discovery 300tdi

citação:Originalmente colocada por mixa

Corrosão no Aluminio???
Já tive um 200 e andei bastante com um 300 e dou-te a minha opinião.
Dentro dos discovery tens os 200 e os 300, os TD5 e o III.
Fiabilidade nos 200 e 300 e talvez no III.
O Td5 é um pouco mais complexo com a electrónica oriunda da BMW.
Não te podes esquecer de que é um Land-Rover.
Como se costuma dizer "O LandRover não pinga, marca o território".
Ou seja, pingas da caixa de velocidades e da caixa de direcção é habitual.
Atenção às folgas na caixa de direcção (recondicionada são 500,00€ mais a velha).
Colocas o dedo indicador na parte de baixo do volante e rodas o mesmo. Depois medes o espaço entre as duas posições. Se for de mais de 5 cm, é uma nova.
A caixa tem afinação, mas depois de lhe mexeres a 1ª vez não paras de a afinar.
A caixa de velocidades dos 300 é melhor que os 200, sendo que a mecânica dos 200, embora mais ruidosa, é mais fiável.
Esteticamente o 300 é mais simpático que o 200, mas o material é de pior qualidade. Os plásticos são maus, os tabliers e os tectos costumam descolar.
Os pneus mistos da michelin são o melhor compromisso para um carro do dia-a-dia e dar uns passeios.
Quanto a corrosão, na generalidade a carroçaria é de aluminio pelo que não terás preocupações. Tens é que ter cuidado com as pequenas peças em ferro que em contacto com o aluminio vêm o seu processo de corrosão acelerado. Estes pontos são as uniões do tejadilho que é me ferro com a carroçaria, os apoios das barras de tejadilho que são em aluminio (tejadilho em ferro), as uniões da parte superior das portas (ferro) com os paineis das portas (aluminio) e na mala existe uma peça em ferro que faz a união das laterais em aluminio que sofre do mesmo.
Quando experimentares tenta circular numa zona onde possas dar entre os 80 e os 100 e vê se a direcção abana e não vás na cantiga da calibragem ou alinhamento. Vê com calma, pode ser um desses pequenos problemas ou do amortecedor de direcção ou do conjunto da frente.
Quanto a ser ou não molengão, não te esqueças que puxar sempre às 4 torn-o mais lento que os restantes TT, mas os consumos são de longe os melhores.
Liga o sistema de ventilação e o Ar Condicionado e deixa trabalhar algum tempo a ver se não existem falhas.
Não tenhas medo dos km. Se tem 200.000 se calhar são reais, se tem 120 ou 130.000km...
Quanto aos diferenciais, engatas a 1ª e com ele travado vais largando a embraiagem e tentas ouvir se faz algum barulho (os diferenciais). Depois engatas a ré e fazes o mesmo.
Por norma os sincronizadores das 1ª, 2ª e 3ª estão no galheiro e arranham um pouco.
O material não é caro, mas a mão de obra...
Para já é do que me lembro.
Também ando à procura de um disco, mas vou optar pelo 200.
É mais rude, mas chateia menos.
O TD 5 é bom mas para andar no alcatrão onde o comportamento e a mecânica sao excelentes.
Já pensaste qual o comportamento da electrónica, das suspensões pneumáticas e afins no TT?
Ainda bem que nunca viste, pois dá muito mais trabalho (logo mais caro) tratar da corrusão do aluminio do que a do aço. Se ñ me esquecer, tiro umas fotos no fim de semana para mostrar.
Atenção que ñ falo em ferrugem, mas sim em corrusão.

