Tópico das Casas

Para quem já trabalhou com o Dr. Finanças, quanto tempo costumam demorar a enviar simulações CH após o envio da documentação? Enviei tudo na semana passada, ligaram-me na quinta feira a dizer que em 3/4 dias teriam respostas. Não passou muito tempo e vou aguardar mais um pouco.
A CGD continua a dizer que dadas as minhas condições atuais, não consegue uma melhoria. Isto tem trepado mensalmente, no meu caso é de 3 em 3 meses, mas já se começa a sentir bem a subida.
Isto juntando a não ter um emprego fixo (a caminho de 2 anos e meio), não se afigura fácil.

No meu caso foi rapido, demorou uns 3 dias mas honestamente no meu caso não me mandaram nada melhor do que arranjava diretamente nos bancos.
Doutor Finanças e ComparaJa não resultou comigo.

Obrigado!
Agora é aguardar pelo distrate e ir à conservatória.

Gavela, somente por curiosidade a instituição financeira cobrou-te algo pela emissão do "Distrate", ou seja o documento para extinguir a hipoteca ?

Pelo que ouvi e li desde 2021 já não podem cobrar nada ao cliente por esse documento (presumo que seja de lei).

Em 2019 antecipei o crédito imobiliário e nessa data cobraram-me 70 euros pela emissão do distrate, mas saliento que me foi entregue em somente 4 dias (tinham-me informado que deveria demorar pelo menos uma semana) e como será evidente com o mesmo extingui de "imediato" a hipoteca na conservatória do registo predial (e tive de pagar mais 30 ou 35 euros aproximadamente por essa extinção).

Gavela, somente por curiosidade a instituição financeira cobrou-te algo pela emissão do "Distrate", ou seja o documento para extinguir a hipoteca ?

Pelo que ouvi e li desde 2021 já não podem cobrar nada ao cliente por esse documento (presumo que seja de lei).

Em 2019 antecipei o crédito imobiliário e nessa data cobraram-me 70 euros pela emissão do distrate, mas saliento que me foi entregue em somente 4 dias (tinham-me informado que deveria demorar pelo menos uma semana) e como será evidente com o mesmo extingui de "imediato" a hipoteca na conservatória do registo predial (e tive de pagar mais 30 ou 35 euros aproximadamente por essa extinção).

Ainda não tenho o distrate, só o deverei ter para a semana.
Se me cobrarem algum coisa a esse respeito eu depois digo. 😉

Quando fiz o pedido de amortização total antecipada, um custo que me falaram foi de 30 euros + Iva referentes a emolumentos.
Mas até ao momento, também ainda não foi debitado.

Nenhum banco está a cobrar pela emissão do distrate (legalmente não é permitido).
Mas como as nossas instituições financeiras são extremamente honestas e inteligentes, arranjaram logo maneira de cobrar comissões sobre "reconhecimento de assinaturas", "certificação de documentos", "cancelamento de obrigações" e outros nomes pomposos, para o mesmo serviço.
Em Março do ano passado, não me cobraram o distrate, mas tive de pagar uma comissão qualquer + mais a obtenção de uma certidão de teor para cancelar um crédito habitação, e também a extinção da hipoteca na conservatória.

Resultado: Comissões pagas, crédito amortizado, hipoteca extinta, todo o dinheiro retirado daquele banco, e conta fechada.

Quando fiz o pedido de amortização total antecipada, um custo que me falaram foi de 30 euros + Iva referentes a emolumentos.

Gavela, quando em 2019 antecipei o crédito do imóvel como será evidente tive de pagar a dívida (que na altura era de aproximadamente 16.800 euros), mais a penalização de 0,5% sobre esse valor (aproximadamente 84 euros) e cobraram-me logo à cabeça também o valor para a emissão do distrate (70 euros).

Tal como tinha comentado após 4 dias da antecipação recebi um telefonema do Banco/Instituição financeira que já poderia ir levantar esse tal documento.

Os 30/35 euros que depois ainda tive de pagar como será evidente foram cobrados pela conservatória do registo predial para a extinção da hipoteca (com a apresentação do distrate).

Saliento que em 2019 quando antecipei o crédito imobiliário foi principalmente para sentir algum "conforto psicológico" e também para poupar no seguro de vida associado a esse crédito (que era obrigatório).

Então ficamos à espera do que irás pagar (ou não) em 2023 para a emissão do distrate, mesmo que seja somente por curiosidade, pois para deixarmos de ficar com um crédito imobiliário, pagar por despesas mais 100 ou menos 100 euros pouco nos afecta.

