Anúncio

Collapse
No announcement yet.

Diário de viagem - camionista.

Collapse

Ads nos topicos Mobile

Collapse

Ads Nos topicos Desktop

Collapse
X
Collapse
Primeira Anterior Próxima Última
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Show
Clear All
new posts

    Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
    É uma vergonha segundo o que ouvi dizer, não darem tradutor ao homem.
    Quanto ao migrantes um gajo não devia que ser culpado por isso, a não ser que tivessem provas que fossem traficados.
    Tu sabes que para as autoridades é mais fácil prender o motorista, e maior problema prende-se quando existe a barreira linguística. Em Calais acontece o mesmo, interessa é €€€, porque 2000£ libras a cabeça é uma mina douro, perdes umas horas e está tudo bem, tens é que pagar.

    Comentário


      Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
      Ao km??? Já vamos para o segundo ano que isso é ilegal.

      Tu tens de receber segundo esta tabela.
      Ui e quantas é que devem estar a pagar certinho.

      Saí da Patinter, por supostamente o el dourado, mas saíu-me o el torrado, saí pela melhoria salarial, no final ia ganhar a mesma treta (+- 25K/ano), tendo mais trabalho, curioso que só contratam portugueses para motoristas, então não é que estive das 09h às 16h a trabalhar no armazém, enquanto não tinha a minha carga, e depois de a ter, tive de fazer 09h30 de condução, para não ficar atrasado, trabalhar no armazém dá calos? Não, mas trabalhar de graça no armazém dá, entre outras coisas, óbvio que fiz 1 viagem e entreguei tudo, mas não foi por causa disso só.

      Mais uma vez ficaram admirados e amuados, temos pena, muitas bandeiras vermelhas nesta empresa para o meu gosto.

      Andei mais uma vez com um Renault T480, mas este bem mais recheado que o anterior.





      Saí na quinta passada e disse a mim mesmo, que não fazia mais internacional, não compensa €€ para os dias que se fica fora, com tudo o que acarreta essa permanência, seja em comer, higiene, família, na última viagem se não me cortasse e se não fosse ligeiro e a aproveitar todo e qualquer horário e muita sorte à mistura, bem que ficava mais de 12 dias na estrada, não é para todos.

      Hoje segunda e já tenho trabalho, só vou fazer Ibérico, 2 viagens por semana, a meio da semana durmo em casa, fora o descanso, 1 ou 2 cabotagens e o regresso é direto, fdx era mesmo isto que estava à procura, empresa a 9 km de casa e ordenado a rondar os 21/22K ano, a perda não é tão significativa e o trabalho muito mais simples, apesar de ser lona.

      E é assim, tenho boas referências desta futura empresa e curiosamente, trabalha lá um grande amigo de uma prima minha, não sou de saltar de empresa em empresa e gosto de estabilidade, tem tudo para correr bem.

      Comentário


        Originalmente Colocado por domfillas Ver Post
        Ao km??? Já vamos para o segundo ano que isso é ilegal.

        Tu tens de receber segundo esta tabela.

        O pagamento a diária é um pau de 2 bicos, porque tens motoristas que fazem sorna para chegar um dia mais tarde (eu contra mim falo), e patrões que tentam pressionar para chegar mais cedo. Além disso ainda em alturas de negociações de CCTV falei com alguns colegas, e alguns afirmaram que se fosse avante até deixariam de fazer mais de 500 kms diários, isto a 7 cêntimos o km.

        Por isso nunca podes agradar a todos

        Comentário


          Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
          Ui e quantas é que devem estar a pagar certinho.

          Saí da Patinter, por supostamente o el dourado, mas saíu-me o el torrado, saí pela melhoria salarial, no final ia ganhar a mesma treta (+- 25K/ano), tendo mais trabalho, curioso que só contratam portugueses para motoristas, então não é que estive das 09h às 16h a trabalhar no armazém, enquanto não tinha a minha carga, e depois de a ter, tive de fazer 09h30 de condução, para não ficar atrasado, trabalhar no armazém dá calos? Não, mas trabalhar de graça no armazém dá, entre outras coisas, óbvio que fiz 1 viagem e entreguei tudo, mas não foi por causa disso só.

          Mais uma vez ficaram admirados e amuados, temos pena, muitas bandeiras vermelhas nesta empresa para o meu gosto.

