A maior parte das minhas poupanças "seguras" estavam no Banco BIG na conta Aforro com reforços obrigatórios de 150€ mensais. Depois da Euribor começar a subir, que daria um juro ainda assim ridículo de 1,8% nessa conta, rapidamente o banco alterou unilateralmente as condições do contrato, com a antecedência mínima das letras pequeninas de 60 dias. Passou (e mantêm-se) a 0,55 e porque sou um cliente muito especial.
Neste momento a maior parte desse dinheiro está em CA. Tenho subscrito todos os meses, na perspectiva de subida contínua dos juros.
Agora que estamos quase na taxa máxima de 3,5%, não irá para lá todo, por uma questão dos ovos todos no mesmo cesto, mas vai mais um bom bocado.
Se uma instituição te dá 0,55% ao ao pelas tuas poupanças, e outra 3-3,5%, OK, nem chega de perto para acompanhar a inflação, mas 3 melhor que 0,5 nas minhas contas...
Aliás, o que me surpreende é o estado ter deixado arrastar tanto tempo a situação da Série E. Ainda há pouco saiu uma notícia que os CA estavam a estragar as contas ao Medina, que não previu esta subida de taxa nem a adesão maciça de novos subscritores, acham que a notícia é para preparar o quê?
Portanto, tenho todo o interesse que a Série E continue exatamente como está, mas milagres não há.