O que é uma boa poupança?

Relativamente PPR, preciso de fazer um novo(beneficio IRS)

Quais os melhores neste momento? Tenho feito no banco Invest e na ultima vez que verifiquei até estava com rendimento(já não vou lá ver a algum tempo)

Compensa continuar a apostar o invest? ou outro?

Por acaso eu nem adoro juros compostos.

Aliás isso é que me vai fazendo manter uma “tranche” de CTPC.

Eu gosto de ver os juros como um boost na conta à ordem. Por exemplo, adoro pagar umas férias só com o valor dos juros sem mexer no dinheiro para as despesas mensais.

O efeito dos juros compostos não se nota num ou dois ou 5 anos. De qq forma reinvestindo os juros vai dar ao mesmo.

O efeito dos juros compostos não se nota num ou dois ou 5 anos. De qq forma reinvestindo os juros vai dar ao mesmo.

A capitalização de juros compostos é óptima em séries longas com condições ideais permanentes. O que raramente acontece durante 20 ou 30 anos seguidos.
O milagre do juro composto, tão popular no meio dos "influencers" financeiros que parece que descobriram a pólvora, está muito longe de ser um milagre na prática.

A capitalização de juros compostos é óptima em séries longas com condições ideais permanentes. O que raramente acontece durante 20 ou 30 anos seguidos.
O milagre do juro composto, tão popular no meio dos "influencers" financeiros que parece que descobriram a pólvora, está muito longe de ser um milagre na prática.

Haha

A questão dos juros compostos é moda dos influencers? LOL

Como já disse. É perfeitamente possivel ir revestindo os juros em diferentes produtos de modo a obter o mesmo efeito.

E nem é preciso ir mto longe.

Nos ultimos 9 anos bastava aplicar os dinheiro nos ctpm a partir de 2013 e depois reinvestindo-o agora nos CA para obter uma remuneração da poupança mto jeitosa.

Haha

A questão dos juros compostos é moda dos influencers? LOL

Como já disse. É perfeitamente possivel ir revestindo os juros em diferentes produtos de modo a obter o mesmo efeito.

E nem é preciso ir mto longe.

Nos ultimos 9 anos bastava aplicar os dinheiro nos ctpm a partir de 2013 e depois reinvestindo-o agora nos CA para obter uma remuneração da poupança mto jeitosa.

Sim, é moda dos influencers. Parece que descobriram a última coca cola do deserto quando é uma coisa que existe desde a Babilónia.
Pega nas taxas de juros reais e refaz as contas.

Sim, é moda dos influencers. Parece que descobriram a última coca cola do deserto quando é uma coisa que existe desde a Babilónia.
Pega nas taxas de juros reais e refaz as contas.

Ah agora já evoluímos. Afinal já vem da Babilónia.

Mas então só para perceber: Achas mal a lógica dos juros compostos?

Mas já agora e ideias para poupar mais e melhor? Tens alguma coisa a acrescentar ao tópico ou és só mais um troll da internet?

Não se chateiem, não vale a pena.
Os juros compostos não são uma panaceia, mas têm a vantagem de "obrigar" o reinvestimento automático dos rendimentos obtidos, em vez de irem parar a uma conta à ordem e gastos no Algarve ou no último iPhone. [;)] Assim, a poupança vai aumentando sozinha, em vez de apenas gerar rendimento separado.
Mas claro que isso também se consegue reinvestindo-os, no mesmo ou outro produto, manualmente.
O importante é calcular a taxa final (para ao prazo que se pretende manter o investimento) e saber ao que se vai.

Ah agora já evoluímos. Afinal já vem da Babilónia.

Mas então só para perceber: Achas mal a lógica dos juros compostos?

Mas já agora e ideias para poupar mais e melhor? Tens alguma coisa a acrescentar ao tópico ou és só mais um troll da internet?

