"O cantinho das motos"-

Nisso dos vidros, vê-se tantas opiniões díspares que basicamente é reflexo de expectativas/exigência + altura do condutor, posição de condução, tipo/ajuste do capacete, etc.

Pegando no meu caso, o vidro original da Norden é bastante baixo, tanto que a maioria agora coloca o da versão Expedition que é mais alto, e no ano passado uma boa parte usavam um deflector na parte superior. As queixas de alguns eram tantas em grupos e fórum internacionais que houve alguns a vender a mota por causa disso, outros a colocar a marquise horrível que a Givi fez, outros a adicionar deflectores laterais, tirar espelhos, protetores de mão, enfim, criatividade não falta [:D]

No meu caso, com 1,85m levo com o vento do peito para cima, basicamente. Acontece que mesmo com o capacete de pala (está bem ajustado à cabeça) apresenta-se mais estável e com um ruído de vento pouco intrusivo. Em comparação com modelos de vidro mais altos onde me tira o vento do peito mas manda-me para o topo do capacete, acabo por sentir mais turbulência, que para mim é pior.

Por isso diria que não se pode ter tudo:
- quem for baixo pode meter um vidro mais alto que resolve o problema, mas depois tem de ver pela viseira que com chuva e pó levanta os seus problemas
- quem for alto, com um vidro baixo vai levar com vento, com um vidro alto pode levar com turbulência, para tirar totalmente tem de meter uma aberração de marquise.

Um capacete adequado, bem ajustado à cabeça (para não entrar ar nas laterais) e uns tampões de ouvido, deve resolver o problema.

Eu acho não nos podemos esquecer que andamos de moto. Para mais comodidades há sempre o 4 rodas...

Podemos tentar melhorar um pouco a coisa, mas no limite estamos sempre à mercê dos elementos. O vento é chato, e parece-me a mim que temos cada vez mais e durante mais tempo dias ventosos, mas é o que temos[;)]

Cump.

Eu acho não nos podemos esquecer que andamos de moto. Para mais comodidades há sempre o 4 rodas...

Podemos tentar melhorar um pouco a coisa, mas no limite estamos sempre à mercê dos elementos. O vento é chato, e parece-me a mim que temos cada vez mais e durante mais tempo dias ventosos, mas é o que temos[;)]

Cump.

Sim, mas a diferença de conforto com um ou outro vidro é assinalável. Bem, tudo é uma questão de compromissos...

No meio é que está a virtude.[:D]

Com o ecrã da classic, que é pequeno a coisa melhorou bastante. A visão continua a ser por cima do vidro. Por outro lado eliminou o vento do peito e como dirige o fluxo para cima também altera o comportamento do ar que passa pelo capacete, pelo que fiquei com muito menos ruido de vento no capacete. No meu caso foi win win.

No meio é que está a virtude.[:D]

Com o ecrã da classic, que é pequeno a coisa melhorou bastante. A visão continua a ser por cima do vidro. Por outro lado eliminou o vento do peito e como dirige o fluxo para cima também altera o comportamento do ar que passa pelo capacete, pelo que fiquei com muito menos ruido de vento no capacete. No meu caso foi win win.

Ainda vou arriscar a tentar ver se consigo adaptar isso na minha...

Na minha anterior mota, comprei 4 vidros diferentes, e cheguei á conclusão, que o de origem tinha o melhor compromisso entre proteção, fluxo e barulho no capacete, velocidade e capacidade de curvar.
Claro que, cada caso é um caso, mas na atual, não sendo perfeito, nem sequer ponderei a sua troca, apesar de já ter visto vários modelos, quer ao vivo quer nos sites das diversas marcas aftermarket.

Last edited:
Estive com um amigo ontem que tem uma Ducati xdiavel e só tenho a dizer, que motao

A moto é linda e o som daquele motor é uma delícia, nunca vi nada tão bonito em 2 rodas, que brutalidade

Já eu ando aqui a tentar decidir que naked 125 será a melhor escolha, neste momento ando inclinado para a Sym nhx ou a keeway rkf

Destes dois qual o melhor na vossa opinião?

