Habemus fumo branco @LinoMarques

No caso, era diferente. Ele ia falar com o stand e explicar abertamente a situação, oferecendo-se para pagar a gasolina e apenas andando no carro como pendura. Honestidade total. [;)]

Ok mas eu para isso preferia comprar um voucher e conduzir com os devidos seguros e afins.

era giro era se o stand dissesse : sim claro, 200 euros a cada 5 min [:D]

Touché! [:D]

Então diz-me lá: já vendeste carros a particular ou não? E alguém pediu para fazer test-drive? E deixaste ou não?

Agora o meu histórico de vendas a particulares (que foi com todos os carros que tive, excepto um):

- Peugeot 205 GRD: comprado pelo ex-sogro... que já o tinha oferecido para eu e a filha usarmos. Ou seja, comprou literalmente o mesmo carro duas vezes!! [:D]
- Peugeot 306 Break 1.9 TD: único que entreguei ao stand, em troca de uma Opel Vectra C 1.9 CDTI Caravan
- Opel Vectra: a particular, que trouxe um mecânico, fez um TD aí de 5 km e levou-a no mesmo dia. A mesma já tinha feito outro TD com um potencial interessado uns dias antes, mas que não quis ficar com ela
- Peugeot 607 2.2 HDi biturbo: vendido a particular após um TD aí de uns 7-8 km, que fechou negócio na hora (carro entregue na semana seguinte)
- Peugeot 106 1.1 Open: vendido a particular no momento, sem test-drive
- VW CC 2.0 TDI: vendido a particular após um TD de... 5 minutos num parque de estacionamento de um estádio
- Peugeot 206 1.1: vendido a particular após TD de 10 minutos em que deixou o carro ir abaixo umas 10 vezes. [:)][:)]

E pronto, qual é mesmo o drama de vender a particular e deixar fazer um TD? Isto em carros "normais", claro. [;)]

Se não me esqueçi de nenhum, carros foram 17 e motas foram 9. Tudo a título particular.

O último foi vendido através de uma app. Upload de fotos e descrição completa do carro num dia para no dia seguinte ir a leilão às 10h da manhã.
Ao meio dia já tinha licitação com valor acima do esperado, foi só aceitar a proposta e dois dias depois vieram buscar o carro a casa.

A maioria foram vendidos sem o comprador pedir TD, e dos que pediram apenas houve um que não deixei fazer porque percebi que estava mais interessado em dar uma volta do que propriamente comprar. E de todos os que fizeram TD só um acabou por não comprar.

O drama não está em deixar fazer TD, o drama é andar a pedir para fazer TD's , quando se sabe que não se está preparado para efetuar a compra.

Continuo a não acreditar que alguém deixe um estranho experimentar o seu carro quando não existe a mínima possibilidade de fazer negócio.

Acredito mais que cries falsas expectativas aos vendedores ao ponto de os convenceres a deixarem testar os carros... desculpa a frontalidade.

Pois, lá está... continuas a falar sem saberes minimamente, e obviamente que corres um risco enorme de atirares ao lado.

Jamais eu iria fazer um TD após fazer acreditar o vendedor que trazia o dinheiro na mala pronto a fechar negócio no momento. Sempre pergunto primeiro, antes de fazer qualquer marcação, se posso apenas ver o carro e faço logo questão de dizer que ainda estou numa fase inicial de analisar o mercado e fazer uma escolha mais restrita de candidatos. Os 2 ou 3 vendedores de carros que fui efectivamente ver, por me parecerem candidatos fortes, sempre se disponibilizaram logo para mostrarem os carros (um deles até fez vários km para nos encontrarmos "a meio") e 2 insistiram mesmo que fosse experimentar o carro, pois não é algo que eu peça para fazer, a não ser numa fase em que a compra já é praticamente um dado adquirido.

Só o contacto directo com o carro e o vendedor, a abertura e a postura deste, toda a conversa que se desenrola, o grau de conhecimento que o vendedor revela sobre o histórico do veículo, a documentação, etc. servem logo para fazer uma triagem inicial muito apertada. Porque, desconfiado como sou (gato escaldado, de água fria tem medo), a transparência total é logo o critério principal para continuar ou não - pode ser um grande carro a um grande preço (o que por si só também faz logo desconfiar [:D]), se eu "cheirar" alguma dúvida no ar, perco logo o interesse.

Mas o que quero mais uma vez sublinhar é que não ando a enganar ninguém, nem finjo que tenho o cheque na mão pronto a adquirir a máquina no momento. Faço questão de mostrar a tal transparência total que também exijo a quem vende, e a verdade é que, com tudo assim às claras, as pessoas podem optar por mostrar o carro na mesma ou de recusar, e estão no seu pleno direito. Foi o que também aconteceu a um dos carros que quis ir ver, e eu respeitei totalmente a opinião e a vontade do vendedor. Sem dramas.

