Originalmente Colocado por speedtouched
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Editado pela última vez por TaniaSilva; 08 February 2012, 21:47.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostNão eu para ver nada pois, como disse, sem escala o croquis é um mero "boneco".
Vai lá ao Google Earth, pega na fita métrica e mede a distância (aproximada, entenda-se).
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Conclusão: rotundas são para ser feitas a entrar à Fangio e quando há mais do que uma faixa usar sempre a da direita independentemente da saída pretendida.
Enfim..acredito perfeitamente na versão da Tania pois nas rotundas aqui da zona é comum ver essa situação (carros que entram primeiro, supostamente com prioridade a terem de parar para não lhes levarem a frente pois um VIP qualquer entrou a abrir e cortou a rotunda). É só uma das muitas demonstrações de falta de civismo e respeito que se vêm nas nossas estradas. Deve ser uma revolta enorme perder 12.000€ à custa de um desses iluminados..pelo menos ninguém do seu carro se aleijou.
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Originalmente Colocado por speedtouched Ver PostEu até dou isso tudo de verdade. Não coloco isso em questão.
Mas agora diz-me uma coisa: e se a "nossa" condutora entrou primeiro na rotunda?
Obviamente que nessas condições a outra condutora teria que vir a uma velocidade superior (que até poderia não ser superior ao limite, mas pelos estragos...).
E se o Audi entrou na rotunda primeiro do que o Clio? Quem tem a responsabilidade no acidente, afinal?
Já o local do embate e a distância deste a cada uma das entradas é irrefutável.
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Originalmente Colocado por speedtouched Ver PostTu disseste 20 metros, o desenho da polícia refere que a largura da faixa de rodagem na rotunda tem 5 metros.
Vai lá ao GE, vê onde está a placa triangular da entrada de onde vinha o outro veiculo e mede até ao local aproximado de onde vinha este.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostDanos na óptica esquerda, grelha, radiador?
Bateste nalgum sinal de trânsito ou algo do género após o embate com o outro veiculo?
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostSim tem, e então, o raio da rotunda não entra na conta?
Vai lá ao GE, vê onde está a placa triangular da entrada de onde vinha o outro veiculo e mede até ao local aproximado de onde vinha este.
Até aqui tentei ser o mais imparcial possível, mas agora vou dar a minha opinião, a qual de nada vale, pois não sou testemunha, apenas pelos relatos que foram apresentados (e falta a da outra condutora).
1º Pelos danos, pela deslocação dos veículos parece-me que o veículo 2 (o Clio) vinha a uma velocidade elevada (nem sei qual é o limite daquela zona, mas se for 50 deveria vir a uma velocidade superior, conforme disse, quer pelos danos que foram causados (materiais e fisicos), quer pela deslocação das viaturas.
2º o grande erro aqui presente até nem é a suposta velocidade da viatura e/ou a falta de atenção das condutoras, é a própria rotunda. Concebida sem visibilidade e com um formato propício a quem faz um determinado sentido (o da condutora do Clio) possa circular sem sequer reduzir a velocidade. Ajudado ainda pelo facto de a outra condutora não ter visibilidade.
3º importa determinar quem entrou primeiro na rotunda, quem o fez ganhou o direito de prioridade sobre a outra. Se o Audi já estava na rotunda quando o Clio entrou, então o Clio tinha que travar e no caso de embate seria o responsável. O mesmo verifica-se em sentido inverso.
E é esta a minha opinião.
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Originalmente Colocado por TaniaSilva Ver PostNão "bati" em lado nenhum. Com o impacto, o meu carro "apenas" subiu aquele triângulo da faixa à minha direita. O que aconteceu é que o impacto foi forte e a frente do meu carro (das rodas para a frente) deslocou-se literalmente para a direita.
Quando referiste que o embate foi na lateral esquerda, da roda para a frente, meti na cabeça que era da roda traseira para a frente, mas já percebi que foi da roda da frente para a frente.
Basicamente o outro carro bateu com a frente direita na lateral frente esquerda do teu veiculo, a seguir á roda da frente, ou seja, na lateral esquerda do teu para-choques frontal.
Este embate fez a frente do teu veiculo arrastar para a direita e a lateral direita do outro veiculo ainda roçou na frente do teu.
Se até aqui se afigurava complicado, agora piorou muitíssimo...
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostSim tem, e então, o raio da rotunda não entra na conta?
