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    Editado pela última vez por CarlosAndrade; 10 February 2008, 18:34.

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                Embora seja novidade na Europa a VW no mercado de pesados, cá no Brasil ela existe desde o início da década de 80, com produtos leves (linha de 7 toneladas) e médios (de 11-14 toneladas). A incursão no mercado de cavalo + carreta é mais recente, apresentando explosão de vendas no mercado interno com o lançamento do médio-pesado Titan Tractor 19-310 (meados desta década), e renovação com a linha Constellation (esta nova cabina apresentada), com revisão do conforto (pouco) oferecido pela linha Tractor.
                Os motores são de origem MWM-International, com boa fiabilidade apresentada.
                De todos os pesados à venda no Brasil, conquistou espaço (e respeito em meio às tradicionais Scania-Volvo-MB e agora com força no país Iveco) devido à relação custo x benefício.
                Não podemos esquecer da Ford Caminhões, que apresenta os mesmos motores na linha Cargo (exceto o último NGD de 367 cv, ainda restrito à VW). Mas em fase de renovação da velha carroceria.
                De qualquer modo, o Brasil acaba por ser um grande mercado (e está bem servido) de caminhões pesado, devido ao facto de ter no transporte rodoviário (infelizmente a linha férrea e náutica é pouco explorada e estimulada) mais de 85% do total de transporte!

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                  Se quiserem tirar duvidas sobre camiões...ponham.
                  Estou bastante dentro do assunto.
                  Já agora, para os amantes VOLVO (como eu) vem ai novidades na FH e FH16, a nivel de interiores e exteriores na cabine, a linha motriz de ser a mesma dos 400Hp até 660Hp(FH16).

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                    Originalmente Colocado por rmpm Ver Post
                    Se quiserem tirar duvidas sobre camiões...ponham.
                    Estou bastante dentro do assunto.
                    Já agora, para os amantes VOLVO (como eu) vem ai novidades na FH e FH16, a nivel de interiores e exteriores na cabine, a linha motriz de ser a mesma dos 400Hp até 660Hp(FH16).
                    Então diz me la porque é que a Volvo utiliza 6 cilindros nos 16 litros? Qual é o melhor motor de 13 litros e até quanto um motor diesel dos actuais pode levar de biodiesel?

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                      A volvo tem o motor de 16 litros com seis cilindros em linha e injecção directa, porque dispõe de uma unica cabeça de cilindros, árvore de cames a cabeça, quatro vavulas por por cilindro e injectores controlados electronicamente...debita 3100 e 2800 Nm de binário (impressionante). O 6 em linha tem um design mt fiável, devido as grandes superficies de apoio da cambota e bloco motor, na qual vai permitir que a area de distribuição tb seja maior. Outro aspecto importante no 6 em linha é que tem 7 rolamentos principais e o V8 só tem 5. Mais o 6 lin. tem apenas um rolamento principal em cada apoio da cambota, o V8 encaixa dois na superficie de apoio da cambota. Tem um sistema de refrigeração bem dimensionado...manutenção (m.obra) mais bx.

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                        Em relação ao 13 litros, para mim, sem dúvida que é o motor Volvo, mas é a minha opinião. Em relação ao combustivel a volvo está a desenvolver 7
                        tipos de comb. eles já andam ai em testes (umas FM azuis).
                        1-DME-dimetil éter, 2 Biodisel, 3 Gasóleo sintetico, 4 Metanol/etanol, 5 Biogás, 6 Biogás + Biodisel e 7 Hidrogénio + Biogas ( Tenho o estudo de como funciona e vantagens e desvantages de cada um deles...)
                        Tu ao abastecer combus. seja em que bombas for já estas a abastecer com biodisel (+/-5%), a Volvo diz que podes incorporar até 30%, mas vais ter intervalos de manutenção mais reduzidos, é deves informa-los disso.
                        Espero ter claro...
                        Disponham...é de borla

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                          Parece que es um pouco parcial em relação á volvo, és capaz de me mostrar testes em banco do potencia em que esse 6 linha produza o anunciado? , principalmente a 610 e 660? de que vale tanta tecnologia se quase nenhum mecânico percebe desses motores?
                          O melhor 13 litros é o volvo porque razão? a Scania apostou forte nos 13 litros ultimamente, acho que um motor vê-se pela eficiência, um motor deve puxar bem ( até um certo limite de peso, apartir disso não tem obrigação de nada porque não foi planeado para isso) mas ao mesmo tempo manter um consumo aceitável, o volvo faz isso?
                          Achas que o AdBlue mudou alguma coisa? qual será o futuro dos motores de camião? hibridos?
                          Obrigado pelas respostas