Tu é que parece teres evoluído. Eu já lá tinha chegado. Provavelmente 40 anos antes de ti. Ando aqui há uns 2 ou 3 anos, e inclusive neste tópico já postei coisas. Penso que nunca trollei coisa nenhuma. O que eu quero deixar claro é que a capitalização por juros compostos é muitas vezes apresentada como a fórmula mágica para fazer engordar muito as poupanças de qualquer um, quando isso na prática é muito mais difícil de fazer acontecer do que dizer.
Mesmo uma estratégia de rendimentos compostos (não confundir com juros compostos) é difícil de manter no longo prazo com muito sucesso.

Já agora, pelo que percebo há dois regimes de capitalização
- Os seguros PPR capitalizam os juros brutos, logo tem um efeito maior.
- Os CA, depósitos bancários e outros seguros(?) capitalizam os juros líquidos, logo o efeito é menor.

Para quem só tem rendimentos de trabalho dependente e bastantes deduções (habitualmente recebo reembolso de IRS), qual é a vantagem fiscal na subscrição do PPR?

É que posso correr o risco de não conseguir ter nenhum benefício tangível, porque chega a um ponto em que não consigo reaver a totalidade do valor que descontei.

Para quem só tem rendimentos de trabalho dependente e bastantes deduções (habitualmente recebo reembolso de IRS), qual é a vantagem fiscal na subscrição do PPR?

É que posso correr o risco de não conseguir ter nenhum benefício tangível, porque chega a um ponto em que não consigo reaver a totalidade do valor que descontei.

Há possibilidade do PPR te permitir receber mais 20% do que aplicaste (sujeito a limite conforme a tua idade). Mas, salvo valores aplicados em 2022 e resgatados em 2023 ao abrigo da nova lei 19/2022 (e há quem não concorde com essa possibilidade, exceto se for para pagar prestações CH), poderás ficar com o capital preso bastante tempo.

A minha recomendação é sempre simular. Ir à última declaração no portal das finanças. Se os teus rendimentos ou despesas em 2022 foram bastante diferentes dos de 2021, altera-os tanto quanto souberes. Simula, adiciona no anexo H um investimento em PPR e volta a simular. Não submetas [;)]

Para teres uma ideia mais rápida, calcula o teu limite de deduções à coleta
Contribuintes com rendimento coletável entre 7.116 e 80.882, o limite resultante da aplicação da seguinte fórmula:
1.000 + [(2.500 - 1.000) x (80.882 - Rendimento Coletável) / (80.882 - 7.116)]​​
Para este limite contribuem as despesas de saúde, despesas de educação, encargos com imóveis, pensões de alimentos, exigência de fatura, encargos com lares e benefícios fiscais (como os PPR).

Artigos úteis:
https://www.deco.proteste.pt/dinheir...cal-maximo-ppr
https://www.e-konomista.pt/deducoes-a-coleta-de-irs/

Última edição:
Como estão a fazer para subscrever Certificados de Aforro quando o valor que querem investir ultrapassa o limite do TPA dos CTT ou o limite de transferências multibanco do vosso banco?

Cheque? Transferência ao balcão do banco? Ou fazem mais do que uma transferência para o IBAN dos CTT?

Última edição:
Como estão a fazer para subscrever Certificados de Aforro quando o valor que querem investir ultrapassa o limite do TPA dos CTT ou o limite de transferências multibanco do vosso banco?

Cheque? Transferência ao balcão do banco?

Outra hipótese poderá ser pagamento de serviços (subscrição online) em caixa multibanco, onde o limite costuma ser 99.999€.

Cheque? Transferência ao balcão do banco? Ou fazem mais do que uma transferência para o IBAN dos CTT?

Subscrição com um valor baixo para agilizar o processo, e depois fazer através do AforroNet através da entidade e referência que é gerada.

Eu fiz uma transferencia para o IBAN do balcão. No TPA o limite é 99K

No balcão onde fui disseram-me que o limite do TPA que lá tinham era de 10 ou 15k e que variava consoante o banco e cartão de origem.

Mas podem ter dito isto pelo facto de ainda ninguém ter feito subscrições superiores...

Exatamente. Seria uma subscrição feita online no site AforroNet. Se nunca subscreveste certificados, tens de fazer uma subscrição inicial nos CTT (eventualmente de baixo valor), para depois te registares no AforroNet e fazer o resto online.

Voltar
Superior