Vai lá ao GE, vê onde está a placa triangular da entrada de onde vinha o outro veiculo e mede até ao local aproximado de onde vinha este.
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Pelo que percebi os danos no Audi são na lateral frente Esquerda, correcto?
Na minha opinião com ausência de testemunhas, ausência de rasto de travagem, tendo em conta a localização dos danos e local provável de embate, a responsabilidade seja do Audi, por desrespeito do sinal B2/31º 1 c).
Relembro que competirá à Taniasilva fazer prova da sua versão.
Duvido que o segurador mude a posição, as hipoteses são a activação da Cobertura de Defesa Jurídica e seguir a via Arbitral (CIMPAS/Julgados de Paz) ou tribunais comuns.
Se a decisão numa destas vias seja diferente? com base nestes elementos acho pouco provável.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPois, estava agora a reler o teu primeiro post e a situação afinal ainda é mais complicada para o teu lado.
Quando referiste que o embate foi na lateral esquerda, da roda para a frente, meti na cabeça que era da roda traseira para a frente, mas já percebi que foi da roda da frente para a frente.
Basicamente o outro carro bateu com a frente direita na lateral frente esquerda do teu veiculo, a seguir á roda da frente, ou seja, na lateral esquerda do teu para-choques frontal.
Este embate fez a frente do teu veiculo arrastar para a direita e a lateral direita do outro veiculo ainda roçou na frente do teu.
Se até aqui se afigurava complicado, agora piorou muitíssimo...
Espera lá... Quem é o veículo 1?
Não me digas que é a outra condutora....
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostPois, estava agora a reler o teu primeiro post e a situação afinal ainda é mais complicada para o teu lado.
Quando referiste que o embate foi na lateral esquerda, da roda para a frente, meti na cabeça que era da roda traseira para a frente, mas já percebi que foi da roda da frente para a frente.
Basicamente o outro carro bateu com a frente direita na lateral frente esquerda do teu veiculo, a seguir á roda da frente, ou seja, na lateral esquerda do teu para-choques frontal.
Este embate fez a frente do teu veiculo arrastar para a direita e a lateral direita do outro veiculo ainda roçou na frente do teu.
Se até aqui se afigurava complicado, agora piorou muitíssimo...
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Originalmente Colocado por Valium Ver PostPelo que percebi os danos no Audi são na lateral frente direita, correcto?
Na minha opinião com ausência de testemunhas, ausência de rasto de travagem, tendo em conta a localização dos danos e local provável de embate, a responsabilidade seja do Audi, por desrespeito do sinal B2/31º 1 c).
Relembro que competirá à Taniasilva fazer prova da sua versão.
Duvido que o segurador mude a posição, as hipoteses são a activação da Cobertura de Defesa Jurídica e seguir a via Arbitral (CIMPAS/Julgados de Paz) ou tribunais comuns.
Se a decisão numa destas vias seja diferente? com base nestes elementos acho pouco provável.
Se o outro carro passou à frente dela, então dificilmente ela se livra, de facto...
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Originalmente Colocado por speedtouched Ver PostSim, sem outro tipo de prova não se pode fazer nada, mas também não se pode isentar de responsabilidades a outra condutora.
Até aqui tentei ser o mais imparcial possível, mas agora vou dar a minha opinião, a qual de nada vale, pois não sou testemunha, apenas pelos relatos que foram apresentados (e falta a da outra condutora).
Pode não parecer, e também falo para a Tânia, mas eu estou a tentar ver as coisas da forma mais isenta possível. O facto de dizer que os factos apresentados contribuem para a considerar responsável não tem obviamente qualquer fundamento de "embirração" ou outro tipo de atitude. No entanto, o facto de estar relativamente á vontade no tema faz-me tentar fazer ver aos outros que as coisas não são tão simples como por vezes se nos afiguram.
1º Pelos danos, pela deslocação dos veículos parece-me que o veículo 2 (o Clio) vinha a uma velocidade elevada (nem sei qual é o limite daquela zona, mas se for 50 deveria vir a uma velocidade superior, conforme disse, quer pelos danos que foram causados (materiais e fisicos), quer pela deslocação das viaturas.
Concordo, mas voltamos á questão da necessidade da (muito difícil) prova da velocidade da outra condutora. Ao que acresce o facto do tipo de embate, zonas atingidas e orçamento da Audi até poder nem querer dizer que o embate tenha sido de uma violência extrema.