          Andei mais uma vez com um Renault T480, mas este bem mais recheado que o anterior.





          Saí na quinta passada e disse a mim mesmo, que não fazia mais internacional, não compensa €€ para os dias que se fica fora, com tudo o que acarreta essa permanência, seja em comer, higiene, família, na última viagem se não me cortasse e se não fosse ligeiro e a aproveitar todo e qualquer horário e muita sorte à mistura, bem que ficava mais de 12 dias na estrada, não é para todos.

          Hoje segunda e já tenho trabalho, só vou fazer Ibérico, 2 viagens por semana, a meio da semana durmo em casa, fora o descanso, 1 ou 2 cabotagens e o regresso é direto, fdx era mesmo isto que estava à procura, empresa a 9 km de casa e ordenado a rondar os 21/22K ano, a perda não é tão significativa e o trabalho muito mais simples, apesar de ser lona.

          E é assim, tenho boas referências desta futura empresa e curiosamente, trabalha lá um grande amigo de uma prima minha, não sou de saltar de empresa em empresa e gosto de estabilidade, tem tudo para correr bem.
          Ao ver este tipo de relatos, fico com a sensação que sortudos são os nossos motoristas...

          Comentário


            Originalmente Colocado por jomaso Ver Post
            Ao ver este tipo de relatos, fico com a sensação que sortudos são os nossos motoristas...
            Tive uma passagem curta por uma empresa de transportes de mercadorias, na parte do tráfego, e ao ler os relatos pensei exatamente o mesmo que tu.

            Aliás, o que mais me surpreendeu foi mesmo o humanismo com que eram tratados os motoristas face à percepção que eu tinha do setor.

            Comentário


              @Ruibadboy serás tu?

              Comentário


                Já não estou aí, ontem a essa hora estava na Repsol de Vitória.

                Agora só faço ibérico, segunda a sexta, mas se arranjasse para uma Sonae, em boas empresas, ou cisternas, não pensava muito.

                Comentário


                  Caminhoneiro sobrevive a acidente impressionante.

                  Comentário


                    https://www.forotransporteprofesiona...s-y-eslovacos/

                    Aos poucos estão a cair como tordos. Só foi na França, se fossem a Bélgica, Holanda e Alemanha a maioria fechava

                    Como é que eu eide de explicar por miúdos.

                    Uns grandes da gefco e de outra grande empresa detidos por contratação ilegal de polacos e eslovacos. Não sei se já se lembraram mas pelos menos dumping social estas empresas praticam

                    Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk

                    Comentário


                      Boas malta, esta semana é sexta e sábado em casa e já carregado para sair no domingo de manhã, em direção a Barcelona, tem corrido bem, basicamente faço Porto/Lisboa-Barcelona/arredores-Porto/Lisboa, é praticamente carga geral e a maioria das cargas/descargas é de transitários.

                      Esta semana fiz 3015km´s, sai às 00h35 de segunda e cheguei às 10h30 de sexta.

                      Já está bem melhor, do que a rotina das últimas 2 empresas, se bem que recebo menos do que as outras duas, mas 5 dias fora e o descanso regular em casa, no mínimo é isso que quero e futuramente só sairei daqui para local, não me dou a dormir no camião, mas cada um com a sua mãnha.



                      Aquele ficou queimadinho.



                      O início e o presente.



                      Aqui numa pausa, já com transporte de ADR.



                      Hã quem diga bem do Iveco, mas meus ricos Renault, para mim o Renault T, é muito melhor, seja em comodidade interior, seja no ataque às curvas.

                      Este Iveco é o menos rodado com que já andei a solo, tem 330mil km´s e fui estreá-lo, a empresa comprou-o usado, mas está num estado muitíssimo bom.

                      Espero agora permanecer aqui, pelo menos até a pandemia passar e começar a haver vagas para local, ibérico e internacional está com falta de motoristas, mas local não tem havido nada.

                      Comentário


                        https://www.facebook.com/groups/4431...2454826523959/

                        [emoji3544][emoji3544][emoji3544][emoji3544]
                        ATENÇÃO a dormir na A63 direção Bordeaux.
                        No parque de Lugos e de Gargails..Relatos de vários grupos de migrantes clandestinos a tentar entrar nos frigoríficos!
                        A situação já não é nova para ninguém... mas o assunto fica ainda mais grave quando nós sabemos que as pessoas que colocam os clandestinos dentro dos reboques... tem as matrículas dos camiões que vão para o Reino Unido!

