Boas pessoal, ao conduzir por exemplo a 100 km se arrebentar um pneu quais são os conselhos que aqui no forum poderão dar relativamente a imobilizar o carro em segurança ?
Desde já o meu obrigado !
Boas pessoal, ao conduzir por exemplo a 100 km se arrebentar um pneu quais são os conselhos que aqui no forum poderão dar relativamente a imobilizar o carro em segurança ?
Desde já o meu obrigado !
já tive a infelicidade de encontrar um desabamento de um muro e foi o primeiro a chegar
Era noite, chovia, a estrada era a descer e azar dos azares vinham carros em sentido contrário no mesmo sítio. Ia a uns 80 ou 90 kms, arrebentou o pneu e fiquei com a jante toda partida.
Não morri...
O segredo foi segurar bem o volante (com as 2 mãos) e não guinar, apenas corrigi o carro com um toque no volante.
Editado pela última vez por MonteiroRibas; 28 June 2011, 14:48.
Ter seguro de vida.
Pelo menos assim a viúva pode pagar as dívidas.
Se toda a gente a quem rebentam pneus morresse, nesta altura andavam os automóveis todos com rodas de madeira como as carroças no seculo XVIII.
È sempre uma situação delicada, quando se verifica a curvar por exemplo, poderá levar ao despiste e até capotamento, mas em muitos casos consegue-se dominar a viatura e imoblizar em mais ou menos segurança.
Ja tive 2 experiencias totalmente diferentes
1º carro pneu traseiro esquerdo ao desfazer curva para a direita
resultado peão e paragem sem problemas porque ia devagar
2º mota pneu frente em recta não com muita velocidade em AE
resultado seguir sempre em frente segurando com força o guiador tirar os pés dos patins e roça-los pelo chão e esperar que parasse sempre sem travar e claro rezar muito (e com pendura)
consequencias não sei como nenhumas
Já tive esta experiência.
Foi A1, próximo de Coimbra, numa longa recta. Já era noite, o carro era um Golf III van. O pneu foi o esquerdo traseiro.
Vinha a cerca de 130 e de repente ouvi o tal barulho "bloc bloc bloc" e senti o carro a comportar-se de forma algo estranha. Percebi imediatamente o que tinha acontecido e decidi não usar o travão. Deixei-o andar e fui tentando encostar à berma o melhor que pude. Parei já quase no final da recta.
Foi algo assustador, mas muito pior foi estar agachado a mudar o pneu durante a noite, praticamente sem iluminação, do lado da estrada, e com os camiões a passar prái a 200km/h e a poucos milimetros das minhas costas (pelo menos era essa a sensação que dava ). Com a deslocação de ar que provocavam, o meu carro abanava por todo lado e as minhas pernas tremiam que nem varas verdes...
ao meu pai aconteceu numa toyota hiace rebentar o pneu da frente entre os 100/110 e conseguiu imobilizar a carrinha sem grandes dificuldades. A única consequência foi mesmo a porta do pendura deixar de abrir por ter levado com o pneu.
A mim nunca aconteceu mas espero ter sangue frio e não sujar muito os estofos ao carro
Já estive dentro de um veículo quando um pneu da frente rebentou e não se passou nada de especial. O carro era um Clio I, ia a 90/100Km/h, e o condutor ao notar o barulho simplesmente reduziu e travou suavemente.
Para pontos bónus puxar bruscamente o travão de mão!
Para sobreviver segurar o volante com força e tentar manter o carro em linha recta e encostar a berma lentamente.. E ja agora, sinalizar a manobra.
Por acaso uma vez ia na A2 e rebentou o pneu da frente do lado esquerdo, guinei para a direita e depois para a esquerda rapidamente ficando em duas rodas, andei 30km até à próxima ES e parei o carro em segurança para trocar o pneu.
Por acaso uma vez ia na A2 e rebentou o pneu da frente do lado esquerdo, guinei para a direita e depois para a esquerda rapidamente ficando em duas rodas, andei 30km até à próxima ES e parei o carro em segurança para trocar o pneu.
Já conduzo há algum tempo e na minha ideia só na altura é que sabemos como vamos reagir nós e o carro, depende se for um tração à frente ou atrás, se vai carregado ou não, da velocidade e acima de tudo depende e muito se é dia de sorte ou não.
Já conduzo há algum tempo e na minha ideia só na altura é que sabemos como vamos reagir nós e o carro, depende se for um tração à frente ou atrás, se vai carregado ou não, da velocidade e acima de tudo depende e muito se é dia de sorte ou não.
Agora a sério, concordo plenamente, um gajo até pode ter a teoria toda e na hora fazer tudo ao contrário.
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