2º o grande erro aqui presente até nem é a suposta velocidade da viatura e/ou a falta de atenção das condutoras, é a própria rotunda. Concebida sem visibilidade e com um formato propício a quem faz um determinado sentido (o da condutora do Clio) possa circular sem sequer reduzir a velocidade. Ajudado ainda pelo facto de a outra condutora não ter visibilidade.
Concordo, sem duvida, mas penso que o problema está também muito focado na falta de civismo de muitos condutores. Todos os dias "me corto" a entrar primeiro em rotundas deste tipo para evitar chatices.
3º importa determinar quem entrou primeiro na rotunda, quem o fez ganhou o direito de prioridade sobre a outra. Se o Audi já estava na rotunda quando o Clio entrou, então o Clio tinha que travar e no caso de embate seria o responsável. O mesmo verifica-se em sentido inverso.
Também concordo, mas voltamos ao problema da difícil prova.
E é esta a minha opinião.
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fotoAudi2.jpg
O limite de velocidade é 40. Consigo perceber o vosso ponto de vista. E a rotunda é mesmo um factor incontornável neste acontecimento, não obrigando ao seu contorno no caso do percurso da outra condutora. Eu, com pouca visibilidade, quase parei e avancei lentamente. Se tivesse parado e esperado?... Mas ali não há nenhum stop... Tive o máximo cuidado e estou habituada a fazer o percurso quase diariamente. Aquilo que eu sei é que não poderia ter feito nada que evitasse o acidente, mas a outra condutora podia, se acatasse a obrigação de adequar a velocidade neste local. Agora, difícil é provar. Por isso, eu tinha alguma esperança na peritagem ao veículo para que pudessem ser averiguadas as circunstâncias reais, as velocidades, as visibilidades. Mas esse trabalho não é feito. Não fazem simulações, não fazem as tais medições para elaborar um croquis completo. Porque se olharmos apenas para o tal croquis...Editado pela última vez por TaniaSilva; 08 February 2012, 22:31.
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Originalmente Colocado por Vanquish Ver PostA minha opinião a azul.
Pelos vistos o Clio ainda conseguiu passar à frente do Audi, neste caso parece-me francamente dificil a isenção de responsalidade da Tânia.
Mas foi fixe a troca de argumentos!
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Como disse o Vanquish, aqui ninguém me paga para "defender" uma parte. Aliás por simpatia eexposição o normal é que se defenda quem aqui coloca a questão.
Na análise mais imparcial e só com estes elementos, mesmo parecendo um pouco "duro", a minha opinião é a acima.
Por muito seco que possa parecer, quem viveu o acidente foram só os condutores, todas as outras pessoas (das companhias, juízes, etc.) só vão analisar os dados e informações.
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Epá......... isso assim já está mais difícil. Pensei que a lateral da frente batida abrangia pelo menos a zona da roda! Aí ainda poderias justificar que a outra vinha excesso de velocidade e estavas dentro da rotunda e a outra senhora desviou-se e apanhou a tua lateral da frente. Pelo que vejo nem a suspensão deve ter sofrido...
E já agora.... 12 mil euros para um para-choques, capôt, radiador, e ópticas.... assim à primeira vista, parece-me um exagero. Claro que há mais peças a mudar, mas o fundamental parece estar intacto. Mas não sou mecânico. Com 6000 euros pões isso mais que novo, diria eu.... a menos que os preços tenham aumentado muito desde o meu último acidente....Editado pela última vez por LEMF; 08 February 2012, 22:30.
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Originalmente Colocado por LEMF Ver PostE já agora.... 12 mil euros para um para-choques, capôt, radiador, e ópticas.... assim à primeira vista, parece-me um exagero. Mas não sou mecânico. Com 5000/6000 euros pões isso mais que novo.... IMO.
O valor que indicas (5000/6000€) não chega para material, a menos que se coloque material usado.
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Originalmente Colocado por xiko Ver PostIsso escrevi eu logo na primeira página deste tópico, foi explicado logo no primeiro post qual a zona de embate.
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Originalmente Colocado por TaniaSilva Ver PostMas foi isso mesmo que aconteceu.
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Originalmente Colocado por LEMF Ver PostMas se ela te apanhou só a frente, significa que não estavas a ocupar muito da rotunda e assim não estavas "tão dentro da rotunda"... faço-me entender.......? Ainda para mais sendo uma rotunda de uma só faixa. É só esse o problema.... complica mais a coisa.
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