O que é uma boa poupança?

Quando se fala na taxa de "remuneração", isso é o valor ao ano, certo? Imaginemos uma taxa de 3%, quer dizer que se eu depositar 100 €, daqui a um ano tenho 103 €, é isso? Mas no caso dos CA, sendo a remuneração adicionada trimestralmente, será 3 €/4 (trimestres) = 0,75 €/trimestre, certo?

Quando se fala na taxa de "remuneração", isso é o valor ao ano, certo? Imaginemos uma taxa de 3%, quer dizer que se eu depositar 100 €, daqui a um ano tenho 103 €, é isso? Mas no caso dos CA, sendo a remuneração adicionada trimestralmente, será 3 €/4 (trimestres) = 0,75 €/trimestre, certo?

As taxas de juro comunicadas são sempre TANB: Taxa Anual Nominal Bruta. Além disso, nos CA os juros são capitalizados e a taxa é atualizada trimestralmente.

Se subscreveres 100€ a 3%, no final do primeiro trimestre terás 100€ + (100€ x 3% / 4 x 72%) = 100,54€. Nessa altura a taxa será atualizada para o trimestre seguinte, com base nos valores da Euribor 3M do mês anterior.

taxa de juro líquida de 2,22, para subscrições em janeiro...

As taxas de juro comunicadas são sempre TANB: Taxa Anual Nominal Bruta. Além disso, nos CA os juros são capitalizados e a taxa é atualizada trimestralmente.

Se subscreveres 100€ a 3%, no final do primeiro trimestre terás 100€ + (100€ x 3% / 4 x 72%) = 100,54€. Nessa altura a taxa será atualizada para o trimestre seguinte, com base nos valores da Euribor 3M do mês anterior.

Ok, e onde foste buscar aqueles 72%? [:D]

As OT não são emitidas para o público. Terás de as adquirir em mercado secundário (comprar a quem as comprou anteriormente), a preço variável/negociável. Essa aquisição, a custódia e posterior venda/maturidade acarretarão custos (variáveis conforme o banco ou corretora). A venda/maturidade terá de ser declarada no IRS. A rentabilidade final dependerá do preço de aquisição, do cupão/juro anual e do preço de venda.

Os CA são um produto muito mais simples e dirigido a investidores não-profissionais.

Comparação entre CTPC (parecidos com CA) e OT

Obrigado!
Vi o link e aparece isto:

"não pode “resgatar” as Obrigações do Tesouro. Tem de esperar pelo momento do reembolso ou vendê-las em bolsa. Na primeira opção recebe 100% do valor nominal (1 cêntimo por cada obrigação que comprou). Na segunda, recebe a cotação da venda. Em nenhuma das opções há a garantia de obter o capital investido. Consoante o valor que pagou pelas Obrigações do Tesouro em bolsa pode ganhar ou perder dinheiro;"

Como é que não há garantia de capital investido na opção 1? Só se o estado for à falência (e mesmo assim)?

Se vender em bolsa pelo valor abaixo da taxa que comprei, perco dinheiro mas e a capitalização?

Esta ideia foi implantada numa ida ao banco em que o gestor de conta me falou que era melhor a longo prazo investir nisto do que em CA (claro que o CA é dependente da euribor e tem uma taxa limite etc...)

O homem fez lá gráficos e contas que pareciam boas demais, daí estar a tentar perceber qual o risco/encargos que façam valer a pena.

Como é que não há garantia de capital investido na opção 1? Só se o estado for à falência (e mesmo assim)?
Sim, nesse cenário receberás o valor nominal (100%). Desde que tenhas comprado suficientemente abaixo para compensar os custos, vais reaver o capital investido.

​Se vender em bolsa pelo valor abaixo da taxa que comprei, perco dinheiro mas e a capitalização?
Não há capitalização como nos CA (juros acrescentados ao investimento). Os juros são pagos na conta à ordem.

​Esta ideia foi implantada numa ida ao banco em que o gestor de conta me falou que era melhor a longo prazo investir nisto do que em CA (claro que o CA é dependente da euribor e tem uma taxa limite etc...)
O homem fez lá gráficos e contas que pareciam boas demais, daí estar a tentar perceber qual o risco/encargos que façam valer a pena.
Para o banco as OTs são de certeza melhor, pois poderão cobrar pela subscrição, custódia, pagamento de juros e venda/maturidade. Já com os CA não ganham nada, só vêem o teu capital a sair da conta. [;)]
Não quero com isto dizer que não acabes por ganhar mais com OTs (não sei prever), mas a preferência do banco é óbvia.

UPDATE: Nas OTs (e obrigações no geral) terás também de adiantar os juros corridos. Se por exemplo a emissão tiver um cupão anual de 6% e tiverem passado 6 meses desde o último pagamento, terás de pagar 3% ao vendedor.

Última edição:
O banco Invest actualizou os depósitos a prazo. Mesmo assim, abaixo dos CA. Apenas para quem não confia, de todo, na liquidez do Estado 😀😃.

de14e1723df8edef304909325ad33e68.jpg

O BiG também me contactou no dia 2, informando que para "clientes especiais" como eu (tive recentemente uma batelada em conta poupança durante umas semanas) pode oferecer taxas superiores em depósitos a prazo para novos montantes. Não revelou valores, mas não acredito que ultrapassem esses 2% (se tanto) para já.

Estão-se finalmente a mexer. Mas já vão tarde, e duvido que cheguem à taxa atual dos CA.

Qual é o produto dos 2.28%? Não percebi a comparação com o CA ou as contas a prazo. No exemplo que colocaste, também podemos olhar para trás: a 1 ano foi -9,67%...
De resto concordo: CA para mim é para fundo de emergência e para diversificar mais um pouco

2,28% em 3 meses é o mesmo que 9%/ano...

CA só para descargo de consciência e não ter os ovos todos juntos, pode sair omelete 😂😂😂😂
ad8b0858baafe33ad2ef8d92a9494d70.jpg

É 9%/ano se durante todo o ano continuar essa valorização. Algo que não é de todo garantido. Veja-se os resultados a 1 ano (-9,67%) para ver como foi "bom" o último ano.

Não tentes apresentar os FI como alternativas a CA/DP, por favor. São tipos de investimento completamente diferentes.

Se achas que os FI são o melhor produto de poupança (o tema deste tópico), força nisso.

É 9%/ano se durante todo o ano continuar essa valorização. Algo que não é de todo garantido. Veja-se os resultados a 1 ano (-9,67%) para ver como foi "bom" o último ano.

Não tentes apresentar os FI como alternativas a CA/DP, por favor. São tipos de investimento completamente diferentes.

Se achas que os FI são o melhor produto de poupança (o tema deste tópico), força nisso.
Cada um faz o que acha melhor....

Eu como acho que o mercado vai subir 😁

Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> -3,5%
2019 -> 10,94%
2020 -> 4,9%
2021 -> 6,05%
2022 -> -xx,x%

Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> -3,5%
2019 -> 10,94%
2020 -> 4,9%
2021 -> 6,05%
2022 -> -xx,x%
Não falo mais em FI, se não colocava aqui os meus 😁

Voltar