Há um ano que andas em "fase inicial de estudo de mercado "...

E mesmo sabendo que a única hipótese de conseguir realizar um negócio virtualmente impossível seria vendendo o atual a título particular, ainda nem sequer tiveste coragem para o fazer. Isto por si só revela que a vontade de trocar é nenhuma! É uma fantasia apenas.

Por curiosidade, qual era o problema dos carros que foste ver e experimentar até agora para não avançares com a troca?

Não há milagres, o orçamento é curto para comprar algo superior ao 520, mais a mais com tantas exigências...
De qualquer forma, tenho andado bastante em contacto com um 520d (F10) de 2015 manual e acho o carro espetacular apesar de preferir segmentos C.
Apesar dos 8 anos, é um carro com linhas atuais, confortável, económico, espaçoso, 0 ruídos parasitas.

Tirando questões económicas, ou problemas (não é o caso do do Lino), não vejo motivos para trocar o 520d por algo semelhante ou pior (que é o que se arranja com o orçamento que tem

Não há milagres, o orçamento é curto para comprar algo superior ao 520, mais a mais com tantas exigências...
De qualquer forma, tenho andado bastante em contacto com um 520d (F10) de 2015 manual e acho o carro espetacular apesar de preferir segmentos C.
Apesar dos 8 anos, é um carro com linhas atuais, confortável, económico, espaçoso, 0 ruídos parasitas.

Tirando questões económicas, ou problemas (não é o caso do do Lino), não vejo motivos para trocar o 520d por algo semelhante ou pior (que é o que se arranja com o orçamento que tem

Engraçado, preferes o segmento C por que razão? Eu também cada vez mais sou adepto de segmentos mais baixos.

Mas o Serie 5 já é segmento E, só que acho sempre estranho a combinação com a caixa manual.

Gostas mais do segmento C ?

Para viajar os carros grandes têm algumas vantagens.

Eu não consigo dizer que segmento prefiro. Só tendo a não apreciar muito carros grandes mas ocos, ou seja com motores pequenos ou fracos, o que é algo comum em Portugal, dada a nossa fiscalidade.

Eu não consigo dizer que segmento prefiro. Só tendo a não apreciar muito carros grandes mas ocos, ou seja com motores pequenos ou fracos, o que é algo comum em Portugal, dada a nossa fiscalidade.

Até gosto mais do B mas reconheço bem as vantagens do C, e D por ex até porque já tive todos.

Segmento E tenho experiencia muito curta, mas com carros mais pequenos gosto mais da agilidade especialmente em estradas mais sinuosas e apertadas.

O que eu gostava mesmo era de conseguir aplicar o conforto dos D e E nos B [:cool:] Mas gosto de tudo, muito honestamente não sou esquisito, desde segmento A até furgões.

Bom, centrando mais no topico e na tua ultima frase, percebo bem isso, em tempos existiram BMW 518i, 524d ( sem turbo ) etc mas hoje em dia mesmo um " simples " 520d tem possibilidade de deixar facilmente alguém sem carta.
não estou a dizer que um 530d não seja outra loiça, porque é e tu sabes melhor que eu, mas ainda não há muitos anos tivemos 520d 163cv e foi um sucesso. Nunca experimentei mas diria que dava um bom equilibrio entre fiscalidade, performance, consumo.

Engraçado, preferes o segmento C por que razão? Eu também cada vez mais sou adepto de segmentos mais baixos.

Mas o Serie 5 já é segmento E, só que acho sempre estranho a combinação com a caixa manual.

Meramente por causa do tamanho, acho que os C têm um ótimo compromisso entre tamanho/espaço

Claro que a viagem que fiz (bem) no i30, faria ainda melhor no F10. Mas acho que a diferença não muito significativa (na minha opinião claro) não justifica o que se perde em manobras e/ou estacionamentos e mesmo a circular em cidade.
Quando tiver de andar com cadeirinhas de bebe atrás e muita tralha, talvez comece a mudar de opinião 😀

EDIT: o 520d bateu os 240 km/h

O sucessor está escolhido, agora falta chegar a acordo quanto à m€lhor parte, mas não estamos muito longe. Pode ser agora, mas também pode não ser ainda! [:D]

Sim, claro. Mas finalmente vou dar o passo de pôr o F10 à venda. Penso que até 3.ª feira, no máximo. Tudo se resumirá a isso.

Porque não colocas já? O vendedor do "mistério" está disposto a esperar que venda o F10?
Quanto mais cedo anunciares, mais cedo o vendes

Back