ainda faz sentido comprar um carro NOVO a combustão ?

Quem não tem meia hora para "perder" a carregar pode pôr o carro a carregar antes em carregadores de 50kW enquanto trabalha ou está em casa para partir com bateria cheia.
Tens uma flexibilidade com EVs que não tens com carros de gasolina.
Podes carregar na rua, nos postos rápidos, em parques de estacionamento. Se tens ansiedade mantém o carro sempre perto dos 100% porque isso não é difícil.
Se eu tiver de fazer uma viagem mais longa e for obrigado a carregar, não me vai apetecer esperar 30m ou até 1h. É uma

Quanto à flexibilidade extra, não noto nada. Tenho um híbrido que utilizo como elétrico, não faço percursos longos no dia a dia, e não tenho qualquer flexibilidade a mais.

Uma compra de 1 carro novo, nunca é uma decisão puramente racional e/ou económica.
se assim fosse , todos compravam usados, ou carros económicos, ou com manutenção barata..

Não estou com "necessidade" de trocar. No entanto a oportunidade apareceu (dado o valor de retoma dos usados) e a minha duvida será se devo antecipar a compra uns meses ou esperar até 2024.
Se comprar agora, deppis o carro teria de durar até 2028, e depois nessa altura já se percebe melhor como está o mercado dos ev.
Se esperar até 2024 não tenho a certeza se nessa altura já será "seguro" comprar um ev lançado em 2023

Como troquei para um EV este ano digo-te que se comprares agora, os BEVs já são uma tecnologia madura. Ando com um BMW iX3 e é excelente, tem um interior racional, com botões e painel de instrumentos á frente do condutor e é bastante confortável. Tenho boa autonomia e é bastante responsivo.
Opções como as da VW também são muito interessantes, ou os Ioniq 5 e 6. Se puderes recomendo-te que vás para um carro, porque têm melhor areodinâmica e logo mais autonomia.
Se estás a pensar em citadino, o 500e com bateria de 42kWh é a melhor escolha a fazer porque te dá uma flexibilidade para viagens longas que os citadinos com baterias menores não têm.

Depois tens outras opções como os MG se estiveres no Porto. O MG 4 e MG5 são muito interessantes e também têm crossovers porreiros. Se tivesse que comprar por mim próprio, experimentava um desses definitivamente.

Conseguiste não responder a nada.

Há projetos quase em série para pesados e passageiros de grande porte (X5/Serie7 por exemplo). Que já passaram a fase de laboratório há muito tempo.

Quanto ao resto eu referia-me obviamente a todos como a população toda, incluindo quem anda de ICE. Se todos formos carregar não há potência, de longe, na Europa. E se na Europa não há, nem quero imaginar no resto do mundo.

Cenários utopicos, pois no primeiro não tens nada a ser produzido em massa esse "quase" é que esbarra em todo o lado, alem de reduzir, não acabar, E no segundo é como eu disse, se fizeres isso com todos os CI também não tens combustivel suficiente, pura demagogia, Conforme se vai mudando para a realidade EV também se terá que produzir mais energia, para já chega para as encomendas, diria que está a correr normalmente a transição nesse aspeto, os problemas energéticos atuais nada têm a ver com os EVs.

Cenários utopicos, pois no primeiro não tens nada a ser produzido em massa esse "quase" é que esbarra em todo o lado, alem de reduzir, não acabar, E no segundo é como eu disse, se fizeres isso com todos os CI também não tens combustivel suficiente, pura demagogia, Conforme se vai mudando para a realidade EV também se terá que produzir mais energia, para já chega para as encomendas, diria que está a correr normalmente a transição nesse aspeto, os problemas energéticos atuais nada têm a ver com os EVs.

Nem eu quis dizer que os problemas actuais têm a ver com os EVs.

Mas quando constrois uma casa nao comecas pelo telhado. E nao há qualquer plano para acomodar a mobilidade eletrica, como se quer, em 2035. E é por isso que esta nova lei da EU em 2026 vai pelos ares, muito provavelmente.

