anterior post.
                                          Pena que ainda exista alguém que não aceite que assim é, e desejo que não o confirme da pior maneira, com uma multa, que na altura que irá ter um "sabor muito amargo"...

                                          Comentário


                                            #81
                                            Ainda agora na A2 passei pela direita toda uma fila de imbeceis que iam na faixa do meio e para surpresa minha ia incluido um carro da BT.......aguentei-me um pouco ao lado deles, olhei para eles com cara de parvo, voltei a acelerar e segui pela direita á minha vidinha.........fiz da entrada de almada até ao fogueteiro sempre pela direita a 100 km/h.....pelos vistos a faixa dos lentos é a do centro.

                                            Comentário


                                              #82
                                              Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                              Ainda agora na A2 passei pela direita toda uma fila de imbeceis que iam na faixa do meio e para surpresa minha ia incluido um carro da BT.......aguentei-me um pouco ao lado deles, olhei para eles com cara de parvo, voltei a acelerar e segui pela direita á minha vidinha.........fiz da entrada de almada até ao fogueteiro sempre pela direita a 100 km/h.....pelos vistos a faixa dos lentos é a do centro.
                                              como já disseram várias vezes a situação de trânsito compacto em que uma fila anda mais rapidamente que a outra é algo contemplado na lei.

                                              portanto nessa situação existia trânsito compacto.

                                              Comentário


                                                #83
                                                Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                                Ainda agora na A2 passei pela direita toda uma fila de imbeceis que iam na faixa do meio e para surpresa minha ia incluido um carro da BT.......aguentei-me um pouco ao lado deles, olhei para eles com cara de parvo, voltei a acelerar e segui pela direita á minha vidinha.........fiz da entrada de almada até ao fogueteiro sempre pela direita a 100 km/h.....pelos vistos a faixa dos lentos é a do centro.
                                                Se te mantiveste sempre na mesma faixa não existe ultrapassagem.

                                                Comentário


                                                  #84
                                                  Originalmente Colocado por 36crazyfists Ver Post
                                                  E se for uma AE com 4 faixas, eu vou na da direita e passo por um tipo que vai na 3ª a contar da direita como é?
                                                  É o mesmo que só com 3. Não o podes passar pela direita.



                                                  Originalmente Colocado por frang255 Ver Post
                                                  Todo este assunto depende das interpretações de cada quem do codigo da estrada......aqui vai mais uma.....se é obrigatório circular pela faixa da direita e vamos a uma velocidade permitida e tendo toda a faixa livre para a frente, donde está a infração? Quando vamos sair da auto-estrada não temos que ir na faixa da direita e ás vezes tambem passamos os que vão no meio, e ai já não é infração......
                                                  Não é interpretação.
                                                  Se já estás na saída/faixa de desaceleração já não estás a circular na AE. É como ires numa via paralela. Não é infracção.



                                                  Originalmente Colocado por broculo Ver Post
                                                  Se te mantiveste sempre na mesma faixa não existe ultrapassagem.
                                                  É claro que existe ultrapassagem. Então diz-me lá; tu vais na faixa da direita e à tua frente seguem dez carros. Tu vais para a do meio e vais passando um a um, mas não voltas à direita. Ultrapassate-os ou não? Ou só ultrapassas o 10º porque só depois do 10º é que regressas à tua faixa?
                                                  Outra, segues na faixa mais à esquerda. Está lá um tipo que não te deixa passar. Na do meio vai outro. A da direita está livre, tu vais para lá e passas pelos dois e continuas na direita não regressando nem à do meio nem à da esquerda. Ultrapassaste ou não?

                                                  Compreendam que ultrapassar é ganhar posição à frente e não manobra pré-determinada de movimento.

                                                  Comentário


                                                    #85
                                                    Originalmente Colocado por Torres Ver Post


                                                    É claro que existe ultrapassagem. Então diz-me lá; tu vais na faixa da direita e à tua frente seguem dez carros. Tu vais para a do meio e vais passando um a um, mas não voltas à direita. Ultrapassate-os ou não? Ou só ultrapassas o 10º porque só depois do 10º é que regressas à tua faixa?
                                                    Outra, segues na faixa mais à esquerda. Está lá um tipo que não te deixa passar. Na do meio vai outro. A da direita está livre, tu vais para lá e passas pelos dois e continuas na direita não regressando nem à do meio nem à da esquerda. Ultrapassaste ou não?

