Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Apuramento de responsabilidade em sinistro automóvel

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    #91
    Originalmente Colocado por TaniaSilva Ver Post
    Ela apanhou-me só a frente porque se desviou para a esquerda dela... Se reparares, o meu carro está entre ela e a saída que ela quer alcançar. Então, não estou mesmo dentro da rotunda? Então, se ela seguisse o trajecto normal, tinha-me batido no meio do carro...
    Coloca-te no lugar dela.

    Vais a circular e subitamente atravessa-se um carro á tua frente, vindo da direita.

    Qual é a tua reacção?

    Comentário


      #92
      Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
      Pelas fotos, existe certamente "desvio" das longarinas pelo que, muito provavelmente, terá que ser retirado o motor e que ir ao banco de ensaio para desempeno e alinhamento das longarinas.

      O valor que indicas (5000/6000€) não chega para material, a menos que se coloque material usado.

      Se não o fizer é deitar dinheiro fora.

      Comentário


        #93
        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
        Se não o fizer é deitar dinheiro fora.
        Não entendi, se não fizer o quê? Colocar material usado?

        Comentário


          #94
          Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
          Coloca-te no lugar dela.

          Vais a circular e subitamente atravessa-se um carro á tua frente, vindo da direita.

          Qual é a tua reacção?
          Já me coloquei no lugar dessa senhora, Vanquish. Se ela se desviou foi para evitar o acidente, obviamente. E fez muito bem, porque as consequências teriam sido tão graves que nem quero imaginar. Mas não concordo com esse "Vais a circular e subitamente atravessa-se um carro á tua frente". Desculpa, mas ela não ia a circular normalmente, nem eu entrei "subitamente". Ela vinha na brasa, não me conseguiria ver antes de entrar na rotunda, continuou na brasa e não estava à minha espera. Mas eu estava à frente dela. E desviou-se da sua trajectória, bateu e ainda seguiu uns poucos metros antes de conseguir parar. E agradeço todas as opiniões, desde as mais "secas", favoráveis ou desfavoráveis, embora eu continue a ter a certeza de que nada poderia ter feito para evitar o que aconteceu.

          Comentário


            #95
            Quem entra pela esquerda numa rotunda têm prioridade :/
            I

            Comentário


              #96
              Originalmente Colocado por Vanquish Ver Post
              Não entendi, se não fizer o quê? Colocar material usado?
              Sim, sabes perfeitamente que salvados é o que não faltam por ai. Basta correr as sucatas do IC2...

              Comentário


                #97
                Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                Sim, sabes perfeitamente que salvados é o que não faltam por ai. Basta correr as sucatas do IC2...
                Sim, sei e concordo, não tinha percebido mesmo o sentido da tua frase.

                Comentário


                  #98
                  Desde o primeiro post que percebi onde tinha sido a zona do embate e, por isso mesmo, para mim, continua a ser totalmente claro quem é o culpado.

                  Comentário


                    #99
                    foto1.jpgfoto2.jpgfoto3.jpgfoto4.jpgfoto5.jpgfoto6.jpgfoto8.jpgfoto7.jpg

                    Aqui estão alguns registos fotográficos do dito local.

                    Comentário


                      O local é uma autêntica armadilha para ter uma rotunda com aquele formato. Dum lado uma entrada com visibilidade super reduzida e que tens que cruzar a "faixa de rodagem" para chegar à dita rotunda, pois do lado que vem o clio é sempre a andar sem necessidade de contornar, por pouco que fosse para ir em frente, a dita rotunda...
                      A meu ver quem projecta este tipo de armadilhas é que devia ser responsabilizado!

                      Comentário


                        Originalmente Colocado por freddie Ver Post
                        O local é uma autêntica armadilha para ter uma rotunda com aquele formato. Dum lado uma entrada com visibilidade super reduzida e que tens que cruzar a "faixa de rodagem" para chegar à dita rotunda, pois do lado que vem o clio é sempre a andar sem necessidade de contornar, por pouco que fosse para ir em frente, a dita rotunda...
                        A meu ver quem projecta este tipo de armadilhas é que devia ser responsabilizado!
                        Sim, mas responsabilizar os Srs. engenheiros ainda daria mais pano para mangas...
                        Pode ser que ainda se arranje uma petição com bastantes assinaturas. Entretanto, a culpa é mesmo 100% minha, que devia ter visão paranormal para ver o dito...
                        Se eu me atravessei à frente da estrada? Quer dizer... eu realmente atravessei a estrada... A não ser que tivesse asas...

                        Comentário


                          Não tenho experiência a nível de acidentes/seguradoras como algumas pessoas que aqui participaram têm mas infelizmente partilho da opinião delas, não tens muito por onde te safar... E digo infelizmente porque acredito perfeitamente que tenhas razão e estejas a dizer a verdade, no entanto como as coisas actualmente funcionam isso não é apurado. Sim, não é apurada a verdade mas sim a responsabilidade face ao código da estrada.