Quanto ao topico do limite de combustivel, tens petroleo suficiente para todos. Até sobra. Era permitir a partir de 2035 apenas veiculos Euro6D ou mais recente e teríamos um impacto gigantesco no clima com pouquíssimo impacto na industria e sociedade.

Como troquei para um EV este ano digo-te que se comprares agora, os BEVs já são uma tecnologia madura. Ando com um BMW iX3 e é excelente, tem um interior racional, com botões e painel de instrumentos á frente do condutor e é bastante confortável. Tenho boa autonomia e é bastante responsivo.
Opções como as da VW também são muito interessantes, ou os Ioniq 5 e 6. Se puderes recomendo-te que vás para um carro, porque têm melhor areodinâmica e logo mais autonomia.
Se estás a pensar em citadino, o 500e com bateria de 42kWh é a melhor escolha a fazer porque te dá uma flexibilidade para viagens longas que os citadinos com baterias menores não têm.

Depois tens outras opções como os MG se estiveres no Porto. O MG 4 e MG5 são muito interessantes e também têm crossovers porreiros. Se tivesse que comprar por mim próprio, experimentava um desses definitivamente.
E são viaturas para que valores?

Nem eu quis dizer que os problemas actuais têm a ver com os EVs.

Mas quando constrois uma casa nao comecas pelo telhado. E nao há qualquer plano para acomodar a mobilidade eletrica, como se quer, em 2035. E é por isso que esta nova lei da EU em 2026 vai pelos ares, muito provavelmente.

Quanto ao topico do limite de combustivel, tens petroleo suficiente para todos. Até sobra. Era permitir a partir de 2035 apenas veiculos Euro6D ou mais recente e teríamos um impacto gigantesco no clima com pouquíssimo impacto na industria e sociedade.
Euro 6 metade ou mais do parque deixava de poder andar....

O que comprei é euro 6,nem seria afetado mas são milhares a ficar a pé.

parecem-me propostas um pouco utopicas,
pois um Ix3 custa mais de 75.000€
e um 500e só dá para 2 pessoas
já o ioniq e ev6 estamos a falar de carros de 50.000€, e com um design peculiar, e que apesar de muito bons produtos, não são consensuais, pela, marca, design, qualidade/preço
MG china low cost, não obrigado (para mim, claro)
por isso, as opções são muito limitadas para o "português médio" que quer um carro de 35k

Euro 6 metade ou mais do parque deixava de poder andar....

O que comprei é euro 6,nem seria afetado mas são milhares a ficar a pé.
Um Euro 3 em 2035 também não deverá andar assim tão bem. A ideia é não proibir a venda de ICE, mas sim restringir a utilizacao para motores que virtualmente não poluem absolutamente nada.

Uma alternativa para quem não quisesse trocar de carro seria instalar um FAP.

Se a ideia é salvar o planeta, então fará muito mais sentido limitar o uso de coisas muito poluentes do que proibir a venda de coisas pouquíssimo poluentes, mantendo o parque automovél num estado lastimável.

já o ioniq e ev6 estamos a falar de carros de 50.000€, e com um design peculiar, e que apesar de muito bons produtos, não são consensuais, pela, marca, design, qualidade/preço
por isso, as opções são muito limitadas para o "português médio" que quer um carro de 35k

75k, facíl, "pra safar" nao está mau 😆

São esses os valores para a malta trocar de carrinho??

Lunáticos.....

35k para o português médio vai, para boa parte da população ainda será bem longe dos actuais 20k.

Última edição:
Quem não tem meia hora para "perder" a carregar pode pôr o carro a carregar antes em carregadores de 50kW enquanto trabalha ou está em casa para partir com bateria cheia.
Tens uma flexibilidade com EVs que não tens com carros de gasolina.
Podes carregar na rua, nos postos rápidos, em parques de estacionamento. Se tens ansiedade mantém o carro sempre perto dos 100% porque isso não é difícil.

Pois,... "só que não", isso não corresponde minimamente à verdade! Tu não consegues ir à tomada e encher um jerrican com cinco litritos de electricidade para, no limite, atestares em qualquer parte do caminho, pois não? Um CI consegue, também no caso de ocorrer o mais improvável que é... não haver estações de serviço disponíveis ao alcance onde, em cinco minutos, consegues carregar a autonomia total do teu CI. Onde é que consegues isso no EV?...