                        Conclusão... as redes de tráfico de pessoas estão infiltrados dentro das bases logísticas, dentro dos transitarios, dentro das empresas de transporte ou mesmo dentro de alguns produtores de frutas, vegetais, legumes... etc.
                        Tem de haver uma explicação para as matrículas dos camiões chegarem aos criminosos!

                        Todo o cuidado é pouco! Não facilitem e lembrem.se que as coisas... não acontecem só aos outros!
                        Boa viagem para todos nós!@turboyoda Que tens tu a dizer.

                        Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk

                        Comentário


                          Eu acho que os outros users devem estar a pensar.

                          "Mas o @Ruibadboy está sempre a mudar"

                          Eu também era assim de início, porque de início é muito bonito, mas depois não fazem o combinado e já querem mais um bocadinho, e mais, e mais, e em vez de se andar a chatear salta-se fora, claro que depois vai haver uma altura que se tem de estagnar. Mas nessa altura um gajo já tem calo na profissão, e já pode "cantar de galo"

                          Eu estou onde estou a 3 anos e as vezes canto de galo.

                          Eu saí dia 21 um domingo, na quinta seguinte (25) até hoje desenrasquei um serviço ao qual eles chamam de circuito peça automóvel na França, mas que estava previsto carregar para delegação deles para Portugal hoje, supostamente a carga foi ao ar. Pensei que mandavam para Espanha. Arranjaram uma nacional zona Lille carregar amanhã, descarregar sexta zona Montpellier. Expliquem lá como é que consigo chegar a casa pelo menos no sábado. Se na sexta ou mesmo quinta já está quase tudo fechado. Claro que já cantei de galo a dizer que o camião ia vazio direção a Portugal. Estamos a falar de possivelmente 3/4 dias parado sem necessidade em semana de páscoa.

                          Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk
                          Editado pela última vez por novocarro; 30 March 2021, 19:59.

                          Comentário


                            Quero estabilidade, não tenho problemas em trabalhar, mas tenho as minhas exigências, na gestão profissional/familiar.
                            Também tenho gozado esta liberdade, com o facto de haver muita falta de motoristas internacional/ibérico. As horas de trabalho são imensas, os ordenados nem por isso, para aquilo que se faz e se abdica, só quem já andou ou anda nestas andanças, sabe.

                            E havendo oportunidade, vou mudar outra vez, porque é que não vou andar no local e ir todos os dias a casa, com oportunidade de ganhar o mesmo que ibérico? Tem é faltado oportunidades para esses postos, enquanto não há, vou ganhando calo, experiência e as empresas dão vazio a trabalho, caso contrário não tinham também.

                            Veremos se com o fim da pandemia, as coisas melhorem.

                            Comentário


                              Esta semana foi simples, fiz pela 1ª vez, o cliente pelo qual existe o Ibérico nesta empresa e pelo qual fui contratado, o ideal era mesmo fazê-lo todas as semanas, a carga é grupagem, só a transportamos durante a noite, é só abrir portas e estacionar no cais, fazemos o descanso enquanto carregam, é tudo por auto-estrada, Barcelona-Madrid-Coimbra e o melhor, estou em casa desde as 13h de ontem e só vou sair no domingo à noite, se para a semana se repetir, serão também 4 dias fora e 3 em casa, pode parecer poucos dias fora, mas são sempre os 3mil km´s por semana que se rola.

                              Tem uma coisa de bom, pouco tempo livre, isto é carrego-conduzo-descanso de 9/11hr-conduzo-descarrego e por ai fora, no internacional, era o descanso de 24hr, descansos de 15hr, esperas longas para cargas, aqui esta-se sempre com carga, sempre com destino e sempre a rolar, o que é bom.

                              Já começo a ficar mais sereno, mas não convém deitar foguetes, esperar pelo final do 3º mês, que é quando se começa a receber direitinho e ver quanto é que vai chover.

                              Neste último domingo saí às 08h30 em viagem, posso e devo contar com o pagamento do domingo, certo?

