Tesla Model 3 - Automóvel 2.0

Mas os bmw e Mercedes vão continuar a vender bem.
A tesla vai rebentar é com os generalistas.
Já acreditei mais nisso.
Ontem vi um relatório da Jato sobre vendas do mês de Agosto na Europa:
1- Model Y
2- Model 3
3- VW ID4
4-VW ID3

Diferença de carros do segundo para o terceiro era de cerca de 2 mil carros.
5f2234513a6649f1a2252398143630da.jpg

Já tive oportunidade de contactar com o Novo Model 3.

Estamos na presença de um bom salto qualitativo face ao modelo que substitui. Os interiores tem melhor qualidade de materiais, apesar de eu consider que o anterior já se encontrava num bom nível para o segmento.

O bater de porta está efetivamente muito mais sólido e surpreendeu-me pela positiva. Superou as expectativas mais altas que tinha. Considerando que não tem aro na porta, agora sim, está ao nível dos germânicos.

O carro é dominado por alcatifa, pele sintética e tecido. A alcatifa do carro agora alcança zonas que julgo que antes não tinha e mesmo onde a concorrência não tem. Zona onde a porta e mala fecham e locais onde normalmente é plástico. As "juntas" das alcatifas também estão muito melhor acabadas que nos modelos que vi já no inicio deste ano.

Fiquei muito surpreendido com os botões no volante e o seu feedback. Contava com feddback háptico, como existe na maioria dos aparelhos electrónicos, mas este está num nível acima. A sensação que dá é de um botão normal, com "curso", em que é necessário haver intenção na pressão do botão.

O carro está bonito, é uma lufada de ar fresco na gama e nas nossas estradas.

Não consigo compreender, em termos de avaliação estática, onde um modelo alemão do mesmo segmento é superior a este modelo. Sem colocar, sequer, o preço na equação.
Qualquer atual segmento B ou segmento C, que se situe entre os 35k e os 50k, das marcas "habituais", fica atrás deste carro em termos de relação equipamento/qualidade/motor/autonomia/preço.

IMG_3469.jpg - Click image for larger version  Name:	IMG_3469.jpg Size:	153.8 KB ID:	14345713

Last edited:
Tal como os 911, parece igual mas diferente...e melhor.
Não sendo perfeito deve continuar a ser a melhor compra.

Os Tesla começam a parecer os 320d e TDi nos anos 90/2000. Cogumelos

A Tesla está a roubar clientes às premium alemãs obviamente, aqui no fórum é que gostam de comparar a Tesla com a Dacia [:p]

Mas há dúvidas?

É o único carro que tanto vês um milionário dentro como um assalariado básico.

Conheço quem tenha encostado M5 e M3 última geração para andar de Tesla Model Y/3.

Até gente rica gosta de poupar...

Nem é tanto por aí apesar de ser um dos factores.

O Model 3/Y é um produto excepcional. Bem pensado.
Consegues poupar e ter um carro muito bom a todos os níveis.

Porque se fosse para poupar apenas, não faltavam opções. Com um Model 3/Y consegues poupar mas ter também tudo o resto. Não compromete em nada.

Já acreditei mais nisso.
Ontem vi um relatório da Jato sobre vendas do mês de Agosto na Europa:
1- Model Y
2- Model 3
3- VW ID4
4-VW ID3

Diferença de carros do segundo para o terceiro era de cerca de 2 mil carros.
5f2234513a6649f1a2252398143630da.jpg

Mercedes e BMW nem aparecem nessa lista dos BEV mais vendidos na Europa.

Só num dos países mais pobres da Europa a marca mais vendida em Setembro é a Mercedes https://www.noticiasaominuto.com/au...marca-que-mais-vendeu-em-portugal-em-setembro

OS alemães dormiram profundamente. E é uma espécie de mundo novo onde p.e a Xaomi pode fazer um carro e para as gerações + novas (e não só, talvez) é concorrente de um BMW pq like for like, o pedigree não conta

Nem é tanto por aí apesar de ser um dos factores.

O Model 3/Y é um produto excepcional. Bem pensado.
Consegues poupar e ter um carro muito bom a todos os níveis.

Porque se fosse para poupar apenas, não faltavam opções. Com um Model 3/Y consegues poupar mas ter também tudo o resto. Não compromete em nada.

Da minha parte já está feito...
​​​​​​
Mesmo não sendo rico nem assalariado.

Mas sim, ainda outro dia estava a falar com um grupo de amigos com Tesla's, e reparámos que uma pessoa colocou umas fotos de um model 3 performance numa casa que esteve "n" tempo à venda por muito perto de 3M, e sim, foi mesmo vendida por um valor muito próximo disso...

Embora Leiria tenha imóveis caros, 3M está dentro de casas já num patamar muito elevado para a zona, já é decerto de alguém que "tanto faz" 50mil por um model 3 ou 100 por um i4...

​​​​​

Last edited:
Dizer que comprar um TM3 é normal para um simples "assalariado" é um bocado otimista. São 40 mil euros. Um casal com 2000 mil euros líquidos não conseguem sequer comprar facilmente um Spring ao preço que as coisas estão.

Cá em casa temos 3.500 euros de salário líquido por mês e se trocarmos de carro para um elétrico nos próximos anos será uma coisa tipo e-corsa usado. E mesmo assim vai ser uma luta.

Dizer que comprar um TM3 é normal para um simples "assalariado" é um bocado otimista. São 40 mil euros. Um casal com 2000 mil euros líquidos não conseguem sequer comprar facilmente um Spring ao preço que as coisas estão.

