O que é uma boa poupança?

Já agora alguém sabe como se processa para abrir uma conta de Certificados de Aforro para menores? Percebi que é possível fazê-lo, mas como é com o NIB da conta associada? Temos de ter o menor como titular de uma conta bancária? Já alguém o fez? Obrigado.

Também posso colocar aqui os valores anuais de rentabilidade de um fundo de investimento que possuo.
Quando souber o valor final de 2022 coloco, neste momento ainda não tenho o valor final, mas irá ser talvez ao redor de -11%. 😟

2013 -> 7,46%
2014 -> 12,19%
2015 -> 2,31%
2016 -> 0,88%
2017 -> 6,74%
2018 -> -3,5%
2019 -> 10,94%
2020 -> 4,9%
2021 -> 6,05%
2022 -> -xx,x%

Que fundo é?

O BiG também me contactou no dia 2, informando que para "clientes especiais" como eu (tive recentemente uma batelada em conta poupança durante umas semanas) pode oferecer taxas superiores em depósitos a prazo para novos montantes. Não revelou valores, mas não acredito que ultrapassem esses 2% (se tanto) para já.

Estão-se finalmente a mexer. Mas já vão tarde, e duvido que cheguem à taxa atual dos CA.

Que vão barda...

A mim mandaram-me mensagem logo que puderam a alterar unilateralmente os juros da conta Aforro, pois com a fórmula contratada superavam os 2%. Para 0,55%. E é por especial favor, se não eram 0,45. Metade já foi passada para a conta à Ordem e subscritos CA a partir daí.

PS: afinal eram 1,83%... [:D] A fortuna.

Última edição:
A conta BIG aforro tem a taxa a 0,40% + 0,10% para quem reforçar mensalmente.
Estes 0,10% podem passar a 0,15% se a conta tiver o protocolo ACP (podem haver outros protocolos).
Daí ser 0,50% para uns e 0,55% para outros.

Já agora alguém sabe como se processa para abrir uma conta de Certificados de Aforro para menores? Percebi que é possível fazê-lo, mas como é com o NIB da conta associada? Temos de ter o menor como titular de uma conta bancária? Já alguém o fez? Obrigado.

Estive ontem nos CTT e questionei exactamente isto.
Resposta:

O menor tem de ter uma conta em nome dele, deve trazer um documento do banco com o NIB/IBAN onde indique o nome do menor.

Para quem não tem ainda conta aforro, sim terá de ir aos CTT abrir a conta e fazer a 1ª subscrição.
Depois já poderá aderir ao aforronet e fazer as coisas online.

Está aí tudo:
https://www.ctt.pt/particulares/dinh...ados-de-aforro

Fui ontem fazer isto, abrir conta CA, e há várias coisas que não estão explicadas (ou então tive azar com a funcionária!).
1 - É necessário ser presencial para abrir a conta (quis abrir conta em nome da minha mulher e levava tudo assinado e duplicado e não permitiram)
2 - levar CC, comprovativo de morada fiscal, comprovativo de contratação (levei último recibo de ordenado), documento do banco com conta em nosso nome (NIB/IBAN)
3 - preencher requerimento e entregar documentos
(EDIT: os pontos 2 e 3 eu já levava tudo em papel e preparado para entregar)
4 - "Pronto e por hoje é tudo. Amanhã alguém lhe liga a dizer que pode vir buscar o nº de conta."
5 - Questionei se não podia abrir já e pagar os 100eur e a partir daí fazer tudo no aforro.net?
6 - Não. Vem cá, leva os números, depois faz o depósito. E depois aguarda até ficar activo.

E foi esta a minha experiência de ontem...

Dúvida rápida:

Eu pretendia fazer 2 contas (para controlar os montantes), mas já me fartei disto e se calhar fico só com uma conta. Depois posso mobilizar parcialmente, se pretender? Como ficam as bonificações se eu mobilizar?

Última edição:
Dúvida rápida:

Eu pretendia fazer 2 contas (para controlar os montantes), mas já me fartei disto e se calhar fico só com uma conta. Depois posso mobilizar parcialmente, se pretender? Como ficam as bonificações se eu mobilizar?

Podes fazer mobilizações parciais de qualquer subscrição após a permanência mínima (3 meses no caso dos CA). Receberás o número de unidades que indicares com a respetiva valorização acumulada. O montante que continuar aplicado beneficiará das futuras bonificações.

Última edição:
Fui ontem fazer isto, abrir conta CA, e há várias coisas que não estão explicadas (ou então tive azar com a funcionária!).
1 - É necessário ser presencial para abrir a conta (quis abrir conta em nome da minha mulher e levava tudo assinado e duplicado e não permitiram)
2 - levar CC, comprovativo de morada fiscal, comprovativo de contratação (levei último recibo de ordenado), documento do banco com conta em nosso nome (NIB/IBAN)
3 - preencher requerimento e entregar documentos
4 - "Pronto e por hoje é tudo. Amanhã alguém lhe liga a dizer que pode vir buscar o nº de conta."
5 - Questionei se não podia abrir já e pagar os 100eur e a partir daí fazer tudo no aforro.net?
6 - Não. Vem cá, leva os números, depois faz o depósito. E depois aguarda até ficar activo.

E foi esta a minha experiência de ontem...

Dúvida rápida:

Sobre a necessidade da presença do titular para abertura de conta, isso faz todo o sentido.

Sobre o resto tiveste azar. Ou recorreste a um posto que não tem todas as valências ou, o mais provável, despacharam-te para fazer a abertura de conta "em backoffice".
Eu fiz tudo num dia, em cerca de 20 minutos, e fiz pagamento por multibanco.

OK. Muito obrigado. Já desconfiava. Não tenho interesse em abrir mais uma conta específica. Faço reforço na minha conta CA ou da minha esposa e depois passo para eles o dinheiro (ao fim de 10 anos). Daqui a 10 anos já tem 18 e já podem abrir uma conta própria.

Os CTT mais pequeno não fazem no imediato. Aqui na terrinha não faziam. Desloquei-me a um CTT na sede de concelho e fiz tudo na hora. Não sei se terá sido este o caso.

Creio que me despacharam para tratarem mais tarde... Fui às 17h20, fechavam às 18h00, 10 pessoas à espera e eu como tirei senha para certificados de aforro fui logo atendido, e os outros à espera ficaram mal dispostos (devia ser para atendimento geral, que também estava a ser feito por quem me atendeu...).
enfim.

Voltar
Superior