Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

eu também não percebo nada

nem sei o que é isso de luz indexada

alguém pode explicar melhor ?

Alguém com tarifa da luz indexada?

Pelo que vejo a poupança pode ser muito grande.

É mesmo assim?
A tarifa indexada vai variar mensalmente conforme o preço da eletricidade no mercado ibérico. Neste momento até pode ser uma boa opção, as barragem estão cheias tem havido excesso de produção, e a electricidade é quase à borla, ainda no outro dia andou nos 10€/MWh, o que dá menos de 1 cêntimo o kWh. Hoje está a 109€.

Por exemplo, dia 29 de Dezembro, hídrica e eólica em grande produção garantiram 96% da produção, e com o gás natural em mínimos, o preço médio da eletricidade foi de 16€/MWh.

089f86090b4a4903e596d0b53b0de8b4.jpg

Só não entendo como é que ainda há pessoas a "jogar" à sorte e azar com os seus contratos em empresas que irão aplicar o MIBEL.
O Mibel é uma autêntica lotaria, já vi facturas de dezembro com Milbel quase a 0,052€/kwh e facturas de janeiro a 0,003€, nem chega a 1 cêntimo. Ninguém sabe é se em Fevereiro não cobram a 0,15 ou mais.
Mais vale jogar pelo seguro e contratar no regulado nem que o preço da energia seja ligeiramente mais alto.

Last edited:
Volto a insistir mas minhas dúvidas/perguntas acerca disto do mibel.
Alguém consegue explicar o mecanismo, as "conta" para se ter este pagamento extra (que pelos vistos é até Maio. Poderá ser alargado?)

Outra coisa, se viram o link que coloquei atrás do contas poupança, apesar de ser apenas no final do mês e com a chegada da fatura a pagar, é possível saber/confirmar o que se vai pagar com esse mecanismo, certo?
Ou seja, não é um valor aleatório que cada empresa decide, certo?
É com base no preço em algum mercado (é o OMIE?) com cotações de preço do khw definidas a cada dia, certo?

Ainda sobre o link do contas poupança, ele parece lá ter colocado/calculado o extra que se pagou nos meses anteriores (até Dezembro).

Alguém consegue confirmar, ou desmentir, os valores apresentados?

Eu tinha ( acabei agora mesmo de submeter a mudança para o regulado) contrato com a edp comercial.

Tinha feito contrato com eles em outubro e a dizer verdade nunca tinha olhado muito bem para os valores cobrados.
Hoje, depois de ler este tópico lá fui ver o preco do KWh. E não é que apesar de terem online que o preco é pouco mais de 14 centimos o kwh a mim, estavam a cobrar 0,2282 € por kwh.

Telefonei para la a perguntar o motivo de estar com o valor tão alto.
Resposta: os valores do kwh variam conforme a altura em que é feito o contrato. Nem estive para me chatear mais. Não estava com ideias de mudar para o regulado, mas acabei agora mesmo de fazer o pedido.

Então esta "empresa" tem valores diferentes dos disponíveis na net para contratos recentes?

Eu tinha ( acabei agora mesmo de submeter a mudança para o regulado) contrato com a edp comercial.

Tinha feito contrato com eles em outubro e a dizer verdade nunca tinha olhado muito bem para os valores cobrados.
Hoje, depois de ler este tópico lá fui ver o preco do KWh. E não é que apesar de terem online que o preco é pouco mais de 14 centimos o kwh a mim, estavam a cobrar 0,2282 € por kwh.

Telefonei para la a perguntar o motivo de estar com o valor tão alto.
Resposta: os valores do kwh variam conforme a altura em que é feito o contrato. Nem estive para me chatear mais. Não estava com ideias de mudar para o regulado, mas acabei agora mesmo de fazer o pedido.

Então esta "empresa" tem valores diferentes dos disponíveis na net para contratos recentes?

É prática comum isso. Depende de muitos factores.
por exemplo, se for uma empresa subcontratada a angariar clientes porta a porta, o preço será aquele que o comercial conseguir sacar do cliente.
Um bocado como se passa nas telecomunicações.

É prática comum isso. Depende de muitos factores.
por exemplo, se for uma empresa subcontratada a angariar clientes porta a porta, o preço será aquele que o comercial conseguir sacar do cliente.
Um bocado como se passa nas telecomunicações.

Fiz o contrato presencialmente nas instalações deles.
​Na net, não consigo encontrar em lado nenhum o tarifário a 0,2282, com FE + DD.

