O que se passa com Portugal ?

citação:Originalmente colocada por Phoenix

500€ por dia ao funcionário ???

Não sei, mas acho que só vendo a folha de ordenado no final do mês.

Mas SE bater tudo certinho e direitinho, e nos tempos que vão correndo é um oportunidade deitada janela fora.
Eu nem sequer fico aborrecido por duvidares da minha palavra.

Fico preocupado por as pessoas não entenderem que há vida para além do ordenado mínimo.

Em Portugal é possível ganhar-se muito dinheiro e em trabalho honesto.

Atirem-se às oportunidades. :)

Além do mais, um Técnico deste calibre na Suíça ganha um pouco mais do que isso. Como tal, e como são eles a pagar, o que achas que diriam se num almoço entre eles, o tuga dissesse que estava a ser comido pelo patrão e pelo outro camelo (eu...) ?

Não faz nenhum sentido, pois não?

Pensa um pouco nisto. [8D]

citação:Originalmente colocada por Carlos.L

Mas SE bater tudo certinho e direitinho, e nos tempos que vão correndo é um oportunidade deitada janela fora.

Fico preocupado por as pessoas não entenderem que há vida para além do ordenado mínimo.

Além do mais, um Técnico deste calibre na Suíça ganha um pouco mais do que isso. Como tal, e como são eles a pagar, o que achas que diriam se num almoço entre eles, o tuga dissesse que estava a ser comido pelo patrão e pelo outro camelo (eu...) ?

Meu caro Carlos eu não estou a duvidar da sua palavra, fique ciente disso.

Como a situação tem um imponderável que é o facto de ser uma terceira pessoa que "irá" pagar ao seu funcionário o que acordou consigo é que me advêm as duvidas.

Como é óbvio fico contente por haver este tipo de remunerações em pessoal técnico qualificado que de uma forma geral não é devidamente recompensado, e sendo o vosso caso um caso exemplar só posso dizer que se devem contar pelos dedos de uma mão os empresários que agem como vocês o estrão a fazer.

Agora essa sua tirada do" atirem-se ás oportunidades ", é que me parece um pouco exagerada, como se este tipo de oportunidades existisse ao virar de cada esquina, porque seria sinónimo de uma excelente saude do tecido industrial e de que muita mentalidade teria mudado em especial a nivel patronal , mas também dos colaboradores.

Agora essa sua tirada do" atirem-se ás oportunidades ", é que me parece um pouco exagerada, como se este tipo de oportunidades existisse ao virar de cada esquina, porque seria sinónimo de uma excelente saude do tecido industrial e de que muita mentalidade teria mudado em especial a nivel patronal , mas também dos colaboradores.

Até porque, passo a citar o autor do tópico: "Foi fácil dado a minha família ter lá diversos amigos e dada a posição que algumas dessas pessoas têm no mundo dos Negócios"

Atirem -se às oportunidades[}:)][}:)][}:)][}:)][}:)][}:)]

Não resiti. ;)

citação:Originalmente colocada por mário silva

Eu não sei como funciona ao nível de burocracias mas já experimentaste trabalhar com universidades?
O departamento e Electrónica Industrial da UMinho (que por acaso eu até conheço bem, mas é só por acaso ;)) tem excelentes professores e investigadores nessas áreas.
Abraço
Na UM há um prof, o CC que é um grande amigo do meu pai e do resto da família. Há outros... (Segue PM daqui a bocado...)

Mas neste caso segui um outro caminho. Contratei para esta área uma pessoa credenciada para ser meu assessor neste tipo de projectos. Foi quem me ajudou a escolher as empresas, bem como a discutir o projecto, tendo ido comigo aos clientes desde o princípio.

É prof numa universidade do Porto, mas não é amigo. Mas é um tipo porreiro, mas as relações são profissionais.

Ele trabalha e eu pago-lhe. É assim que as coisas funcionam.

Porque protocolos com Universidades e essa coisada toda não costuma resultar. É pena, pois é assim que funciona noutros países, mas em Portugal é muito, mas muito complicado.

Creio que me entendes. ;)

"... mas não é amigo. ... mas as relações são profissionais.
Então? Não é assim que deve ser?

Quanto aos professores universitários e à sua ligação com as empresas, de facto em Portugal não costuma funcionar ou não funciona mesmo quase nunca. Porém, existem excepções. Cabe a quem precisa saber fazer as parcerias adequadas e de parte a parte caminhar-se para a eliminação de uma arrogância típica portuguesa. Todos pensam saber sempre mais e melhor do que os outros.

