O que é uma boa poupança?

Bom, o dano já está feito agora é aguentar o barco..... Logo vejo daqui a um ano como vai correr esta experiência.

Quero ver como estão as taxas lá em França, se estiverem melhores mudo e pronto.

Última edição:
Com a inflação que temos actualmente deixar o dinheiro parado é estar a deitar fora todos os meses uma boa parte do mesmo.
Os CA, com a taxa actual, apesar de longe de perfeitos, são das únicas opções, de capital garantido, que permitem de perder um pouco menos dinheiro face à inflação.

Quanto a pagar umas férias, mete la 250k e já tens umas férias porreiras, com 17k não há milagres como valor absoluto de juros, nem com 3% nem a 5%.

O problema de muita gente é pensar no imediato e não pensar a longo prazo, os 17k com os tais 500€ reinvestidos mensalmente, ao fim de uns anos já começam a parecer algo interessante.

Sim mas os CA também só em parte combatem a inflação.

Olha o exemplo que eu dei: nos 90s, tinhas 10% ao ano fácil fácil, e eu não me recordo de teres inflação no limiar dos dois dígitos como tens hoje.

O dinheiro está a circular quase de graça, de e para bancos.

Eu percebo em parte o que o Nemesis diz sobre os CA.

Eu tenho 90% da minha carteira em CA neste momento, mas não vale a pena vender aquilo como a última bolacha do pacote. É o menos mau, digamos assim.

Um gajo privar-se de 17k, eu compreendo que esperasse um retorno mais palpável (tipo pagar umas férias vá).

Ainda assim, atualmente é o menos mau.

Mas por exemplo, eu lembro-me que nos anos 90 havia DP a render facilmente 10%. E não tenho MESMO a certeza se a inflação era mais alta do que hoje…..

Por exemplo o DP do Bankinter a 5% também é porreiro. Ainda mais porreiro seria se não limitassem aquilo a 5.000€ :sh)
É preciso perceber que os CA são uma alternativa a ter dinheiro parado no banco, não é um investimento, não é "get rich quick", é apenas uma proteção contra inflação.

É sabido que todos devemos ter 2 anos de despesas em cash/cash equivalents (há quem diga mais, há quem diga menos, eu estou confortável com 2 anos). Ora ter 2 anos de cash parado no banco é completamente asinino neste momento, os certificados de aforro são apenas uma proteção para ter dinheiro facilmente acessível e ligeiramente protegidos contra a inflação. Devem ser encarados como nada mais do que isto.

Se o user prefere ter dinheiro a valer cada vez menos no banco em vez de o ter protegido contra a inflação, é com ele. Eu chamo apenas preguiça. As desculpas podem ser as que quiser. E isto nem é ter em conta "valor do dinheiro", é aritmética elementar.

O problema é que neste momento há oferta quase inexistente de produtos / investimentos para perfis conservadores / moderados de apetite ao risco.

Os mercados andam completamente imprevisíveis.

O SP500 que era uma forma fácil de combate à inflação, deu um enorme trambolhão.

Eu não me lembro atualmente de nenhum meio termo aceitável sem grande risco de perda de capital, e também sem retorno na casa dos 2 dígitos ao ano.

O que piorou e afetou muito também o retorno liquido das aplicações foi a subida da taxa liberatória de 2010 para cá.
Os anos de 2011 a 2013 foi o saque e depois assim ficou.
Passamos de 20%, para 21,5%, 25%, 26,5% para terminar nos 28% e assim ficou e lá vão 10 anos.

Mas essa taxa não dá para reaver depois novamente no IRS? (Falo do meu caso em que apenas declaro o SM e apresento poucas despesas). Eu acho que sim, pelo menos acho que foi isso discutido aqui à semanas (uns posts atrás).

Eu só fiquei desiludido com isto do CA porque nem no pior cenário que tinha traçado/pensado fosse assim tão pouco o juro. Estava a contar mínimo 170 paus, right from the start.

Outra engraçada foi nos CTTs quando falei no AforroNet a sra disse que não podia usar isso, que ela é que era a gestora e que tinha que ir lá todos os meses depositar dinheiro (quando quisesse fazer subscrição). Só me ri quando me disse isso [:D]

Última edição:
Mas essa taxa não dá para reaver depois novamente no IRS? (Falo do meu caso em que apenas declaro o SM e apresento poucas despesas). Eu acho que sim, pelo menos acho que foi isso discutido aqui à semanas (uns posts atrás).

No teu caso podes ir buscar algum do IRS... sim. No meu não.
Mas como não queres ganhar os juros, não sei se irás buscar :-)
Ainda tens essa vantagem e nem assim!

Toma atenção, que quando fizerem 1 ano as primeiras subscrições poderão estar a dar 4,04% (brutos) ao ano se a Euribor a 3M andar com média de 2,5% ou acima.

Edit: No teu caso poderão ser 4,04% limpos..

Última edição:
Como disse, o mal está feito e vou lá deixar o dinheiro estacionado e continuar a meter lá os reforços mensais... Either way, já tive que alterar os meus planos todos e contar com o pior dos piores cenários (que é a taxa estar a 0% durante 5-10 anos). Pelo menos assim um gajo já não se desilude mais com isto... (pior mesmo é perder tudo)

Eu só fiquei desiludido com isto do CA porque nem no pior cenário que tinha traçado/pensado fosse assim tão pouco o juro. Estava a contar mínimo 170 paus, right from the start.

