Habemus fumo branco @LinoMarques

Esteticamente são pequenas, mas a nível de conforto com o perfil 55 fica muito porreiro. Não percebo é como é que a BMW mete de origem Pirelli P7 (gama Eco) num carro destes...
Os 20d de 190cv na carroçaria F10 não é lento nem submotorizado. Chega e sobra para a maioria dos utilizadores. Há melhor? Claro! Mas o 20d serve tem potência mais que suficiente para mover o F10 em condições.
Acho mais critico o 14d e 16d no Série 1

Vai aí alguma confusão....

Eu tenho 3 carros com suspensão pneumática.

A suspensão pneumática tem variadíssimas vantagens:

- auto-nivelamento do carro independente da carga, ao contrário das convencionais
- ao longo do tempo útil a função não se degrada, ou seja vai mantendo a mesma performance, ao contrário das convencionais que vão ficando "cansadas", como por exemplo as molas "espalmam", mesmo sem uso de Kms.
- permitem subir ou descer o carro, consoante definições da marca, ou através de comando pelo condutor, ao contrário das convencionais. Por exemplo, a partir de determinada Velocidade, a suspensão diminui a altura ao solo do carro.
- são, habitualmente, mais confortáveis
- duram, efectivamente muito mais que as convencionais...

Audi Q7 - 120 KKm, 16 anos, sem qq problema até agora (ou seja nunca levou QQ reparação na suspensão)
CLS 55 amg - 128 KKm, 18 anos, sem QQ problema até agora (ou seja nunca levou QQ reparação na suspensão)
Classe S320 CDI - 260 KKm, 17 anos, levou as duas torres da frente, bloco de válvulas e compressor (+- 2500€). As torres de trás ainda são as de origem

Por exemplo, o meu Mini Cooper SD r56, levou aos 100 KKm os 4 amortecedores... tinha 8 anos.

Fica só a minha opinião!
Evidente, que faltou as desvantagens deste tipos e suspensões "airmatic":

- reparação mais cara
- são efectivamente mais caras e complexas, pelo que, aparecem em modelos de gama mais alta, tipicamente segmento E e F
- são mais pesadas, quando somados todos os elementos.

(E é o que me lembro)

Esteticamente são pequenas, mas a nível de conforto com o perfil 55 fica muito porreiro. Não percebo é como é que a BMW mete de origem Pirelli P7 (gama Eco) num carro destes...
Os 20d de 190cv na carroçaria F10 não é lento nem submotorizado. Chega e sobra para a maioria dos utilizadores. Há melhor? Claro! Mas o 20d serve tem potência mais que suficiente para mover o F10 em condições.
Acho mais critico o 14d e 16d no Série 1

Pessoalmente, para o dia à dia, tb gosto de opções com mais altura de pneu, algo em desuso com as enormes jantes que hoje são colocadas.

Quanto à motorização 2.0d de 190 CV, tenho cá em casa no Countrygirl da "Maria". Nesse carro funciona muito bem acoplada à cx auto de 8. Apenas me parece que o ruído/ insonorização em velocidades de AE 140/150 deixa a desejar, algo que no F10 deve estar claramente melhor. Por outro lado é notório o menos "à vontade" que estas mecânicas tem em velocidades maiores (>150/160)... é aqui que as diferenças para os irmãos de 6 cilindros e habitualmente, mais 1 litro de capacidade, começa a fazer uma enorme diferença. Por outro lado o ronronar de um 6 cilindros, mesmo a diesel, deixa os motores de 4 cilindros a alguma distância no que toca ao prazer dos ouvidos e vibrações!

Mas que o 2.0d cumpre e bem, isso não me parece estar em causa... mas há melhor...

Um aparte: ao ler as questões as suspensões pneumáticas, aí para trás, só me lembro do citroen BX em que eu costumava andar (e que ainda hoje rola, com cerca de 70.000km...), e como eu gostava de brincar com a altura ao solo!

LinoMarques, qual é/são os 2 equipamentos em falta na unidade em apreço? Podes dizer, só parra a malta ir salivando / alimentando o tópico mais um pouco? :)

Vai aí alguma confusão....

Eu tenho 3 carros com suspensão pneumática.

A suspensão pneumática tem variadíssimas vantagens:

- auto-nivelamento do carro independente da carga, ao contrário das convencionais
- ao longo do tempo útil a função não se degrada, ou seja vai mantendo a mesma performance, ao contrário das convencionais que vão ficando "cansadas", como por exemplo as molas "espalmam", mesmo sem uso de Kms.
- permitem subir ou descer o carro, consoante definições da marca, ou através de comando pelo condutor, ao contrário das convencionais. Por exemplo, a partir de determinada Velocidade, a suspensão diminui a altura ao solo do carro.
- são, habitualmente, mais confortáveis
- duram, efectivamente muito mais que as convencionais...