Boa sorte e não desistas.

Já agora, em Portugal existem TUGAS que têm demonstrado serem descendentes dos melhores descobridores e são os que mantém o país a "andar". É pena é que a maioria descenda dos portugueses que cá ficaram.

Acrescenta disciplina e ambição. Mas isto ainda não é para este cantinho plantado à beira mar.
Continuam todos à espera que o ordenado continue a cair certo no fim do mês, bastando esperar pela sexta e pelo fim do mês.
Vamos longe!!!!!

Mas ainda há esperança. Continuamos com o sol, o mar e claro, a noite.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Até porque, passo a citar o autor do tópico: "Foi fácil dado a minha família ter lá diversos amigos e dada a posição que algumas dessas pessoas têm no mundo dos Negócios"

Não resiti. ;)

Quem pode falar de boca cheia...;)

Mas olha o que é que se pode fazer...

Para variar isto está a descambar para a inveja...
Não se pode ter rasgo em Portugal.

Presto aqui o meu louvor à coragem do Carlos L.

Não fazia ideia que andavas nessas andanças e devo confessar-te que é um dos meus sonhos profissionais lançar-me na área da transferência de tecnologia - mas desde há uns anos que percebi que tem que ser de fora para dentro.
Estou convicto que se lançares a empresa no estrangeiro e depois então entrares no mercado nacional a coisa corre melhor, com a vantagem acrescida de teres como mercado de lançamento um território mais vasto - na Europa central é relativamente fácil internacionalizar. Nesse aspecto somos definitivamente periféricos.
Escolheste o caminho mais dificil.

Quanto à questão que lançaste no tópico, não me surpreende nada.
Trabalho numa empresa com escritórios no estrangeiro e sei das dificuldades que têm em deslocalizar RH.

O modelo português é um emprego para a vida, oração de S.Vencimento ao dia 22, uma casinha e um pópó.
E depois, o copo e bucha com os amigos, compras ao fim-de-semana com a família e 12h de futebol ao domingo.
Quem lhes tira isto dá cabo deles.

Essa é a razão pela qual os nossos emigrantes são considerados produtivos no estrangeiro - tiram-lhes os vicios e dão-lhes a cenoura de umas férias em Portugal com bolso cheio para brilhar na terra.

Mas para isso é necessário o "click" para os tirar daqui.
A mulher desse gajo encharcou-lhe a vela e o gajo já nem faz faísca.

Conheço vários a quem foram dadas oportunidades de ouro para fazerem carreiras profissionais no estrangeiro e recusaram porque "o dinheiro não é tudo".
São os primeiros a atirar pedras aos que ousam arriscar.

citação:Originalmente colocada por neoxic

Não resiti. ;)
Não percebi a risota, mas para o caso em questão passo a dizer-te o seguinte:

Fui eu que criei a oportunidade deste negócio.

O que está aqui em questão, foi uma pessoa não ter aproveitado uma oportunidade criada por mim.

Talvez tu tenhas oportunidades destas para ofereceres aos outros.

Ou talvez te limites a dar risadas.

Como é?

citação:Originalmente colocada por Vorsprung durch Technik

Para variar isto está a descambar para a inveja...
Não se pode ter rasgo em Portugal.

Presto aqui o meu louvor à coragem do Carlos L.
Agradeço a tua amabilidade e partilho dessa tua visão.

A inveja é inerente à nossa capacidade de criar empreendimentos. Daí não me surprender certo tipo de comentários, felizmente que poucos.

Para alguns, e tem sido esta a minha experiência neste fórum, chafurdar nas suas misérias é uma forma de vida. Não conseguem fazer outros trajectos do que aqueles que são ditadas pelas paragens de autocarro nas suas cabeças.

Vão-se lamentar eternamente e irão acusar sempre os outros pela sua própria desgraça.

Felizmente que a maioria não pensa assim e daí sentir que posso partilhar com muitos algumas emoções. Principalmente a de estar vivo e na luta. :)

Um abraço. ;)

Já está tudo a condenar o gajo porque não vai já para a suíça:Dele não é obrigado a ir...tem de ir outro que queira.

eu tambem não ía, a menos que nada me prendesse cá...e que os honorários fossem mesmos muito atractivos.