Só para dar outra perspetiva sobre a subida da Euribor, ainda na semana passada estive com uma pessoa que contraiu CH em 2000 a 30 anos, (faltam 7 anos para terminar) penso que de 100k que foi a totalidade do valor do imóvel, e referiu que na última subida o valor aumentou10€.

Daí ser muito pior para quem está a comecar.

Isso tem a ver com o capital em divida, quanto mais capital em divida tiver maior é o aumento, estar no fim no meio ou no inicio é irrelevante.

Isso tem a ver com o capital em divida, quanto mais capital em divida tiver maior é o aumento, estar no fim no meio ou no inicio é irrelevante.

Penso que não, quanto mais próximo do fim do CH estiveres menos será o capital em dívida.
Logo estão diretamente relacionadas.

Eu terminei um credito hipotecario complementar em Outubro e o bankinter não cobrou nada e mandou o distrate pelo correio. Conto terminar com o CH principal em Março. De tal maneira que até vou aguardar pelo segundo distrate para ir à conservatória e resolver tudo de uma vez. Aí, paga-se e bem...

Eu terminei um credito hipotecario complementar em Outubro e o bankinter não cobrou nada e mandou o distrate pelo correio. Conto terminar com o CH principal em Março. De tal maneira que até vou aguardar pelo segundo distrate para ir à conservatória e resolver tudo de uma vez. Aí, paga-se e bem...
Posso estar errado, mas numa situação semelhante que tive fui informado que, após a emissão do distrate tinha um prazo curto para pedir extinção da hipoteca na conservatória.
Senão me falha a memória eram até meses após emissão do distrate.

Posso estar errado, mas numa situação semelhante que tive fui informado que, após a emissão do distrate tinha um prazo curto para pedir extinção da hipoteca na conservatória.
Senão me falha a memória eram até meses após emissão do distrate.

Pois, pelo que li há um prazo 30 dias. Acima dos 30 dias o custo do registo é maior. Acho que é isto.

Entretanto o meu multiriscos foi actualizado com a seguinte mensagem:

Considerando os indices de atualização de capitais definidos pela Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) (quando aplicável) informamos que o capital seguro será: Imóvel...

Basicamente aumentaram o valor seguro em + de 20% e o valor da apólice tb.

Até acho que se justifica tendo em conta o valor das construções actuais.

Last edited:
Curiosos para o impacto do antecipado pacote de medidas à habitação?

acho que no geral está tudo com mais receios nos impactos negativos do que propriamente em como vai ajudar o mercado.

já estão aí uns zunzuns que o AL passa sempre a ser de duração limitado e sujeito a renovações.

Isto é mesmo assim?

Comprar casa em Lisboa exige entrada de 50% da escritura https://eco.sapo.pt/2023/02/16/comprar-casa-em-lisboa-exige-entrada-de-50-do-valor-da-escritura/

Como já explicaram, as contas têm lógica, mas o título é para ser clickbait.

Mas até há outro factor que não é falado. É que nos empreendimentos novos a ser construídos. Entre Sinal, Valor no CPCV valor a 6 meses, valor a 12m e afins.
Não há nenhum que não obrigue a menos de 20% durante a obra... E há casos de 30/40 e até 50% durante a obra.
Por isso em muitos casos será preciso ter essas percentagens "na mão" antes da escritura.

Como já explicaram, as contas têm lógica, mas o título é para ser clickbait.

Mas até há outro factor que não é falado. É que nos empreendimentos novos a ser construídos. Entre Sinal, Valor no CPCV valor a 6 meses, valor a 12m e afins.
Não há nenhum que não obrigue a menos de 20% durante a obra... E há casos de 30/40 e até 50% durante a obra.
Por isso em muitos casos será preciso ter essas percentagens "na mão" antes da escritura.

Mas isso não é novidade nenhuma por consequência do aumento da taxa de juros, quem tenha comprado casa nova nestes últimos 4 anos dificilmente escapou a entregas de 25% antes da escritura.

O resto não deveria ser preciso explicar muito, se a taxa aumenta ou pagas mais pelo mesmo dinheiro em divida ou diminuis o dinheiro que pedes...

Mlopes, qual banco?
Na cgd não me cobraram nada durante o processo de transferência.
A certidão de teor foi paga, mas não é com o banco, pese embora, o bankinter tenha suportado todos os custos inerentes.

Back