                          Custa engolir em seco (ainda mais com perdas materiais à mistura, que felizmente não trouxeram grandes mazelas físicas a nenhum dos passageiros dos veículos) mas é assim. Não agiste mal mas és dada como culpada: há um acidente numa rotunda, quem circula nela tem prioridade em relação a quem entra; o outro veículo embateu na frente do teu, e tinhas que lhe ceder prioridade. Quem olha pró caso assim à partida diz que o acidente aconteceu porque não respeitaste o triângulozinho.

                          Lado humano: ela aparentemente não respeitou a sinalização, pois se viesse a 40 km/h a esta hora provavelmente este tópico não existia. O pára-choques é frágil e "salta" do sítio facilmente num acidente, mas pelo que se vê nas fotos o chassis sofreu e não foi pouco, dando a ideia de que a outra condutora vinha a abrir. Se vinha ou não, depende da velocidade a que ela vinha, mas a menos que ela to diga isso vai permanecer uma incógnita porque não se avalia esse factor (apesar de dar jeito não é algo que seja fácil de fazer).

                          Eventualmente poderias safar-te se houvesse uma testemunha que sustentasse a tua versão, não havendo é a palavra de uma pessoa contra a outra. Se dizem coisas diferentes e não há testemunhas, olha-se código da estrada, sinalização do local e pronto, tá arrumado.
                          E as "versões" poderiam ser muitas, quem tá de fora a analisar o caso tem que as pôr de parte e olhar pra argumentos sólidos. Podias ter avançando mesmo depois de a ver na rotunda, mudava a tua posição dentro da mesma mas as circuntâncias mantinham-se, tavas a entrar e ela já circulava lá dentro, mesmo desfecho. Podias tar parada ao entrar na rotunda por avaria e a outra condutora precisava de uma pintura nova, batia-te e a menos que houvesse testemunhas, o desfecho era o mesmo.

                          Originalmente Colocado por freddie Ver Post
                          A meu ver quem projecta este tipo de armadilhas é que devia ser responsabilizado!
                          Também é verdade, muitas pessoas têm armas nas mãos (leia-se carros) e não têm consciência disso. Quem constrói estradas por vezes também não o tem muito em conta e potencia situações destas.


                          O que é que se aproveita de tudo isto? Estás bem e os teus filhos também, isso não tem preço O carro parece ter a vida complicada mas arranja-se solução para isso. Da próxima vez que te depares com uma situação idêntica ou parecida, o meu conselho é para o de arrancares rápido ao entrar na rotunda e a menos que tenhas carros à tua frente, deita sempre o olho à tua esquerda para evitar presentes destes.

                          Comentário


                            Ia devagar ia.

                            Comentário


                              Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                              Ia devagar ia.

                              Devagar não ia, mas travou de certeza porque senão ainda ficava pior.

                              Comentário


                                Eu não arrisco nas rotundas, deixo passar mesmo, mesmo parado no meio.

                                Comentário


                                  Bagy:

                                  mas os limites de velocidade também se enquadram no código da estrada - logo, existe uma lacuna no apuramento das responsabilidades.

                                  "Quem olha pró caso assim à partida diz que o acidente aconteceu porque não respeitaste o triângulozinho."

                                  Por isso, os peritos deveriam ser capazes de não "olhar à partida" e tirar conclusões óbvias. Aliás, uma das orientações que o ISP faz às seguradoras é que apostem na formação técnica dos profissionais.

                                  "... pelo que se vê nas fotos o chassis sofreu e não foi pouco, dando a ideia de que a outra condutora vinha a abrir. Se vinha ou não, depende da velocidade a que ela vinha, mas a menos que ela to diga isso vai permanecer uma incógnita porque não se avalia esse factor (apesar de dar jeito não é algo que seja fácil de fazer)."

                                  Se há empresas que utilizam tecnologias avançadas para simulação de acidentes rodoviários, que conseguem, nomeadamente, aferir as velocidades com base nas posições dos veículos e nos impactos e tudo o mais, por que é que as seguradoras não avaliam esse factor? No site do ISP, fazem referência a esta tecnologia, que é usada em Portugal e serve, inclusivamente, de prova em tribunal.

                                  "O que é que se aproveita de tudo isto? Estás bem e os teus filhos também, isso não tem preço "

                                  Essa é uma verdade grande, que não tem preço algum!!!

                                  "Da próxima vez que te depares com uma situação idêntica ou parecida, o meu conselho é para o de arrancares rápido ao entrar na rotunda e a menos que tenhas carros à tua frente, deita sempre o olho à tua esquerda para evitar presentes destes."

