"O cantinho das motos"-

Os intervalos de manutenção da Trident 660 são muito bons em termos de quilometragem (revisões de16k em 16k). O problema é que as revisões devem ser feitas anualmente. Isto é, revisões de 16k em 16k ou anualmente, o que ocorrer 1º (na prática, na maioria dos casos, serão revisões anuais).

Lá está, é o Mito urbano que se perpetua no mercado nacional que o que não é japonês tem de estar sempre na oficina

Não me lembro de ver nenhuma mota neste segmento que não tenha revisão anual...
Trident é 16k em 16k ou 1 ano.
Ducatis são 15k em 15k ou 1 ano,
Yamaha MT é 10k em 10k ou 1 ano
Honda CB650R 12k em 12k ou 1 ano
Kawazaki Z900 12k em 12k ou 1 ano

Destas todas digam-me quais são as que têm de ir mais vezes fazer manutenção.

quando à estética, são gostos. eu adoro aquela traseira, muito limpa!

quanto ao preço, não interessa vender muito barato. a triumph não é a honda ou a yamaha. A marca, a qualidade de construção e dos componentes são os seus argumentos de venda. eu até acho o preço justo para o produto e a marca.

Não acho que tenha de vender abaixo das 8000€. Se uma MT07 custa 7500€ e vende imenso, a triumph com mais potencia, melhor ciclistica, melhores suspensões por mais 1000€, não me parece nada mau. O que tem de mudar é a mentalidade do consumidor.

O problema da trident, é que para pessoas muito altas, a mota pode-se sentir um pouco pequena demais, é bastante compacta. E tenho 1.77m e achei a mota mesmo a minha medida, por isso gente maior é capaz de gostar de algo maior

Os extras é daquelas coisas que mais vale colocar só aquilo se se precisa, na hora de revender nunca são valorizados na mesma proporção do que se gastou, ainda para mais se forem porcarias tipo piscas em led, banco conforto, etc, onde se gasta dinheiro e não se vê.

Lá está, é o Mito urbano que se perpetua no mercado nacional que o que não é japonês tem de estar sempre na oficina

Não me lembro de ver nenhuma mota neste segmento que não tenha revisão anual...
Trident é 16k em 16k ou 1 ano.
Ducatis são 15k em 15k ou 1 ano,
Yamaha MT é 10k em 10k ou 1 ano
Honda CB650R 12k em 12k ou 1 ano
Kawazaki Z900 12k em 12k ou 1 ano

Destas todas digam-me quais são as que têm de ir mais vezes fazer manutenção.

Para uma percentagem altíssima dos motociclistas portugueses, essas motas vão todas à revisão uma vez por ano. Se os preços das revisões fossem os mesmos, mantê-las ficaria ao mesmo preço, mas como não são...

Se isso é racionalmente relevante para adquirir um veículo que se adquire mais por paixão do que razão, eu concordo que talvez não tanto como é pintado no mercado português (afirmações tipo Honda é Honda e coisas do género). Porém, dizer que a manutenção de motas do mesmo segmento em marcas diferentes é semelhante é completamente falso! E falo disto com conhecimento de causa, já fiz revisões iguais em motas do mesmo segmento com valores bem díspares, a mais cara foi 1.7 vezes a mais barata (antes da guerra)!

Maravilha!

Assim é mais prático. [;)]

ffdaf39f46ac6d8a76b2878281d3a0fe.jpg

Para uma percentagem altíssima dos motociclistas portugueses, essas motas vão todas à revisão uma vez por ano. Se os preços das revisões fossem os mesmos, mantê-las ficaria ao mesmo preço, mas como não são...

Se isso é racionalmente relevante para adquirir um veículo que se adquire mais por paixão do que razão, eu concordo que talvez não tanto como é pintado no mercado português (afirmações tipo Honda é Honda e coisas do género). Porém, dizer que a manutenção de motas do mesmo segmento em marcas diferentes é semelhante é completamente falso! E falo disto com conhecimento de causa, já fiz revisões iguais em motas do mesmo segmento com valores bem díspares, a mais cara foi 1.7 vezes a mais barata (antes da guerra)!

Então se quiseres tomar esse multiplicador de 1.7x como referencia, até me parece ser um custo quase irelevante. Pagar mais 70€ anualmente por uma revisão parece-me um valor quase residual comparado com o os custos que envolve ter uma mota.

Só este ano em IUC e pneus este ano já vou com mais de 500€ gastos. Mete seguro, gasolina, pentelhisses de manutenção (óleo corrente, lavagens, etc), aquisição/renovação de vestuário e outro tipo de acessórios e essas dezenas de diferença da manutenção têm um papel praticamente irrelevante na fatura anual.

Obviamente não é descurar totalmente a diferença do valor das revisões, mas certamente não é por aí que se vê um marketshare tão díspare do nosso "parque motociclistico".

Das MT07's que passas todos os dias, quantas delas não têm um escape akrapovic OEM de 1200€? Uma grande parte delas tem... por isso não é uma questão de dinheiro.

Irrelevante mais ou menos...

Se comprares uma MT-07 podes andar de t-shirt e chinelo de dedo que vai ser um gajo fixe. Já se tiveres uma BMW, tens de ter um fato completo com o logo colado no braço para estares "in". Fica muito mais caro 🤣🤣🤣

Eu ando a procura para comprar e voltar a andar de mota, mas a mota será só para dar umas voltas quando estiver bom tempo, não será para andar todos os dias, e a parte da manutenção é um custo que me assusta tendo em conta que vou andar entre 1000 e 2000km por ano.

