Qual é o teu fornecedor de energia (electricidade/gás)? Estás satisfeito?

Por acaso acho piada a uma definição de um valor fixo para ter acesso a determinados apoios.

É lixado ser-se pobre mas não miserável em Portugal.

O mínimo de existência do IRS também era uma boa parvoíce. Rendimentos até X€ não pagavam qualquer imposto, mas X€+1€ já pagava uma percentagem sobre a totalidade. Este ano parecem ter alterado para um cálculo mais justo.

Onde raio é que tu vês essa informação do social?!
No ano passado, cheguei a ter dois créditos, ao invés de débitos, por isso, não achei nada de anormal estes valores.

Preocupa-ne que haja agum erro e possa vir a ser premiado com alguma retificação.

Antes da Luzboa, pagava médias de 60 a 70€ na Endesa e passava dos 120€ no Inverno com o piso radiante ligado.

Com os preços em que andava o mercado spot no mês passado, até nos preocupamos menos e fizemos várias lavagens e secagens de roupa fora do horário económico.

Estou a achar isto muito estranho...

TSport basta leres a factura,. diz lá em várias alineas o apoio da Tarifa Social. e No final tens qual foi o teu benefício em teres tido a tarifa social.

Vais ter de ver isso porque suponho que desde que tens Luzboa que deves estar com tarifa social.
Vai buscar todas as facturas e vê se não tens a alínea no fim do valor que poupaste.

Mas isso não depende em que nome está o contrato da electricidade com a operadora?

E mesmo que exista um erro (estar indevidamente com o apoio social), a não ser que tenham sido informações dadas pelo próprio, o erro não será do operador? Se assim for, não deverá ser penalizado.

Mas isso não depende em que nome está o contrato da electricidade com a operadora?

E mesmo que exista um erro (estar indevidamente com o apoio social), a não ser que tenham sido informações dadas pelo próprio, o erro não será do operador? Se assim for, não deverá ser penalizado.

No caso de apoios sociais, dependerá do titular, tem de ser quem os recebe. Mas também se tem acesso à tarifa apenas por o rendimento do agregado ficar abaixo de certos valores (ver meu post anterior).

Penso que a correção de um erro de faturação não seria considerada uma penalização. Não estariam a aplicar qualquer multa.
A segurança social também já atribuiu apoios a quem não tinha direito e depois pediu-os de volta. Não é uma penalização, apenas um acerto de contas.

Está escarrapachado na fatura...

Tens várias alíneas a dizer desconto social!

Sou mesmo lerdo, nem tinha reparado. Nos débitos anteriores não aparecia nada. Estou tramado, ainda me vão lixar com esta brincadeira 😪

Vais ter de ver isso porque suponho que desde que tens Luzboa que deves estar com tarifa social.
Vai buscar todas as facturas e vê se não tens a alínea no fim do valor que poupaste.

Eu tenho colocado aqui todas as FT e é a primeira vez que isto aparece do social.

Mesmo sem receberem apoios, terão direito à tarifa social se o rendimento anual do agregado não ultrapassar os seguintes valores

Felizmente, estamos longe destes valores apresentados. Definitivamente, houve algum problema com a LUZBOA​​​.

Ações que deva tomar? Alertar a operadora? Deixar andar? Mudar já para outra oferta comercial para ver se isto fica em esquecimento? lol

Última edição:
Tens que fazer o que a tua consciência ditar, ou não fazes nada, ou pedes correção da situação à Luzboa.

Não são os outros que vão decidir por ti o que é correcto.

Num país de mendigos (mas que gostam de viver cada vez mais pobres, como confirmam nas urnas), onde quase 10% da população tem de ter tarifas sociais da luz para conseguir ter um mínimo de conforto térmico em casa, duvido que a existência de mais um ou menos um neste exército de mendigos faça soar algum alarme. Acertos de contas também só podem ser feitos durante 6 meses atendendo à lei dos serviços essenciais, depois prescreve. Por isso, não vejo graves consequências práticas.

Portanto, diria que é apenas uma decisão ética e moral que tu próprio tens que tomar. Se queres ser um tipo decente ou mais um chico esperto.

Por curiosidade fui ver a factura e o meu pai também foi atribuido a tarifa bi-horária social nesta 2a factura.

Ele não recebe nada aqui em Portugal, apenas recebe a reforma de França (e acho que nunca informou a SS ou finanças de cá, pois ele nem 5 anos trabalhou em Portugal).

De vez em quando também lá ia caindo os 90€ de apoio que ele não sabia bem porque lá caiam na conta por parte da SS...

Por curiosidade fui ver a factura e o meu pai também foi atribuido a tarifa bi-horária social nesta 2a factura.

Ele não recebe nada aqui em Portugal, apenas recebe a reforma de França (e acho que nunca informou a SS ou finanças de cá, pois ele nem 5 anos trabalhou em Portugal).

De vez em quando também lá ia caindo os 90€ de apoio que ele não sabia bem porque lá caiam na conta por parte da SS...
Se estiver a resistir em Portugal é uma questão de tempo até lhe fazerem o acerto de contas das reformas de França. Com o CRS todos os países da OCDE trocam esse tipo de informações fiscais.

Os rendimentos, sejam de que país forem, são para declarar no país de residência.

Se estiver a resistir em França, é só mais uma injustiça desses subsídios que depois resultam na fatura que esmaga a classe média portuguesa.

