Pois,... "só que não", isso não corresponde minimamente à verdade! Tu não consegues ir à tomada e encher um jerrican com cinco litritos de electricidade para, no limite, atestares em qualquer parte do caminho, pois não? Um CI consegue, também no caso de ocorrer o mais improvável que é... não haver estações de serviço disponíveis ao alcance onde, em cinco minutos, consegues carregar a autonomia total do teu CI. Onde é que consegues isso no EV?...
Flexibilidade e EV não são, por enquanto, sinónimos (por assim dizer, "arredondando" o significado...), nem lá perto e nem tão cedo!
Posso sair do trabalho todos os dias com o "depósito" cheio. Tenho postos de carregamento rápido em auto-estradas. Posso carregar no parque de estacionamento do super-mercado. Posso carregar em postos de carregamento na rua ao lado de minha casa. E nem sequer tenho garagem própria. Quando menciono flexibilidade é isso.
Com um carro a gasolina tenho que ir a um posto de combustível, e demora cinco minutos se não apanhar fila para atestar. E como sou forreta, atesto onde o combustível é mais barato logo apanho fila e não são "só" cinco minutos para atestar.
E é mesmo realista toda a gente andar com um jerrycan com cinco litritos. De novo, não estás a viver na Austrália. Vives num país de 561km de comprimento e 218km de largura. Com um carro EV de 400 km de autonomia fazes 350 km e encontras um posto de carregamento rápido esperas o suficiente para atestar 200 km (50% de autonomia - 15 minutos num posto rápido) e fazes os 200 km que te faltam. No fim metes a carregar num ponto de carregamento de 50kWh para "atestar" e vais á tua vida.
Agora, claro que para alguém que como tu está habituado a atestar o depósito de cada vez que vai á bomba pode fazer alguma confusão mas... Não precisas de atestar a autonomia total do teu EV num posto de carregamento rápido! Basta atestares o necessário para chegares ao ponto de destino, onde podes depois deixar a carregar em postos de carregamento normais. Não tens que esperar meia hora nesse caso. Nem de perto nem de longe.
A maior parte das pessoas que conheço também não atesta o depósito sempre que vai á bomba. Normalmente metem 20€ ou 30€, o que precisam para chegar ao fim-de-semana. Quem tem este hábito não vai ter problemas em se adaptar a EVs.
No teu caso, parece-me que és alguém que enche o depósito ao máximo, deixa chegar á reserva e volta a atestar. Nesse caso, sim terias que mudar o comportamento. Eu era assim, levou-me duas semanas a mudar o chip. Acredita não é tão complicado como isso.
Agora em Portugal, de facto faltam postos de carregamento rápido em Trás-os-Montes, Covilhã, Guarda, por exemplo. E deviam haver mais pontos rápidos no Algarve. Mas de novo: a situação não vai piorar porque quanto muito vai haver mais adição de postos de carregamento. E os postos de carregamento rápido são para uso
pontual. Não é suposto usares para fazeres o carregamento do carro todas as vezes. Apenas em situação de necessidade como a que vocês tanto mencionam.
Esta discussão é fútil, porque custa a quem conduz carro a gasolina a perceber que não é difícil fazer esta adaptação porque ainda não passaram por essa experiência. Efectivamente, quando decidirem dar o salto vão perceber que não é um bicho de sete cabeças. É só isso que quero dizer. A ansiedade é normal, também a tive e ainda me estou a habituar mas custou muito menos do que estava á espera e ainda nem tive que usar postos de carregamento rápido.