A trident agrada-me bastante mas tenho que ver bem essa questão da manutenção..

Não acho que tenha de vender abaixo das 8000€. Se uma MT07 custa 7500€ e vende imenso, a triumph com mais potencia, melhor ciclistica, melhores suspensões por mais 1000€, não me parece nada mau. O que tem de mudar é a mentalidade do consumidor.

O problema da trident, é que para pessoas muito altas, a mota pode-se sentir um pouco pequena demais, é bastante compacta. E tenho 1.77m e achei a mota mesmo a minha medida, por isso gente maior é capaz de gostar de algo maior

isso é arranjar problemas que não existem. o que nao falta neste mundo é pessoal alto a andar completamente apertado numa RR ou pessoal de metro e meio a curtir da vida numa africa twin. se pode ser uma condicionante? sem duvida. se é um problema da mota? nem la perto!

Eu ando a procura para comprar e voltar a andar de mota, mas a mota será só para dar umas voltas quando estiver bom tempo, não será para andar todos os dias, e a parte da manutenção é um custo que me assusta tendo em conta que vou andar entre 1000 e 2000km por ano.

para 1000 ou 2000 km /ano, mais vale comprares uma trotinete xiaomi que sai mais barato 🤣

fora de brincadeiras, uma revisão anual simples não deve ser difícil arranjar quem te faça fora da marca, e já sai diferente daqueles preços. no fundo, é fazeres o balanço entre o custo de manutenção e o gosto que tens pela mota.

Marcas premium tem manutenção premium..além disso tudo depende do que estás disposto a pagar tanto pela mota como pela sua manutenção

Fazer 1000/2000km ano e ter que pagar 300€ para mudar o oleo ou 500€ para afinar valvulas...

para 1000 ou 2000 km /ano, mais vale comprares uma trotinete xiaomi que sai mais barato 🤣

fora de brincadeiras, uma revisão anual simples não deve ser difícil arranjar quem te faça fora da marca, e já sai diferente daqueles preços. no fundo, é fazeres o balanço entre o custo de manutenção e o gosto que tens pela mota.

e perder a garantia com isso? Até se podia dizer para comprar usado, mas aos preços que tá o mercado de usados, nem sequer considerava comprar usado

e perder a garantia com isso? Até se podia dizer para comprar usado, mas aos preços que tá o mercado de usados, nem sequer considerava comprar usado

Garantia?
​​​​​​Para fazer 1000 ou 2000km ano, ao fim de 2 anos a mota tem menos de 5000km, muito mal vai se nessa data depender assim tanto da garantia...

Afinação de válvulas com essa quilometragem também não deve ser o problema.

O melhor mesmo é usar as motas!

Garantia?
​​​​​​Para fazer 1000 ou 2000km ano, ao fim de 2 anos a mota tem menos de 5000km, muito mal vai se nessa data depender assim tanto da garantia...

Afinação de válvulas com essa quilometragem também não deve ser o problema.

O melhor mesmo é usar as motas!

Também é verdade, penso que dificilmente será preciso algo em garantia nos primeiros 5000km da mota que podem ser os 3 anos que são obrigados a dar garantia

Quem a comprar é que tem que ver o que mais lhe convém

Numa mota para fazer tão poucos km, se o custo das revisões são problema para começar é fazer um telefonema à triumph e pedir orçamento para as revisões dos dois ou três primeiros anos para se ter uma ideia.
Só por aí já se pode desmistificar o preço das ditas cujas. Há quem diga que custam o mesmo que a Yamaha e há quem diga que custam os olhos da cara, portanto é importante para um possível futuro proprietário perceber o que é verdade e o que é mito.

Depois, caso o custo seja mesmo um problema, com 50€ faz-se uma revisão em casa de muda de óleo, muda de filtro do óleo, verificação de níveis e reapertos gerais.
Mesmo que não se tenha jeito para isso, no Youtube há 1001 vídeos a explicar tim tim por tim tim como fazer tudo.

E estou como já disseram, se é uma mota para andar tão pouco, a garantia é quase irrelevante portanto não me choca ter apenas 1 ano de garantia (que deve chegar para perceber se a mota é um limão) para poupar dinheiro em manutenção.

Last edited:

E quando fazes 80-100km dia, todos os dias, a manutenção, os consumos, a praticidade, tudo tem mais importância. Caso contrário não tinha comprado uma X-ADV.

se andas pouco porque estás preocupado com a manutenção? Não vais ter grande coisa a fazer. Não gastas pneus, não gastas travões, e vai demorar uma eternidade até precisares de fazer checkup de valvulas.

Tens de mudar o óleo anualmente (barato), e de longe a longe mudar óleo de travões e anticongelante, o resto é só material de desgaste.

vais ter prai 150 - 200€ de manutenção por ano feito numa oficina, se fizeres em casa são 50€. IUC são 60€ e o seguro depende.

Marcas premium tem manutenção premium..além disso tudo depende do que estás disposto a pagar tanto pela mota como pela sua manutenção

Fazer 1000/2000km ano e ter que pagar 300€ para mudar o oleo ou 500€ para afinar valvulas...

Outra vez arroz... Ninguém paga 300€ para mudar o óleo... Ainda há meia duzia de posts atrás está um user que pagou 193 para mudar o óleo numa Panigale.

As válvulas não têm prazo de tempo como óleos ou refrigeração, só faz ckeck-up quando atinge a kilometragem. Se ele faz 1000-2000km por ano, só daqui a 10 ou 20 anos é que precisa de fazer check up de válvulas.

Back