Se estiver a resistir em Portugal é uma questão de tempo até lhe fazerem o acerto de contas das reformas de França. Com o CRS todos os países da OCDE trocam esse tipo de informações fiscais.

Os rendimentos, sejam de que país forem, são para declarar no país de residência.

Se estiver a resistir em França, é só mais uma injustiça desses subsídios que depois resultam na fatura que esmaga a classe média portuguesa.

Ele tem moradas nos dois países e passa 6 meses aqui e 6 meses em França

Sou mesmo lerdo, nem tinha reparado. Nos débitos anteriores não aparecia nada. Estou tramado, ainda me vão lixar com esta brincadeira 😪

Eu tenho colocado aqui todas as FT e é a primeira vez que isto aparece do social.

Felizmente, estamos longe destes valores apresentados. Definitivamente, houve algum problema com a LUZBOA​​​.

Ações que deva tomar? Alertar a operadora? Deixar andar? Mudar já para outra oferta comercial para ver se isto fica em esquecimento? lol
No seu caso verificar se não recebe abono de família dos filhos, porque para o gás a bonificação é apenas para o 1 escalão, para eletricidade refere apenas receber abono de família.

Por isso poderá não ser errado receber bonificação na eletricidade.

A comunicação é automática entre as varias entidades envolvidas.

Alfa Energia - Indexado
Tarifa Simples

Potência contratada: 4.6KVA
Consumo: 343kwh
Custo Total: 38,19€

Quase metade do que pagaria na Endesa...
b2002c6dde0e7b4ee39eb3fcd37329a3.jpg

Quero mudar o meu tarifário, tenho algum excedente dos painéis apesar de ser pouco

Qual a melhor opção para compra e venda de eletricidade? Tudo no mesmo empresa?

Confesso que não tenho muito tempo nem paciência para andar a verificar tarifários com frequência, e só depois de ter GoldEnergy por mais de 1 ano, é que reparei em algo estranho na minha fatura:

- A eletricidade, que de uma forma geral baixou em relação ao preço que eu contratei em 2022, manteve o mesmo preço na minha fatura

- O gás, que subiu, foi ajustado na fatura.

Na minha inocência, liguei para a linha de atendimento, a achar que havia algo errado, e que teria direito a algum crédito, mas afinal é mesmo assim. Ou seja, a GoldEnergy sobe os preços, mas nunca baixa [:D][:D][:D][:D]

Se tiveres o mesmo contrato por 10 anos,e a eletricidade tiver baixado 50%, vais continuar a pagar o preço original. Mas se tiver subido 50%, vais levar com o aumento.

Isto sim é um modelo de negócio! O resto são tretas.
GoldEnergy para mim acabou. Não tenho paciência para ficar a acompanhar variações de preço, e o mínimo que espero de uma operadora, é que reajuste os preços ao longo do tempo, mas não só quando é favorável a eles.

Já devo ter perdido mais dinheiro nestes últimos meses do que se tivesse ficado na Galp. É a velha lógica do "barato sai caro".

Confesso que não tenho muito tempo nem paciência para andar a verificar tarifários com frequência, e só depois de ter GoldEnergy por mais de 1 ano, é que reparei em algo estranho na minha fatura:

- A eletricidade, que de uma forma geral baixou em relação ao preço que eu contratei em 2022, manteve o mesmo preço na minha fatura

- O gás, que subiu, foi ajustado na fatura.

Na minha inocência, liguei para a linha de atendimento, a achar que havia algo errado, e que teria direito a algum crédito, mas afinal é mesmo assim. Ou seja, a GoldEnergy sobe os preços, mas nunca baixa [:D][:D][:D][:D]

Importante chamada de atenção.

Convém arranjar um pouco de tempo+paciência para ir acompanhando a evolução dos preços. Provavelmente basta semestralmente. E neste espaço rapidamente se fica a par dos melhores preços.

Outras empresas podem também seguir esta prática. Ficar atento.

P.S. Gás natural mais barato no regulado (ver empresa do teu concelho). Por sinal, o regulado garantidamente atualiza os preços em ambos os sentidos.

Importante chamada de atenção.

Convém arranjar um pouco de tempo+paciência para ir acompanhando a evolução dos preços. Provavelmente basta semestralmente. E neste espaço rapidamente se fica a par dos melhores preços.

Outras empresas podem também seguir esta prática. Ficar atento.

P.S. Gás natural mais barato no regulado (ver empresa do teu concelho). Por sinal, o regulado garantidamente atualiza os preços em ambos os sentidos.

SInceramente eu prefiro pagar um bocado mais (10-20% seria aceitável) e não estar preocupado se eles vão baixar os meus preços quando o tarifário deles também baixar.

Esqueces disto por uns meses, e podes estar a perder muito dinheiro.

No meu caso particular, estava a pagar qualquer coisa como 34% a mais no preço da eletricidade, desde o início do ano.

SInceramente eu prefiro pagar um bocado mais (10-20% seria aceitável) e não estar preocupado se eles vão baixar os meus preços quando o tarifário deles também baixar.

Esqueces disto por uns meses, e podes estar a perder muito dinheiro.

No meu caso particular, estava a pagar qualquer coisa como 34% a mais no preço da eletricidade, desde o início do ano.

Percebo, mas agora mudas para outra empresa. Caso não seja o regulado, mesmo que te digam durante a adesão que irão refletir todas as alterações de preço, vais ficar convencido/descansado? Não vais sentir a necessidade de verificar, depois do que te aconteceu?

Eu verifico sempre. Desconfiado por natureza :)

Voltar
Superior