Audi Q7 - 120 KKm, 16 anos, sem qq problema até agora (ou seja nunca levou QQ reparação na suspensão)
CLS 55 amg - 128 KKm, 18 anos, sem QQ problema até agora (ou seja nunca levou QQ reparação na suspensão)
Classe S320 CDI - 260 KKm, 17 anos, levou as duas torres da frente, bloco de válvulas e compressor (+- 2500€). As torres de trás ainda são as de origem

Por exemplo, o meu Mini Cooper SD r56, levou aos 100 KKm os 4 amortecedores... tinha 8 anos.

Fica só a minha opinião!

Obrigado pelo esclarecimento.
Só tenho forte conhecimento de causa das hidropneumáticas mas não das pneumáticas, daí ter questionado.
Segundo o teu relato, muitas ou mesmo todas as caracteristicas destas, são idênticas às das hidro.

Um aparte: ao ler as questões as suspensões pneumáticas, aí para trás, só me lembro do citroen BX em que eu costumava andar (e que ainda hoje rola, com cerca de 70.000km...), e como eu gostava de brincar com a altura ao solo!

LinoMarques, qual é/são os 2 equipamentos em falta na unidade em apreço? Podes dizer, só parra a malta ir salivando / alimentando o tópico mais um pouco? :)
Malandros! 😄

Os itens de que sinto falta são a câmara traseira, embora não seja fundamental.

A maior desilusão é mesmo o sistema de som básico... ☹️

Mais importante é o som, é algo que aprecio mesmo muito. O som HiFi já não seria mau, mas pelo que leio, o base é mesmo fraco.

Retrofit também é possível, mas fica bem mais caro.

Lino acho que confias demasiado no que lês.
Acerca da suspensão, do som, do que quer que seja.
Isso dá somente para ter uma ideia mt ao de leve.

Eu nestas coisas pelo menos gosto mt mais de experimentar. No caso do som, nem precisa de test drive diria eu. Fica mais fácil, e se é algo que dás importância..

Mais importante é o som, é algo que aprecio mesmo muito. O som HiFi já não seria mau, mas pelo que leio, o base é mesmo fraco.

Retrofit também é possível, mas fica bem mais caro.
Por acaso quando comprava carros novos o som era algo que não estava disposto a pagar para ter....
Quiz o destino que todas as sucatas velhas que tenho, tem sistemas de.som " especiais" e hoje quando olho para algum potencial negócio, procuro sempre que tenha o sistema de som....

Retrofit de sistemas de som....

Por acaso quando comprava carros novos o som era algo que não estava disposto a pagar para ter....
Quiz o destino que todas as sucatas velhas que tenho, tem sistemas de.som " especiais" e hoje quando olho para algum potencial negócio, procuro sempre que tenha o sistema de som....

E nota-se a evolução de um sistema de som base < Hi-fi 400€ < H/K 900€, and son on, o XC90 tem um xpto de 4k!

Mas vive-se com um som base eheh, até porque hoje sacando o spotify o som fica mais porreiro que na rádio.

Qual é o tema com o retrofit?

Fazer uma alteração para melhorar o sistema de som do carro, desde que mantenha o aspeto original, e não coloquem equipamentos chinocas cheiros de luzes [:D], concordo.

Fiz isso numa BMW S3 que tive, melhorar para ter sistema de som Hifi: amplificador, colunas no pilar A (comprei originais na BMW), etc, material FOCAL.

Pedi para fazer numa das melhores casas do Porto: https://equipolarcar.com/pt/

Fazem todo o tipo de trabalhos, inclusive câmaras para estacionamento (o Lino mencionou), e outros.

Uns fazem upgrades para uns bancos melhores [;)] outros fazem upgrades em certo equipamento, etc...

Fazer uma alteração para melhorar o sistema de som do carro, desde que mantenha o aspeto original, e não coloquem equipamentos chinocas cheiros de luzes [:D], concordo.

Fiz isso numa BMW S3 que tive, melhorar para ter sistema de som Hifi: amplificador, colunas no pilar A (comprei originais na BMW), etc, material FOCAL.

Pedi para fazer numa das melhores casas do Porto: https://equipolarcar.com/pt/

Fazem todo o tipo de trabalhos, inclusive câmaras para estacionamento (o Lino mencionou), e outros.

Uns fazem upgrades para uns bancos melhores [;)] outros fazem upgrades em certo equipamento, etc...
Precisava de algo na zona de Lisboa... deve haver, mas eu não conheço!

Não sei como é o som base nos novos BMW, mas o F10 que acompanho não tem sistema nenhum XPTO, é o base do base e digo que o i30 nesse aspeto consegue ser superior.
Som também é algo que valorizo, mas acaba por ficar para segundo plano pois quem não tem dinheiro não tem vícios [:)]

Back