Já tive oportunidade de contactar com o Novo Model 3.
Estamos na presença de um bom salto qualitativo face ao modelo que substitui. Os interiores tem melhor qualidade de materiais, apesar de eu consider que o anterior já se encontrava num bom nível para o segmento.
O bater de porta está efetivamente muito mais sólido e surpreendeu-me pela positiva. Superou as expectativas mais altas que tinha. Considerando que não tem aro na porta, agora sim, está ao nível dos germânicos.
O carro é dominado por alcatifa, pele sintética e tecido. A alcatifa do carro agora alcança zonas que julgo que antes não tinha e mesmo onde a concorrência não tem. Zona onde a porta e mala fecham e locais onde normalmente é plástico. As "juntas" das alcatifas também estão muito melhor acabadas que nos modelos que vi já no inicio deste ano.
Fiquei muito surpreendido com os botões no volante e o seu feedback. Contava com feddback háptico, como existe na maioria dos aparelhos electrónicos, mas este está num nível acima. A sensação que dá é de um botão normal, com "curso", em que é necessário haver intenção na pressão do botão.
O carro está bonito, é uma lufada de ar fresco na gama e nas nossas estradas.
Não consigo compreender, em termos de avaliação estática, onde um modelo alemão do mesmo segmento é superior a este modelo. Sem colocar, sequer, o preço na equação.
Qualquer atual segmento B ou segmento C, que se situe entre os 35k e os 50k, das marcas "habituais", fica atrás deste carro em termos de relação equipamento/qualidade/motor/autonomia/preço.