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                            Aprecio a Volvo, não digo mal de outra marca seja ela qual for, apesar de nos ultimos anos se terem aproximado umas das outras.
                            O 610 cv já não é produzido...o 660 atinge a potência maxima as 1500-1800rpm, e o binário máximo as 1000-1450rpm. Já agora um camião não é só o motor!!! É motor, cx velocidades e diferencial. No caso concreto dos 660, vem equipada com cx de velocidades I-Shift e diferencial de redução nos cubos.
                            A Scania não tem motor de 13litros, só 12. e alguns de 11. Só se for mt recente, repito mt recente (semanas).
                            Quanto a mecanicos...desculpa mas não concordo minimamente contigo. A Volvo tem o melhor apos venda do pais. Todos os pontos oficinais mexem num D16E (chamam-lhe um figo), é uma evolução do que já existia.
                            Ad-blue??? tem a vantagem do motor trabalhar livremente, só é injectado no escape...o futuro? como disse anteriormente está em estudo...a volvo mantem Ad-blue (SCR) para Europa no Euro 4 e 5, nos EUA, Asia tem os dois SCR ou EGR. O problema do EGR, faz a retenção de gases 2x no motor, faz com que a temperatura do motor esteja + elevada (menor durabilidade) tem os intervalos de manutenção sejam + curtos...em contrapartida não tem de gastar em Ad-blue...Creio que o futor passará pela conjugação dos dois sistemas (Euro 6).

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                              Teste em banco de ensaios??? só se for na net www.volvotrucks.com
                              Tenta

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                                Parece que sabes algumas coisas..Então e que achas do V8 Scania? é inferior ao 6 linha Volvo? Eu sei que um camião é mais que motor mas não quero estar a pormenorizar senão daqui um bocado estamos a falar de Retarders e por aí.
                                Já agora quem tem o melhor sistema de travagem ?
                                Pelo que oiço falar os Motores Scania aguentam mais porrada e as peças são mais baratas, assim como são mais fáceis de mexer, e eu não estava a falar de pontos oficiais( mal era se não soubessem) , estava a falar do Zé da Esquina, o mecânico vulgar.
                                Mais uma questão, qual é o ponto fraco de cada marca, na Scania é sabido que são os diferenciais..
                                No restante ponto concordo contigo...

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                                  Já agora uma imagem do V8 Scania

                                  Scania 500/560/580/620/ hp 16-litre Euro 3/4/5 V8 engine

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                                    Qual o melhor 16 lt? não sei. Eu tenho a minha opinião, e que vai de encontro ao meu gosto pessoal que vale o que vale...não tenho camiões nunca tive, nem na familia, sou um simples admirador dessas máquinas, como de automoveis.
                                    O Zé da esquina não sabe, porque as marcas assim o querem, acabou, ou está para acabar a era do martelo e alicate...computador faz o diagonostico e até resolve alguns.
                                    A durabilidade é relativa, depende do serviço e se o camião foi bem escalunado para esse serviço, Volvo ou Scania? Esta na mesma base de comparação (mt identicos).
                                    O sistema de travagem...depende. A Volvo tem 3 travões auxiliares a escolha (VEB, VEB+ e Retardador), a Scania tem 1 e meio (retardador e o meio é o retentor de gases de escape). Todas as marcas têm retarder ou intarder. Aqui a volvo com o VEB bate tudo e todos(esta patenteado)...tb explico o que sei se necessário...um dia.
                                    Ponto forte da Scania- motor e preço. Fraco - a cabine (mt dura), falta de espaço nos arrumos laterais e suspensão pneumática traseira 2 foles ar)
                                    Ponto Forte da Volvo - motor, cx velocidades (3+3), diferencial (melhor que ´ha) é a cabine mais segura do mercado, arrumos laterais grandes...e um mt importante o valor em retoma (bate toda a concorrência). Fraco - pelo que tenho ouvido é mesmo o preço mais elevado.
                                    Editado pela última vez por rmpm; 12 March 2008, 18:37.

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                                      Speed, estás ligado ao ramo - camiões? Não é fácil encontrar pessoal a falar ou escrever sobre isto.