Flexibilidade e EV não são, por enquanto, sinónimos (por assim dizer, "arredondando" o significado...), nem lá perto e nem tão cedo!

Ademais, constata-se reiteradamente, esta é uma discussão "fútil", sendo que a resposta à pergunta inicial é (tã, tã, tã, tã...)...: Faz o sentido que quem vai comprar achar que é a escolha certa em função das suas necessidades, gostos e convicções!

Ninguém aqui vai mudar a opinião de ninguém, independentemente dos argumentos de sustentação respectiva, com base em convicções e/ou registos científicos, que cada um apresente!

Também se não refuta a necessidade de transição para combustíveis mais limpos, apenas se diverge na via para alcançar esse desiderato.

O andar com um iX3 eu sei que é utópico e não te recomendei. Estou no estrangeiro e tenho a grande sorte de ter uma companheira com uma renda de leasing na multinacional onde trabalha que permitiu optar por este modelo porque a BMW só oferecia uma configuração que ficava disponível exatamente abaixo desse valor de renda.

Como mencionaste o teu caso em particular pensei que tinhas algo em mente neste momento com uma proposta vantajosa, mas também não li todas as páginas do tópico para perceber melhor. Nunca vais ter uma opção 100% consensual para ninguém. Mas já tens múltiplas propostas interessantes no mercado se encomendares algo hoje.
De novo, não sabia o que estavas á procura.

O 500e funciona para um amigo meu na Irlanda onde faz viagem de 100km para o trabalho (e de regresso) um dia por semana e usa o carro na cidade tirando isso.
As marcas chinesas têm boas propostas, competitivas pelo preço e, tendo experimentado um no stand onde fiz test-drive do Ioniq 5, posso dizer que são propostas excelentes.
Se excluis modelos chineses por algum outro motivo não te vou dizer que fazes mal se te podes dar ao luxo de excluir essas opções por outros motivos. O facto é que a MG é muito competitiva, e os seus modelos estão muito longe de ser "low-cost" como a Dacia por exemplo.

Opções á volta dos 35k tens a MG, tens o ID3, o Eniaq, o ID4, o Cupra Born, novo Mégane e-Tech além da MG.
Tens ainda o Nissan Leaf que tem preços muito competitivos, mesmo na versão com 62kWh.
Ignorei as opções da Stellantis mas também são interessantes: o e-C4 e e-208. Ou as versões SUV. Na minha opinião precisam de mais autonomia.
Também tens o Kona EV.

Portanto opções já estão aí. Agora é explorar o que há e pesar os prós e contras. Na minha opinião as versões de 35k de alguns desses modelos são apenas com opções de bateria de 40kWh (ex. o Mégane). Mas no geral têm baterias acima dos 50kWh. Como os modelos VW, o Leaf (tem outras desvantagens), ou os Stellantis (embora para estes a bateria utilizável esteja abaixo dos 50kWh).

Já tens muitas opções disponíveis neste momento. Se a escolha não for algo que tens que fazer já e se podes esperar um ou dois anos vais ter muito mais oferta daqui a dois anos como é óbvio. Só para mencionar dois modelos muito importantes: o e-308 e Astra-e em versão hatch e carrinha. Só por esses para mim vale a pena esperar.

Pois,... "só que não", isso não corresponde minimamente à verdade! Tu não consegues ir à tomada e encher um jerrican com cinco litritos de electricidade para, no limite, atestares em qualquer parte do caminho, pois não? Um CI consegue, também no caso de ocorrer o mais improvável que é... não haver estações de serviço disponíveis ao alcance onde, em cinco minutos, consegues carregar a autonomia total do teu CI. Onde é que consegues isso no EV?...

Flexibilidade e EV não são, por enquanto, sinónimos (por assim dizer, "arredondando" o significado...), nem lá perto e nem tão cedo!

Ademais, constata-se reiteradamente, esta é uma discussão "fútil", sendo que a resposta à pergunta inicial é (tã, tã, tã, tã...)...: Faz o sentido que quem vai comprar achar que é a escolha certa em função das suas necessidades, gostos e convicções!