                                  Essa "próxima vez" acontece quase todos os dias, quando entro naquela rotunda, mas não tenho coragem de arrancar rápido. Tenho MEDO e páro, e penso 50 vezes em que segundo é que devo entrar, porque tenho consciência que pode voltar a acontecer.
                                  Editado pela última vez por TaniaSilva; 09 February 2012, 20:37.

                                  Comentário


                                    Nesta por exemplo é normal parar o carro já na faixa de fora à espera para circular na rotunda. Ninguém circula na faixa de fora, fazem daquilo uma rectunda normalmente. Coisas...

                                    EDIT:

                                    Eu não disse para não parares antes de entrar na rotunda, atenção, mas sim para arrancares um pouco mais rápido e olhando prá esquerda...e não tens que ter medo de o fazer, se não houver carros à tua frente é coisa para durar 1 segundo ou 2 e tá feito, sem espinhas ;)

                                    No que diz respeito às actuações dos peritos, pelo que li eles têm em conta o estado dos carros na análise do acidente...não sei até que ponto isso foi tido em conta ou não, eu como te disse fico com a ideia que a outra condutora não vinha a 40 km/h tendo em conta as fotos do teu carro, mas também não tenho base de comparação (exemplo: acidente idêntico em que o outro veículo viesse a 40 e a 60 km/h). Software que simule isso teria também que ter em conta esse e muitos mais aspectos, não sei se tal existe ou não (não me cheira). Creio que antes (há uns aninhos, ainda era puto) faziam-se medições das marcas de travagem para ter uma estimativa da velocidade a que o veículo vinha, com o ABS essas marcas deixaram de existir e portanto esse método foi à vida (tanto quanto sei). Daí dizer que não é tido em conta a velocidade, a menos que haja testemunhas...ou seja um caso gritante, tipo um veículo vir a 100 km/h. Não sendo o caso, é arriscado afirmar com certeza se vinha ou não em excesso de velocidade, mesmo acreditando que fosse esse o caso. E sem provas...ou o perito tirava conclusões que apoiassem a teoria de excesso de velocidade, ou nada feito (isto na minha opinião, que, como disse, pouca/nenhhuma experiência tenho no assunto).
                                    Editado pela última vez por Bagy; 09 February 2012, 20:51.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                      Nesta por exemplo é normal parar o carro já na faixa de fora à espera para circular na rotunda. Ninguém circula na faixa de fora, fazem daquilo uma rectunda normalmente. Coisas...
                                      Mas nessa a visibilidade é boa. Aí sim, assumia 100% de culpa...

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por MonteiroRibas Ver Post
                                        Devagar não ia, mas travou de certeza porque senão ainda ficava pior.
                                        Pode parecer incrível, mas não faço ideia da velocidade a que ia, mas não há rasto de travagem.

                                        Comentário


                                          Se tiver ABS (Anti-lock Braking System ou Sistema de Anti-Bloqueio das rodas na travagem, caso desconheças) é normal a ausência dos rastos de travagem ;) Caso não tenha, ou não travou a fundo ou basta o piso molhado para justificar isso ;)
                                          O exemplo da rotunda que dei era só para exemplificar mais uma má utilização das rotundas por parte de automobilistas e não para comparar com a tua, foi um pouco a fugir do assunto. E entrentanto editei o meu post anterior, onde respondi ao teu ;)

                                          Comentário


                                            Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                            [url=http://binged.it/wBdjuA]

                                            EDIT:

                                            Eu não disse para não parares antes de entrar na rotunda, atenção, mas sim para arrancares um pouco mais rápido e olhando prá esquerda...e não tens que ter medo de o fazer, se não houver carros à tua frente é coisa para durar 1 segundo ou 2 e tá feito, sem espinhas ;)
                                            Entrar a fugir a olhar pra a esquerda Percebi, sim... Devia ali haver um sinal de trânsito que obrigasse a isso, é verdade

                                            Comentário


                                              Originalmente Colocado por Bagy Ver Post

                                              Software que simule isso teria também que ter em conta esse e muitos mais aspectos, não sei se tal existe ou não (não me cheira).
                                              O IDMEC/Instituto Superior Técnico aplica, na de reconstituição de acidentes, os softwares PC-Crash e/ou Madymo. Há algumas informações aqui: IDMEC/IST - Investigação e Reconstituição de Acidentes Rodoviários

                                              Comentário


                                                Para quem não conhece fica aqui o link para uma tabela usada entre seguradoras, o caso apresentado julgo eu ter sido por eles decidido com base no exemplo 30

                                                http://www.euriseguros.com/index2.ph...gid=1&Itemid=4

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                                  Para quem não conhece fica aqui o link para uma tabela usada entre seguradoras, o caso apresentado julgo eu ter sido por eles decidido com base no exemplo 30

                                                  http://www.euriseguros.com/index2.ph...gid=1&Itemid=4
                                                  A TPR surgiu com o IDS e e só é aplicada em casos de IDS, ou seja, em que exista uma DAAA correctamente preenchida e assinada por ambos os condutores (entre outras condições).