                              Na Patinter pagavam a média dos fins de semana 200€, certo é que o normal era fim de semana sim, fim de semana não estavamos em casa.

                              Comentário


                                Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                Eu acho que os outros users devem estar a pensar.

                                "Mas o @Ruibadboy está sempre a mudar"

                                Eu também era assim de início, porque de início é muito bonito, mas depois não fazem o combinado e já querem mais um bocadinho, e mais, e mais, e em vez de se andar a chatear salta-se fora, claro que depois vai haver uma altura que se tem de estagnar. Mas nessa altura um gajo já tem calo na profissão, e já pode "cantar de galo"

                                Eu estou onde estou a 3 anos e as vezes canto de galo.

                                Eu saí dia 21 um domingo, na quinta seguinte (25) até hoje desenrasquei um serviço ao qual eles chamam de circuito peça automóvel na França, mas que estava previsto carregar para delegação deles para Portugal hoje, supostamente a carga foi ao ar. Pensei que mandavam para Espanha. Arranjaram uma nacional zona Lille carregar amanhã, descarregar sexta zona Montpellier. Expliquem lá como é que consigo chegar a casa pelo menos no sábado. Se na sexta ou mesmo quinta já está quase tudo fechado. Claro que já cantei de galo a dizer que o camião ia vazio direção a Portugal. Estamos a falar de possivelmente 3/4 dias parado sem necessidade em semana de páscoa.

                                Enviado do meu ASUS_X01BDA através do Tapatalk
                                Se eu mostrar o meu CV...

                                Em Inglaterra em 6 anos passei por mais de 20 empresas, obvio que trabalhar por agência também ajuda nesse numero.

                                Trabalhei umas 3 ou 4 semanas numa empresa a fazer entregas do IKEA

                                2 dias numa empresa de distribuição de bebidas

                                DHL cerca de 3 anos

                                Depois foi:

                                Foley & Miles - 2 meses e meio
                                KBC Logistics - total de 3 semanas + ou -
                                1 empresa de frio que nem me lembro do nome - 1 dia
                                Eddie Sobart - total mais de 1 ano + ou -
                                FedEx - total de umas 3 semanas + ou -
                                ATL Haulage - 1 dia
                                Oakwood Transports - cerca de 3 semanas num total
                                Uma que não me lembro o nome, que era qualquer coisa & Sons - 3 dias
                                UK Mail - 2 semanas ou 3
                                Travis Perkins - cerca de 2 meses
                                DPD Group - 5 ou 6 meses
                                DHL Carpetright - cerca de 1 mês
                                Turners - talvez no total 1 mês
                                JK Foods - total de 1 semana salvo erro
                                SG Transports - 1 dia
                                Premier Logistics - 1 dia
                                Synseal Group - 1 dia
                                Van Elle - 1 dia
                                Amco Logistics - 1 ou 2 dias
                                CS2 Transport - 3 ou 4 dias
                                Lea Transport - 2 dias
                                DX - Talvez 3 semanas
                                Cairn Delivery Service - cerca de 10 meses

                                Depois regressei a Portugal e vai assim:

                                Sumol + Compal - 3 meses e qualquer coisa
                                Logispace - 1 mês
                                MeiriMota - 9 meses
                                GTO em Espanha - 25 dias
                                E estou agora a fazer Ibérico numa empresa de Cantanhede

                                Comentário


                                  Originalmente Colocado por Ruibadboy Ver Post
                                  Espero agora permanecer aqui, pelo menos até a pandemia passar e começar a haver vagas para local, ibérico e internacional está com falta de motoristas, mas local não tem havido nada.
                                  Confirmo, estou a começar agora na área e tem sido quase impossível ter resposta a uma candidatura.

                                  Comentário


                                    Originalmente Colocado por Zipela Ver Post
                                    Confirmo, estou a começar agora na área e tem sido quase impossível ter resposta a uma candidatura.
                                    Em início de carreira não podes ser esquecito nos requisitos.

                                    Comentário


                                      Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                      Em início de carreira não podes ser esquecito nos requisitos.
                                      hum??
                                      Por querer apenas nacional sou esquisito nos requisitos? É isso? É que não percebi mesmo onde queres chegar.