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                                        Originalmente Colocado por rmpm Ver Post
                                        Speed, estás ligado ao ramo - camiões? Não é fácil encontrar pessoal a falar ou escrever sobre isto.
                                        Não, mas aprecio estes monstros do asfalto, conheço alguns camionistas e é acho que é uma profissão porreira

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                                          Originalmente Colocado por rmpm Ver Post
                                          Qual o melhor 16 lt? não sei. Eu tenho a minha opinião, e que vai de encontro ao meu gosto pessoal que vale o que vale...não tenho camiões nunca tive, nem na familia, sou um simples admirador dessas máquinas, como de automoveis.
                                          O Zé da esquina não sabe, porque as marcas assim o querem, acabou, ou está para acabar a era do martelo e alicate...computador faz o diagonostico e até resolve alguns.
                                          A durabilidade é relativa, depende do serviço e se o camião foi bem escalunado para esse serviço, Volvo ou Scania? Esta na mesma base de comparação (mt identicos).
                                          O sistema de travagem...depende. A Volvo tem 3 travões auxiliares a escolha (VEB, VEB+ e Retardador), a Scania tem 1 e meio (retardador e o meio é o retentor de gases de escape). Todas as marcas têm retarder ou intarder. Aqui a volvo com o VEB bate tudo e todos(esta patenteado)...tb explico o que sei se necessário...um dia.
                                          Ponto forte da Scania- motor e preço. Fraco - a cabine (mt dura), falta de espaço nos arrumos laterais e suspensão pneumática traseira 2 foles ar)
                                          Ponto Forte da Volvo - motor, cx velocidades (3+3), diferencial (melhor que ´ha) é a cabine mais segura do mercado, arrumos laterais grandes...e um mt importante o valor em retoma (bate toda a concorrência). Fraco - pelo que tenho ouvido é mesmo o preço mais elevado.
                                          Pois isso do martelo e alicate tem que acabar mas não é de um dia para outro. Pelo que oiço e sem factos para comprovar, os motores scania mesmo com menos 20cv a menos metem os motores volvo no bolso, quer em recta , quer a subir.
                                          De facto a Scania peca muito nesse ponto, travagem não é o forte deles, mas não considero a diferença para a Volvo muito grande, ambos estão na média.
                                          Nos pontos fortes e fracos tens razao nisso tudo, mas á quem goste de alguns pontos fracos que disseste na Scania e não aprecie tanto os ponto fortes da volvo que enumeraste, depende do ponto de vista.
                                          Não conheço o VAB, é um sistema tipo retarder, travando o eixo?

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                                            Isso de meter os volvo no bolso, já era, acredita. Este motor de 13 litros com 400cv dá um baile ao 420 da scania.De Aveiro a Vilar Formoso dá-lhe 15 min avanço, dito pelo motorista da Scania (cargas =). Melhor motor tem a MAN(680cv) em potencia e cilindrada, quanto a problemas...alguns a nivelde injectores, centralinas...
                                            VEB- Volvo Engine Breack) Travão de motor Volvo, funciona com a rotação do motor, tem 3 pontos de travagem progressivos, desliga ao fim de atingir menos rotação (foi uma excelente invenção da Volvo em 1993, vindo a ser explorado até hoje conseguindo atingir no 13 lt 510cv de potencia max. de travagem e no 16 lt 578cv.)

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                                              rmpm isso na teoria é muito bonito. Na prática as coisas não são bem assim.
                                              Dou-te o exemplo da Renault. Temos uma 390 com 1.700.000 kms com o mesmo motor, e em termos de fiabilidade foi de longe a melhor marca que tivemos cá, e olha que já tivemos de quase todas.
                                              Quanto ao valor de retoma, a Scania é ainda imbativel.
                                              Já agora o fh16 pode ser muito bom, mas será sempre uma peça de engenharia menor que qualquer v8. Aliás o 16 litros da Volvo nunca conseguiu chegar sequer aos pés do antigo 143 da Scania, quer em fiabilidade, performance, ou consumos.
                                              Nos camiões como nos automóveis, os verdadeiros motores são sempre em V e o resto é paisagem.

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                                                É a tua opinião, que merece todo o respeito. Se a Renault fez esses Kms, eu dou-te vários FH com mais de 2.000.000 a rolar a fazer Alemanha. Por algum motivo a renault AE (actualmente) equipa com bloco Volvo, isso já diz tudo.
                                                Em termos de valor comercial em usado é a Volvo e ponto final. Como explicas que o modelo mais importado para Portugal é o FH e não 124? Como explicas não haver FH, nem novas nem usadas para venda, e 124 é ao pontapé...porque existe mais 124 que FH! Não. Vai ver nos stands da beira da estrada e pergunta o preço. Se quiseres digo-te onde procurares.

