Que vinho bebem?

Uma ajuda.

Estou a preparar um almoço e tenho algumas opções de vinhos à disposição, sendo eles:

Branco
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​

Tinto​
❖ Piano
❖ Cadão
❖ Castelo D’Alba
❖ Meia Encosta
❖ D. Ermelinda
❖ Reguengos Selecção
❖ Monte Velho​
❖ Montes Ermos

Vinho Verde
❖ Quinta de Amares
❖ Adega de Monção
❖ Curvos Superior
❖ Foral de Felgueiras​

Isto são vinhos correntes e nada de muito especial, e claro que depende dos gostos. Mas na vossa opinião quais eram as vossas escolhas para um de cada?

Daí escolheria:

Branco - Castelo D'Alba
Tinto- Piano

Verde - Quinta de Amares,Loureiro/Arinto
(Provei recentemente e apreciei bastante

Última encomenda (e que encomenda :))
IMG-4139.jpg

Lista:
  • Guru No Millésime - Vinho proveniente de 3 colheitas diferentes (2010, 2013 e 2015), é um vinho branco com origem em vinhas velhas com cerca de 60 anos. Foram produzidas apenas 1599 garrafas. Foi eleito o “Melhor Vinho Branco do Ano” na gala de “Melhores do ano 2020” da Revista VINHO Grandes Escolhas.
  • Sou Alvarinho 2018 Branco - Garrafa nº 1666. Obteve na escala de RP 92/100 entre outros prémios que este vinho da Quinta de Santiago arrecadou.
  • Quinta da Boa-Vista 2016 Tinto - Um vinho que já conheço e que gostei imenso. Obteve 91/100 na escala de RP
  • Curriculum Vitae 2015 Tinto - Vinificação e envelhecimento no centro de vinificação da Quinta Vale D. Maria. 95 pontos RP e 94 pontos Wine Enthusiast Magazine
  • Legado 2014 - Não tenho nada para dizer, é abrir isto, beber e esperar que valha cada cêntimo. [:D]

Acho fraco esse lote. [:)]
Podias ter feito melhor. [:p]

O Guru nunca provei o Milésime... A ver se isso vale a pena.
O CV 2015 é fixe teres conseguido esse ano. Depois do 2016 ter a melhor nota de sempre de um vinho Nacional que os preços aumentaram e muito!!
O Legado é um bucketlist!

Relativamente ao CV, ainda pensei mandar vir o 2016 mas o gap de preço acho que não se justifica face à distância de pontuação, acredito que a este nível seja algo que eu nem consiga sentir a diferença.
O Legado sim, já era um crush de algum tempo.

Last edited:
Sim aposto que nem o RP consegue descobrir a diferença do 2015 para o 2016... E foream eles que deram a nota. ahaha

A questão é que agora todos os anos o preço aumentou imenso.

Eu consegui uma de 2016 antes do aumento de preço, e ficou mais barato do que agora vendem o 2019...

Última encomenda (e que encomenda :))

Lista:
  • Guru No Millésime - Vinho proveniente de 3 colheitas diferentes (2010, 2013 e 2015), é um vinho branco com origem em vinhas velhas com cerca de 60 anos. Foram produzidas apenas 1599 garrafas. Foi eleito o “Melhor Vinho Branco do Ano” na gala de “Melhores do ano 2020” da Revista VINHO Grandes Escolhas.
  • Sou Alvarinho 2018 Branco - Garrafa nº 1666. Obteve na escala de RP 92/100 entre outros prémios que este vinho da Quinta de Santiago arrecadou.
  • Quinta da Boa-Vista 2016 Tinto - Um vinho que já conheço e que gostei imenso. Obteve 91/100 na escala de RP
  • Curriculum Vitae 2015 Tinto - Vinificação e envelhecimento no centro de vinificação da Quinta Vale D. Maria. 95 pontos RP e 94 pontos Wine Enthusiast Magazine
  • Legado 2014 - Não tenho nada para dizer, é abrir isto, beber e esperar que valha cada cêntimo. [:D]

Ora muito bem 😬👌, belas compras.

Conheço 3 deles (mas colheitas diferentes, CV, Boavista e SOU), só acho que no CV devias ter ido para o 2016 e matavas logo o bicho 😂, o vinho realmente é fantástico, Boavista Reserva é um vinho maravilhoso, e SOU é fantástico.

O Legado já tive 2 oportunidades de compra, um de 2010 e um de 2012, deixei escapar... e arrependo-me, é um vinho que um dia quero experimentar, para compará-lo com o Reserva Especial. Quando o abrires vem aqui dizer o que achaste e principalmente, em comparação com o CV, será interessante. Aposto que a diferença está nas "camadas", o Legado será livro com mais folhas, mas depois dirás.

Por fim, o Guru No Millésime, deve ser bastante interessante o seu estado de evolução, se o Guru normal já é fantástico e um dos melhores vinhos brancos do Douro, e com uma longevidade reconhecida.

As últimas provas:

- Olho de Mocho Reserva 2004 - acho que foi a primeira colheita da Herdade do Rocim. Comprada no local e perdida cá na garrafeira. Não tinha grandes expectativas dados os 18 anos de idade. Surpreendeu! Boa forma, excelente estrutura e a acidez bem presente e a transmitir frescura. Notas de envelhecimento muito interessantes. Fruta bem presente, algumas notas de tabaco e canfora, tudo bem casado.

- NatCool PetNat da Niepport- Garrafa de 1 litro. Vinho a navegar na moda dos vinhos naturais, demasiado funky para o meu gosto, com defeitos evidentes para quem não vai nestas modas (redução excessiva, fossa, salmoura) e clara contaminação com brett (cartão molhado e ligeiro couro). Sei que este tipo de vinho favorece estes aromas, devido ao contacto prolongado com borras de fermentação mais pesadas, mas achei demais...
Só uma nota: petnat-petillant naturel ou espumante de método ancestral é um vinho espumante no qual o gás é obtido ao se deixar acabar a fermentação alcoólica na garrafa. Na prática, um pouco antes da alcoólica terminar, enchem-se umas garrafas com carica e deixam-se ficar. A fermentação termina na garrafa fechada, produzindo a carbonatação. Este é too funky for me 🤣

2.jpg

Que sugerem para oferecer, maduro tinto alentejano? Entre os 20 e os 30€ e que se encontre num Continente desta vida…
O Cartuxa é bom?

O que é maduro tinto?

É um tinto...

Por acaso nunca gostei da utilização da descrição de vinho verde e vinho maduro.

Mas muita gente usa o Maduro como sendo um vinho "melhor"...

Assim como muita gente diz que não gosta de vinho verde porque lhe cai mal e fermenta no estomago. [:)]

Mais um pack Natal.
09b728d25ff474b9c49dcf7eb3779e1a.jpg

Back