                                      Comentário


                                        Originalmente Colocado por Zipela Ver Post
                                        hum??
                                        Por querer apenas nacional sou esquisito nos requisitos? É isso? É que não percebi mesmo onde queres chegar.
                                        Se calhar não tás a bater as portas certas.

                                        Comentário


                                          Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                          Se calhar não tás a bater as portas certas.
                                          Talvez, não digo que não, tens alguma sugestão para a zona do Porto?

                                          É que já mandei cv para empresas desde pequenas a grandes e a única que me respondeu, uma empresa média (50 camiões mais coisa menos coisa) deu me a hipótese de estar a aprender à experiencia mas sem garantia de contracto.

                                          Durante 1 semana correu bem, depois chamaram me do iefp e foi obrigado a fazer o que pediam ou perdia o subsidio de desemprego, com isso foi se a oportunidade.

                                          Para mim ser camionista é mais do que um trabalho, mais do que ganhar uns cobres. É algo que quero desde criança por isso dê por onde der hei de arranjar.

                                          Comentário


                                            Numa estrada com uma largura de 7-8 metros, com uma entrada para um portão na perpendicular (cruzamento) de 6 metros de largura, até que medidas de camião posso assumir que conseguem entrar?

                                            Necessitava de garantir que conseguiria colocar um TIR em situações muito ocasionais, que é trator + galera.

                                            Não é possível pois não?

                                            Comentário


                                              Tens de garantir que haja espaço aberto para o conjunto torcer e destorcer o suficiente.

                                              Comentário


                                                Originalmente Colocado por novocarro Ver Post
                                                Tens de garantir que haja espaço aberto para o conjunto torcer e destorcer o suficiente.
                                                Isso foi perspicaz, mas não responde a muito!

                                                Tens uma estrada de 8 metros de largura, e tens um portão em cruzamento, a 90* com 6 metros de largura.

                                                Da para entrar lá dentro? Esquece o que está dentro do portão.

                                                Comentário


                                                  Não é fácil assim só com medidas. Se conseguir ir fora de mão para preparar o esquadro talvez seja possível. Mas de frente ou de marcha a trás?

                                                  Comentário


                                                    Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                    Numa estrada com uma largura de 7-8 metros, com uma entrada para um portão na perpendicular (cruzamento) de 6 metros de largura, até que medidas de camião posso assumir que conseguem entrar?

                                                    Necessitava de garantir que conseguiria colocar um TIR em situações muito ocasionais, que é trator + galera.

                                                    Não é possível pois não?
                                                    Por acaso tenho um programa que faz essas simulações. A que distância está o portão da berma da estrada?

                                                    Edit:

                                                    Fiz um exemplo com as medidas que disseste (largura da estrada com 8m e portão com 6m a 1m da berma). Necessitavas de um portão com o mínimo de 8m. Com 6m e essa largura de estrada, nem na diagonal.
                                                    Editado pela última vez por bscuba; 20 May 2021, 08:30.

                                                    Comentário


                                                      Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                      Por acaso tenho um programa que faz essas simulações. A que distância está o portão da berma da estrada?

                                                      Edit:

                                                      Fiz um exemplo com as medidas que disseste (largura da estrada com 8m e portão com 6m a 1m da berma). Necessitavas de um portão com o mínimo de 8m. Com 6m e essa largura de estrada, nem na diagonal.
                                                      Era isso que procurava!

                                                      Vê através deste mapa



                                                      A estrada central é alcatroada mas devem passar menos de 20 carros por hora, é muito pouco frequentada e nem traço ao meio tem. Pode-se usar tudo caso seja necessário.

                                                      A estrada da esquerda é terra batida e poderá colocar-me lá o trailer de marcha a traz, embora seja uma descida a 15% de inclinação e o mesmo face à estrada central para depois se conseguir entrar no portão.

                                                      De forma a desmatar o mínimo possível, até tenho interesse superior que pudesse colocar o trailer de marcha a trás.

                                                      Conseguias simular para ver se é possível colocar ali um tir com trator + 13,5M de galera?

                                                      Quanto ao depender do kit de unhas do condutor, é extremamente fácil manobrar uma galera comprida (sem reboque adicional), pelo que se for fisicamente possível, até eu a coloco lá. (Conduzo trator desde miudo e um reboque pequeno é sempre mais difícil que um maior)

                                                      Comentário


                                                        Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                        Numa estrada com uma largura de 7-8 metros, com uma entrada para um portão na perpendicular (cruzamento) de 6 metros de largura, até que medidas de camião posso assumir que conseguem entrar?