                                                Comentário


                                                  Originalmente Colocado por rmpm Ver Post
                                                  É a tua opinião, que merece todo o respeito. Se a Renault fez esses Kms, eu dou-te vários FH com mais de 2.000.000 a rolar a fazer Alemanha. Por algum motivo a renault AE (actualmente) equipa com bloco Volvo, isso já diz tudo.
                                                  Em termos de valor comercial em usado é a Volvo e ponto final. Como explicas que o modelo mais importado para Portugal é o FH e não 124? Como explicas não haver FH, nem novas nem usadas para venda, e 124 é ao pontapé...porque existe mais 124 que FH! Não. Vai ver nos stands da beira da estrada e pergunta o preço. Se quiseres digo-te onde procurares.
                                                  Tás a ver como acabas por pôr o fanatismo na tua opinião e ao mesmo tempo demonstrar desconhecimento sobre o que dizes?
                                                  FH's com mais de 2 milhões de quilometros a fazer a Alemanha? numa palavra: banal. A AE que referi faz Itália. A Itália representa um esforço por quilómetro bastante superior. Fazer Alemanha é para meninos. Tanto o é que te pagam menos ao km para a Alemanha quando comparando com a Itália.
                                                  Quanto ao facto da Renault actualmente equipar com motor Volvo, nota-se mais uma vez que não tens conhecimento sobre o que estás a dizer.
                                                  A única razão da Volvo ter optado pelo motor Volvo em detrimento do motor Mack residiu no facto de o motor Mack não respeitar as normas Euro 5 e como tal representava um acréscimo de custo que na óptica da Volvo não se justificava. E isto sei eu bem porque trabalhei na Auto-Sueco. Não existem Volvos para entrega em Portugal nem camiões de nenhuma outra marca. A Iveco tem sido o único fabricante que tem conseguido colocar algumas unidades em Portugal fruto de uma estratégia comercial baseada no preço. Todos os restantes produtores redireccionaram a produção para os países de leste, que neste momento absorvem todos os veículos (novos e usados), e onde as marcas estão a ganhar balúrdios fruto do crescimento económico que está a ocorrer nesses países, não se prevendo para já que abandonem esta politica.
                                                  Os motores Mack eram os únicos que utilizavam pistões em aço. Os da Volvo racham com o desgaste. Os da Renault não. Por alguma razão a Renault Trucks foi durante muitos anos o campeão de vendas a nivel europeu.
                                                  Quanto a valor de retoma, continuo a dizer que nenhuma marca bate a Scania. E olha que estou mais dentro deste assunto do que tu.
                                                  E relativamente aos motores maiores, aí nem existe discussão: eles são em V e ponto final. Álias e como disse atrás a Volvo nunca foi referência nos grandes motores, nem com o F16 nem com o FH16. Bêbados, pouco performantes, e pouco fiáveis quando comparados com a concorrência. Nunca se aproximaram sequer da fama da Scania, sua rival sueca.
                                                  Em termos de cabine, a FH está ultrapassada e a Volvo neste momento necessita de um novo substituto.
                                                  Espero ter esclarecido.
                                                  Mas é importante não deixar morrer este tópico, e por isso mesmo te agradeço.

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                                                    Não sou fanatico...mas sei que motores mack podem ser Euro 5. Se estas então dentro do assunto, camiões e trabalhas´ou não na auto-sueco, deverias saber que os motores E4 ou 5 são iguais (minto) são os mesmos que os euro3 (informa-te melhor antes de escrever). Basta ter Ad-blue (mais o mecanismo de injecção no escape) para passar a ser 4 ou 5. Se estás no ramo, e não sabes isto...então esquece e dedica-te a pesca.
                                                    A Renault equipa com volvo porque (tb) foi adquirida (100% da R V I) pela AB VOLVO (essa dos Mack é forte, até pq ultimamente não era mack).
                                                    Alemanha ou itália, pode ser ou é diferente...bebadas, então e a renault é o quê? Alcoolicas anonimas! Vê os testes que sai nas revistas da especialidade. Pouca fiabilidade....boa.
                                                    FH nunca está ultrapassada, sai este ano modelo novo. E o actual dá cartas, vê as vendas.
                                                    Ser em V ou linha é a minha ideia, a tua é outra OK. Tb existe no mundo loiras, morenas, brancos, pretos...e agora que queres.
                                                    Não sou do ramo mas, pelo que vejo, e leio, deixa-me um pouco triste, e talves encontre realmente a explicação do porque da situação do TIR em PT.