                                                    Compreendam que ultrapassar é ganhar posição à frente e não manobra pré-determinada de movimento.
                                                    No código fiz explicitamente a pergunta e a resposta não foi essa. Desde que me mantivesse na fila mais à direita não consistia numa ultrapassagem.

                                                    Comentário


                                                      #86
                                                      Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                                      Não se escreve "Ultra-Passagem".

                                                      Já agora vou-te explicar o significado da palavra ultrapassagem:

                                                      A manobra de ultrapassagem é aquela que permite passar para a frente do veículo ou animal que circula no mesmo sentido que nos, logo segundo a regra de transito em filas paralelas um condutor ao circular numa fila mais rápido do que outra não constitui ultrapassagem, desde que o mesmo condutor não saia da sua fila e passe para a frente do outro.

                                                      Isto quer dizer que se fores a 120 na faixa da direita e se apanharem um condutor na faixa do meio a 100, podes sempre passar (não ultrapassar) pela faixa da direita, que é o que está correcto segundo o código da estrada.
                                                      Meus amigos, digam o que disserem isto é que é uma ultrapassagem. E mais, isto é o que está no código da estrada (não por estas palavras, obviamente).

                                                      Passar um imbecil pela direita que circula a 100km/h na faixa do meio não constitui ultrapassagem em lado nenhum. Atenção que eu disse passar, não ultrapassar.

                                                      Abraço

                                                      Comentário


                                                        #87
                                                        Cada um faz o que quer com a informação que esta aqui.
                                                        Avisados estão.
                                                        È o que interessa.
                                                        Se para alguns madeira é ferro ou vice versa já nada se pode fazer.

                                                        Comentário


                                                          #88
                                                          Originalmente Colocado por davidpreira Ver Post
                                                          Meus amigos, digam o que disserem isto é que é uma ultrapassagem. E mais, isto é o que está no código da estrada (não por estas palavras, obviamente).

                                                          Passar um imbecil pela direita que circula a 100km/h na faixa do meio não constitui ultrapassagem em lado nenhum. Atenção que eu disse passar, não ultrapassar.

                                                          Abraço

                                                          Podem tentar intrepetar a lei da meneira que quiserem mas no final o que interessa é que tudo o que seja passar para a frente de outro carro é considerado ultrapassagem excepto os casos de transito compacto ou de cada faixa ter um destino específico.

                                                          Passar, ultrapassar, etc, (podes-lhe dar o nome que quiseres) pela direita é considerado contra-ordenação muito grave enquanto que não circular o mais à direita possível é "apenas" grave.

                                                          Basicamente é isto, depois existe a lei do bom senso que alguns agentes da autoridade têm em conta e entendem determindas ultrapassgens pela direita.
                                                          Eu também ultrapasso muitas vezes caramelos pela direita mas sei perfeitamente que estou a cometer uma infracção.

                                                          Comentário


                                                            #89
                                                            Originalmente Colocado por ManWell Ver Post
                                                            Podem tentar intrepetar a lei da meneira que quiserem mas no final o que interessa é que tudo o que seja passar para a frente de outro carro é considerado ultrapassagem excepto os casos de transito compacto ou de cada faixa ter um destino específico.

                                                            Passar, ultrapassar, etc, (podes-lhe dar o nome que quiseres) pela direita é considerado contra-ordenação muito grave enquanto que não circular o mais à direita possível é "apenas" grave.

                                                            Basicamente é isto, depois existe a lei do bom senso que alguns agentes da autoridade têm em conta e entendem determindas ultrapassgens pela direita.
                                                            Eu também ultrapasso muitas vezes caramelos pela direita mas sei perfeitamente que estou a cometer uma infracção.
                                                            Muito grave se for em auto-estrada

                                                            Comentário


                                                              #90
                                                              Originalmente Colocado por ricardodsb Ver Post
                                                              No código fiz explicitamente a pergunta e a resposta não foi essa. Desde que me mantivesse na fila mais à direita não consistia numa ultrapassagem.

                                                              A resposta foi que não ultrapassaste 10 veículos? Só ultrapassaste 1, o 10º?


                                                              Tu podes não fazer uma manobra de ultrapassagem, mas ultrapassas na mesma.



                                                              Continuem a discutir semântica como excesso de velocidade e velocidade excessiva

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X