                                                        Necessitava de garantir que conseguiria colocar um TIR em situações muito ocasionais, que é trator + galera.

                                                        Não é possível pois não?
                                                        Neste vídeo vários camiões entram de marcha atrás em locais com pouco espaço de manobra e entradas/portões de pouca dimensão.

                                                        Ao veres esses casos reais e ao conheceres o local onde precisas que o camião entre deve dar para ficares com ideia se será possível o camião entrar e qual o seu tamanho máximo aproximado.

                                                        Comentário


                                                          Originalmente Colocado por Tictac Ver Post
                                                          Era isso que procurava!

                                                          Vê através deste mapa



                                                          A estrada central é alcatroada mas devem passar menos de 20 carros por hora, é muito pouco frequentada e nem traço ao meio tem. Pode-se usar tudo caso seja necessário.

                                                          A estrada da esquerda é terra batida e poderá colocar-me lá o trailer de marcha a traz, embora seja uma descida a 15% de inclinação e o mesmo face à estrada central para depois se conseguir entrar no portão.

                                                          De forma a desmatar o mínimo possível, até tenho interesse superior que pudesse colocar o trailer de marcha a trás.

                                                          Conseguias simular para ver se é possível colocar ali um tir com trator + 13,5M de galera?

                                                          Quanto ao depender do kit de unhas do condutor, é extremamente fácil manobrar uma galera comprida (sem reboque adicional), pelo que se for fisicamente possível, até eu a coloco lá. (Conduzo trator desde miudo e um reboque pequeno é sempre mais difícil que um maior)
                                                          Faz um print screen dessa zona para eu fazer isso à escala, podes enviar por PM.
                                                          No vídeo do FullThrotle, o camião tem um espaço de 15m desde a berma até à entrada, é quase o dobro do espaço.

                                                          Comentário


                                                            Originalmente Colocado por bscuba Ver Post
                                                            Faz um print screen dessa zona para eu fazer isso à escala, podes enviar por PM.
                                                            No vídeo do FullThrotle, o camião tem um espaço de 15m desde a berma até à entrada, é quase o dobro do espaço.
                                                            No vídeo na cena do camião azul (a partir do minuto 1:43) verificam-se esses cerca de 15 metros desde a berma até à entrada? O espaço de manobra neste caso do camião azul parece mais reduzido do que por exemplo o camião da FedEx logo no início.

                                                            Nas simulações que estás a fazer o camião entra de frente ou de marcha-atrás?

                                                            Não estou a duvidar das medidas nem das simulações nem nada disso, é apenas para entender melhor porque pouco/nada percebo do assunto.

                                                            Comentário


                                                              Originalmente Colocado por FullThrottle Ver Post
                                                              No vídeo na cena do camião azul (a partir do minuto 1:43) verificam-se esses cerca de 15 metros desde a berma até à entrada? O espaço de manobra neste caso do camião azul parece mais reduzido do que por exemplo o camião da FedEx logo no início.

                                                              Nas simulações que estás a fazer o camião entra de frente ou de marcha-atrás?

                                                              Não estou a duvidar das medidas nem das simulações nem nada disso, é apenas para entender melhor porque pouco/nada percebo do assunto.
                                                              Desculpa, não vi o vídeo, vi apenas a imagem de preview em que aparece o camião da FedEx. O camião azul também tem espaço, pelo menos uns 13m, vê-se pelo comprimento da galera. Nesse vídeo, a situação mais parecida é ao minuto 2:30 mas o reboque é mais curto (8 ou 10m?) e tem eixo traseiro direccionável.

                                                              A simulação infelizmente só permite fazer de frente. Para entrar em M/A necessita de um espaço com raio mínimo de 13m para fazer a manobra. Acho que é o que diz nas normas.

                                                              Edit: Uso este add-on:

                                                              Editado pela última vez por bscuba; 21 May 2021, 10:30.

                                                              Comentário

                                                              AD fim dos posts Desktop

                                                              Collapse

                                                              Ad Fim dos Posts Mobile

                                                              Collapse
                                                              Working...
                                                              X