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                                                      Originalmente Colocado por rmpm Ver Post
                                                      Não sou fanatico...mas sei que motores mack podem ser Euro 5. Se estas então dentro do assunto, camiões e trabalhas´ou não na auto-sueco, deverias saber que os motores E4 ou 5 são iguais (minto) são os mesmos que os euro3 (informa-te melhor antes de escrever). Basta ter Ad-blue (mais o mecanismo de injecção no escape) para passar a ser 4 ou 5. Se estás no ramo, e não sabes isto...então esquece e dedica-te a pesca.
                                                      A Renault equipa com volvo porque (tb) foi adquirida (100% da R V I) pela AB VOLVO (essa dos Mack é forte, até pq ultimamente não era mack).
                                                      Alemanha ou itália, pode ser ou é diferente...bebadas, então e a renault é o quê? Alcoolicas anonimas! Vê os testes que sai nas revistas da especialidade. Pouca fiabilidade....boa.
                                                      FH nunca está ultrapassada, sai este ano modelo novo. E o actual dá cartas, vê as vendas.
                                                      Ser em V ou linha é a minha ideia, a tua é outra OK. Tb existe no mundo loiras, morenas, brancos, pretos...e agora que queres.
                                                      Não sou do ramo mas, pelo que vejo, e leio, deixa-me um pouco triste, e talves encontre realmente a explicação do porque da situação do TIR em PT.
                                                      Nota-se perfeitamente que não és do ramo. Pelo que escreveste nota-se ainda que só deves conhecer camiões e a actividade transportadora através de revistas. Já não é mau de facto.

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                                                        mas pelo que vejo, sinto-me mt contente, especialmente no que refere a parte técnica. Tudo bem que é a parte que mais me diz respeito, na minha formação. E ai não me deixo levar...leio e informo-me.

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                                                          Tenham calma, são só camiões e opiniões todos podemos ter uma diferente. Tanto a Volvo como a Scania estão no topo do que melhor que se faz hoje na industria de pesados.

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                                                            Então e a Scania ainda demora muito tempo a passar de baixas para altas e vice versa? O último que andei era um de 94g de 97.

                                                            Comentário


                                                              Oi pessoal.
                                                              Que bom ter encontrado este topico.
                                                              Tenho uma Scania 113,380 de 93 que já vai com 136.900km da 3 ou 4 volta e só agora foi aberto e não porque "adoeceu" mas porque sabemos que mais tarde ou mais cedo o ia fazer.
                                                              O motor foi recondicionado por mim e pelo meu pai com a ajuda nas partes mais dificeis (ponto do motor,bomba injectora a ponto,afinação de valvulas,etc)pelo um mecânico a serio.
                                                              Este motor esta um brinco e não foi muito caro reparalo todo.

                                                              Reparação - reteficação do bloco,cabeças,canbota,cabeça dos enbolos e arvore de cames,camisas novas,tuches novas,segmentos novos,bronzes da canbota,bielas,cavilha da cabeça do enbolo e arvore de cames novos,jogo completo de juntas,retentores,orings e anilhas de cobre,enbriagem e rolamentos da mesma nova,bomba de agua reparada (kit de reparação),injectores limpos e bicos novos,há e foi pintadinho e tudo.

                                                              A cabine tanbem levou rolamentos novos a frente.(onde ela dobra quando levanta) porque já não existiam e isso fazia um basqueiro tremendo.

                                                              Custo 2600€ a scania por um recondicionado pedia 20.000€ (claro que a reparação deve ser melhor mas 20.000€ comprava outro camião.
                                                              Noutros sitios pediam 2500€ (não recondicionados)e mais o meu,mau negocio,assim sei que tenho ali motor para mais 3 ou 4 voltas a esse preço.

                                                              Já fiz o test drive(mal saiu da oficina foi trabalhar 15 tons) a cabine esta um espetaculo quanto ao motor parece estar muito bom mas um pouco preso mas isso é normal pois esta quase como novo e precisa de km para cima para ir ao sitio (rodagem).
                                                              Vamos vêr se ficou tudo ok.

                                                              Já agora para mim camião,camião é Scania
                                                              Só tem 3 contras travões,semi-eixos frageis e muito rijas (cabine e mudanças) mas muito fiaveis e custo de peças muito baixo.

                                                              Na parte de travões eu tenho sorte que a minha tem travão de galera e isso ajuda muito mas melhor era ser electrico.

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