Não faço ideia do que assinei, porque como não tem fidelização, os papeis devem estar no lixo há muito.

Assim sendo, acabam de perder mais um cliente.

Fiz o contrato presencialmente nas instalações deles.
​Na net, não consigo encontrar em lado nenhum o tarifário a 0,2282, com FE + DD.

Não faço ideia do que assinei, porque como não tem fidelização, os papeis devem estar no lixo há muito.

Assim sendo, acabam de perder mais um cliente.

Lá está, a pessoa que te "vendeu" esse preço deve ter dado um boost nos objectivos mensais.

Não se encantem em tarifários indexados (spot) ...

Esse artigo é copia dos resultados do simulador da ERSE, mas sem explicação do que realmente ai está implícito !

Indicarem tarifas indexadas sem explicar o que são, e a proposta de Repsol com uma condicionante de contratação de Serviço de Apoio ... Não faz sentido.

Não tem a condicionante de contratação de serviço de apoio.

Enviado do meu Pixel 6 através do Tapatalk

Mais um mês que o balcão digital e o nº de telefone gratis para dar a contagem da LisboaGás não funciona.

Ah e tal estamos com uns problemas :sh). O mês passado disseram a mesma coisa.

Mas o tarifário teria sempre que ser existente certo?
Senão é tipo mercado marroquino? Decidem o preço com base na cara da pessoa??

Não.
Tarifários certos só na SU. Cá fora são livres de cobrarem o que bem lhes apetecer a quem bem lhes apetecer, mercado livre.

Não tem a condicionante de contratação de serviço de apoio.

O que está lá escrito no artigo é "Repsol, “Leve mais (FE+DD+Serviço Apoio)”, para mim se é necessário um qualquer "Serviço de Apoio" para obter um preço especial é uma condicionante.
Compare-se coisas iguais ou não faz sentido, apenas isso.

Estou a pagar atualmente 0,2096€ por kw de gás. Foi um aumento brutal face ao que pagava há 2 ou 3 meses.

Há algum local onde consiga saber quanto vou pagar se mudar para o mercado regulado? Estava a tentar ver isso, mas não encontrei informação concreta.

Estou a pagar atualmente 0,2096€ por kw de gás. Foi um aumento brutal face ao que pagava há 2 ou 3 meses.

Há algum local onde consiga saber quanto vou pagar se mudar para o mercado regulado? Estava a tentar ver isso, mas não encontrei informação concreta.

Tens aqui um simulador:

https://simulador.precos.erse.pt/

E este post aborda esse tema:

Pensei que esse preço fosse da eletricidade

Assim sendo 1000khw x 0.1638€= 163,80€

No mercado regulado

220khw x 0.06= 13,20€
280khw x 0.0564= 15,79€
500khw x 0.0535= 26.75€

Total de 55,74€ para o mesmo consumo, uma poupança de 108,06€

Isto se não me enganei nas contas

No teu ponto pedia já a mudança para a EDP gás SU

Last edited:

a minha ultima fatura( de dezembro) em mercado regulado. Acresce iva:
image.png - Click image for larger version  Name:	image.png Size:	19.2 KB ID:	14211346

Estive a fazer uma simulação depois desta notícia de baixa de preço na EDP

Em 100kwh e 30 dias o custo do acesso às redes e energia é o seguinte:

SU eletricidade
0,3210€/dia x 30= 9,63€
0,1624€/ kwh x 100= 16,24€
Total 25,87€

EDP comercial
0,3784€/dia x 30= 11,35€
0,1516€/kwh x 100= 15,16€
Total 26,51€

* Com débito direto e fatura electrónica a EDP baixa os preços em 10%:
0,3406€/dia x 30= 10,22€
0,1364€/kwh x 100= 13,64€
Total 23,86€

Ora a diferença entre regulado e EDP comercial em cada 100kwh são 2,01 a favor da EDP comercial que provavelmente nao chegam para compensar o Mibel mas não tenho dados nesse sentido

Nota: estas contas podem estar incorretas, devem sempre simular por vocês.

Contas feitas com base de tarifa simples e 6,9kva

O que está lá escrito no artigo é "Repsol, “Leve mais (FE+DD+Serviço Apoio)”, para mim se é necessário um qualquer "Serviço de Apoio" para obter um preço especial é uma condicionante.
Compare-se coisas iguais ou não faz sentido, apenas isso.
Se fores ler na ficha das condições do Plano mostra lá que não é obrigatório mas sim opcional. Por isso o artigo está a passar uma informação errada.

Back