O ideal é a equipa possa ser subtituida por outros membros caso um desista. O problema pelo menos na minha area é que bons profissionais há poucos e esses tem sempre muito trabalho e fazem-se cobrar. Depois há mtos mas desses alguns são muito maus.
Escolher e preparar uma coisas dessas requer tempo pois estamos dependentes de nós e toda a gente.

citação:Originalmente colocada por MariaR

Quanto aos professores universitários e à sua ligação com as empresas, de facto em Portugal não costuma funcionar ou não funciona mesmo quase nunca. Porém, existem excepções. Cabe a quem precisa saber fazer as parcerias adequadas e de parte a parte caminhar-se para a eliminação de uma arrogância típica portuguesa. Todos pensam saber sempre mais e melhor do que os outros.

Boa sorte e não desistas.
O que conheço é um nível bastante reduzido. Braga, Porto e Aveiro.

Mas fico sempre com a sensação de que o mundo académico tem algumas folhas arrancadas nos seus dicionários. E termos como objectividade, rentabilidade e responsabilidade pelos compromissos assumidos não constam dos canhanhos. :)

Estou a falar em relações institucionais.

Não sei se hoje estão melhores do que em épocas anteriores e daí ter feito uma aproximação directa. ;)

Obrigado.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Já está tudo a condenar o gajo porque não vai já para a suíça:Dele não é obrigado a ir...tem de ir outro que queira.
Não é essa a questão.

Ninguém o obrigou a ir.

Muito menos a assumir compromissos que implicavam a sua deslocação.

Há já vários meses que o acordo estava firmado. Dizer que não a 1 semana da data de ida, não é correcto.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Não é essa a questão.

Ninguém o obrigou a ir.

Muito menos a assumir compromissos que implicavam a sua deslocação.

Há já vários meses que o acordo estava firmado. Dizer que não a 1 semana da data de ida, não é correcto.

nao tinha percebido...

então ele disse que ia a depois cortou-se quase em cima da hora[xx(]

isso é mto mau pois deixa o resto do pessoal agarrado e num conta relogio contra o tempo..

boa sorte a resolver isso, nem que tenhas que arrajar outro.

500#8364; por dia ao funcionário ???

Bom eu ainda estudante fiquei encorajado com este post. Pois estou a estudar na mesma área que o Carlos L. trabalha, mas ja conhecia anteriormente outros casos de sucesso.

Já agora e voltando ao tema das Universidades, eu conheço optimos profissionais nesta área que inclusive sao meus professores no IST. Mas parece-me que és do Norte daí talvez nao teres tantos contactos aqui para terras de "mouros".

De qualquer maneira gostava posteriormente de saber mais em concreto o mundo profissional nesta área. Temos que falar :)

citação:Originalmente colocada por MariaR

500#8364; por dia ao funcionário ???

Acrescenta disciplina e ambição. Mas isto ainda não é para este cantinho plantado à beira mar.
Continuam todos à espera que o ordenado continue a cair certo no fim do mês, bastando esperar pela sexta e pelo fim do mês.
Vamos longe!!!!!

Mas ainda há esperança. Continuamos com o sol, o mar e claro, a noite.

Chiça, o segundo post hoje que me fez fazer 2ª vénia!

Carlos, acho que o problema é mesmo o de querermos empregos e não trabalho.

Não é à toa que cada vez importamos mais do que o que exportamos.

Queremos ser bem pagos sem termos grandes responsabilidades ou trabalho.

E só sabemos dizer mal... Somos tão pessimistas que até chateia!
Na empresa em que trabalho, só ouço falar mal do trabalho, das pessoas, das chefias... de tudo mas trabalhar que é bom, tá quieto.

O tempo que passam a dizer mal se trabalhassem, não teriam tanto com que se preocupar. O rendimento claro que é uma m****[8]

As pessoas querem é que tudo caia do céu e se possível bem pertinho para não terem que se mexer muito e mesmo assim, vão encontrar algo para dizer mal.

Que enorme falta de responsabilidade desse sr.:(

E por causa do desvaneio desse senhor, quem se vai tramar é aí o pobre do "junior" que vai ter de esfolar a trabalhar para fazer a ponte para o substituto, não te esqueças de depois o recompensar :)

Isto de agitar a bandeira e gritar força Portugal é muito giro e tal, mas não é isso que nos faz evoluir enquanto país.

Mas não, segundo consta, e até pelo que tenho visto na empresa do meu tio, só os de Leste é que querem trabalhar, o resto é para esquecer [8]

resumidamente para não fugir ao topico: para os cargos de escritório, em que nem sequer há vagas, tem um monte apreciavel de curriculos, mas para andar a carregar aluminios e outros materiais, em que o ordenado até é mais elevado, só aparecem os de leste e brasileiros...

Eu crise neste país só vejo a de valores [8], da outra oiço apenas falar...

Voltar
Superior