citação:Originalmente colocada por mixa

Corrosão no Aluminio???
Já tive um 200 e andei bastante com um 300 e dou-te a minha opinião.
Dentro dos discovery tens os 200 e os 300, os TD5 e o III.
Fiabilidade nos 200 e 300 e talvez no III.
O Td5 é um pouco mais complexo com a electrónica oriunda da BMW.
Não te podes esquecer de que é um Land-Rover.
Como se costuma dizer "O LandRover não pinga, marca o território".
Ou seja, pingas da caixa de velocidades e da caixa de direcção é habitual.
Atenção às folgas na caixa de direcção (recondicionada são 500,00€ mais a velha).
Colocas o dedo indicador na parte de baixo do volante e rodas o mesmo. Depois medes o espaço entre as duas posições. Se for de mais de 5 cm, é uma nova.
A caixa tem afinação, mas depois de lhe mexeres a 1ª vez não paras de a afinar.
A caixa de velocidades dos 300 é melhor que os 200, sendo que a mecânica dos 200, embora mais ruidosa, é mais fiável.
Esteticamente o 300 é mais simpático que o 200, mas o material é de pior qualidade. Os plásticos são maus, os tabliers e os tectos costumam descolar.
Os pneus mistos da michelin são o melhor compromisso para um carro do dia-a-dia e dar uns passeios.
Quanto a corrosão, na generalidade a carroçaria é de aluminio pelo que não terás preocupações. Tens é que ter cuidado com as pequenas peças em ferro que em contacto com o aluminio vêm o seu processo de corrosão acelerado. Estes pontos são as uniões do tejadilho que é me ferro com a carroçaria, os apoios das barras de tejadilho que são em aluminio (tejadilho em ferro), as uniões da parte superior das portas (ferro) com os paineis das portas (aluminio) e na mala existe uma peça em ferro que faz a união das laterais em aluminio que sofre do mesmo.
Quando experimentares tenta circular numa zona onde possas dar entre os 80 e os 100 e vê se a direcção abana e não vás na cantiga da calibragem ou alinhamento. Vê com calma, pode ser um desses pequenos problemas ou do amortecedor de direcção ou do conjunto da frente.
Quanto a ser ou não molengão, não te esqueças que puxar sempre às 4 torn-o mais lento que os restantes TT, mas os consumos são de longe os melhores.
Liga o sistema de ventilação e o Ar Condicionado e deixa trabalhar algum tempo a ver se não existem falhas.
Não tenhas medo dos km. Se tem 200.000 se calhar são reais, se tem 120 ou 130.000km...
Quanto aos diferenciais, engatas a 1ª e com ele travado vais largando a embraiagem e tentas ouvir se faz algum barulho (os diferenciais). Depois engatas a ré e fazes o mesmo.
Por norma os sincronizadores das 1ª, 2ª e 3ª estão no galheiro e arranham um pouco.
O material não é caro, mas a mão de obra...
Para já é do que me lembro.
Também ando à procura de um disco, mas vou optar pelo 200.
É mais rude, mas chateia menos.
O TD 5 é bom mas para andar no alcatrão onde o comportamento e a mecânica sao excelentes.
Já pensaste qual o comportamento da electrónica, das suspensões pneumáticas e afins no TT?

Com este "manual" qualquer um se pode aventirar a comprar um "disco". [^]

Como já referiu o "mixa", um dos pontos "crónicos" no que se refere a corrosão é em redor daquelas janelas no tejadilho (sei por experiência própria :)), e também nos pontos de junção entre o aro das janelas das portas e a porta propriamente dita (não sei se deu para perceber:)). A melhor coisa, para quem esteja a pensar comprar, é tentar arranjar alguém que já tenha tido, ou tenha uma desta viaturas, ou que seja um "fanático" (no bom sentido) desta marca (esse pessoal está sempre pronto a ajudar, afinal sempre é mais um membro para a família LandRover:)). Espero ter ajudado.;)

boas

só uma pergunta.. qual é o mal dos TD5 no monte?
eu tenho um e já abusei um pouco dele e não vi mal nenhum..

não fiz trial.. como é obvio mas já levou lama, agua e areia.. só falta dar-lhe calhaus.

conheço outro amigo meu que tem um e jasus... o que ele já fez com o TD5 e não se queixou.

ok ele ja teve de mudar um cubo da frente.. mas partir pode partir qualquer um.

se me falarem que não tem bloqueio do dif central... com 150€ liga-se isso pois tá lá tudo. só falta colocar a manete(manual) ou o botão(solonoide). podem ir a discoparts.

não estou a criticar ninguem só estou a perguntar o porque dos.. TD5 no monte não...