Obrigado

Estive com um amigo ontem que tem uma Ducati xdiavel e só tenho a dizer, que motao

A moto é linda e o som daquele motor é uma delícia, nunca vi nada tão bonito em 2 rodas, que brutalidade

Já eu ando aqui a tentar decidir que naked 125 será a melhor escolha, neste momento ando inclinado para a Sym nhx ou a keeway rkf

Destes dois qual o melhor na vossa opinião?

Obrigado

Dessas duas ia para a RKF por ser mais potente e mais bonita.

Mas se fosse comprar nova 125 para manter pouco tempo ia para a CBF 125. É mais fraca, mas muito leve. E não perde tanto valor na revenda.

Embraiagem deslizante.
Vem de origem nas Zontes 310 e 350 😜

---

Btw, o que compravam com 5425€?

😎
d0383fd5896cc1823ca4bf5d44e0c456.jpg

Tá na altura da primeira banhoca! Os cromados é só limpar com pano seco depois do banho ou deve-se pôr algum produto para preservar? Maioria estão no motor e o motor aquece muito.

Linda moto!
Tivesse isso mais uns cavalinhos ou o motor 650cc, e quase de certeza que não estava a Street Twin cá em casa.

Entretanto a semana passada montei os acessórios na minha, foram os punhos aquecidos, protectores de punhos, protecção de motor e a mala e o respectivo suporte da mesma.
Foi também passado uma extensão de cabo USB para a zona do guiador, porque de origem a tomada usb está debaixo do banco e não dá jeito nenhum tirar o banco para por um tlm lá debaixo. Também passei o cabo GPS da bateria até à frente e hoje montei o suporte do mesmo.
Estou à espera que chegue o scottoiller porque não tenho paciência andar a pôr óleo na corrente 😂
Ainda pensei em por um pequeno deflector em cima do farol frontal, mais para proteger a cablagem que lá está e porque até gosto da estética, mas estou com receio que isso depois atire com o vento para a zona do capacete e eu sinceramente como a moto está, até aos 120-130 km/h não me faz grande desconforto andar a levar com o vento directamente no peito e cabeça, ainda ontem fiz cerca de 400 km e quase não andei em AE, de moto é cada vez mais raro não andar só por nacionais...nos passeios em grupo para acompanhar o pessoal em AE é que pode ser mais complicado mas isso também é cada vez mais raro.
Tem quase 1500 km nas minhas mãos e estou a gostar muito da experiência. Uma foto do passeio de ontem, com a HD não tinha saído da estrada:

IMG_7523.jpg - Click image for larger version  Name:	IMG_7523.jpg Size:	360.9 KB ID:	14284304

Attachments

• IMG_7523.jpg
    IMG_7523.jpg
    360.9 KB · Views: 0
Last edited:
Linda moto!
Tivesse isso mais uns cavalinhos ou o motor 650cc, e quase de certeza que não estava a Street Twin cá em casa.

Realmente é uma pena não terem a classic 650. E pelo que tenho pesquisado vão lançar mais alguns modelos 650, mas uma classic não está nos planos.

msantos , a semana passada vi uma idêntica na 2circular-lx, eras tu?

Não era eu, a minha moto ainda não andou no centro de LX, ontem passei "ao lado" para passar a ponte Vasco da Gama.

O modelo também podia não ser bem o meu, há mais XE a circular do que a minha que é uma XC.
Esteticamente a diferença maior é que a forquilha é dourada

Eu preferia uma XE porque tem um curso de suspensão ainda maior e um controlo de tração e ABS mais avançados mas esse modelo já era demasiado alto para mim, agora com a mala lateral ainda me vejo mais à rasca para conseguir passar a perna por cima do banco da minha.

Não era eu, a minha moto ainda não andou no centro de LX, ontem passei "ao lado" para passar a ponte Vasco da Gama.

O modelo também podia não ser bem o meu, há mais XE a circular do que a minha que é uma XC.
Esteticamente a diferença maior é que a forquilha é dourada

Eu preferia uma XE porque tem um curso de suspensão ainda maior e um controlo de tração e ABS mais avançados mas esse modelo já era demasiado alto para mim, agora com a mala lateral ainda me vejo mais à rasca para conseguir passar a perna por cima do banco da minha.
Confesso que não reparei nesse detalhe , apenas que também tinhas as malas laterais e lembro-me de pensar: o msantos já colocou as malas, 🙂

Last edited:
Back