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Bagy Ver Post
                                                    Se tiver ABS (Anti-lock Braking System ou Sistema de Anti-Bloqueio das rodas na travagem, caso desconheças) é normal a ausência dos rastos de travagem ;) Caso não tenha, ou não travou a fundo ou basta o piso molhado para justificar isso ;)
                                                    O exemplo da rotunda que dei era só para exemplificar mais uma má utilização das rotundas por parte de automobilistas e não para comparar com a tua, foi um pouco a fugir do assunto. E entrentanto editei o meu post anterior, onde respondi ao teu ;)
                                                    ABS deixa marca, é uma marca descontinua devido ao alivio que o sistema faz aos travoes para estes travarem com mais eficacia, mas deixa marca), e neste caso nao ha marcas logo a um encontro imediato entre os 2 carros que nem deu para travar tal foi a rapidez do choque e se ouve travagem nao foi do Clio.

                                                    Estranhei as primeiras paginas do topico porque pela descrisao vi onde tinha sido o impacto tal como viu o JGTB e tambem percebi que a culpa nao podia ser do Clio, que independentemente da velocidade ou condiçoes de conduçao, o mesmo ja estava dentro da rotunda e a Tânia tinha ''acabado'' de entrar, mesmo se o Clio nao se tivesse desviado apanhava a roda e um bocado da porta, ou seja, apanhava sempre a frente - claro sinal que a condutora do Audi nao estava totalmente dentro da rotunda por muita prudência que tivesse tido (nao se pode duvidar deste ponto, ainda mais uma mãe com o seu filho dentro do carro).

                                                    É uma rotunda com uma má geografia, e isso impulsionou muito o acidente e acredito que nao se fique por este, assim como a velocidade da outra condutora (difícil de provar), mas os danos nao deixam muitas duvidas do ''culpado''

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por xiko Ver Post
                                                      o caso apresentado julgo eu ter sido por eles decidido com base no exemplo 30

                                                      http://www.euriseguros.com/index2.ph...gid=1&Itemid=4
                                                      Não se aplicando ao meu caso, servindo de referência apenas em casos de IDS, parece ter-se decidido assim mesmo. A única semelhança é a posição do veículo X. O resto do desenho é completamente diferente: posição do outro (meu) veículo, rotunda...

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Drifter Ver Post
                                                        mesmo se o Clio nao se tivesse desviado apanhava a roda e um bocado da porta, ou seja, apanhava sempre a frente - claro sinal que a condutora do Audi nao estava totalmente dentro da rotunda por muita prudência que tivesse tido
                                                        Se o Clio não se tivesse desviado da sua trajectória, tinha batido no meio do meu carro, tendo em conta que a sua condutora seguia para a entrada que eu estava a bloquear.

                                                        Quando o meu carro se imobilizou completamente, ficou com a dianteira em cima do triângulo. O Clio ficou na frente do meu carro, com a traseira em cima do mesmo triângulo e a frente na faixa contrária à saída que ela pretendia seguir.

                                                        Depois do acidente, os carros que vinham dessa via (que o Clio estava a bloquear) passavam pelo local correspondente de "saída" da rotunda, a mando da GNR. Então, como poderia eu não estar completamente dentro da rotunda? O meu carro não se deslocou para trás e sim para o lado direito...

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por SavageXp Ver Post
                                                          Quem entra pela esquerda numa rotunda têm prioridade :/
                                                          I
                                                          Qual a regra do CE que suporta isso?
                                                          Neste caso

                                                          em caso de acidente quem seria o culpado?

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                            Qual a regra do CE que suporta isso?
                                                            Neste caso

                                                            em caso de acidente quem seria o culpado?
                                                            Honestamente, como sempre, eu continuo a ter em conta o que o meu instrutor me ensinou: por fora para quem sai na 1ª ou 2ª saída e por dentro para quem vai para as seguintes, a não ser alguma excepção. Nesse caso, apenas me colocaria no lugar do vermelho caso a saída também tivesse 2 faixas, para não cortar a marcha a ninguém.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por orion Ver Post
                                                              Qual a regra do CE que suporta isso?
                                                              Neste caso

                                                              em caso de acidente quem seria o culpado?
                                                              Neste caso o culpado é o condutor na linha "laranja" porque muda de faixa embatendo em que circula na da direita, ainda que eventualmente mal.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X