Cá em casa temos 3.500 euros de salário líquido por mês e se trocarmos de carro para um elétrico nos próximos anos será uma coisa tipo e-corsa usado. E mesmo assim vai ser uma luta.

Depende sempre do contexto familiar, pessoas a cargo etc.

Contudo, a verdade é que o leasing dos Model 3/Y sempre foi muito apelativo. As taxas de juro agora estão nos 5,7%, mas ao longo do ano oscilaram entre os 3% e os 5%. Até há pouco tempo era possível fazer leasing até 120 meses. Só recentemente alteraram o modelo de leasing. A prestação mensal fica mesmo muito baixa!
De qualquer modo é perfeitamente possível com uma entrada de 17k ou 20k, ficar com uma prestação baixa, entre os 120€ e os 250€, para prazos de 36 meses. Ao fim de 36 meses, tem outro tanto para pagar (valor residual) e nessa altura "logo se vê".

A somar a isto, vivemos numa sociedade onde as unipessoais imperam, com os respetivos benefícios fiscais associados. O fórum é exemplo disso mesmo.
Existem ainda as empresas que oferecem carro como complemento salarial, ou permitem comprar carros com a verba mensal a sair dos "prémios" anuais, que se forem efetivamente pagos em salário pagam os respetivos impostos.

Infelizmente e lamentavelmente, o comprador "particular" é uma espécie em via de extinção. Os que existem, na sua esmagadora maioria, ou compra carros usados ou carros novos até um montante não muito elevado.

Talvez um simples assalariado não se deva configurar pelos 2000€ líquidos ( casal ). Isso é pouco mais que 2 ordenados mínimos. Já 3500€ líquidos, dependendo da vida de cada um ( responsabilidades e prioridades ) dará em muitos casos para comprar, folgadamente, um carro de 40000€.

Por isso se veem muitos Tesla M3 na estrada...Aliás, só não se veem mais por causa do cepticismo de muitos. Muitos ainda preferem comprar por ex um Peugeot 3008 ActivePack 1.5d que começa nos 39200€ ou um GT que começa nos 44200€...e assim terem conversa para o café que os combustíveis é uma roubalheira...[:D]

Eu tenho despesas fixas relativamente baixas. Dizer que se pode comprar folgadamente um TM3 não me parece realista. Fosse esse o caso e eu já o tinha feito.

Claro que no caso dos empresários, há esquemas e isenções e tal e é mais fácil.

Quando se fala em simples assalariado deve falar-se em salários médios e esses são de cerca de 1100 euros/pessoa. E com esse rendimento não é possível tendo em consideração os preços das coisas atualmente. A não ser que afinal se viva muito bem cá em Portugal ao contrário do que é tão propalado neste fórum.

Eu tenho despesas fixas relativamente baixas. Dizer que se pode comprar folgadamente um TM3 não me parece realista. Fosse esse o caso e eu já o tinha feito.

Claro que no caso dos empresários, há esquemas e isenções e tal e é mais fácil.

Quando se fala em simples assalariado deve falar-se em salários médios e esses são de cerca de 1100 euros/pessoa. E com esse rendimento não é possível tendo em consideração os preços das coisas atualmente. A não ser que afinal se viva muito bem cá em Portugal ao contrário do que é tão propalado neste fórum.

Eu disse..."...dará em muitos casos..."...Dou um exemplo...Casal pelos 50, já a dever pouco ao banco pela casa e com os filhos formados...

Quanto aos 2200€ ( casal ), continua a depender da vida ( responsabilidades/prioridades) de cada um...Se for um casal com casa própria/paga e sem filhos, poderá facilmente comprar um carro de 40000€.

Sobre vencimentos médios:

https://eco.sapo.pt/2023/02/09/salario-medio-atingiu-1-411-euros-em-2022-encolheu-4-em-termos-reais/

https://cnnportugal.iol.pt/educacao...te-ao-9-ano/20230416/64393639d34ed4d514fad494

Então se tens 3.500 Euros liqudidos mensais e despesas fixas baixas qual é a dificuldade de comprares um Tesla ou qualquer outro carro de 40k ?

Porque mesmo com despesas baixas para o normal não fica dinheiro ao final do mês para poupar o suficiente para comprar "facilmente" um carro desse preço. Comprei um de 30 mil a pronto há uns anos e sinto que cometi uma loucura financeira. Mas bem, cada um terá a sua situação particular. Só não acho que um "simples assalariado" possa comprar folgadamente (ainda que o outro user tenha dito "em alguns casos") um carro de 40 mil. Eu pensei que eramos um país miserável ultrapassado por todos os outros países europeus e com uma crise habitacional e inflacionista estratosférica.

Porque mesmo com despesas baixas para o normal não fica dinheiro ao final do mês para poupar o suficiente para comprar "facilmente" um carro desse preço. Comprei um de 30 mil a pronto há uns anos e sinto que cometi uma loucura financeira. Mas bem, cada um terá a sua situação particular. Só não acho que um "simples assalariado" possa comprar folgadamente (ainda que o outro user tenha dito "em alguns casos") um carro de 40 mil. Eu pensei que eramos um país miserável ultrapassado por todos os outros países europeus e com uma crise habitacional e inflacionista estratosférica.

Tambem tens de considerar a poupança que eventualmente poderás ter em conduzir um VE.

Eu na altura que comprei o meu primeiro model S fazia 200km por dia de carro gastava mais de 500€ em combustivel mensalmente. Quando passei a electrecidade passei a gastar 0 porque felizmente conseguia carregar na empresa mas mesmo que tivesse de pagar nao gastaria mais de 60/70€ o carro praticametne pagou-se a si durante o periodo que o tive.

Back