Outra engraçada foi nos CTTs quando falei no AforroNet a sra disse que não podia usar isso, que ela é que era a gestora e que tinha que ir lá todos os meses depositar dinheiro (quando quisesse fazer subscrição). Só me ri quando me disse isso [:D]

Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k, vale a pena declarar os juros em IRS e assim reaver parte (ou totalidade) do imposto retido.

Todos gostávamos que os CA dessem mais (do que irão dar a partir de março/abril, quando devem atingir a taxa máxima). Mas é o melhor que se arranja por cá com garantia de capital. Nota que se lá deixares vários anos irás ter prémio de permanência.

Mas então é só por causa dessa "senhora" mal informada dos CTT que não tens acesso ao AforroNet?

contar com o pior dos piores cenários (que é a taxa estar a 0% durante 5-10 anos)

Ou seja, igual a estar à ordem no banco. Não é bem, pois com o prémio de permanência dará no mínimo 0,5% a partir do segundo ano e 1,0% a partir do sexto. Mas nesse cenário ultra-pessimista poderás sempre resgatar e aplicar em algo que dê mais. Até para serem substituidos os CA são bons. :)

Última edição:
Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k, vale a pena declarar os juros em IRS e assim reaver parte (ou totalidade) do imposto retido.

Todos gostávamos que os CA dessem mais (do que irão dar a partir de março/abril, quando devem atingir a taxa máxima). Mas é o melhor que se arranja por cá com garantia de capital. Nota que se lá deixares vários anos irás ter prémio de permanência, que não vale a pena detalhar pois vais achar mais uma insignificância.

Mas então é só por causa dessa "senhora" mal informada dos CTT que não tens acesso ao AforroNet?

Ou seja, igual a estar à ordem no banco.

"...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.

Eu já pedi acesso ao AforroNet, não é por causa disso. É porque eu no meu banco pedi especificamente para a minha conta não poder fazer pagamentos online (apenas consultas - como se fosse apenas como a antiga "caderneta" apenas para consultar saldo e movimentos). Tenho conta SMB para não pagar comissões.

Eu já conto já só com 0% porque a taxa não é fixa e de certeza que ao longo dos anos aquilo vai acabar por baixar de rendimento e acabarei por movimentar depois para outras aplicações igualmente seguras 99% do capital, mas que tenham mais juros (DPs?) .... No futuro...talvez

Isso é quase pleonasmo. 😂

Se declaras o salário mínimo e "metes de lado" 500€ todos os meses, realmente não convém apresentar muitas despesas.

Já agora... pensa bem o que dizer quando o PM te convidar para Secretário de Estado, senão depois ainda tens um problema a justificar a proveniência do dinheiro que entra na conta.

Isso é quase pleonasmo. 😂

Se declaras o salário mínimo e "metes de lado" 500€ todos os meses, realmente não convém apresentar muitas despesas.

Já agora... pensa bem o que dizer quando o PM te convidar para Secretário de Estado, senão depois ainda tens um problema a justificar a proveniência do dinheiro que entra na conta.

São de 2 trabalhos diferentes, que vêm de 2 paises diferentes e de 2 contas diferentes... Chaque a ça place mon ami ;)

(Antes que digam que isto é aldrabice, tenho um trabalho full-time nacional que ganho o SM e tenho um biscate em part-time full remote, onde ganho os tais 500€).

Se fosse para o Governo, não estaria com estes dilemas [:)][:)][:)][:)]

Última edição:
"...Se o rendimento total (salários + juros) bruto não ultrapassar os ~20k," Por ano certo? Nunca vai acontecer aqui em PT, garantido.

Os rendimentos no estrangeiro também se declaram (anexo J).

Tem rendimentos no estrangeiro? Saiba o que fazer no IRS

Os contribuintes com morada fiscal em Portugal, mas com rendimentos obtidos fora do país têm de os declarar na declaração de IRS - Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares.

O IRS incide sobre a totalidade dos seus rendimentos, incluindo os que são obtidos fora do território nacional. Assim, se este é o seu caso e tem rendimentos como pensões, juros de aplicações financeiras ou contas bancárias noutros países, assim como qualquer rendimento que seria incluído numa das outras categorias do IRS, tem de adicionar o anexo J à sua declaração.​

Eu mandei e-mail à minha gestora e ela mandou-me o formulário preenchido que depois devolvi assinado.

Não havendo gestor dedicado creio que em qualquer balcão se deve conseguir fazer.
No Best enviei e-mail ao gestor a informar que pretendo resgate fundo PPR ao abrigo da lei e ele enviou pra gestora do fundo....

"Olha o nemesis91 ​do forum!!"

É o que vou dizer, quando daqui por uns tempos estiver a jantar em familia, e estiver a dar mais uma peça jornalística do mais recente esquema de pirâmide, em que um tuga diz "os bancos não dão lucro, e como não tinha tempo para estas coisas, vi estas taxas de retorno muito boas e meti aqui muito do meu dinheiro. Se sabia tinha deixado nos CA, que ao menos era meu."

Sinceramente..... Pior do que não saber, é nem querer saber, quando várias pessoas tentam ajudar e clarificar.

Vai ser engraçado tb quando descobrir que o l'argent que cai na conta precisa de ser declarado e pagar impostos....

Voltar
Superior