Ninguém aqui vai mudar a opinião de ninguém, independentemente dos argumentos de sustentação respectiva, com base em convicções e/ou registos científicos, que cada um apresente!

Também se não refuta a necessidade de transição para combustíveis mais limpos, apenas se diverge na via para alcançar esse desiderato.

Tens a flexibilidade de carregar em casa mais lento ou rápido fora, em supermercados, áreas de serviço, etc... Nenhum ICE te permite atestar na garagem por mais lento que seja.

Esquece eletricos !!! A bolha vai rebentar a qualquer momento !!! [;)]

No Face estava um zé a queixar-se de ter gasto 40€ em carregamento p fazer 300 kms enquanto um diesel fez o mesmo percurso só com 27€ gasoil.

A guerra veio trazer-nos uma nova realidade :sh)

Existe aí algo mal explicado nesses valores. 27 euros serão uns 15 litros, o que dará consumo de 5l/100. Ou seja, é condução tranquila, o que num VE, vá, podemos falar em algo na ordem dos 15Kwh. 40 euros de carga significa quase 1 euro por cada Kwh, o que está muito longe da esmagadora maioria da realidade.

Posso sair do trabalho todos os dias com o "depósito" cheio. Tenho postos de carregamento rápido em auto-estradas. Posso carregar no parque de estacionamento do super-mercado. Posso carregar em postos de carregamento na rua ao lado de minha casa. E nem sequer tenho garagem própria. Quando menciono flexibilidade é isso.
Com um carro a gasolina tenho que ir a um posto de combustível, e demora cinco minutos se não apanhar fila para atestar. E como sou forreta, atesto onde o combustível é mais barato logo apanho fila e não são "só" cinco minutos para atestar.

E é mesmo realista toda a gente andar com um jerrycan com cinco litritos. De novo, não estás a viver na Austrália. Vives num país de 561km de comprimento e 218km de largura. Com um carro EV de 400 km de autonomia fazes 350 km e encontras um posto de carregamento rápido esperas o suficiente para atestar 200 km (50% de autonomia - 15 minutos num posto rápido) e fazes os 200 km que te faltam. No fim metes a carregar num ponto de carregamento de 50kWh para "atestar" e vais á tua vida.

Agora, claro que para alguém que como tu está habituado a atestar o depósito de cada vez que vai á bomba pode fazer alguma confusão mas... Não precisas de atestar a autonomia total do teu EV num posto de carregamento rápido! Basta atestares o necessário para chegares ao ponto de destino, onde podes depois deixar a carregar em postos de carregamento normais. Não tens que esperar meia hora nesse caso. Nem de perto nem de longe.
A maior parte das pessoas que conheço também não atesta o depósito sempre que vai á bomba. Normalmente metem 20€ ou 30€, o que precisam para chegar ao fim-de-semana. Quem tem este hábito não vai ter problemas em se adaptar a EVs.
No teu caso, parece-me que és alguém que enche o depósito ao máximo, deixa chegar á reserva e volta a atestar. Nesse caso, sim terias que mudar o comportamento. Eu era assim, levou-me duas semanas a mudar o chip. Acredita não é tão complicado como isso.

Agora em Portugal, de facto faltam postos de carregamento rápido em Trás-os-Montes, Covilhã, Guarda, por exemplo. E deviam haver mais pontos rápidos no Algarve. Mas de novo: a situação não vai piorar porque quanto muito vai haver mais adição de postos de carregamento. E os postos de carregamento rápido são para uso pontual. Não é suposto usares para fazeres o carregamento do carro todas as vezes. Apenas em situação de necessidade como a que vocês tanto mencionam.

Esta discussão é fútil, porque custa a quem conduz carro a gasolina a perceber que não é difícil fazer esta adaptação porque ainda não passaram por essa experiência. Efectivamente, quando decidirem dar o salto vão perceber que não é um bicho de sete cabeças. É só isso que quero dizer. A ansiedade é normal, também a tive e ainda me estou a habituar mas custou muito menos do que estava á espera e ainda nem tive que usar postos de carregamento rápido.

Voltar
Superior