Cumps

citação:Originalmente colocada por carlos_simoes

boas

não fiz trial.. como é obvio mas já levou lama, agua e areia.. só falta dar-lhe calhaus.

conheço outro amigo meu que tem um e jasus... o que ele já fez com o TD5 e não se queixou.

se me falarem que não tem bloqueio do dif central... com 150€ liga-se isso pois tá lá tudo. só falta colocar a manete(manual) ou o botão(solonoide). podem ir a discoparts.

não estou a criticar ninguem só estou a perguntar o porque dos.. TD5 no monte não...

Cumps
Carlos, essa do blokeio é só nos TD5? os 300 ñ têm? [:X]

Li uma vez um artigo num site inglês, em que testaram um Discovery TD5, e onde o jornalista (dono de um Defender 90 TDi) dizia (algo surpreendido) que passou em zonas com o Discovery em que não acreditava que o conseguisse fazer com o Defender. Ele referia-se sobretudo ao desempenho do controlo electrónico de tracção do Discovery. (Se encontar esse artigo, vou tentar colocá-lo aqui).

cada vez estou mais inclinado na compra do disco, e umas das possibilidades é esse mesmo do anúncio que referi em cima.
O Sr. já referiu que a caixa tinha sido reparada e que já tinha o kit que resolve o problema de lubrificação da caixa, e que mudou aos 160.000km o kit da distribuição, bem como as molas da suspensão foram trocadas à cerca de 2 meses. o Sr tb me disse que a transmissão não é a original, é uma já reforçada, e que os últimos 60 mil klm foram realizados quase sempre em estrada.
Que Kit será esse que resolve o problema da lubrificação????
"Eu não sei que conhecimento tem deste tipo de carros, mas todos eles apresentam os mesmos problemas: as barras de tejadilho começam a oxidar, o forro do tecto começa a soltar-se e as molas dos trincos das portas começam a avariar. Tudo problemas que o meu jipe tem, e daí o facto de eu o estar a vender por este preço".
Esses problemas que mencionam da oxidação foi o q o senhor me disse que o jipe dele sofre, e que 1000 euros resolvem isso.
Poderá ser uma boa compra???

citação:Originalmente colocada por 306 dm

cada vez estou mais inclinado na compra do disco, e umas das possibilidades é esse mesmo do anúncio que referi em cima.
O Sr. já referiu que a caixa tinha sido reparada e que já tinha o kit que resolve o problema de lubrificação da caixa, e que mudou aos 160.000km o kit da distribuição, bem como as molas da suspensão foram trocadas à cerca de 2 meses. o Sr tb me disse que a transmissão não é a original, é uma já reforçada, e que os últimos 60 mil klm foram realizados quase sempre em estrada.
Que Kit será esse que resolve o problema da lubrificação????
"Eu não sei que conhecimento tem deste tipo de carros, mas todos eles apresentam os mesmos problemas: as barras de tejadilho começam a oxidar, o forro do tecto começa a soltar-se e as molas dos trincos das portas começam a avariar. Tudo problemas que o meu jipe tem, e daí o facto de eu o estar a vender por este preço".
Esses problemas que mencionam da oxidação foi o q o senhor me disse que o jipe dele sofre, e que 1000 euros resolvem isso.
Poderá ser uma boa compra???
Acho que sim, fazes boa compra.
O valor que te deram é identico ao que me foi dado para resolver o problema da oxidação.

Já agora, falta aqui também as dicas de quem conhece cada parafuso destas viaturas.

20061111192622_s83.gif
xôr Raul Silva chamado à recepção, faxavôr :D

Com a minha opinião não quiz dizer que o TD5 é menos capaz do que os 200 ou 300, até porque é um Land-Rover.
Penso é que em caso de avaria a reparação será certamente mais cara. Dou-te um exemplo, um amigo meu trocou um 300 por um TD5.
Um certo dia o TD5 acende uma luz e não trabalha. Foi para uma oficina (Concessionário) na Margem Sul, esteve lá uma semana e nada de encontrarem o problema.
O meu amigo passou-se e levou o carro para a RANP. Advinha lá qual foi o problema: o solonoide do bloqueio do dif central.
Uma coisa é certa, reserva alguns € para as surpresas.
Quanto aos problemas da oxidação deves tentar resolver o problema de fundo.
Nas barras de tejadilho, nas fixações do tejdilho à carroçaria e nas portas deves utilizar anilhas de teflon / plásticas entre os 2 materiais (aluminio e ferro).
Sempre que me lembrar de mais alguma coisa apareço,

Bem, dependendo do que o seguro me der pelo sinistro, "a ver vamos", como diz o cego.
Mas a minha tendência, será fazer companhia ao pessoal dos LR.

