O que é uma boa poupança?

A resposta à minha questão.

E agora? Em que ficamos?
5c6cedcf4fec973f28d7d52e5cec4d5b.jpg
Essa situação é apenas para pessoal impotente...

Segundo o Best posso retirar mesmo sem ter feito os 5 anos sem qualquer penalização.

Mas eu não o vou fazer pq tenho os PPR negativos e pro ano caso estejam positivos posso na mesma retirar o valor referente aos 3 meses deste ano.

E agora? Em que ficamos?

Ficamos convencidos (eu pelo menos fico) que o e-balcão AT não tem atualmente competência para esclarecer sobre esta medida.

1. A questão dos 5 anos, já nem vou mais argumentar, quem ainda não conhece o meu ponto de vista pode ler este post.

2. A questão do limite de 1 IAS por mês, por ano ou por toda a duração da medida, na minha opinião é por mês tal como foi na medida de 2020/2021. Se a lei mentionasse "pode ser reembolsado até ao limite mensal de 443,20€" se calhar ninguém tinha dúvidas, já "pode ser reembolsado até ao limite mensal do IAS" aparentemente causa confusão mas para mim são equivalentes.

3. A primeira resposta recebida pelo futsal toca num ponto interessante, que nem é exclusivo desta nova medida. Se eu aplicar 1000€ num novo PPR e durante o mesmo ano resgatar 750€ (dentro das condições), para efeitos de IRS apliquei 1000€ ou 250€? 250€ parece-me fazer mais sentido... Se assim fôr, há que ter o cuidado dos resgates não "apanharem" o capital aplicado ainda durante o ano corrente, sob pena de reduzir o benefício fiscal.

Mas eu não o vou fazer pq tenho os PPR negativos e pro ano caso estejam positivos posso na mesma retirar o valor referente aos 3 meses deste ano.

Garantiram-te que podes fazer isso no Best?
De qualquer forma não arriscava durante 2023 resgastar um total superior a 12 x IAS.

Última edição:
Por aqui aproveitei esta "oferta" do Barclays:

• Only available to Barclays Blue Rewards members
  • 5% gross/5.12% AER2.on balances up to £5,000
  • 0.15% gross/AER2 on balances over £5,000
[FONT=&quot]Estes 5% acabam por ser liquidos pk no UK até um certo montante os juros ganhos estão isentos de impostos. Só é pena não deixarem pôr mais do que 5K, caso contrário os juros pagos caiem para 0.15%.[/FONT]

Ficamos convencidos (eu pelo menos fico) que o e-balcão AT não tem atualmente competência para esclarecer sobre esta medida.

1. A questão dos 5 anos, já nem vou mais argumentar, quem ainda não conhece o meu ponto de vista pode ler este post.

2. A questão do limite de 1 IAS por mês, por ano ou por toda a duração da medida, na minha opinião é por mês tal como foi na medida de 2020/2021. Se a lei mentionasse "pode ser reembolsado até ao limite mensal de 443,20€" se calhar ninguém tinha dúvidas, já "pode ser reembolsado até ao limite mensal do IAS" aparentemente causa confusão mas para mim são equivalentes.

3. A primeira resposta recebida pelo futsal toca num ponto interessante, que nem é exclusivo desta nova medida. Se eu aplicar 1000€ num novo PPR e durante o mesmo ano resgatar 750€ (dentro das condições), para efeitos de IRS apliquei 1000€ ou 250€? 250€ parece-me fazer mais sentido... Se assim fôr, há que ter o cuidado dos resgates não "apanharem" o capital aplicado ainda durante o ano corrente, sob pena de reduzir o benefício fiscal.

Garantiram-te que podes fazer isso no Best?
De qualquer forma não arriscava durante 2023 resgastar um total superior a 12 x IAS.

O gestor do Best disse que sim...

Mesmo assim, continua a dar que pensar.

Alguém que tenha 100k euros nisto (para facilitar as contas), perde ao ano quase 10k € em inflação e na prática ganha líquidos 2 salários mínimos....

Alguém que tenha 100k euros nisto (para facilitar as contas), perde ao ano quase 10k € em inflação e na prática ganha líquidos 2 salários mínimos....

Existem sempre produtos sem capital garantido com possibilidades de rendibilidade superior.

Sem querer aconselhar ou desaconselhar o investimento nestes produtos, deixo apenas a seguinte sugestão. Quem até agora não tenha investido neles por receio do risco, não se deixe "empurrar" pela inflação para investimentos que há um ano não se sentiam confortáveis a fazer. O risco mantém-se e tem que ser "compatível" com o investidor.

Sim, esses produtos sempre existiram.

A questão é que para determinado perfil de investidor (estou a pensar nos meus avós, que é quem tem maior liquidez devido às poupanças decorrentes de uma vida), a rentabilidade ainda é muito baixa, sem entrar em risco de perda de capital.

99% dos idosos sempre investiram em DP, e destes uma % mais reduzida, diversifica também por obrigações do Tesouro.

Estamos a falar de pessoas que em meados dos anos 90 conseguiam 10% em DP sem grande esforço e a inflação não era tão alta como a atual, dado que de acordo com os últimos dados, a inflação verificada em Outubro é a mais alta desde 1992.

Ter uma inflação de 10% e com 100k ganhar apenas 2 SMN ao ano, parece-me ainda longe do ideal.

estou a pensar nos meus avós, que é quem tem maior liquidez devido às poupanças decorrentes de uma vida

99% dos idosos sempre investiram em DP, e destes uma % mais reduzida, diversifica também por obrigações do Tesouro.

Estamos a falar de pessoas que em meados dos anos 90 conseguiam 10% em DP sem grande esforço e a inflação não era tão alta como a atual, dado que de acordo com os últimos dados, a inflação verificada em Outubro é a mais alta desde 1992.

Ter uma inflação de 10% e com 100k ganhar apenas 2 SMN ao ano, parece-me ainda longe do ideal.

O dinheiro de outros, que sempre investiram com garantia de capital, é que eu nunca investia em produtos de risco. Deixa os velhotes descansados, se queres arriscar usa o teu ;-)

Mas eu não falei em investir dinheiro alheio e nem sei sequer de onde tiraste essa ideia.

Só constatei que para perfil conservadores (onde me incluo, porque já chega o que perdi em cripto) continua a haver um forte desfasamento entre rentabilidade e inflação.

Combater 10% de inflação em produtos sem risco não há hipóteses. Mas com risco está pior...
O objetivo de quem entrou este ano nos CA's série E(pelo menos o meu) será ver se para o ano tem 4% (TAN) sem risco e de "braços cruzados" e apenas isto.
Nos investimentos de risco este ano estou a levar forte e feio... portanto se para o ano os CA's poderem estar a dar 4% na anuidade é um "luxo".

Sabem se um estudante ou desempregado pode subscrever Certificados de Aforro? Estive a ler o Regulamento e exigem um comprovativo da entidade patronal.

Voltar
Superior