Ano 1991: Prospecto alemão da MAN - autocarros carroçados pela portuguesa Salvador Caetano
O mini autocarro "Midi-Beta" e o topo de gama de 2 pisos "Porto Star" carroçados pela Salvador Caetano referida neste prospecto como "da mais elevada qualidade e longa experiência no mercado europeu e que simbolizam a união do know-how de ambos os fabricantes nos standards da elevada qualidade".
Modelo "Porto Star" de 71 lugares com base chassis base no MAN 22.330 HOCLN rebaixado e com suspensão frontal independente, motor de 6 cilindros de 373 cv e sistema de travagem com ABS.
Modelo "Midi-Beta" com capacidade para 31 passageiros com chassis MAN 11.150 / 11.190 HOCL com motores de 6 cilindros 155 ou 190 cv, ABS, suspensão pneumática.
Nas imagens o modelo "Midi-Beta" tem ao mesmo esquema de cores usadas na antiga Rodoviária Nacional
Pessoalmente gosto do design desta geração de autocarros da Salvador Caetano.
Ano 1996: MAN F2000 V10 600 cavalos
O mais potente do mercado durante quase uma década até à entrada em vigor da norma Euro 3, só superado em 2005 pela Scania R 164 V8 de 620 cv e MAN TGA V10 de 660 cv.
1996:
Motor: MAN D 2840 LF 20 (Euro 2) 10 cilindros em V 18,2731 litros de cilindrada sobrealimentado por dois turbocompressores
Potência máxima de 600 cavalos entre as 1700 e 1900 rpm e binário máximo 2700 Nm entre as 1100 e 1450 rpm
Caixa de velocidades: ZF de 16 velocidades
Sistema de travagem: discos ventilados à frente e tambores atrás.
Travão motor de comando hidraulico MAN EVB (EVB = Exhaust Valve Brake) (travão de escape)
Retarder ZF Intarder hidrodinâmico com uma potência de travagem de 640,49 cv a um regime de motor de apenas 1550 rpm (um recorde na sua altura medido pela publicação Frances Routes de Fevereiro de 1997)
Sistema antiblocagem ABS e antipatinagem ASR
Amortecedores regulados electrónicamente EFR (Eletronik Fahrwerk Regelung)
Pelos dados acima o MAN F2000 19.603 FLT não só era o rei das subidas assim como das descidas.
Para contrariar eventuais custos com o consumo de combustível provocados pela elevada potência do motor, o MAN F2000 19.603 FLT tinha optimizações aerodinâmicas na sua carroçaria, ensaios em estrada como o da publicação francesa France Routes provam que não tinha consumos superiores aos da concorrência, os interiores eram luxuosos com apliçações em madeira raiz de nogueira e assentos em cabedal.
O chassis podia ser rebaixado rápidamente, para além disso, a suspensão pneumática de gestão electrónica ECAS assegurava uma regulação precisa que se adaptava a carga sobre o eixo o que reforçava o conforto em vazio ou em carga parcial.
Os testes realizados pela imprensa mostram que tal como os anteriores V10 MAN, 19.462 de 460 cv de 1987, 19.502 de 1990, estes sempre revelaram um motor de uma sobriedade impressionante.
O mini autocarro "Midi-Beta" e o topo de gama de 2 pisos "Porto Star" carroçados pela Salvador Caetano referida neste prospecto como "da mais elevada qualidade e longa experiência no mercado europeu e que simbolizam a união do know-how de ambos os fabricantes nos standards da elevada qualidade".
Modelo "Porto Star" de 71 lugares com base chassis base no MAN 22.330 HOCLN rebaixado e com suspensão frontal independente, motor de 6 cilindros de 373 cv e sistema de travagem com ABS.
Modelo "Midi-Beta" com capacidade para 31 passageiros com chassis MAN 11.150 / 11.190 HOCL com motores de 6 cilindros 155 ou 190 cv, ABS, suspensão pneumática.
Nas imagens o modelo "Midi-Beta" tem ao mesmo esquema de cores usadas na antiga Rodoviária Nacional
Pessoalmente gosto do design desta geração de autocarros da Salvador Caetano.
Ano 1996: MAN F2000 V10 600 cavalos
O mais potente do mercado durante quase uma década até à entrada em vigor da norma Euro 3, só superado em 2005 pela Scania R 164 V8 de 620 cv e MAN TGA V10 de 660 cv.
1996:
Motor: MAN D 2840 LF 20 (Euro 2) 10 cilindros em V 18,2731 litros de cilindrada sobrealimentado por dois turbocompressores
Potência máxima de 600 cavalos entre as 1700 e 1900 rpm e binário máximo 2700 Nm entre as 1100 e 1450 rpm
Caixa de velocidades: ZF de 16 velocidades
Sistema de travagem: discos ventilados à frente e tambores atrás.
Travão motor de comando hidraulico MAN EVB (EVB = Exhaust Valve Brake) (travão de escape)
Retarder ZF Intarder hidrodinâmico com uma potência de travagem de 640,49 cv a um regime de motor de apenas 1550 rpm (um recorde na sua altura medido pela publicação Frances Routes de Fevereiro de 1997)
Sistema antiblocagem ABS e antipatinagem ASR
Amortecedores regulados electrónicamente EFR (Eletronik Fahrwerk Regelung)
Pelos dados acima o MAN F2000 19.603 FLT não só era o rei das subidas assim como das descidas.
Para contrariar eventuais custos com o consumo de combustível provocados pela elevada potência do motor, o MAN F2000 19.603 FLT tinha optimizações aerodinâmicas na sua carroçaria, ensaios em estrada como o da publicação francesa France Routes provam que não tinha consumos superiores aos da concorrência, os interiores eram luxuosos com apliçações em madeira raiz de nogueira e assentos em cabedal.
O chassis podia ser rebaixado rápidamente, para além disso, a suspensão pneumática de gestão electrónica ECAS assegurava uma regulação precisa que se adaptava a carga sobre o eixo o que reforçava o conforto em vazio ou em carga parcial.
Os testes realizados pela imprensa mostram que tal como os anteriores V10 MAN, 19.462 de 460 cv de 1987, 19.502 de 1990, estes sempre revelaram um motor de uma sobriedade impressionante.
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