E se a coisa não der, compro um Volvo 850/960 e ponho GPL. Fico resolvido

boas

o bloqueio de diferencial nos primeiros TD5 (até 2002 salvo erro) não vinha ligado pois a LR dizia que o TCS resolvia os problemas. até agora para mim tem resolvido.
mas os depois de 02 passaram a trazer o bloqueio de diferencial central com a manete para ligar.
os 300 trazem todos essa opção pois não têm TCS.

os TD5 têm ~e um problema.... o para-choques é uma m**** para TT pois é muito baixo. e hoje partiu todo.. agora tenho de meter um novo, mas desta vai levar um em ferro[^]

citação:Originalmente colocada por fpniva

citação:Originalmente colocada por carlos_simoes

boas

Cumps
Carlos, essa do blokeio é só nos TD5? os 300 ñ têm? [:X]
lool, agora é k vi que te referias ao dif central, eu a pensar que te referias ao bloqueio no dif trazeiro [8][8][8]

O "Inconveniente" dos TD5 em TT é, para além da ausencia do Dif. Central, a centralina que está colocada num ponto baixo do carro e que pode dar problemas em passagens a Vau com bastante Agua... mas isso tb se passa nos Defender TD5...
Em comparação com os 300TDi, as reparações são bastante mais caras, basta dizer que cada Injector-Bomba para um TD5 custa +-1.000€, e leva 5... com 1.000€ montam-se 4 injectores no 300TDi e ainda dá para a afinação da Bomba...

Outro inconveniente é o Para-Choques, como diz o Carlos... mas isso nem chega a ser problema, é uma questão de o tirar... O controle de tracção, embora não faça milages, ajuda muito, +principalmente em terreno com pedras soltas... Mas claro, é mais uma coisita para reparar, e como é electronica, é sempre caro...

O 300TDi é provavelmente o TT do mercado com a manutênção mais barata, as peças são baratas e a mecânica assecivel! Agora, claro que o TD5 ´outro luxo...

pois eu sei que o TD5 é outro mundo, mas para já é "um mundo à parte".
Tenho tido um bom feedback do serie 300 de 1995, a vários níveis, com a excepção da corrosão do aluminio.
Tenh é que esperar mais uns dias a ver o que o seguro diz para decidir

Faria és tu?:D:D (do bombarral?)

o para-choques ja esta cortado e pronto para acção. alias logo a seguir ao corte foi testadoe maravilha.. já não bato em nada :D:D tb já não há nada para bater a não ser ferro[}:)]

os injectores são caros sim senhor mas pensava que andavam mais na casa dos 500€[8]. mas tb te digo omeu tem 201000 km sim 201000 e felizmente sem problemas;).
quanto a centralina nada como um saco de plastico :D:D:D:D com zip-lock:D:D

mas têm razão, com a electronica as despensas são sempre maiores. mas a durabilidade é bastante boa por isso não é por sairem fora de estrada que têm logo reparações a perna.
alem de umas vantagens... em certas situações só tenho de carregar num botãozinho e.. a unica coisa que tenho de fazer é virar as rodas e ele faz o resto:) e noutras só tenho de acelarar que ele trata do que têm de fazer..

Cumps

:) Sou eu mesmo :)
Já soube do corte do teu para-choques, o SAM telefonou-me a dizer que tinha lá uma rebarbadora das grandes para tratar disso, fiquei logo entusiasmado (hehe)... Era para lá aparecer, mas o mecânico atrasou-se a montar o travão de mão do meu RR, e já não deu...

Temos então que ir testar isso, só pra ter a certza que não precisa de cortar mais nada :)

AbRRaço

Agora um pouco off topic, mas n acham o TCS do Disco TD5 um pouco burro em areia? Um amigo meu anda mlehor com o 300 tdi dele em areia do que com o TD5 do Pai dele.

Back